Club Adventurers Turminha do Pantanal
Associação Sul Mato-Grossense

Data shown here is the responsibility of Club director Turminha do Pantanal
Turminha do Pantanal

Turminha do Pantanal

Adventurers

Club information

Foundation

01/02/1998 (26 YEARS)


Region

01ª REGIÃO (CENTRAL E PRIMEIRA ESSÊNCIA) AVT


Address

RUA: RIO GRANDE DO SUL, 760 - JARDIM DOS ESTADOS
CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL
79022300


Main meeting

SUNDAY
08:30:00


Message to Turminha do Pantanal






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023

CLUBE DE AVENTUREIROS
TURMINHA DO PANTANAL

O Clube de Aventureiros surgiu, aqui na igreja central de Campo Grande-MS, em março de 1998, através de uma conversa entre a Cristina Lúcia Feitosa Ferreira e o Pastor Paulo Fernandes, que muito a estimulou para formar um clube de crianças, pois até então não conhecíamos os Aventureiros.
Após essa longa conversa com o Pastor, explicações como funciona os Aventureiros, Cristina resolveu ir atrás da equipe que iria ajudá-la nesta tão difícil tarefa, mas atraente, pois iria trazer mais nossas crianças para a igreja e ajudar os desbravadores com aqueles irmãozinhos que gostariam de estar nos desbravadores, mais ainda não tem idade suficiente para ingressar no clube.
Cristina se aventurou a pedir ajuda a várias pessoas, mas a resposta era sempre: Não tenho tempo! Pediu ajuda então a sua amiga Marli Payerl que sempre prestimosa resolveu ajudá-la, ocupando a função de vice. Precisariam de uma secretária para muitos afazeres e por indicação de alguns, ambas foram convidar para a equipe a Senhora Márcia Cristina Knapik, que apesar de não conhecer nada sobre o assunto atendeu ao convite.
As três reuniram-se algumas vezes para entenderem o funcionamento do Clube e para definir o nome do Clube que teria que ser alguma coisa com pantanal e partiu da Cristina o nome: CLUBE DE AVENTUREIROS TURMINHA DO PANTANAL.
Naquele ano começamos com 8 crianças e a cada ano triplicava a quantidade de inscritos. No ano seguinte, com o clube já bem encaminhado a Srª Marli assumiu a diretoria, e a Srª Márcia ficou com as duas funções de vice e secretária/tesoureira e no ano de 2000, a Senhora Márcia Knapik Batista exerceu a função de diretora do Clube.
Foi bem difícil iniciar o clube por falta de material, pois não existia nada sobre o assunto, nem apostilas, nem manual. E, desde então, o clube vem desenvolvendo suas atividades de forma bastante satisfatória, para tanto contando com uma sucessão de diretorias, dentre as quais destacamos: Senhora Maria Serloiy – esposa do pastor Wanderlei, a qual permaneceu como diretora do Clube nos anos de 2001 e 2002; em 2003, a Senhora Rosângela Ferreira, como diretora, e Gisele Papa, como vice, secretária e tesoureira; e no período de 2004 a 2007, a senhora Fleides Elias, como diretora e a Senhora Gisele Papa, como vice, secretária e tesoureira; e de 2008 até os dias atuais, a Senhora Márcia Knapik Batista, como diretora e Gisele Papa, como vice, secretária e tesoureira; sendo que no ano de 2010, a função de secretária foi desempenhada pela Senhora Julie Nunes. Em 2011, retornou o cargo para Gisele Papa.
Neste contexto, várias foram as viagens, acampamentos e eventos que o Clube de Aventureiros Turminha do Pantanal participou, dentre os quais destacamos:
Em 2000, no CETAC, foi realizado o 1º AVENTURI, com a presença do Pastor Paulo Fernandes, departamental da época, sob a coordenação da Diretora Márcia Cristina Knapik Batista e alguns Clubes da cidade, que iniciou no culto de sábado, depois o almoço, permanecendo no local para pouso, encerrando-se no domingo às 16:00 horas. Teve como tema: “JESUS MEU REI E MEU AMIGO”.
Ainda em 2000, fomos convidados a participar do Encontro de lideres no CATRE – Santa Catarina. Saindo uma van de Campo Grande, na companhia do Pastor Eronildo e outros líderes de desbravadores.
Em 2002 participamos do II AVENTURI da ASM, com o tema: SEMENTES DO AMOR; em 2004 do III VENTURI da ASM, com o tema: JESUS É MEU AMIGO; em 2006, do IV AVENTURI da ASM, com o tema: JESUS ME FAZ FELIZ e em 2007 do V AVENTURI da ASM, com o tema: SOMOS FRUTOS DA CRIAÇÃO e muitos outros.
Dentre as viagens, destacamos os seguintes destinos:
Maringá/PR, em 2003, no IAP, para participar do I AVENTURI da USB, com o tema: CRESCENDO E SERVINDO, e que culminou na reunião de mais de 1.000 (mil) aventureiros das Associações ASM, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Corumbá, onde além de desenvolvermos o projeto: CONHECENDO CORUMBÁ/MS, o qual, dentre outros, contou com visitas temáticas ambientais, visita a navios de guerra da Marinha do Brasil e passeio de barco pelo rio Paraguai, também desenvolvemos atividades de integração com o Clube de Aventureiros local.
Costa Rica/MS, que culminou também em visita à cidade de Chapadão do Céu no Estado de Goiás. Esta viagem foi coordenada pela Sra Ana Gimenez, Coordenadora Estadual dos Clubes de Aventureiros de Mato Grosso do Sul, e contou com o deslocamento para a cidade de Costa Rica de 05 (cinco) ônibus, um dos quais ocupado totalmente pelo Clube de Aventureiros Turminha do Pantanal, totalizando na reunião de mais de 250 (duzentos e cinqüenta) aventureiros naquela localidade.
O deslocamento para Costa Rica/MS teve como objetivo maior incentivar a implantação do Clube de Aventureiros naquela cidade, para tanto diversas atividades foram desenvolvidas, sendo a de maior destaque a realização de desfile na área central.
Também fomos para a cidade de Aquidauana/MS, e após nos deslocamos para a Pousada Sol Amarelo, localizada no município de Dois Irmãos do Buriti/MS, onde passamos pernoitamos e tivemos um dia maravilhoso.
No ano de 2010, uma grande realização se tornou realidade, a viagem para a cidade de Tatuí/SP, onde visitamos a Casa Publicadora Brasileira (CPB), realizamos a programação da Igreja de Tatuí, no Distrito do Jd. Wanderlei e pernoitamos no sítio do Carroção, o qual é o único resort pedagógico do Brasil, e com certeza contribuiu em muito para a multiformação dos nossos aventureiros.
Em 2011, tivemos a satisfação de conhecer a Fazenda “Cacimba de Pedra”, de propriedade do Sr Francisco e com uma estrutura muito agradável e de muitos atrativos. Um deles é o criadouro de jacarés que tinham aproximadamente 12 mil jacarés aguardando o ponto de abate. As crianças aprenderam muito sobre os costumes pantaneiros e também sobre a criação de jacarés. Participamos no sábado da passeata pelo centro da cidade de Miranda sobre o tema “Quebrando o Silêncio” e também tivemos o prazer de implantarmos um clube de Aventureiros nesta cidade! Foi uma benção!
No decorrente ano de 2012, estivemos em Campinas, no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, pernoitamos também no Thermas Aqua Park, em Águas de Líndóia (SP) e finalmente, participamos da comemoração do dia do Aventureiro no Colégio UNASP – EC, onde tivemos momentos espirituais muito especiais! Ficará registrada na memória de cada um a ótima hospitalidade de tivemos no colégio.
Em todos os deslocamentos, o nosso clube sempre desenvolvia a programação na igreja, foi assim em Corumbá, Costa Rica e Aquidauana, Miranda, Engenheiro Coelho, assim como, também foram desenvolvidas várias especialidades, sempre aproveitando a possibilidade de maior envolvimento dos aventureiros do local, do nosso clube e com o meio-ambiente.
As viagem não pararam por aí, já fomos também por 3 vezes em Tatuí, na CPB, Tv novo tempo, Sítio do Carroção, São José do Rio Preto, Campinas... este ano de 2019 , retornaremos para Sítio do Carroção, se Deus assim permitir!
Também é de fundamental importância o registro do total e irrestrito apoio da equipe, e também dos membros das igrejas visitadas, os quais sempre apresentaram total apoio à realização das atividades.
Deus seja louvado por tantas bênçãos!


Informação atualizadas em 12/02/2019 por Márcia Cristina Knapik (Diretora)
Grito de Guerra!
Força, garra, amor e união, não podemos esquecer da determinação. Somos a turminha da 1ª região, Turminha do Pantanal, uma turminha muito legal!!

Pre-registration open

You must have the Club registration key (a 5-digit password) to start pre-registering as a member of this Club. If you don't have the key, contact the Club directly

Contact e-mail: marcia.knapik@hotmail.com

Contact phone: 67999123247


Fill in the details to start

Remember that the member must be of full age by the 30/06th of the year in which he/she will participate


(Code provided by the Club to validate)


(Member who will participate in the Club)


(Member who will participate in the Club)