Club Pathfinders Caledônia
Associação Rio Fluminense

Data shown here is the responsibility of Club director Caledônia
Caledônia

Caledônia

Pathfinders

  • Members 15
  • Leadership 10
  • Total 25

Club information

Foundation

21/10/1978 (45 YEARS)


Region

SERRANA


Address

RUA PLINIO CASADO, Nº 5 - CENTRO
NOVA FRIBURGO - RIO DE JANEIRO
28616600


Main meeting

SATURDAY
15:30:00


External link

Click here to access


Classification History

This Club was 05 Stars in: 2018

"Todos os dados deste histórico foram conseguido através de consultas feitas às Atas de reunião da Igreja, sendo que não foi encontrada nenhuma ata que compreendesse o período entre os anos de 1990 a 1996. Para complementar, principalmente no que se refere àqueles períodos, recorremos às declarações verbais de pessoas que participaram do clube naquela época."

No dia 21 de outubro de 1978, foi votado pela atual comissão da igreja, que Luzinete Ribeiro (falecida) daria início ao Clube de Desbravadores nesta cidade. Durante esta data de 1990, o Clube de desbravadores não atuava, pois durante este perìodo a ata só tem o registro de pessoas que foram nomeadas para assumir a direção, e não tem nenhum sinal, ou evidências que ele efetivamente tenha sido fundado. Segue abaixo as informações das Reuniões de nomeações para os seguintes anos:
* 1980 - Carlos Stancher
* 1981 até 1983 - Não houve indicação para Diretor de Desbravador
* 1984 - Silvonei da Rosa Silva ( nesse ano o Pr.Carlos Stancher doou 5 barracas para o clube, embora não tenha nenhum registro que mostre que o clube participava de acampamento).
* 1985 - Romero Lima dos Santos
* 1990 - Drasto César Aguiar (na ata do dia 04/08/1990 está registrado que Drasto renuncia seu cargo).
A partir do final do ano de 1990 é que o Clube de Desbravadores começou a se tornar um clube ativo. Em 10/10/1990, a ata registra que o Pr. Betero veio à Nova friburgo realizar uma série de pregações para formação de líderes. Foi a partir desse evento que Maria Lúcia, uma mulher recém batizada com dois filhos adolescentes, resolveu se empenhar e implantar um Clube de Desbravadores em sua própria igreja, visto que já existia um em Cordeiro (cidade vizinha). Segundo oseu próprio relato, ela passou a ir quase que uma vez por semana, ao Rio na Associação Rio de Janeiro, onde o Pr.Betero lhe auxiliava para que ela pudesse assumir a liderança de um clube. Assim, sob a supervisão do Pr.Betero (na época Departamental de Desbravadores) e também com o apoio e participação do Pr. Sérgio Rios (na época Pr.Distrital) foi que Maria Lúcia colocou em prática tudo que tinha aprendido neste curto período de tempo.
Logo que começaram as reuniões, todos ficaram ansiosos em dar um nome ao clube e surgiram muitas idéias, dentre elas estava a sugestão de "Clube Caledônia" que é o nome de maior pico de nossa cidade. Esta sugestão foi tão bem aceita que alguns dos participantes da época, não lembram quais foram os nomes que concorriam com "Caledônia".
E assim eles começaram a fazer sua reuniões, sempre com ajuda do departamental e do pastor distrital. No ano de 1995, chegou a Nova Friburgo Keila Madureira, como ela era bastante experiênte com desbravadores, foi sugerido que assumisse a direção do clube. E a partir daí todos os acontecimentos importantes foram registrados na ata:
Em 22 a 24/03/1996 - O clube participou de um curso de Capitães realizado em Tanguá; e na mesma cidade nos dias 19 a21/04/1996 foi realizado um curso de liderança.
No dia 5 de Abril o clube fez uma caminhada na Serra dos Órgãos em Petrópolis.
Neste mesmo ano o Clube Caledônia, que tinha uma fanfarra formada, teve sua primeira participação em um desfile em comemoração do aniversário da cidade.
Nos dia 26 a 28/07/1996 - Eles realizaram o primeiro acampamento do clube Caledônia, acampamento este que teve direito até a um trunfo.
No dia 17/08/1996 - Participaram de uma caminhada contra o fumo.
O clube foi convidado para desfilar no dia 08/09/1996 em Petrópolis.
Participaram pela 1ª vez em um Campori realizado em Tanguá com a Associação Rio de Janeiro.
No ano de 1997 - O clube Caledônia realizou um acampamento em julho e uma caminhada ao Pico do Caledônia.
No ano de 1998 - Keila se afastou e foi votado que Fábio madureira assumisse o Clube, mas o único registro que temos durante este ano, foi a vinda do clube de Niterói para fazer uma programação. Este ano o clube não funcionou muito bem, Maria Lúcia voltou a assumir sua direção juntamente com Paulo melo e José Antonio Ferrari.
Para o ano de 2001 - A comissão de nomeações votou para diretora do Clube caledônia o Jovem Neumoel Stina Jr. e durante este ano o clube realizou um acampamento em julho e um outro nos dias 12 a 15 de outubro em Juiz de Fora - MG.
Para o ano de 2002 - Foi votado que Pablo Seidel, então diretor associado, assumisse o clube e neste ano eles realizaram um acampamento em abril e foram para o Campori da União Este Brasileira em Vila Velha no Espírito Santo. Neste Campori chegou a filha do Pastor distrital Cláudio Giron que tinha chegado à cidade há poucos dias, mas que desde seus 10 anos está envolvida com desbravadores. Depois de retornarem do campori foi votado como diretora associada Jemima Giron. Em novembro deste mesmo ano o Clube Caledônia realizou um acampamento juntamente com o Clube Araribóia, de Niterói, em Itaboraí.
No ano seguinte, com a mesma direção, o clube realizou vários eventos:
Visita ao Corpo de Bombeiro no dia 01/02/2003
Participaram do encontrão em 26 de abril
A partir do mês de março entrou um novo membro para a diretoria com diretor associado:
Alessandro Simões.
Realizaram um acampamento primitivo no Alto dos Três Picos, em uma parte plana atrás do morro do Capacete e estavam presentes os seguintes adultos: PABLO, JEMIMA, ALESSAANDRO, SUELAINE, ANTÔNIO FERRARI, MARCELO.
Nos dias 24 a 27 de julho participaram do 1º Campori da Associação Rio de Fluminense em Papucaia, onde estiveram a classificação do Clube Ouro.
Depois de retornarmos deste Campori, Pablo procurou o Pr.Distrital e renunciou o seu cargo, sem dar maiores explicações. Assumiu então provisoriamente com diretora Jemima Giron e como diretor associado Alessandro Simões. Com essa nova direção o clube seguiu com suas reuniões, cumprindo os cartões das classes progressivas e no final do ano realizou um acampamento, no Sítio do Drasto, e uma investidura.
O restante da nossa história está relato no Livro de Atas.
Obs: O clube Caledônia desde o ano de 1991, quando foi fundado com este nome, manteve um livro de atas e livros de registro de investiduras, passeios, acampamentos e outros. Estes livros foram feitos por Maria Lúcia e Keila Madureira. Em 2001 quando Neumoel Stina assumiu a liderança, elas, como viram que ele estava comprometido com o clube, entregaram a ele todos estes livros. Neumoel, por sua vez, saiu da direção mudou-se da cidade levando os livros com ele, e hoje se encontra no Canadá. Pablo disse que não era de seu conhecimento a existência desses livros e infelizmente não conseguimos localiza-los. Por este e outros motivos, nós não conseguimos formar um histórico tão bom quanto gostaríamos, mas o pouco que temos já nos ajuda.

Pesquisa feita por Jemima Giron
Publicado e escrito por Márcio Lemos
Leia mais: http://desbravacale.webnode.com.br/historia-do-clube/
Atualmente o Clube Caledônia está ativo, em fase de reestruturação, buscando bases sólidas para dar sequência e consistência ao trabalho significativo que vem sendo feito por todos os líderes que já passaram pelo clube.

06/10/2022