MINEIRINHOS

Data shown here is the responsibility of Club director MINEIRINHOS

MINEIRINHOS

Adventurers

Associação Sul Catarinense

  • Members 2
  • Leadership 3
  • Total 5

Club information

Foundation

07/03/2026 (-1 YEARS)


Region

09ª REGIÃO AVENTUREIROS


Address

RUA FRANCISCO RONCHI 351 - OURO NEGRO
FORQUILHINHA - SANTA CATARINA
88850-000


Main meeting

SATURDAY
15:30:00


Classification History

This Club has not yet been 5 Star in the CMS

Histórico de Fundação
O Clube de Aventureiros nasceu inspirado na própria história da comunidade onde está inserido. A região de Forquilhinha, em Santa Catarina, é marcada pela forte presença das minas de carvão mineral, atividade que moldou a economia, a cultura e a identidade de muitas famílias ao longo das gerações. Em especial no bairro Ouro Negro, grande parte dos moradores e pais das crianças têm ou tiveram sua trajetória de trabalho ligada à mineração, símbolo de esforço, perseverança e sustento.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia de fundar o clube, valorizando as raízes locais e ressignificando o “ouro negro” não apenas como riqueza mineral, mas como representação do valor humano, da dedicação das famílias e do cuidado com as novas gerações. Assim como os mineiros descem às profundezas em busca do carvão, o clube se propõe a investir profundamente na formação física, mental, social e espiritual das crianças.
O Clube de Aventureiros foi oficialmente fundado em 07 de março de 2026, no município de Forquilhinha – SC, no bairro Ouro Negro, com o propósito de oferecer às crianças um ambiente seguro, educativo e acolhedor, fundamentado em princípios cristãos, valores familiares e amor ao próximo.
Desde sua fundação, o clube assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo vínculos com a família, a igreja e a comunidade, e mantendo viva a história e a identidade de um povo que aprendeu, no trabalho diário, o verdadeiro significado de coragem, união e esperança.
No bairro Ouro Negro, essa realidade é ainda mais presente, visto que grande parte dos moradores e pais das crianças possui vínculo direto ou indireto através de seus anteoassados com o trabalho nas minas de carvão.