Club Pathfinders MISSIONÁRIOS DA BOCAINA
Associação Rio Sul

Data shown here is the responsibility of Club director MISSIONÁRIOS DA BOCAINA
MISSIONÁRIOS DA BOCAINA

MISSIONÁRIOS DA BOCAINA

Pathfinders

  • Members 22
  • Leadership 13
  • Total 35

Club information

Foundation

01/10/1997 (24 YEARS)


Region

7ª REGIÃO DBV


Address

AV. FRANCISCO MAGALHÃES DE CASTRO Nº982 - PARQUE MAMBUCABA
ANGRA DOS REIS - RIO DE JANEIRO
23908-00


Main meeting

SATURDAY
09:00:00


Classification 2021

Aproximadamente nos anos 1989 a 1990 nascia um dos primeiros Clubes da Sétima Região hoje, com o nome de: Clube de Desbravadores da Costa Verde, que teve como 1° Diretor: Paulo Sérgio Nogueira, conhecido carinhosamente por Serginho, que foi auxiliado por seu pai ( Paulo Nogueira) e tinha como Diretores Associados e Corpo de Diretoria: Irmã Emília, Irmão Sebastião, Irmão Liete, Irmã Maria Goretti e Dona Dica. Tiveram grande apoio de um colportor estudante do antigo IAENE, que veio da Bahia por nome de Anailton, o qual motivou o início dos trabalhos no clube Costa Verde. Anos depois o Clube ficou desativado e ressurgiu com um novo nome, nova direção e Diretoria, assumindo o nome de Clube de Desbravadores Missionários da Bocaina o qual foi organizado pelo casal Elias e Mary Paes em outubro de 1997, nome esse que perdura até os dias de hoje. No início o Clube contava com 4 unidades, sendo 2 de meninas e 2 de meninos, por está localizado aos pés da Serra da Bocaina o nome da serra foi escolhido para ser o nome do clube. Atualmente o clube ainda funciona no mesmo lugar e possui 46 membros. Está localizado na costa verde do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Angra dos Reis, em Parque Mambucaba que está situado entre a Serra da Bocaina e a beira mar na divisa do município de Paraty.
Nossas atividades são próximas a natureza, nossos acampamentos geralmente são feitos dentro da Serra, exploramos o máximo aquilo que temos de mais precioso, nossas riquezas naturais como praias, cachoeiras e a mata Atlântica. Gostamos de interagir com a comunidade através de trabalhos missionários, pelo qual temos orgulho do nome que adotamos. em nosso bairro somos conhecidos, pois várias crianças e adolescentes já passaram pelo clube e hoje alguns fazem parte da diretoria. Também pelo bom desempenho na área da cidadania, pois todos os anos participamos do Desfile Cívico em nossa cidade.
Somos solidários com a comunidade, ajudando na arrecadação de alimentos para famílias carentes e outros donativos. Gostamos de ser uteis a Deus a ao próximo e assim seguimos sempre avante!




Em março de 2020 que assolava o Brasil, apesar da grande pandemia houve uma necessidade de despertamento dos clubes, incluindo os Missionários da Bocaina. Daí surgiu a idéia de criar-se uma fanfarra nos moldes de Banda Marcial, com isso viria a preocupação de como conseguir os recursos para adquirir instrumentos tão caros. A idéia e iniciativa partiu do Instrutor Dário Ferreira do Nascimento que teve a sabedoria de Deus de pedir ajuda aos amigos. Devido a crise mundial e quebra da economia os amigos não tiveram como ajudar financeiramente e com isso surgiu a idéia de coletar óleo de cozinha usado, como forma de doação para recurso. Foram 09 meses trabalhando incessantemente na coleta do óleo usado. Conseguimos juntar 8 mil litros com a finalidade principal a produção de Biodiesel. Com o valor adquirido fizemos uma compra de 16 instrumentos de percussão e sôpro. O Sr. Dário Ferreira teve apoio diretamente da sua esposa CLÁUDIA FLEMER ( profissional de Saúde do clube Missionários da Bocaina) juntamente com os Desbravadores: Pedro Henrique de Souza- Conselheiro da Unidade Gaviões e Marcos Eduardo, Maurício Rabelo Diretor do Clube Missionários, Comerciantes Locais e afins. Os instrumentos foram consagrados na IASD sede MAMBUCABA no dia 19/12/2020 com apoio do Ancião, Regional e Líder de Desbravadores Claudionor Tavares. Adentramos o ano de 2021 coletando mais óleo e estamos com a finalidade de ampliar o número de instrumentos, com o intuito de apoiar o desenvolvimento e revitalização dos clubes da Sétima Região que compreende Angra e Paraty. A OBRA E A MISSÃO QUE DEUS NOS CONFIOU NÃO PODE PARAR.