Club Pathfinders Novo Horizonte

Data shown here is the responsibility of Club director Novo Horizonte
Novo Horizonte

Novo Horizonte

Pathfinders

  • Members 13
  • Leadership 9
  • Total 22

Club information

Foundation

10/03/1995 (29 YEARS)


Region

R8 DBV


Address

RUA DO PROGRESSO GINÁSIO POLIESPORTIVO - CENTRO
SANTA LUZIA DO PARUÁ - MARANHÃO
65272-000


Main meeting

SUNDAY
18:30:00


External link

Click here to access


Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2017, 2022, 2023

Histórico
A algum tempo atras tive a oportunidade de encontrar-me com nosso amigo Gilvandro, um antigo membro do nosso clube e em conversa, ele relatou que em 1993 o pastor Francivaldo lançou o desafio para a criação de um clube, até então, não havia desbravadores em Santa luzia do paruá. Era uma atividade desconhecida.
E em março de 1993, o pastor distrital Francivaldo, junto com a comissão da igreja iniciou em nossa cidade um pequeno clube chamado de Leão de Judá com o primeiro diretor do mesmo sendo o jovem Manoel. Mas só apenas em 1995 decidiram mudar o nome do clube. E assim nasceu o Novo Horizonte.
Os jovens Rogério e Eva em parceria, criaram o simbolo do clube e projetaram assim a nossa bandeira oficial.

Em Santa luzia do Paruá

Em nossa cidade a historia do clube ficou um pouco fragmentada por falta de registros e documentação comprobatória. Infelizmente faltam atas, livros, fotos e videos que confirmem os fatos relatados.
Em conversa com o líder Valdemar Sousa e o ancião Genário Cunha, disseram que muitas realizações, nomes de pessoas, datas e informações podem ter caido involuntariamente no anonimato ou simplesmente ter sido esquecidos pelas falta de comunicação. Consequentimente, as versões existentes aqui apresentadas, podem, num momento ou outro chocar-se. Mas, que tal encarar tudo isso como parte de um grande mosaico construido por muitos atores?
O que você vai ler a seguir faz parte de um esforço de reconstrução da historia baseada praticamente em lembranças e relatos de personagens muito importantes para o Novo Horizonte. Eles afetivamente contribuiram para estabelecer um programa que deu certo, e o mérito de todos foi acreditar no potencial de juvenis e jovens cristãos de nossa cidade. A dificuldade de precisarem de nomes, lugares e datas pode ser a oportunidade de dedicar somente a Cristo as homenagens e o louvor pelo grande empreendimento espiritual e social que é o clube de Desbravadores Novo Horizonte.
Segundo o nosso líder Valdemar, realmente foi o pastor Francivaldo Santos Alves de Sousa o primeiro a incentivar a organização do clube em Santa Luzia do Paruá. E o primeiro contato que a igreja teve com o clube foi no dia 10 de março de 1993. Alguns dias antes o pastor avisou ao jovem Manoel da Silva Araujo que a comissão administrativa da igreja havia recentemente o escolhido como diretor.
No ano seguinte o diretor foi substituído por Genario Cunha Batista. Os membros que iriam compor a diretoria foram escolhidos e a primeira reunião do ano aconteceu no domingo pela manha, no patio da igreja central, quando foram inscritos 23 jovens.
Os eventos mais marcantes do Novo Horizonte foi realizar o primeiro campori de unidades no povoado Leilau, na época contamos com a presença do secretario de jovens da missão maranhense, pastor Ivaí Araújo que disse ser este “o primeiro evento de campori neste porte”. Outro evento a participarmos foi o II campori da Missão Maranhense com aproximadamente 60 pessoas o mesmo ocorreu na cidade de Imperatriz em 1999 onde pela primeira vez o clube se consagrou 5 estrelas, participamos no maior campori de união o campori A Ilha o cenário da grande batalha em 2023.

Momento retrospectiva
Entrevista
“ Lembro-me das viagens que fizemos para acampamentos, camporis, camporis de unidade e DSATs. Lembro com saudades das barracas , do programa, das atividades, dos banhos no rio, dos ralas e pernoite que tornavam aqueles encontros um fato inédito, uma vez que acampamentos até então eram realizados apenas por clubes de capitais e mais antigos. Sempre gostei de trabalhar com jovens porque eles encaram mais facilmente os desafios”. Diz o ancião Genário.
“Vimos até aqui que esse gosto pelos desbravadores começou a pouco tempo em nossa igreja. Os desbravadores das décadas de 90 a 2000 não tenham materiais didaticos e nem equipamentos. Naquela época as barracas eram caras e muitos materiais eram de fora do estado. Também não tinha-mos Líderes preparados, mas insistimos na realização de cursos e na preparação de novos. Foram tempos dificeis, é verdade, mas acreditamos em muitos jovens e juvenis que se firmariam na igreja, sendo, no futuro, lideres fortes.”
Apesar de todas as dificuldades, aqueles foram tempos memoráveis. “As primeira reuniões que participei” recorda o irmão Genario, “eram reuniões cheias de entusiasmo, muita alegria e motivação para os juvenis. Eram caracterizadas principalmente por um alto nível espiritual, e os pais logo começaram a sentir um melhor desenvolvimento e comportamento nos seus filhos. Mas também não desprezava a ordem unida, os momentos de lazer e esporte, muito apreciados pelas crianças. Os passeios ao ar livre em meio a natureza sempre eram aguardados com muita expectativa. E muitas vezes os pais participavam dessas pequenas excursões dando seu apoio. Era uma verdadeira integração entre pais e filhos”.
Em 28 anos de historia e muitos eventos o clube Novo Horizonte acumula muitos troféus. Eles não são apenas de madeira e metal, mas os mais preciosos são as pessoas, juvenis que cresceram e hoje são empresários, pastores, professores dentre outros.
Tabela de datas
Diretor ano Eventos Local

Manoel-1993
acampamento

Genário-1994
Acampamento

Valdemar-1995 a 1997
Acampamento

Francisca e Evanilson-1998
acampamento

Evanilson -1999


Valdemar e Gilvandro-2000

Gilvandro-2002
II Campori da missão maranhense “ Unidos na Proclamação-Imperatriz

I Campori da 17° região “Unidos na Proclamação”-ilha de São Pedro


Gilvandro-2002
I Campori de unidades-Leilau

Kelly e Veras-2003
VI campori da União Norte Brasileira “Cristo Meu Tesouro”-Marabá

Devany e Luciana -2004
III Campori da missão maranhense “ reedificai o templo”-São luis

Gildemar -2005

Valdemar-2006
acampamento-Jacarandá

Dayana-2007
acampamento-João Matias

João monteiro-2008
acampamento-Santa Rosa

Antonio Veras-2009
III Campori da missão sul maranhense “ No brilho da esperança”-imperatriz

Dorinha-2010
VII Campori da União Norte Brasileira “Fé em Fogo”-Paragominas

Maria Lucia-2011

Dhiones-2012
Acampamento-Quadra 27

Edmar-2013
Acampamento-Quadra 27

Dorinha-2014
Campori de região “ Somos a luz”-CALT

Dorinha-2015
Campori da missão sul e associação maranhense “O Grande Desafio”-São Luis

Welingtom-2016
Acampamento-Santa Rosa
VIII campori da União Norte Brasileira “Os escolhidos'-São Luis

Welingtom-2017
Olimpiadas-Nova Olinda

Valdemar-2019
Caminhada de 10km ao calt

Matheus-2020
Acampamento Jacarandá

Danielly-2021
Pandemia COVID-19 Classes online

Danielly-2022
Acantonamentos de unidades, Acampamento no Leilau e 1 Campori da ASsuMa.

Danielly-2023
Acampamento distrital de clubes e Campori da União Norte Brasileira (o maior campori de união do mundo).