Club Pathfinders Pioneiros do Vale
Missão Do Tocantins

Data shown here is the responsibility of Club director Pioneiros do Vale
Pioneiros do Vale

Pioneiros do Vale

Pathfinders

  • Members 26
  • Leadership 21
  • Total 47

Club information

Foundation

05/06/1995 (28 YEARS)


Region

REGIÃO PALMAS CENTRAL - DBV


Address

305 NORTE QI 30 ALAMEDA 30 LOTE 16 - PLANO DIRETOR NORTE
PALMAS - TOCANTINS
77001308


Main meeting

SATURDAY
16:00:00


External link

Click here to access


Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2016, 2017, 2018, 2019, 2022, 2023

Histórico do clube
Palmas era um bebê contava apenas dois anos e meio aproximadamente, recebia pessoas oriundas das mais diversas regiões do Brasil, estas pessoas traziam consigo suas crenças, costumes, filosofias e culturas de suas regiões de origem, formando assim uma diversidade muito grande religiosa e cultural.
Entre esses povos que migraram de outras regiões encontravam um grupo seleto e especial os adventistas do 7º dia que em busca de melhores condições de trabalho, localizaram-se na região norte de Palmas, na época conhecida como Vila União, estes irmãos sentiram a necessidade de arrumarem um local para congregar, fundando então a Igreja Adventista do Sétimo dia da 305 norte.
No ano de 1995 uma comissão especial foi formada para criarem o Clube de Desbravadores nesta Igreja, uma vez que, os irmãos oriundos de outras cidades tinham muitos filhos com idade entre 10 e 15 anos, então resolveram que precisavam criar este clube, ambos concordaram e no dia 28/05/1995 reuniram-se para definir o nome do clube e sua diretoria.
Primeira comissão de criação foi formada pelos seguintes irmãos, Maria Alice dos Santos, Ernandes Alves Rocha, Berilo de Sousa Lopes, Vanderly Pereira Xavier, Cirene Dutra da Silva, Jonas Ribeiro de Sousa, Dagmar Froes de Freitas, Antonio Ximenes Aragão Neto.
Pioneiros do Vale recebeu este nome pelo tamanho do significado que ele traz “Pioneiro” por ser o primeiro Clube de Desbravadores fundado em Palmas-TO “Do Vale” devido Palmas estra situada em um vale.
Sendo assim no dia 05/06/1995 o clube deu inicio as suas primeiras atividades tendo como diretora Maria Alice dos Santos, o pastor da época era Paulo Bauemestre, o clube neste ano tinha 60 desbravadores (membros da igreja e juvenis), realizaram os primeiros acampamentos em Taquaruçu e Rio Tocantins, tudo era improvisado inclusive a alimentação que era feita em fogões a lenha e construídos com pedras, muitas caminhadas foram realizadas ate o Balneário Pratinha, ida ate a praia da Graciosa, ao rio Tocantins entre outros.
No inicio os desafios eram muitos grandes, uma vez que apenas a diretora Maria Alice dos Santos sabia o que era um clube e como funcionava, criaram os nomes das unidades, fizeram treinamento com os conselheiros e capitães, ninguém tinha uniforme eram carentes de dinheiro e orientação, não tinham barracas, utensílios para acampamento, nada. Mas contavam com pessoas animadas e dispostas em aprender, o que melhora muito a orientação.
Ao final do ano e após seis meses de trabalho árduo o clube conclui suas atividades com êxito e a certeza de que lutaram muito, mas pela Graça de Deus receberam muitas vitorias.
No ano seguinte o clube recebeu o apoio de mais irmãos que chegaram em Palmas para somar conhecimentos com a direção existente, novos membros foram acrescentados ao clube, uma vez que tinham experiência com desbravadores o numero foi crescendo.
No dia 10 de março de 1996, realizou-se na Igreja Adventista da 305 norte uma programação onde foi apresentada a diretoria para o referido ano, os objetivos e desafios do clube, e aos vinte dias do mês deabril o clube realizou na IASD 305 norte o primeiro programa na igreja em comemoração ao dia mundial do Desbravador, a programação foi muito boa faltando apenas o uniforme de gala.
Aos vinte e um dia do mês de setembro o Clube “Pioneiros do Vale” participou do ICongresso de Palmas-TO, venderam lanches para arrecadar fundos para o caixa da igreja, receberam doações de sorvetes, refrigerantes, salgados e dinheiro. No final do ano de 19996 o clube encerrou aos vinte e dois dias do mês de dezembro suas atividades com um culto de ação de graças, neste ano haviam 57 membros escritos no clube. O ano de 1997 foi marcado por grandes lutas e muitas vitórias, o clube realizou vários eventos como: caminhadas, acampamentos e outros.
Aos dezenove dias do mês de abril o clube realizou a programação em comemoração ao dia internacional dos desbravadores, a escola sabatina e o culto divino foram realizados na igreja e o JA na escola Municipal Paulo Freire, onde tiveram a participação da banda da Policia Militar do Estado e da TV Palmas, o objetivo deste programa era arrecadar fundos para o clube conseguirem famílias dispostas a adotarem desbravadores. Após a programação houve venda de lanches e muitas pessoas adotaram desbravadores como compromisso de doar o uniforme de gala completo e as demais despesas com os desbravadores.
Aos oito dias do mês de agosto realizaram uma reunião com os pais dos desbravadores para discutirem a participação do clube no I Campori da APLAC; trataram sobre o uniforme e o valor das inscrições, onde verificaram que nenhum pai tinha condições de pagar as inscriçõese as demais despesas do desbravador, mesmo sem condições financeiras colocaram-se a disposição do clube para ajudarem na ida ao Campori.
A comissão da igreja se reuniu aos vinte e oito dias do mês de agosto para votar a participação do clube no I Campori da APLAC, foi votado e aprovado pela igreja asaída e participação do clube no período de quatro a sete de setembro do corrente ano. O clubepara participar do Campori começou a recoltar, uma vez que eles não tinham nenhum utensilio para acampamentos.
A irmã Lucia Padioleiro do clube trabalhava como auxiliar de enfermagem no hospital Dona Juliana e conseguiu junto a uma equipe de médicos a doação de 20% da alimentação necessária aos desbravadores, foram feitos ofícios e entregues aos mercados das arnos e os conselheiros com seus desbravadores recoltavam de porta em porta.
As barracas eram emprestadas, irmãos da igreja emprestaram algumas e a liderança que teve condições compraram suas próprias barracas, mesmo assim a acomodação era apertada sendo que em uma barraca com capacidade para três pessoas dormiam cinco ou seis.
Ofícios foram enviados as escolas pedindo panelas grandes emprestadas e a escola municipal Paulo Freire emprestou as panelas atendendo assim mais uma solicitação do clube.
Os fogões todos novos e em bom estado de conservação foram emprestados pela diretoria da escola Vila União e os demais utensílios utilizados na cozinha foram emprestados por irmãos dispostos a cooperarem com o clube.
Graças ao incentivo do diretor Isaias P. da Silva, diretora associada Vanderly Pereira Xavier e demais membros da diretoria vários ofícios foram enviados e o clube conseguiu varias doações, como: alimentos, bandeiras e uniformes para todos os desbravadores, este uniforme era de gala, como não tinham condições para adquiri-los antes eles foram comprados em cima da hora e na noite antes de serem usados pela primeira vez as irmãs Maria Alice, Corali, Vanderly e Lúcia ficaram até de madrugada por volta das 3:00h da manha fazendo barras e pregando botões e divisas nos mesmo, tudo foi muito trabalhoso mas muito gratificante, ao procurarmos os irmãos para redigir este histórico eles choravam ao lembrar as lutas e vitorias alcançadas para fundarem este clube.
Vencidas as lutas para adquirir e cumprir os requisitos para participarem do Campori, o Clube tinha ainda um grande desafio, como se deslocar da 305 norte ate o clube Estancia das Aguas onde aconteceria o evento, irmãos muito bem intencionados mas sem nenhum recurso financeiro arrumaram dois caminhões em péssimo estado de conservação, todos de carroceria aberta e um deles não tinha porta do lado do passageiro.
Os desbravadores e liderança não se importavam com o meio de transporte utilizado, mas em chegarem até o local e participarem do I Campori, pois os desbravadores não conheciam e nuca haviam participado antes, ao chegarem todos felizes e motivados foram vaiados e motivos de chacota pelos clubes participantes não todo é claro, mas alguns clubes de Brasília presentes no evento sorriram da condição de pobreza do Pioneiros do Vale, alguns sentiram-se tristes e humilhados, mas a liderança muito alto astral diziam que tudo isso faz parte e que eles precisavam animar-se. Descarregaram os caminhões e começaram a montarem seu acampamento, orientados pela direção, mas acima de tudo por Deus que tudo comtemplava.
O diretor Isaias por motivo de trabalho não pode estar presente na abertura do evento então a diretora associada Vanderly entrou com a machadinha representando o Clube e sua diretoria.
A noite o pastor responsável pelo I campori chamou atenção dos clubes que sorriam das condições pobres do Pioneiros do Vale e fez um apelo para que ajudassem o clube onde todas as crianças eram carentes e precisavam de apoio e não de gracejos.
Ao final do Campori todos os clubes participantes comovidos com as condições financeiros do “Pioneiros do Vale” doaram todas as sobras de alimento, o clube conseguiu fazer 30 cestas básicas das quais 15 foram doadas aos desbravadores presentes que não tinham o que comerem em casa.
Apesar de todos os desafios e inexperiência o Clube obteve o 7º lugar entre 14 clubes presentes, as lutas foram muitas, mas os desbravadores voltaram animados e motivados para Palmas.
O Campori foi encerrado com um desfile cívico em Palmas e o “Pioneiros do Vale” foi o único clube de Palmas a participar.
No ano de 1997 o clube foi marcado por muitos eventos como já foi relatado, entre eles, também houve investiduras, acamamentos, recoltas, Campori, desfiles e muito mais. O clube encerrou ano de 1997 com 58 desbravadores. Ao longo da historia do Clube Pioneiros do Vale muitos projetos foram realizados o clube participou de todos os eventos propostos pelo PMTO e APLAC, todos os Camporis estaduais ele participou ganhando sempre padrão A.
Muitas dificuldades surgiram ora em alta, ora em baixa, mas os Pioneiros não desistem e no ano de 2007 sobre a direção de Poliana Xavier de Souza as atividades do clube foram reiniciadas e atualmente o clube conta com o apoio de irmãos, voluntários e pessoas que passaram pelo clube e hoje sentem tristeza ao verem um clube que prosperou tanto no passado, quase foi extinto e hoje pela graça de Deus retorna suas atividades.
As dificuldades enfrentadas hoje, são as mesmas dos fundadores há 17 anos atrás, escassez de tudo, falta de dinheiro e orientação, a liderança tem até boa vontade, mas falta o essencial que é conhecimento, assim como no passado os fundadores contavam com boa vontade e direção divina.
Final de março 2008, a diretoria do clube totalmente inexperiente contando apenas com boa vontade de irmãos voluntários e pais de desbravadores decidem participarem do IV Campo “Conquistando Vitórias”, sem nenhuma experiência a diretora associada Lúcia Ferreira de Matos Xavier e a secretária Luciene Pereira Xavier vão ate o posto Missionário e recebe o manual de informação, ou seja, os pré-requisitos do Campori ficaram assustadas, pois não tinha noção de como em tão pouco tempo realizar todos, então começa uma corrida contra o tempo.
Vão ate a chácara do Alvim e Vanderly pedem orientações aos mesmos que hágrande experiência do casal, eles dão as orientações necessárias e bondosamente decidem ajudar os pioneiros, deslocando-se de sua residência 4 vezes por semana com destino a IASD 305 Norte pra ensinar ordem unida aos desbravadores, que com alegria e empolgação aceitam as orientações do mestre, neste período foram realizadas duas galinhadas beneficentecom o objetivo de ajudar nas despesas do Campori e pagar 50% das inscrições dos desbravadores, a alimentação par ao Campori foi realizada através de doação de irmão e amigos dispostos a ajudar. O senhor sempre multiplica, os pioneiros foram muitíssimos bem alimentados durante os quatro dias de Campori, entre os patrocinadores alguns se destacaram Prof. Silas diretor da escola adventista de Plams e sua esposa, Paulo Cesar e Lavínia, João de Deus , Leonardo Barcelos regional, Valdeci Xavier, Vanderlene Xavier, estes na quarta feira dai 30/04/08, procuraram a diretora do clube e doaram juntos a quantia de R$ 200,00( duzentos reais), valor suficiente para comprar as frutas e leite para todos os desbravadores durante os quatro dias.
Em maio de 2008 o clube participou do IV Campori “Conquistando Vitórias” promovido pelo Posto Missionário do Tocantins, onde para honra e gloria de Deus foi um sucesso.Os pais se esforçaram muito e compraram o uniforme de campo para os desbravadores bem como material da pasta, ou seja, o kit do desbravador; os pioneiros são muito aplicados e saem super bem em todas as provas solicitadas, a cozinha muito bem equipada e montada em pioneiria se destaca junto às demais, contaram ainda com a ajuda dos pais Cleudivam e Elisangela Alves e amigos do clube Valter Fonseca e sua esposa Iara Reis, e Autamiro Xavier na montagem de todo o acampamento.
Para honra e gloria de Deus o cube encerrou sua participação no campori sem nenhuma ocorrência e embora sua diretoria sem conhecimento nenhum, mas dispostos a aprenderem na pratica conquistaram vitorias alcançando, padrão “B” em todo o estado do Tocantins.
Este grandioso evento também contou com a participação de todos os clubes, pastores, regionais em um grande desfile em Palmas cominicio na Ulbra JK e termino no Palácio Araguaia onde sobre a direção do Pastor Flávio os desbravadores e seus lideres mostraram a Palmas quem eles são.
O retorno para casa foi de alegria e jubilo comuma pontuação de 2930 pontos e cada desbravador com seu trunfo e a mandala nas mãos é benção, além da imaginação de cada inexperiente desbravador. O Campori contou com a participação de 33 desbravadores inscritos e a presença dos amigos e voluntários.
Novamente o clube se desanima e esfria nos meses de junho a agosto, a diretoria fica desmotivada e as reuniões não são tão frequentes, ou seja, semanal sempre um membro da diretoria se ausenta sem explicação, os desbravadores pouco a pouco vão deixando o clube especialmente os não adventistas.
Mas no dia 18 de setembro a secretaria do clube Luciene decide retomar as atividades e convoca uma reunião com todos ao membros da diretoria e pede permissão ao diretor para falar e após sua fala todos decidem juntos montar um cronograma a de atividades ate o mês de dezembro, novamente estão animados e motivados.
Em outubro o Posto missionário convida os lideres para participarem de um encontro sobre liderança de desbravadores eneste encontro o clube toma conhecimento do Segundo Campori de Unidades a realizar-se em dezembro organizado pelo Prof. André regional do Setor Sul.
Em novembro o Clube Guerreiros da Montanha realiza o curso de conselheiros e capitães pra os pioneiros, foi um excelente curso realizado em uma chácara onde os desbravadores aprenderam umpouco mais sobre as funções e hierarquia dentro de um clube.
O clube não tinha o uniforme de gala então começaram a trabalhar para uniformização de todos e no dia 3 de dezembro os regionais André e Nildo, Pastor Rosnaldo, odiretor Evanderson fizeram a cerimonia do lenço de 22 desbravadores, a igreja foimuito bem decorada e a cerimonia embora longa pela quantidade de desbravadores foi linda e perfeita para honra e gloria e louvor ao nosso Deus.
Nos dias cinco a sete de dezembro os pioneiros participaram do II Campori de Unidades Setor Sul, os pré-requisitos eram muitos, mas o clube fez uma excelente pontuação e a unidade lobos ganhou padrão “A” para alegria geral dos desbravadores, a felicidade e gratidão a Deus foi muito grande uma vez que os desbravadores tiveram menos de dois meses para prepararem-se para o referido evento.
Aos vinte dias do mês de dezembro o clube”Pioneiros do Vale” realizou um culto jovem de encerramento das atividades e louvor a Deus pelas benções recebidas no ano de 2008.O programa jovem teve o título de “Conquistando Vitorias” a IASD foi ornamentada com todos os materiais adquiridos pelo clube no ano de dois mil e oito(2008), fotos e demais objetos formaram a decoração.
A primeira parte do programa constouda entrada das bandeiras, conselheiros som suas machadinhas, os ideias e demais desbravadores. Em seguida falaram sobre avitória que é ser um desbravador , a vitória dos pais, a vitória da igreja e a vitória da comunidade, es desbravadores Renata Marques e Danyell Alves foram a frente e falaram sobre a importância que sentia de ser um desbravador e o quanto isso havia mudado a vida deles.
A mãe da desbravadora Ana Caroline Pereira contou entusiasmada da benção que era ter uma filha no clube de desbravadores ea gratidão à Deus por vê-la usando o uniforme de gala
Os conselheiros homenagearam a diretora agradecendo o trabalho de cada um, em seguida foram entregues os trunfos e duas especialidades concluídas pelos desbravadores “AcampamentoII e Vida Familiar”.
O desbravador Danilo Fontes indo embora recebeu uma homenagem dos desbravadores, onde foi mostrado um filme com todas as atividades do clube realizadas em 2008 e onde ele como bom desbravador estavapresente.
Os desbravadores emocionados choraram muito e foi apresentado neste momento a diretora para dois mil e nove(2009).
Irmão Israel capelão do clube fez a meditação final e a nova diretora Luciene Xavier convidou todos os desbravadores para irem a frente e retirando a machadinha do clube encerrou as atividades do ano de dois mil e oito(2008).
As vinte horas os desbravadores reuniram-se na escola Municipal Paulo Leivas Macalão e alguns familiares para encerrem as atividades com uma gostosa social e pizza com refrigerante. Tinha pizza à vontade, todos ficaram satisfeitos e ainda levaram muito para casa, os desbravadores brincaram social e se divertiram muito, a social foi encerrada à meia noite.
O clube de desbravadores encerrou suas atividades no ano de dois mil e oito(2008) com trinta e dois(32) desbravadores frequentando.
Em janeiro de 2009, os regionais Nildo e Andre convocaram os diretores de clube para uma reunião na escola municipal Thiago Barbosa em Taquaralto para montarem os pré-requisitos do campori regional que aconteceria em setembro do ano corrente, a diretora e sua associada estiveram presentes para a construção dos pré-requisitos. Em janeiro a diretoria do clube se reuniu na residência da diretora para montarem o calendário anual eo planejamento de 2009, onde foi repassado os requisitos do campori. No dia 29 de janeiro se reuniram e montaram o primeiro culto jovem realizado pelos desbravadores, com o tema: Sempre Avante.
As atividades do ano de 2009 com os desbravadores tiveram inicio no dia primeiro de março com um belíssimo café da manha e a presença do Pastor Orlando que fez a meditação com os mesmos. A meditação foi sobre o Salmo 23 onde o pastor abordou a forma de viver e confiar no Salvador, aos dezenove e vinte dias do corrente mês a liderança participou na chácara do Dertins sob o comando de Vanderly Xavier e Alvin um treinamento de como montar um pernoite,acampamento, nos, amarras, partes bíblicas, trilhas e primeiros socorros.
Os desbravadores participaram de varias campanhas entre elas doação de sangue e medula juntamente como departamento jovem da IASD 305 norte onde foram coletadas 30 bolsas de sangue e quarenta e cinco inscritos para a doação de medula óssea.
Os pioneiros também tiveram treinamento de primeiros socorros e participaram de um pernoite realizado na chácara do Dertins. A convite do Pr. Orlando os desbravadores participaram de varias semanas de oração entre elas a Semana de mordomia, sema do calvário, onde cada dia uma unidade era responsável pela programação, visitaram também novas igrejas como Lajeado e fizeram uma demonstração de ordem unida e de como montar um clube ali;
O clube além das semanas de oração participou varias vezes do culto divino e demais programação na IASD, realizou também o dia mundial do desbravador onde três preciosas almas selaram sua vida com Cristo, nesta programação puderam contar com a presençados pastores Flavio e Orlando departamental JA e Nildo Regional.
No ano em curso a liderança do clube participou do I Campori de lideres da missão do Tocantins como nome “Trilha da Salvação”, onde ficaram em primeiro lugar no estado somando um total de 3300 pontos e recebendo o padrão ouro. O clube desenvolveu um projeto de arborização do estacionamento em frente a IASD da 305 norte, onde foram plantadas vinte mudas de arvores de pequeno e médio porte, o plantio teve a participação de todos desbravadores e diretoria que trabalham para que as mesmas possam crescer e se desenvolver.
Ainda neste ano, foi realizado na IASD 305 norte uma faxina geral, os desbravadores lavaram toda anave da igreja e demais dependências.
Nos dias vinte e nove de junho o clube participou doI Campori interno de unidades, realizadopela diretoria do clube com auxilio da irmãVanderly, Kelber e Nildo. O acampamento teve palestra sobre o usos de drogas, oito remédios naturais, alimentação saudável e balanceada e as dez caraterísticas de um amigo, foram trabalhadas as seguintes especialidades, acampamento I e acampamento II, Fogueira e cozinha ao ar livre, arte de acampar e abrigos. Cada unidade era responsável por sua alimentação e organização do acampamento, ao final foi premiada a melhor unidade sendo destaque a Unidade Panteras.
De agosto a outubro o clube trabalhou arduamente para participar do campori regional que aconteceria nos dias trinta de outubro a dois de novembro na serra sede da IASD em Palmas.
A convite da diretora do Clube Rocha os Pioneiros participaram da cerimonia d elenco dos 23 desbravadores Rocha na IASD Central de Palmas fazendo guarda de honra, na ocasião quatro desbravadores pioneiros também receberam seu lenço. No dia vinte e sete de setembro participaram do desfile cívico em Taquaralto ao todo vintee oito desbravadores. A diretora realizou nos meses de setembro e outubro, todas as terças feiras especialidades entre elas, técnicas de lavanderias, gatos, mamíferos, arvores, vidafamiliar, cuidados de casa, semente entre outras.
O clube foi convidado pelo hospital Dona Regina par uma visita e entrega de presentes as crianças hospitalizadas no dia das crianças. O clube juntamente com o conjunto Brilho celeste da IASD 305 norte proporcionou alegria e encorajamento as crianças. Os desbravadores entregaram lembrancinhas e ajudaram a primeira dama do estado na entrega dos presentes as crianças, os pequeninos do Brilho Celeste cantaram hinos e fizeram dramatização da historia de Moises.
Os pioneiros participaram do campori regional e desde a sua fundação o clube tem dificuldade financeiras, mas sempre conta com a ajuda da comunidade local para patrocinar seus eventos para honra e gloria de Deus.
Nos dias 30 de outubro ao dia 02 de novembro o clube participou do Campori: Unidos em Cristo, que aconteceu na Serra. Os desbravadores se preparam muito para o evento tanto físico, mental e espiritual, foram dias de treinamento e estudos, trabalhos missionários e comunitários.
Ao final do Campori os desbravadores estavam apreensivos com o resultadodo mesmo , mas com a benção de Deus ganharam padrão ouro.
Encerraram as atividades do clube no dia 12 de dezembro com uma programação na IASD 305 norte, onde houve a apresentação da nova diretoria para o ano de 2010.
As atividades do clube no ano de 2010 tiveram inicio no dia 23 de janeiro, onde houve uma reunião com a diretoria para definir os cargos e o sai que iniciaria as inscrições. As inscrições foram abertas no dia 31 de janeiro e encerradas no dia 28 de fevereiro com 40 inscritos contando com a diretoria e conselheiros, no dia 21 de fevereiro foi a abertura das atividades comum rala no Sussuapara, onde estava presente o regional Nildo.
Nos dias 19, 20 e 21 de março aconteceu um acampamento interno de unidades no Km 25 saída de Aparecida do Rio Negro, as unidades se empenharam muito e o acampamento foi muito proveitoso. No mesmo contaram com a presença do irmão Wilson da Missão doTocantins onde compartilhou a mensagem do culto divino no sábado pela manha, no final a unidade Águia Dourada ganhou a premiação de melhor unidade naquele acampamento.
No dia 27 de março fizemos a entrega do troféu rotativo, outrora idealizado para premiar as unidades, a unidade campeã. Do dia 28 de março ate o dia 04 de abril aconteceu a semana de oração na IASD 305 norte o clube participou na mesma como recepcionistas, cada unidade ficava encarregada de recepcionar um dia os irmãos e amigos.
No dia 24 de abril, realizou-seuma linda programação na IASD 305 Norte em comemoração ao dia do desbravador, onde foram batizados: Lucas Cerqueira Brandao, André Lopes Castro, Fabio Santos Barros e Daniel Carlos da Silva França, onde puderam contar com a presença do departamental de jovens Pr. Evaldino Ramos durante a programação JA, e fez um convite pessoal para os desbravadores inscrever-se no campori estadual que aconteceria nos dias 03 a 07 de setembro de 2010.
No dia 26 de junho foi realizado um pernoite na praia do prata para encerramento das atividades do primeiro semestre, onde encontrava-se presente o Regional Nildo que premiou dois desbravadores, sendo eles o Mateus da Unidade Falcão e a Fabiane da Unidade Panteras.
No dia 10 de julho o clube juntamente com a mãe, Vanderly Xavier, do desbravador Steve Yuri Xavier realizouum bonito culto divino onde o mesmo foi batizado, testemunhando publicamente o grande amor de Jesus por ele e sua família.
Nos dias 13 e 14 do mês de agosto o clube comemorou seus 15 anos realizados no dia 05/06/2010, para este momento tão grandioso foi realizado um congresso para todos os desbravadores de Palmas. O congresso ocorreu nas dependências da igreja da 305 norte, na sexta-feira, dia 13, às 20:00h, onde estavam presentes representantes dos clubes: Capim Dourado, Guerreiros da Montanha, Palmas e Luzeiros. Também estavam presentes o Departamental de Jovens da Mto Pr. Evaldino Ramos, Pastor Distrital Orlando, regional Nildo e o coordenador da macro região Evanderson, tivemos uma bela Cerimonia de Lenço, onde 11 desbravadores receberam seus lenços para Honra e Glória do nome de Deus. Posteriormente o Pr. Evaldino Ramos trouxe uma bela mensagem e os irmãos Paulo Cesar e Francisco honraram à Deus com louvores.
No sábado, dia 14a programação começou as 8:45h com o estudo da lição da escola sabatina, onde todas as salas estavam completamente lotadas de adolescentes de 10 à 15 anos dos diversos clubes de Palmas. O grupo Vozes prestigiou a programação com hinos que elevamà Deus, foi realizado também a cerimonia de lenço da desbravadora Rillaury que não pode estarpresente na sexta-feira, posteriormente o quarteto Adventus adorou à Deus através de um hino, a pioneira Lucia relatou um pouquinho de como foram os primeiros anos do Pioneiros do Vale. O Pr. Evaldino então teve a palavra onde condecorou os Calebes, sendo que 6 dos mesmo eram Pioneiros levando a mensagem de Deus à população da cidade de Santa Fé do Tocantins.
Após a programação da manha foi servido um almoço, preparado pelas cozinheiras do clube: Valdeci, Ilda, Elenita, e Vanderlucia mães de desbravadores, para todos os presentes, e como já mencionamos, desde a fundação do clube Deus tem nos abençoado e multiplicado o nosso alimento , pois irmãos, desbravadores e visitantes almoçaram fartamente e ainda sobrou comida que foi servida pela noite para os visitantes de bairros distantes e outras cidades.
As atividades reiniciaram as 14:00h com um palestra dirigida pela irmã Erica Liane com o tema: Ficar ou Namorar, destinada especialmente para os adolescentes que no caso eram o publico alvo do congresso. Houve também distribuição de folhetos da IASD e panfletos dos desbravadores, relatando o que é ser desbravador. As 16:45 mim se iniciou o JÁ, onde ocorreu uma linda cerimonia de lenço da diretora Associada Vanderly Pereira Xavier como líder, foram homenageados os pioneiros do clube e cada um deles relatou um pouquinho da historia vivida, foram homenageados também os diretores, Luciene, Rui e Vanderly , onde foi recitada a frase: “Todos querem o perfume das rosas, mas poucos sujam as mãos para cultiva-las”, ainda foram homenageados Pr Orlando e sua família, Pr. Evaldino, a fundadora Maria Alice. Encerrou-se a programação vespertina com uma bela mensagem musical entoada pelo ancião Francisco.
Depois de um diamaravilhoso na presença de Deus, os jovens e adolescentes se reuniram na praia das arnos e lá realizaram uma social, com brincadeiras de roda e encerraram o dia com uma oração dirigida pelo Clube Luzeiros.
A IASD 305 Norte realizou a Semana de Oração do dia 18 a 25 de setembro onde todos os desbravadores estavam envolvidos direta ou indiretamente, cantando, recepcionando, auxiliando os anciões, diáconos e diaconisas. Nesta semana aconteceu o batismo da primavera onde foram batizados 11 almas dentre elas 2 desbravadores, Fabiane Santos Barros e Gabriel dos Santos Almeida.
No dia 02 de novembro realizou-se um trabalho missionário nos cemitérios Jardim da Paz e Jardim das Acácias, onde foram distribuídos folhetos para as famílias enlutadas.
Nos dias 14 e 15 de novembro realizou-se o II acampamento Interno do Pioneiros do Vale, na chácara do irmão Jonas, onde foi ministrada a especialidade de natação principiante dentre outros requisitos de cartões dos desbravadores.
No dia 28 de novembro as Unidades Águia Dourada e Panteras realizaram uma caminhada de 25 Km para cumprimento de requisitos de cartão e da especialidade e de Excursionismo Pedestre com Mochila.
No dia 05 de dezembro o clube realizou um Culto Evangelístico nas dependências da Iasd 305 Norte. Logo após foi oferecido um jantar aos desbravadores e suas famílias, na escola Pr. Paulo Leivas Macalao à luz de velas, onde estavam presentes o Pr. Orlando e família, regional Nildo e sua esposa, Regional e diretor Kelber e sua esposa, o 1º ancião e sua esposa, a amiga do clube Rosa Bandeira e seus filhos. O Pr. Orlando ministrou uma oração e uma palavra aos pais dos desbravadores. Encerraram-se as atividades do ano de 2010 em conjunto com os pais, Irmãos e principalmente com Deus, já sentindo saudades das atividades e amigos.
No dia 16 de dezembro o clube recebeu um convite extraordinário da diretora da Escola Pr. Paulo Leivas Macalao para auxiliarem durante a festa de formatura do pré-escolar onde realizaram um belo trabalho comunitário.
O clube retomou suas atividades no dia 30 de janeiro de 2011, onde deram inicio as inscrições anuais.
Os lideres do pioneiros do Vale participaram de um acampamento de liderança coordenado pela regional Vanderly juntamente como clube Tribos nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, onde foram abordados temas como : postura dos conselheiros, primeiros socorros, nós, atividades recreativas e atividades para as tarde de sábado.
No dia 19 de fevereiro a liderança participou do TBD na escola adventista de Palmas ministrado pela missão do Tocantins. Nos dias 05,05 e 07 de março a IASD 305 Norte realizou na Sede da Igreja para acampamentos, o acampamento de Verão, onde os desbravadores estiveram presentes e colaboraram para que o mesmo pudesse acontecer.
Neste ano a diretoria lançou um desafio aos desbravadores, para realizar o Bom de Bíblia 305 Norte onde seria premiado o melhor desbravador em bíblia de 2011, a primeira fase iniciou-se dia 26 de março, as provas ocorriam sempre no final de cada mês, sendo que a pontuação é acumulativa.
No dia 08 de abril realizou-se o Projeto Vida por Vidas junto ao Hemocentro de Palmas, todas as igrejas do distrito da 305 Norte em Palmas enviaramrepresentantes para fazerem doação de sangue e cadastro de medula óssea. Todos os lideres do Pioneiros do Vale maiores de 18 anos fizeram sua doação bem como alguns pais de desbravadores, totalizando 50 bolsas e 23 cadastros de medula óssea.
Realizou-se no dia 10 de abril no Colégio Criança Esperança um Inter-Unidades , para interação dos novos desbravadores. No dia 17 de abril, a diretoria premiou a melhor pasta e o melhor logo de unidade, sendoque as unidades vencedoras foram Panteras e Águia Dourada. Nesta semana os desbravadores participaram da semana de oração nos lares, que foi finalizada na igreja no dia 24, com uma grande festa.
Aos 23 de abril, iniciou-se a Classe Bíblica Pré batismo, com a presença da Regional Vanderly Xavier e do Departamental de Jovens da UCOB, Pr. Nelson Milanelli, onde o mesmo falou sobre a importância de estudar a bíblia com os desbravadores e motivou-os a ficarem sempre firmes nos caminhos do Senhor, não ocasião apresentou-se a ele o Projeto Desbravando com Esperança Novo Acordo, e foi-lhe feito o convite pra estar presente com o clube no dia do desbravador(30 de abril) na referida cidade. Ele agradeceu o convite porem afirmou não poder estar presente, pois estaria em Campo Grande – MS, no entanto doou 200 livros Ainda Existe Esperança ao clube, para realização do trabalho missionário que seria realizado em Novo Acordo. Onde o objetivo do clube era doar 500 livros.
No dia 08 de maio o clube realizou uma homenagem as mães comum café da manha, o Pr. Orlando fez a meditação e falou sobre as mães ocultas na bíblia, baseado na historia de Hananias, Mizael e Azarias quando foram jogados na fornalha de fogo ardente, pois os mesmos seguiram os ensinamentos de suas mães apesar de não serem mencionadas na bíblia, os ensinaram adorar o verdadeiro Deus e fez um comparativo com as mães dos desbravadores pois os filhos seguem não apenas o que aprende no clube, mas sim o que cada mãe ensina nos seus lares. Logo após, foi realizada uma gincana: Mamãe brinque comigo, com atividades para as mães e filhos.
Nos dias 14 e 15 do mês de maio o clube realizou um congresso para toda a comunidade de Novo Acordo em comemoração ao dia do desbravador, o mesmo era para ter acontecido nos dias 30 e 01 de abril e maio respectivamente, porém por motivos de força maior, a prefeita Eliane solicitou para adiar o evento devido ao falecimento do ex-prefeito da referida cidade. O programa iniciou-se as 08:00h com o momento cívico, onde teve participação da banda municipal tocando o hino nacional brasileiro, em seguida os irmãos Érika Liane, Autamiro Filho e Paulo Cesar falaram sobre a importância dos oito remédios naturais, o irmão Ivan da igreja 706 sul fez a mensagem musical, com vários louvores a Deus durante a programação, o irmãos Calmom foi o responsável pelo culto divino onde pregou sobre transformação.
No período vespertino aconteceram duas palestras ministradas pela irmã Erika Liane: Gravidez na adolescência e Violência Infantil, logo após o clube e demais convidadossaíram para a realização do trabalho missionário onde foram entregues 500 livros a comunidade Novo Acordense, e os trabalhos comunitário: Arrancada contra a dengue e Recolhimento de caramujo. A noite realizou-se um jogo de futebol masculino e brincadeiras sociais feminino.
No domingo dia 15 de maio ocorreu uma apresentação de Ordem Unida à prefeita e autoridades presentes, posteriormente o mesmo realizou um carrossel de brincadeiras com todas as pessoas presentes. Para a realização desta programação contou-se com o apoio do Governo Municipal, Secretário de Saúde de Novo Acordo, Lucio Flavo Adorno Marine proprietário da Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão e amigo do clube, bem como de dois anciões da IASD 305 norte e alguns irmãos da mesma, dos irmãos da IASD de Novo Acordo e do Clube Tribos.
No dia 22 de junho de 2011 a regional Vanderly Pereira Xavier Silva realizou um clubão no distrito da 305 norte, onde estavam presentes os clubes: Cerrado, Pioneiros do Vale e Tribos. Foi realizado varias provas por equipes, nas quais tinham representantes de todos os clubes acima. Dentre as provas a que mais chamou atenção foi a torta na cara, onde as perguntas eram sobre conhecimentos gerais de desbravadores.
Após o clubão, o clube Pioneiros do Vale dirigiu-se à sede de acampamento da IASD 305 norte para a realização do acampamento interno de instruções, o acampamento foi marcante na vida dos desbravadores, porem para os meninos e meninas de 10 e 11 anos no qual foi o primeiro acampamento em que participaram a intensidade foi maior.
Realizou-se varias especialidades, dentre elas Ecologia e Conservação Ambiental ministrada pelo engenheiro florestal Wesley Ximenes Aragão Neto. As Unidades Águia Dourada e Tigres montaram uma trilha com sinais de pista para cumprimento do cartão de amigo, e no caminho os mesmos encontraram varias aves mortas, eles observaram que as mortes foram causadas por seres humanos e comentaram o lema para participar de uma trilha: ”Tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”.
No sábado a noite foi realizado uma trilha na qual os desbravadores tinham que demonstrar conhecimentos em primeiros socorros. Aunidade Tigres ficou um pouco assustadadevido o conselheiro Antoniel ter simulado uma picada de cobra.
Oclube teve um recesso no mês de julho e retomou suas atividades normais no dia 31 de julho, compreenchimento de cartões. Neste mesmo dia a tarde a diretoria reuniu-se nas dependências da Igreja 305 norte para definir as responsabilidades de cada um quanto ao torneio em comemoração ao dia dos pais que se realizaria no dia 13 de agosto do referido do ano.
No dia 06 de agosto de 2011 a diretoria do clube saiu em todas as igrejas de palmas convidando-os para participarem, os filhos com os seus pais. O torneio foi realizado na escola municipal Pr. Paulo Leivas Macalao no dia 13 de agosto, tendo inicio as 20:00h com uma oração proferida pelo ancião Agnaldo Manoel. As unidades do clube estavam vendendo lanches para arrecadação de fundos para o Campori em setembro.
Começa então os preparativos para o I Campori da Missao do Tocantins Geração Triunfante, o clube ganhou uma doação do amigo da igreja Etinhoda casa de carne nordeste, onde o mesmo doou toda alimentação não perecível. Quanto a alimentação já estava tudo preparado, quando o Pr. Miraldo Oliveira chamou a diretora e a diretora associada e propôs um desafio para o clube Pioneiros do Vale.
O mesmo solicitou que o clube fornecesse alimentação durante os cinco dias de acampamento para o clube de desbravadores KristuDeodu da Ilha do Bananal, onde o numero de membros eram 35 pessoas. Realmente foi desafio, conseguir alimentação para 77 pessoas durante cinco dias.
O tão sonhado dia chegou, porem assim como no inicio deste clube, pela graça de Deus, conseguiram toda alimentação necessária, e ainda forneceram comida para alguns staff’s. O clube foi dividido em 4 equipes para se locomover da IASD 305 NORTE ao local do acampamento Parque de exposições agro tecnológicas do Tocantins. Onde foram utilizados duas vans e dois carros para levarem os desbravadores. Os desbravadores se preparam bastante para o campori, desde nos e amarras, à oratória e poesia, desde ordem unida e evolução à concursos bíblicos. Durante o evento percebeu-se que o clube estava indo muito bem nas provas e modalidades desenvolvidas, porem estavam apreensivos quanto a colocação.
Houve muita comemoração e confraternização durante o evento entre todos os clubes. No dia do encerramento todos ficaram tristes, pois já haviam criado uma amizade com pessoas que estavam no evento e moravam longe, mesmo assim a despedida foi muito emocionante, onde a unidade lobos e facões pegaram diretora no colo e saíram comemorando com ela e os demais desbravadores.
Depois de retornar todos os desbravadores ficaram aguardando a pontuação, o clube ficou em 2º lugar na colocação geral em relação a todos os clubes que participaram. Em comemoração a esta pontuação a diretoria conseguiu um dia no clube Itapema.
Nos dias 14 e 14 realizou-se no KM 17 um acampamento de encerramento em unidades, na noite do dia 14 realizou-se uma trilha feita pela diretoria, dentre os obstáculos havia um denominado Tarzan, onde cada desbravador tinha que lançar-se de um lado do barranco para o outro através de uma corda. No momento da execução da trilha a primeira equipe a passar houve um acidente.
Durante 4 anos com a mesma equipe de diretoria, os acidentes mais graves pelo já tinham passado foram: mordida de piranha e ataque de arrais na praia das arnos. Todos ficaram apreensivos, principalmente por ser com uma desbravadora e a mesma já ter problemas de coluna. A desbravadora Karollayne na hora de passar de um lado ao outo caiu sentada e começou a sentir dor na coluna.
O conselheiro Osay e o desbravador Wendel levaram a mesma para o local de acampamento, onde ela não estava sentindo as pernas. Chamaram o SAMUe o mesmo socorreu a desbravadora após 15 minutos a chamada. Os desbravadores começaram a reunir-se em grupos e orar pedindo para a mesma não ficar com sequelas.
Depois de uma noite aguardando os resultados dos exames, oclube foi informado que a desbravadora teve apenas um desvio no pescoço e não corria risco, teria apenas que usar colete cervical.
Como encerramento das atividades do ano de 2011 realizou-se um almoço na casa da diretora Luciene, onde agradeceram a Deus pelo milagre operado na vida da Karollayne, e todas as benções recebidas no referido ano.
A diretoria escolhida para o ano de 2012 reuniu-se na casa da diretora Luciene Pereira Xavier, no dia 08 de janeiro para fazer o cronograma anual do clube. Onde ficou definido que as atividades começariam no dia 26 de fevereiro. Definiu-se também que o clube iria vender lanche no acampamento de verão que se realizaria do dia 17 a 21 de fevereiro.
As atividades iniciaram com uma gincana com todos os desbravadores inscritos separado por equipes. No dia 28 de abril de 2012 o clube comemorou o dia mundial do desbravador, na IASD 305 Norte. No dia 27 demaio de 2012 houve uma grande festa na IASD 305 norteno céu, pois a família do desbravador Samuel tomou a decisão pelo batismo, onde desceram as aguas batismais a Tania, o Pulo e o Samuel, neste dia também foi a apresentação do Saulo à Deus. Realizou-se ainda a cerimonia de lenço dos desbravadores Zanete e Lucas.
O clube realizou no dia 07 de junho um bazar comas roupas doadas pelo departamento da ASA, arrecadando a quantia de R$ 350,00 para o II Campori da UCOB.
Nos dias 8, 9 e 10 de junho realizou-se o acampamento de unidades Tu és Santo, onde contaram com a presença do diretor do clube Jalapão Kelber Wilker que levou a mensagem do Culto divino realizado no sábado(09/06), o mesmo falou sobre serem santos perante Deus e os homens.
Outra presença marcante foi o coordenador da MacroRegiãoEvanderson, onde o mesmo falou com os desbravadores dobre o que é ser umdesbravador, sobreos ideais e uniforme, passou também instruções sobre como ser um bom capitão de unidade. Realizou também uma reunião com os lideres do clube, onde o mesmo falou que eles são o exemplo para os desbravadores, ofereceu também apoio para o II Campori da UCOB de setembro e motivou a diretoria realizar uma programação especial para os conselheiros.
No dia 23 de junho de 2012 o clube realizou na escola adventista o 3º torneio poliesportivo onde contaram com a presença de todas as igrejas de Palmas, o torneio foi uma benção, pois além das inscrições para o mesmo as unidades estavam vendendo lanches para arrecadação de fundos para o II Campori da UCOB.
No dia 24 de junho o Clube realizou um passeio como encerramento das atividades do primeiro semestre no clube da ASSEMP, onde foi muito comemorado as vitórias alcançadas.
As atividades foram retomadas no dia 29 de julho de 2012, com a preparação para investidura de classes que aconteceria no dia 11 de agosto de 2012. Os conselheiros se empenharam muito juntamente com seus desbravadores par que o evento de cerimonia de lenço e investidura de classes pudesse ser realizado. No dia 11 de agosto foram investidos desbravadores em classes regulares, dentre elas: amigo, companheiro, pesquisador, pioneiro, excursionista e guia. Na programação também ocorreu a cerimonia de lenço dos desbravadores: Autamiro Xavier, Ezequiel, Jessiely, Tamires e Jhonattan.




O clube se reúne todos os sábados as 16h na Igreja Adventista do Sétimo dia da 305 Norte e aos domingos as 8h da manhã na Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão na 407 Norte.

Diretoria Atual
Diretor: Luciene Pereira Xavier
Associados: Débora Lima de Andrade
Secretária: Ana Alícia Barbosa Bezerra
Capelão: Paulo Roberto