Club Pathfinders Fibra
Associação Rio Fluminense

Data shown here is the responsibility of Club director Fibra
Fibra

Fibra

Pathfinders

  • Members 29
  • Leadership 23
  • Total 52

Club information

Foundation

10/10/1982 (41 YEARS)


Region

SERRA-MAR


Address

MELCHIADES PICANÇO 01 - CENTRO
CONCEIÇÃO DE MACABU - RIO DE JANEIRO
28740-000


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


Message to Fibra






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2023

COMO SURGIU O CLUBE FIBRA

EZEQUIEL 47:3-5
3. Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos.
4. Mediu mais mil e me fez passar pelas águas que me davam pelos joelhos; mediu mais mil e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
5. Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
Origens...
Na vida todos têm algo a arrumar...
Arrumar alimento... Arrumar roupa... Arrumar emprego...
Arrumar gavetas... Arrumar estantes... Arrumar livros... Arrumar o que fazer...

E então, chega a hora de arrumar algo para outros fazerem também...
“Outros!?”
“Quem!?”
“O quê!?”
Nascia um objetivo...
As raízes desse objetivo vieram de formas variadas, a principal forma foi a “percepção...”
Percepção...
Percebeu-se garotos e garotas espertos, animados, porém soltos, sem um objetivo dirigido...
Percebeu-se por outro lado, livros... livros que instruíam especificamente atividades variadas, animadas e interessantes, também especificamente para garotada; estes livros, alguns outrora do Major Couto, os quais utilizava para o Grupo de Escoteiro São João Batista daqui de Conceição de Macabu – do qual foi fundador e, outro para Liderança dos Missionários Voluntários – MV, rubricado por Mozarth Couto.
Percebeu-se encontros...
Vontade diligente, livros, garotada...
Quem fazer?... o que fazer?... com que fazer?... como fazer?... com quem fazer?... para que fazer?... para quem fazer?... por quem fazer?...
Pelos encontros registram-se as presenças pioneiras de Adriano e Alexandre Caldeira de Souza, Jorge e Maria das Graças Gardim de Vasconcelos, Elvia Maria Couto dos Santos, Maristhela Cordeiro Couto, Beatriz Leal Tavares, Maria Helena – Marinês – Marinete – Marisete e Cláudia Madureira Pereira (as carinhosamente chamadas irmãs Pereira), Geciléia – Geiza – Glaise e Nara Cristina Vasconcelos Rocha, Adilson, Edilaine Nascimento, Antônio Carlos, essas gentes especiais misturadas com outras gentes especiais: Miriam – Mara – Marilene – Zenaide e Manoel Gomes do Couto, etc.
Era a data 10 de Outubro de 1982, e Nasceu mais um Clube ou mais que isso – uma família...
Clube de Desbravadores – Por observação e sugestão de Miriam Couto, admitiu-se, por sua distinta experiência, a coerência de desbravar o segmento desta linha para o “Clube” que até então era apenas Clube...
Que Clube de Desbravadores seria este?! Ou melhor, que nome teria este Clube de Desbravadores?!
Sugestões diversas, variadas...: “todos” quiseram e opnaram nomes: parece que gostamos de dar nomes.
Mas no coração de quem estava arrumando as “coisas”... a pulsação era por um nome forte, arrojado, austero; porém, um nome reduzido que dissesse muito – sugeriu-se uma “sigla” ou algo que a isso parecesse, então veio a sugestão FIBRA.
FIBRA – ecoou satisfação, orgulho, coragem, motivação!!!
FIBRA dizia muito, mas queríamos que dissesse muito mais.
Expandimos: Forças
Integradas
Buscando
Realçar o
Amor
Soou bem – Forças Integradas Buscando Realçar o Amor é... mas não tão bem...
Por sugestão de Mara Couto aconteceu a mudança necessária – reino no lugar de realçar; e, assim ficou: FIBRA – Forças Integradas Buscando o Reino de Amor.
De todos corações integrantes pareceu bradar um louvor...
Parece já estar tarde para dizer que sentíamos a mão de Deus arrumando verdadeiramente as coisas, mas isso é apenas aqui neste histórico.
Sentia-se, entretanto muito antes, até mesmo antes quando naqueles dias arrumava-se estantes..., arrumava-se livros..., que as mãos do Desbravador Maior, não estava encolhida.
Então...
NASCEU O CLUBE DE DESBRAVADORES FIBRA! Nasceu como um RIO!
Nasceu para “ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje”
Nasceu com a consciência de que “quando DEUS e o homem querem, fazem cada coisa!!!

Com 40 anos de existência, O Clube FIBRA contou os seguintes Diretores:
Max Jefferson atuou como diretor de 1982 a 1992. Neste período o clube participou de alguns Camporis, acampamentos, atividades sociais, passeios, desfiles, etc.
Em 1993 foi Joanilda Campos, quem assumiu a direção.
Em 1994, assumiu o irmão Dinísio que também atuou por um.
O clube ficou dois anos inativo, e em 1996 Mórisson Couto, junto com alguns antigos desbravadores, tomou a iniciativa de colocar o F.I.B.R.A. na ativa novamente, permanecendo na direção até 2002, ano em que o clube participou do Campori da UEB com 120 desbravadores sendo considerado o maior clube da UNIÃO.
Em 2003 Rafhael Cardim assumiu a direção do clube, e neste mesmo ano o F.I.B.R.A. participou do 1°campori da ARF. A partir de então, voltou a ficar inativo.
Em 2006 o pastor Inácio de Jesus assumiu direção e o clube voltou a atuar animado, participando de atividades missionárias, acampamentos, desfiles, etc. Manoel Henrique foi quem assumiu o clube logo após esse período. Atuou até 2010.
Em 2011, assumiu a diretoria, Rodrigo Tavares, por um ano.
No ano de 2012, Marisete Madureira passa a atuar como Diretora, permanecendo até 2018.
No ano de 2019, o clube teve então como diretor Amós Madureira Pereira de Souza, tendo o apoio direto do Pastor Eliel Abreu.
No ano de 2020 o clube permaneceu desativado devido a pandemia do Covid-19, vindo a reabrir em 2021 sob a direção de Luciano Leal Tavares e Eduardo Filipe.
No ano de 2022 permaneceu sob a direção de Luciano, tendo como diretores Associados: Anna Carolina Machado Tomé e Patrik da Silva Leal; Tendo a partir de então como Pastor distrital e Líder, Claudio Giron.
Já no ano de 2023, ainda sob a direção de Luciano Tavares, passa a ter como Associado: Eliezer Alves Pinheiro Júnior.
A atuação do Clube FIBRA tem exercido forte impacto na igreja e em nossa sociedade, tendo nestes últimos anos, participado dos seguintes eventos: Campori On-line “The Next Level”; Quebrando Silêncio; Impacto Esperança; Gincana Macabu abraça; Dia da Independência; Visita a Fia; Investiduras, Campori da ARF “Destemidos”; Plantio de Árvores, etc.
O clube F.I.B.R.A. pela graça de Deus tem ajudado na formação do caráter de muitos juvenis e adolescentes ao longo desses anos, ele tem levado muitos a tomarem a decisão ao lado do nosso Líder Maior, Jesus Cristo. Além de fazer conhecida a Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade e a mensagem de salvação em Jesus, através dessas atividades missionárias.
Cada Desbravador conta, cada membro da Diretoria faz a diferença; Um dia veremos o resultado do que foi trabalhar com FIBRA.
DEUS SEJA LOUVADO!!!
Em 2022, se completou 40 anos do Clube de Desbravadores FIBRA.
“MARANATA!!!”