Club Pathfinders Luzeiros da Colina
Associação Paulista Sudoeste

Data shown here is the responsibility of Club director Luzeiros da Colina
Luzeiros da Colina

Luzeiros da Colina

Pathfinders

Club information

Foundation

23/02/1963 (56 YEARS)


Region

A2 - REGIÃO 1 - DBV


Address

R. PR. HUGO GEGEMBAUER, 265 - PQ. ORTOLANDIA
HORTOLÂNDIA - SÃO PAULO
13184-010


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


External link

Click here to access

Classification

1963 - Fundação do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, como mostra a ata de comissão da Igreja do Instituto Adventista São Paulo, de fevereiro de 63.
O primeiro diretor escolhido pela comissão, e que permaneceu no posto até 1969 foi Lúcio Costa, professor do então Ginásio Adventista Campineiro (antigo nome da instituição), na época com cerca de 40 anos, e que posteriormente ocuparia os cargos de Diretor para Assuntos Internos e Vice-Diretor da instituição.

Anos 80, o amadurecimento de um clube referência no Brasil e no mundo
Sob a direção do Pr. Ottoni, o Luzeiros da Colina atravessou a década de 80 como um dos maiores e melhores clubes de Desbravadores do Brasil. Sua existência num colégio de internato fez com que fosse possível a passagem de mais de 500 jovens e adolescentes pelas unidades do Luzeiros da Colina, de diversas partes do Brasil e do mundo, que posteriormente se espalharam e levaram as ideias e práticas do clube.
O Luzeiros da Colina em 1989, um ano após a saída de Ottoni da direção, contava com mais de 120 desbravadores.
Foi uma década de várias atividades novas para o Clube de Desbravadores como um todo, e o Clube Luzeiros da Colina teve papel destacado nesses eventos.

1982 - O Luzeiros da Colina foi anfitrião, no IASP, da 1° Olimpíada de
Desbravadores realizada no mundo, e que contou com a participação de mais
de 400 desbravadores de toda a Associação Paulista Oeste ( na época sede em Campinas) .
1983 - Participação com destaque no I Camporee da Divisão Sul Americana,
em Foz do Iguaçu, PR, Brasil.
Logo após o Camporee, o clube recebeu para um culto especial numa terça
feira à noite, já em Hortolândia, o Pr. Mike Stevenson, na época Líder Mundial
de Desbravadores, e que estava no Brasil por causa do Camporee.
Em 1984 ainda, na comemoração dos 25 anos de desbravadores no Brasil, a Associação Paulista Oeste lançou um desafio de investir 25 Medalhas de Prata no ano. A merecida investidura aconteceu em Riberião Preto com a participação de grandes nomes da Igreja, entre eles Pr. Léo Ranzolin.
O clube Luzeiros da Colina esteve presente segundo fontes com 18 dos 25 investidos.
Finalizando um ano fantástico, em 1984 o clube antecipou-se e realizou uma investidura especialíssima: oito conselheiros foram investidos na classe “Voyager”, inédita então no Brasil ( trazido dos USA pelo então Lider dos Desbravadores da A.P.O , prof. Sergio Rigoli ) e que posteriormente seria convertida e implementada sob o nome de “Excursionista”.
1982- Participação com destaque no I Camporee da Associação Paulista Oeste, em São Carlos, SP, Brasil. (Fazenda Pedra Vermelha)
1986 - Participação com destaque no I Camporee da União Central Brasileira,
em Avaré, SP, Brasil.

Década de 90, a mudança no perfil

A década de 90 começou no Brasil com um novo Governo, o primeiro eleito diretamente pelo povo em mais de 30 anos. Esse novo governo trouxe novas práticas escolares, aboliu outras e o civismo de certo modo foi diretamente relacionado ao período militar. Assim, as práticas cívicas foram ao pouco sendo abandonadas nas escolas, e o Clube de Desbravadores passou a ser uma das últimas agremiações para juvenis e jovens que mantinham o civismo como
prática. No entanto, apesar de louvável, isso já não fascinava tanto os participantes e nem a população.
Assim, uma mudança no perfil do Clube era necessária, com a implementação de mais atividades sociais e comunitárias, e menos atividades relacionadas à civismo na concepção militar.
Passeatas contra fumo e drogas, feiras de artesanato, campanhas comunitárias de arrecadação de alimentos passaram a ser as vitrines do Clube.
O Clube Luzeiros da Colina fez parte dessa mudança, e por vários anos na década de 90 foi o laboratório de aplicação de novas atividades pela recém criada Associação Paulista Central.


1992- Após 8 anos sem investiduras do Ministério Jovem na União Central Brasileira, 2 conselheiros do Luzeiros da Colina recebem no II Camporee da UCB, em Ilha Solteira, SP, a Medalha de Prata, outorgada pelo Pr. José Maria Barbosa, então Departamental de Jovens e Desbravadores da Divisão Sul Americana.
1993-2000- O Cube Luzeiros da Colina participa ativamente, com destaques freqüentes, em todos os Camporees da Associação Paulista Central, da União Central Brasileira, envia representantes ao Camporee de Líderes da Divisão Sul Americana e aos Camporees Internacionais nos USA de 1994 e 2000.
1999 - O Clube Luzeiros da Colina incentiva a abertura e abriga o maior Clube de Líderes que a Associação Paulista Central já teve, o John Hancock, com mais de 70 líderes regularmente inscritos e participantes ativos.

2000 - Anos de Trabalho para o Futuro
Com início do novo século algumas novidades apareceram. Se nada mudou significativamente no cenário nacional, na Igreja a situação não foi a mesma. Um incentivo muito maior nos programas para crianças e juvenis fez com que Clube de Aventureiros crescesse de maneira nunca dantes vista. Aberto desde 2000 na Igreja do IASP, sede do Clube Luzeiros da Colina, o Clube de Aventureiros Luzeiros da Colina ganhou importância e tamanho, ao passo que o Clube de Desbravadores passou por momentos de encolhimento no número de participantes.
Ao final de 2004 o Clube, que nunca fechou suas portas em seus mais de 40 anos, resistindo mesmo à pouca demanda dos últimos anos, prepara-se para receber a primeira leva de Aventureiros que passam para os Desbravadores, com o mesmo compromisso, dedicação e fé com que recebeu os primeiros inscritos em 1963.

2002 - Criado o brasão do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, com simbologia própria representando suas unidades, seus ideais e o Desbravador no centro de seus esforços como agente missionário.
2005 – O Clube Luzeiros da Colina participa do 3º Campori da divisão Sul Americana, com aproximadamente 20.000 jovens de 8 países diferentes, sobre o comando de Adriano Padovani. O clube ficou entre os 5 melhores da União Central Brasileira.
2014 – Participando com 65 desbravadores no IV Campori da Divisão Sul Americana – Encontro Marcado na Eternidade - realizado em Barretos-SP, pudemos fazer novos amigos de todo o continente.
2015 – Tivemos um ano muito ativo, com acampamento, caminhadas, Campori da APSO, destacou-se os workshops de especialidades e social noturna do Clube. Também alteramos nosso logotipo, desta vez as estrelas representam a constelação de Órion, pelo seu valor profético.
2016 – Com o objetivo de marcar o acampamento do clube, criamos o nome IASPORI, afinal um acampamento com 150 pessoas é praticamente um Campori. Foi lançado o projeto do Pelotão de Elite de ordem unida e ao participamos ativamente das atividades da Região com destaque para a feira dos desbravadores, obtivemos a primeira colocação em Ordem Unida.
Participamos no VI Campori da APSO – O Último Chamado e a música escrita por Laura Martins e a equipe de Guia foi a campeã no concurso promovido no evento.
2017- O clube participou do VII Campori da UCB - Um Chamado de Coragem. Evento realizado em Barretos que contou com mais de 20 mil participantes, onde terminou o evento com Padrão A.
Junto com os clubes amigos dos outros campos do UNASP, e com apoio da nossa união (UCB), realizamos o 1º UNASPORI, evento que envolveu mais de 600 membros dos três clubes envolvidos (Flamboyant, Luzeiros da Colina e Pioneiros da Colina). O evento foi prestigiado pelos departamentais das 3 Associações (APaC, APSo e APS respectivamente) e pelo departamental de Desbravadores da UCB - Ronaldo Arco.
2018 - Realizado em Pirassununga o 2º IASPori com o tema "Nascidos pra Brilhar", com mais de 170 membros envolvidos. Neste ano também foi feita uma nova alteração no logo, devido a mudança em definitivo do nome da Instituição-sede, de IASP, para UNASP. Neste ano chegamos à marca histórica de 296 membros inscritos no nosso clube, sendo que neste ano, recebemos mais de 80 transferências de novos membros ao nosso clube.

Com as bênçãos de Deus, continuaremos sendo um Clube forte, importante e marcante na vida da Igreja, da cidade e sobretudo, na vida dos desbravadores que com ele tiverem contato.


55 ANOS DE HISTÓRIA, MAIS DE 20 HOMENS E MULHERES DE FÉ

Diretores do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina desde sua fundação:
1963 a 1969 – Prof. Lúcio Costa
1970 – Prof. Jonas Gouveia
1971 a 1977 - (registros perdidos na construção e mudança dos arquivos de Secretaria de Igreja. Não houve precisão nos depoimentos pessoais em relação em nomes e anos de diretoria, e ainda são alvo de pesquisa de campo)
1978 e 1979 - Prof. Ademir Oliveira
1980 e 1981 - Jairo Bezerra
1982 a 1988 – Pr. José Ottoni Sobrinho
1989 – Prof. Joel Sá
1990 – Prof. Luiz Carlos Silva
1991 - Profa. Sônia Rígoli
1992 - Diomar Cruz
1993 - Prof. Luís Henrique dos Santos
1994 – Pr. Kedson Melo
1995 - Osmar Oliveira
1996 e 1997 - Andréia Lima
1998 - Evaldo Vieira
1999 - Jefferson Rosales
2000 - Marcio Metz
2001 - Andréia Lima
2002 e 2003 - Márcio Metz
2004 e 2005- Adriano Padovani
2006 – Ivete Costa
2007 - Israel Mascarenhas
2008 - André Vargas Del Bosque
2008 - Leila de Carvalho Lourenço
2009 a 2012 – Liliane de C. L. Rigoli
2013 a 2014/6 – Diego Domingues
2014/7 até este ano – Leonardo Kaufmann
FAZEM PARTE DE NOSSA EQUIPE:
Diretor: Leonardo Kaufmann.
Diretores Associados: Eduardo Silva e Jane
Secretários: Alina Maciel
Tesoureiros: Elisângela Vale, Elias Barreiros, Ênio Loura.

Eventuais contatos: (19) 98733-2552 (Alina)