Club Pathfinders Adventure
Associação Paulista Sudeste

Data shown here is the responsibility of Club director Adventure
Adventure

Adventure

Pathfinders

  • Members 69
  • Leadership 35
  • Total 104

Club information

Foundation

28/02/2015 (9 YEARS)


Region

DBV - REGIÃO 1 - SBC


Address

RUA 2 DE OUTUBRO, 33 - NOVA PETRÓPOLIS
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO
09780-120


Main meeting

SATURDAY
15:00:00


Message to Adventure






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023

PREFÁCIO

Seria ousadia de nossa parte, ou mesmo presunção, afirmarmos que fomos responsáveis pelo início da história de um clube de desbravadores, afinal... a história antecede a nossa existência, somos muito mais personagens que autores, atores ora coadjuvantes, ora nem sequer mencionados pelo nome, mas a memória, e as lembranças tão nossas, nos dão a certeza de que cada um de nós FEZ PARTE, e que por isso ADVENTURE É PARTE de cada um de nós!

PLANEJAMENTO INICIAL

Em continuidade ao trabalho da professora Ednilza e sua equipe, com os Aventureiros em 2014; foi desenvolvido um projeto de progressão continuada para Desbravadores.
A comissão do então Grupo Adventista do Sétimo Dia do Jardim Nova Petrópolis por meio do voto número 2014-38 de 15 de novembro de 2014 nomeou o professor Jobson de Souza Gonçalves (33 anos), como diretor deste ousado projeto; ele teria como associados os irmãos Anderson Pereira da Silva (26 anos) o qual integraria o CPD da nova Associação (APSe) e a irmã Ludmilla Araujo Duarte (33 anos), também professora no Colégio Adventista de São Bernardo do Campo (CASBC).

Para fortalecer ainda mais a direção do clube a irmã Blenda Carolina Dias (21 anos), pertencente ao setor administrativo do Colégio Adventista de São Caetano do Sul (CASCS), foi convidada, e prontamente aceitou fazer parte do clube atuando nas funções de secretária e conselheira.

Além destes houve ainda um jovem por nome Leandro que chegou a participar das reuniões de planejamento, bem como o Pr. Wilson então capelão do CASBC.

As Reuniões tinham dois focos principais, o planejamento fundamentado no ensino da Classe Amigo e o orçamento financeiro anual.

O Planejamento exclusivo da Classe de Amigo se deu pelo fato de que a proposta ao princípio era prosseguir na formação continuada de uma estrutura para clube. Ou seja, a cada ano teríamos o acréscimo de uma classe, e ao final de seis anos teríamos um clube totalmente estruturado, com o desenvolvimento pleno das seis classes, e com uma diretoria capaz de administrar, instruir e desenvolver um clube com um contingente com mais de 120 membros de 10 a 15 anos.

O Orçamento anual focou-se em definir, com base nas saídas e requisitos do cartão o gasto total dos pais ao longo do ano. Chegamos assim a uma mensalidade de R$ 50,00 por desbravador, a qual foi capaz de suprir todas as despesas do clube e dos desbravadores ao longo do ano de 2015.

A primeira Reunião de planejamento ocorreu no dia 17 de janeiro de 2015, seguida a esta ocorreu outro na qual fechamos o planejamento e o orçamento.

Os passos seguintes foram às reuniões de pais. A primeira reunião de pais ocorreu ainda em dezembro de 2014, momento no qual o futuro diretor conversou com os pais dos alunos interessados sobre a estrutura do clube de desbravadores bem como sua experiência e a de seus associados e secretaria não apenas em atividades com o clube, mas em lidar com juvenis de 10 e 11 anos. Ao final das reuniões de planejamento com a diretoria do clube, realizamos com os pais uma reunião em 07 de fevereiro de 2015 onde entregamos os planejamentos (instrucional e financeiro).

MARKETIG INICIAL

Tanto a reunião de pais em dezembro como duas capelas especiais ambas igualmente realizadas em 2014 (uma pelo Pr. Ceribeli, então departamental dos desbravadores de nossa Associação, a Paulistana (AP), outra com a participação do Alzemar, líder muito relevante na história de nosso clube), já estávamos realizando um Marketing, fortemente apoiado e potencializado pela professora Ednilza, sem a qual nosso começo não teria ocorrido da forma tão natural como aconteceu. Mas a “tacada” mais forte, o “golpe” mais certeiro, foi o de iniciarmos nossas atividades do ano em um Culto Jovem bem como convidarmos para este momento clubes já estruturados com os quais tínhamos afinidade. O comparecimento e atuação tão voluntária destes clubes foram de suma importância para a concretização da “venda” da ideia que foi imediatamente aceita por parte dos pais e juvenis presentes!
Além da presença do Fábio diretor do clube de desbravadores Ômega, da IASD Central de Santo André, contamos com a apresentação do pelotão de nós do clube Amigos de Cristo, IASD de Serraria-Diadema, os quais sob liderança do Líder Master Avançado Josias Araújo, fizeram nós com os olhos vendados!
Na ocasião, fomos igualmente prestigiados com a presença do irmão Ângelo Breda Filho, então regional das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema.

PRIMEIRA REUNIÃO

DATA: 28 de fevereiro de 2015
LOCAL: Colégio Adventista de São Bernardo do Campo
Horário: 16h às 18h
Diretoria: Jobson, Ludimilla, Blenda e Leonardo
Juvenis Presentes: Alicia R. Teles, Arthur Sales, Beatriz Entz, Deborah C. Xavier, Elisa Aisha dos Santos, Enzo Renan Saraca, Gabriel L. Teixeira, Giovanni Constâncio, Heloisa Ervolino Rodrigues, Hitalo Ilque, Isabela Topan, Leônidas Araujo, Luiza Vicentainer, Mariana Capeli, Rhanna Silva, Sophia Mendes, Tiago Bonini e Vinicius Agra.

Programa da Reunião
_ Recepção dos Desbravadores Apresentação de Vídeo Institucional
_ Meditação sobre o Livro Histórias de Minha Avó (Clube do Livro 2015)
_ Instituição da Roda de Nós
_ Dinâmica (Sociabilizar) _ Requisito de Desenvolvendo Amizade
_ Recreação e Dinâmicas de Grupo (Interação)
_ Apresentação, Montagem e Desmontagem da barraca 2’’ Second.
_ Entrega da Folha de Ideais
* O Sr. Sergio (pai do Gabriel Lhamas) tornou-se membro honorário do clube.

2015
Foi o ano da nossa Gênese!
Éramos então 4 membros Diretoria (Jobson_então regional de Santo André e SCS, Ludmila (outrora pertencente aos Aventureiros do CASBC), Blenda (outrora Herdeiros) e Leonardo Rabelo (também da Central de SBC), os demais não puderam permanecer conosco devido a outros compromissos.
Mas logo fomos agraciados com a chegada da jovem, e ainda adolescente Patrizia Mastrodonato (outrora pertencente ao clube Ômega_ Central de Santo André e um dos nossos grandes apoiadores na pessoa de seu diretor o irmão Fábio).

Eventos 2015
* Participamos como clube de nosso primeiro curso de capitães e conselheiros com os desbravadores: Gabriel Lhamas, Enzo Renan, Alicia Teles e Elisa Aisha!
* Tivemos nossa Primeira Grande Admissão (3 meses após o início das Reuniões)
__ Na ocasião 15 aspirantes proclamaram os ideais, explicaram os significados de nossos símbolos e cores; e receberam seus lenços!
__ Aos remanescentes deste grupo chamamos de veteranos, pois fizeram parte da PRIMEIRA GERAÇÃO ADVENTURE!!!
__ Além dos desbravadores, na mesma ocasião ocorreu a Admissão da Ludmilla!
__ Ao longo do ano tivemos a honra de recebermos outros juvenis/adolescentes que também, após sua formação inicial, foram admitidos em lenço!
__ Participamos do Encontro de Ordem Unida Inter-Regional (SBC, Diadema, Santo André e SCS), no Tiro de Guerra em St. André
__ Participamos do Desfile de 7 de Setembro em St. André
__ Participamos como clube convidado do Desbravador em Louvor Inter-Regional (St. André, SCS e Mauá), na IASD Central de Mauá!
__ Realizamos nosso Primeiro Acampamento local! No Sítio Kosmos!!

Congresso 2015
__ Por ser nosso ano inicial optamos por criarmos uma unidade e identidade, ao invés de irmos para o campori, nos estruturamos enquanto clube em nossa filosofia. E o Congresso Regional consagrou-se entre nós como o Último Evento Anual para Desbravadores!!!
__ Foi durante o Congresso de 2015 que OITO dos nossos Desbravadores foram investidos em classes. Destes SETE em Avançadas também, os quais, por seu rendimento escolar, postura como membros no clube e filhos em casa, alcançaram a INSÍGNIA de EXCELÊNCIA, a maior honraria que um desbravador pode receber dentro de nossa Organização!

Interlúdio (2015-2016)
__ Ao longo do ano, e especialmente por ocasião de nosso Acampamento, o Senhor nos agraciou com a adesão de novos desbravadores!
__ Especialmente no segundo semestre, e em nosso acampamento, amigos de outros clubes vieram em nosso auxílio, lembre-se que a essa altura éramos quatro adultos e uma adolescente gerenciando mais de VINTE Juvenis!
__ Alguns destes apoiadores se identificaram com nossa Filosofia e Estilo, outros que estiveram conosco em nossa fase de planejamento também retornaram, e assim estávamos já em dezembro nos estruturando para 2016, o Ano da CONQUISTA REAL!

2016
Se 2015 foi nossa gênese, certamente 2016 foi o ano da Conquista e início da Expansão!
Se em 2015 éramos 4 membros na Diretoria, em 2016 chegamos a 15 membros acima de 16!
Se em 2015 éramos 15 desbravadores a princípio, já no segundo semestre tivemos outras adesões e em 2016 chegamos a 45 DESBRAVADORES!
Somos imensamente gratos a DEUS pelas bênçãos recebidas, e também agradecemos a todos os nossos colaboradores, os que entraram, os que por ventura tiveram que sair, e os que se mantiveram. GALERA PARABÉNS A TODOS!!
Se ainda temos que crescer? CERTAMENTE, seria ignorância de nossa parte acharmos que chegamos ao topo, pelo contrário, apenas finalizamos nosso segundo passo, nosso SEGUNDO Degrau, mas que foi um passo lindo de se ver, ah... ISSO FOI!!!

Eventos 2016
• Participamos de todos os eventos regionais: com destaque para o Curso de Capitães, Desbravador em Louvor, Quem Sabe Prova, Encontro de Ordem Unida, Congresso Regional, Desfile Cívico e Sessão Solene do Desbravador
• E ainda fomos ao nosso PRIMEIRO CAMPORI, o campori CONQUISTA REAL (inter-regional). Onde alcançamos o Padrão Plus!
• Além dos Eventos da Região e Inter-Regional, realizamos eventos próprios:
o I ACAMPADENTRO ADVENTURE
o I ANIVERSÁRIO DO CLUBE
o II GRANDE ADMISSÃO DO CLUBE
o I ADVENTURE PRIMITIVO (para Excursionistas e Guias)
o II ACAMP ADVENTURE
o Eliminatórias internas do QSP
o Desenvolvimento das Classes e Especialidades
o I CAMINHADA com Pernoite (22km classes de excursionista e Guia)
o I CAMINHADA em Paranapiacaba. (11km até Taquarussu)
o I MULTIRÃO de NATAL em parceria com a ASA da IASD do Colégio!
• E mesmo nos eventos Regionais, o Senhor nos concedeu vitórias que estavam muito além de nossas perspectivas para o ano!
o Participamos do Curso de Capitães com mais de 15 desbravadores!!!!
o Chegamos as finais dos dois campeonatos/eventos da região!! E ainda fomos agraciados com a vitória em ambos!!!
o Iniciamos a formação de nossa futura liderança com os desbravadores das classes de Excursionista e Guia, os quais passaram a auxiliar a diretoria nas instruções para as classes da base (Amigo, Companheiro e Pesquisador). Além de realizarmos, como já mencionado, eventos específicos para esta faixa etária.
o Tivemos DUAS INVESTIDURAS no ANO (uma local e outra regional)


Congresso 2016
__ Em nosso SEGUNDO ANO de EXISTÊNCIA optamos por nos envolvermos intensamente nos eventos da região afim de expandir o conhecimento de nossos desbravadores quanto à diversidade de clubes, estilos, lideranças e eventos em nossa cidade/região. Ao mesmo tempo, com o auxílio de TODOS os nossos membros (desbravadores e diretoria), procuramos reafirmar nossas marcas e tradições, bem como aumentar os símbolos que nos representam, conforme pode ser melhor verificado na parte dos EXTRAS. Entre os símbolos criados podemos por exemplo citar a evolução de nossas logomarcas. Por exemplo as Unidades passaram a usar os banderins, e não apenas os logos foram criados e oficializados, como também cores foram estabelecidas para cada equipe, nosso clube passou a ter uma bandeira, e os gritos de Guerra passaram a fazer parte de nosso cotidiano. O envolvimento com outros clubes, ainda que tímido, nos levou a uma valorização de nossa filosofia e estilo de vida.
__ Durante o Congresso participamos da final do Quem Sabe Prova (QSP) e do Desbravador em Louvor. Para se ter ideia do envolvimento do clube com os eventos da região dos 21 finalistas do QSP, ONZE eram do Adventure!!! Final da história? Fomos:
 Ouro/Prata e Bronze no livro da Classe de Amigo (Guilherme Alves, Alexia e Lucas Meireles)
 Bronze no livro da Classe de Companheiro (Giovanni Constâncio)
 Ouro/Prata e Bronze no livro da Classe de Pesquisador (Alícia, Julia e Camila)
 Em 2016 não tivemos desbravadores para a idade de Pioneiro.
 Ouro e Prata no livro da Classe de Excursionista (Lucca e Mariana)
 Bronze no livro da Classe de Guia (Christian Anselmo Borges)
 Ouro e Prata no livro da Diretoria (Ícaro Almeida e Jobson)
E dessa maneira vencemos a primeira versão do QSP envolvendo apenas clubes de SBC. Igualmente cantamos com a força que nos restava após um ano de muitas atividades que o “Adventure é mais que emoção! ” E assim com a votação dos clubes presentes fomos escolhidos como o clube vencedor do evento Desbravador em Louvor.
_ Foi Durante o Congresso de 2016 que DEZESSEIS de nossos desbravadores foram investidos em classes! Destes, SETE MANTIVERAM suas insígnias de EXCELÊNCIA, e outros QUATRO RECEBERAM, pela primeira vez, esta que é a MAIOR Honraria que um desbravador pode receber dentro de nossa Organização!

Interlúdio (2016-2017)
__ Ao longo do ano, especialmente em nosso primeiro semestre fomos agraciados com a adesão de novos desbravadores. E o número de evasão diminuiu, de cinco desbravadores no final de 2015, para apenas 2 desbravadores em 2016.
__ Devido a uma série de compromissos e situações diversas membros da diretoria em 2016 tiveram que nos deixar: Kiyoshi (que atuou como Dir Associado e instrutor), Heloisa (que atuou como tesoureira e instrutora), Blenda (que atuou como Secretária, Conselheira e Instrutora), Anderson (que novamente ingressou no clube como Dir Associado), Angélica (que atuou como Conselheira, instrutora e posteriormente após a saída da Blenda como secretária), Cleison (que atuou como instrutor), Leonardo (que atuou como conselheiro e instrutor). A todos vocês o nosso muitíssimo OBRIGADO, por cada momento que passaram conosco. Sabemos que em ocasiões especiais ainda poderemos contar com o auxílio de TODOS!
__. Por meio de nosso programa de formação de líderes fomos agraciados com adolescentes responsáveis que estarão atuando junto à diretoria suprindo nossas preciosas baixas para que o clube continue seguindo em sempre avante em seu processo de aprimoramento e estruturação.
__. Estamos decididos a nos envolvermos mais nas atividades da IASD em 2017, como retomar antigos procedimentos de 2015, os quais foram muito benéficos para nossa geração de veteranos (desbravadores que entraram no primeiro semestre de 2015). A formação espiritual será um de nossos principais enfoques para este ano, e novamente cremos que PGD seremos bem-sucedidos neste precioso empreendimento.

2017

_ MAIOR Evento: Campori Da União Central Brasileira!!!!

_ Unidades em 2018:
O clube teve seis unidades destas, CINCO foram finalistas no Inter Unidades de Santo André: Radicais, Adrenalina, Superação, Conquistadoras e Destemidos!
A Unidade Destemidos em 2017 passa a ser a Unidade dos mais novos (10 anos).
_ Principal Evento: INTER UNIDADES 2ª Região
* Clube de maior Adesão ao Evento
* Clube com maior número de Finalistas no Evento
* Segunda e Terceira melhor Unidades "Rankiadas"
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheiro (Christian Anselmo Borges)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitão (Allan Claudino Sales)
_ Também participamos de todos os eventos de nossa região voltados para o público de 10 a 15 anos: Encontro de Ordem Unida, Desbravador em Louvor, Quem Sabe Prova, Curso de Conselheiros, Capitães e Secretários, Desfile de SBC.
_ Desfilamos em SBC, Ipiranga (onde passamos o dia em Família todos juntos com direito a piquenique), e no ANHEMBI!!!! Com destaque para o pelotão de Código Semafórico!


2018
_ MAIOR Evento: Campori Inter Associação (APSe- AP)
* Vencedor do Troféu Portal mais Bonito do Campori APSe (Estética)
* Vencedor do Troféu Portal mais Curtido do Campori APSe (+ Likes)

_ Principal Evento: INTER UNIDADES 2ª Região
* Clube de maior Adesão ao Evento
* Clube com maior número de Finalistas no Evento
* Unidadde campeã (Bravos)
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheiro (Christian Anselmo Borges)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitão (Lucas Oliveira)
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheira (Mariana Ferretti Costa)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitã (Leticia Straciere)

_ Principal Conquista/Título: Vencedor da Seletiva Regional de Ordem Unida!!!

Interlúdio 2018/2019
_ Em 2018 não tivemos classe de Guia, o maior contingente proveniente ainda da primeira geração estava na classe de Excursionista, com eles realizamos eventos locais como a Caminhada para Salesópolis, e o Acampamento Primitivo no Clube Avaí no Jd. Tupã em São Bernardo do Campo.
_ Em todos os anos o clube realizou acampamentos/treinamento para a conclusão de requisitos de classe, tanto em 2017 quanto em 2018 isso se deu no Avaí.
_ O Primitivo tornou-se uma de nossas grandes MARCAS, evento este que teve as seguintes versões em 2016 (Avaí:_Diretoria, e desbravadores (excursionista e guia): Lucca, Mariana Ferretti e Gabriel Araújo Excursionista; e Christian Anselmo em Guia), 2017 (Salesópolis: Diretoria, e desbravadores (apenas guia): Lucca, Mariana Ferretti e Gabriel Araújo em Guia), 2018 (Avaí: Diretoria, e desbravadores (apenas excursionista): Julia, Camila, Leônidas, Tainá, Arthur, Alicia, Enzo Renan, Gustavo Evangelista e Victoria Drigo).

2019
O Ano começou a 200 km/h!!!

PRIMEIRO CAMPORI DE NÍVEL INTERNACIONAL da HISTÓRIA do CLUBE!
V Campori D.S.A. _ A Melhor Aventura!!!
* Atingimos o PADRÃO OURO!
* Investidura em Líder do Murillo, 23 anos (ex Cellula Mater, adesão em 2017 ao Adventure), e do Luis, 18 anos (ex Guardiões da Mensagem, adesão 2016 ao Adventure)
* Dayane Diniz (então secretária do Brilho), como nossa secretária.
* Camila Bonifácio (então diretora do Brilho), como adjunta da Superação)
* Danúbia e Herivelto (pais do Christian) fizeram o diferencial na compra dos alimentos para o Campori
* Nosso cozinheiro voltou a ser o Tio Fran (kosmos-2015, Mauá-2016)

PRIMEIRO SEMESTRE
Além deste evento incrível, tivemos as seguintes novidades!!!

_ ADESÃO de NOVOS membros!
* Jonatas Pessoa (Dir. Associado) e da Natalia Nascimento Pessoa (Secretária), além deles a Blenda passou a exercer a função de Dir. Associada.
* Larrissa (filha do Adson, então tesoureiro do CASBC) e Sidney (então professor de religião do CASBC e líder investido), iniciaram o ano conosco mas não puderam permancer conosco.
* Camila Bonifácio, então diretora do clube de desbravadores Brilho do Sol, muda-se para uma região próxima ao CASBC e se transfere para o Adventure.

__ NOVIDADES!!!!
* Formalizamos a Direção Executiva (Diretor, Diretores Associados, Secretária, Tesouraria e Líderes Investidos)
* Criamos o grupo do Conselho Adventure (composto exclusivamente de membros da diretoria executiva)

__ DIRETORIA!
* Diretor: Jobson (desde de a fundação)
* Associados: Jonatas (desde de janeiro de 2019); Edson (desde de janeiro de 2016), Blenda (desde de a fundação com uma breve ausência entre 2016/2017)
* Secretária: Natalia Nascimento (desde de janeiro de 2019)_ Anteriores: Blenda-2015/2016, Angelica-2016, Mariana-2017/2018
* Tesoureiro: Jobson
* Capelão: Marcos Pedra (membro desde de 2017_mas pai de desbravador desde a fundação)
* Conselheiros: Blenda-Adrenalina, Jonatas-Radicais, Mataus-Destemidos (membro desde de 2016), Murillo-Bravos (membro desde 2017), Jennifer-Conquistadoras (membro desde 2016), Mariana-Superação (membro desde de janeiro de 2016) e Heinz-Guerreiros (membro desde de 2016).
* Adjuntos: Icaro-Guerreiros (membro desde de 2016), Larissa-Superação (membro de Fev/Mar de 2019), Camila-Superação (membro desde abril de 2019), Christian-Destemidos (membro desde o segundo semestre de 2015), Taiany-Adrenalina (mesmbro desde de 2016), Luis-Radicais (extra oficialmente)
* Instrutores: Amigo_Larissa, Sidney, Luis, Blenda (em momentos alternados); Companheiro_Jennifer, Mataus e Icaro; Pesquisador_Marcos Pedra e Christian Borges; Pioneiro_Heinz e James; Excursionista_Jonatas, Mariana; Guia_Murillo e Luis.

__ EVENTOS do CLUBE!
* QUARTO ANIVERSÁRIO DO CLUBE!! (RECORDE HISTÓRICO de PARTICIPAÇÃO dos demais CLUBES!)

* IV FEIRA GASTRONÔMICA (com RECORDE HISTÓRICO de ARRECADAÇÃO)!

* CAMINHADA INTEGRADA SALESÓPOLIS (Adventure/Herdeiros)_ PRIMEIRA Caminhada com pernoite do Adventure com a presença de outro clube da Região.
_Participaram da Caminhada:
* Diretoria: Jobson, Jonatas, Blenda, Camila, Mataus, Jennifer, Christian Borges, Murillo, Icaro.
* Desbravadores Excursionista: Enzo Pizi, Giovanni Constancio, Leticia Straciere,
* Desbravadores Guia: Enzo Renan, Arthur Sales, Julia Rodrigues, Camila Rodrigues, Alicia Teles, Munir, Gustavo Evangelista

* CAMINHADA Polo Ecoturistico Caminhos do Mar: (versões anteriores: 2015, 2017 e 2018)
_ Participaram da Caminhada:
* Diretoria: Jobson, Icaro e Camila
* Desbravadores: Giovanni, Otavio, Guilherme (Destemidos 2019), Mateus, Tiago Camargo,

* IV PRIMITIVO ADVENTURE! (versões anteriores: 2016: Avaí/Tupã; 2017: Salesópolis; 2018: Avaí)
_ Participaram do Acampamento:
* Diretoria Excursionista: Camila, Jennifer e Jobson
* Diretoria Guia: Murillo, Luis e Blenda
* Desbravadores Excursionista: Isabela Rosa, Isabela Topan, Igor Araújo, Enzo Pizi, Giovanni Constancio, Leticia Straciere
* Desbravadores Guia: Arthur Sales, Enzo Renan, José Felício, Gustavo Evangelista, Alicia Teles, Julia Rodrigues e Camila Rodrigues.
* Convidados ESPECIAIS: Ivan-Calebe (Líder Master)_ Auxiliou no Corte de Bambu, no Transporte dos mais de 200 metros de corda, e a desenrolar tudo isso quando embolou, pernoitou conosco e foi embora no segundo dia.
Alzemar(Dema)-Distrital (então Líder)_ Foi peça decisiva no extremo oposto da Falsa Baiana construída sobre a Represa.
_ SOBRE o EVENTO!
* Foi a mais EXTRAORDINÁRIA de TODAS as VERSÕES!!!!
* Construímos uma Falsa Baiana que transpôs a Represa
_A Origem da Ideia: em 2018 quando lá tivemos nossa Caminhada com pernoite, após um incidente com o Lucca de Rossi (então Cons. Adjunto da Bravos e Instrutor do Pelotão de Semafórico), realizamos um resgate unindo as cordas e transpondo a represa, e daí o pensamento de fazer um acampamento na então ilha que se isolou do continente.
* Pela PRIMEIRA vez Excursionista e Guia acamparam em locais com diferentes níveis de dificuldade.
* Murillo liderou o grupo de Guia, e Camila liderou o grupo de Excursionista
* Pela primeira vez tivemos um FOGO do CONSELHO em um Primitivo!!!
* Foi o início da Roda de conversa na fogueira com a classe de excursionista onde músicas antigas e brincadeiras foram realizadas.
* Pela primeira vez uma Classe de Guia Adventure dormiu no relento ao redor da fogueira.
* TODOS os desbravadores de Guia Atravessaram a Represa fazendo o uso de colete salva-vida e cabo guia.
* GUIA Dormiu em TRÊS lugares diferentes (Noite 1_Abrigo antes da travessia, Noite 2_Abrigo pós travessia, Noite 3_ao redor da Fogueira pós travessia)


__ EVENTOS da REGIÃO!
* Curso de Capitães, Conselheiros e Secretários (Faculdade de Direito de SBC)
_ Participaram:
* Como Capitães/Secretários:
* Desbravadores como Conselheiros:
* Como Conselheiros:
* Como Instrutores: Luis, Murillo e Jobson
E chamados pelo então regional Breda a participarmos com nossos dois pelotões (evolução e semafórico)

* Encontro de Ordem Unida (Chácara Silvestre)
_ Participaram:
* Como líder do Pelotão: Murillo
* Desbravadores:
* Diretoria:
* Pelotão de Elite:
* FOMOS CAMPEÕES do TORNEIO!!!!

FÉRIAS e MUDANÇAS!!!

_ Oficialização das Férias: no início do Ano oficializamos o mês de julho como as férias oficiais do clube. Jobson se ausentou por completo neste período

_ II CALEBE de LENÇO da APSe: surgiu da parte do Murillo a iniciativa de envolver o clube na participação deste evento, o qual realizou com sucesso e apoio dos demais membros da diretoria, com destaque para Camila (então adjunta da Superação).

_ NOVO REGIONAL: em julho deste ano acorreu a nomeação do Jobson como novo Regional de São Bernardo do Campo, no lugar de Angelo Breda Filho que passou a assumir a função de Coordenador Regional.

_ NOVO DIRETOR: Murillo Eduardo Silva Fabri de Jesus tornou-se o SEGUNDO DIRETOR da HISTÓRIA DO CLUBE!

_ NOVA DIRETORA ASS.: após a nomeação da Blenda como Secretária Regional de SBC, Camila Bonifácio tornou-se a QUARTA Diretora Associada da História do Clube (Ludimila-2015/2016; Danubia-2017; Blenda-1º Sem.e de 2019).

_ I CAMPORI de LÍDERES da APSe! (Planeta Natureza)
Evento Inesquecível, dividido em três níveis
* Nível Aprendiz: Não tivemos participantes
* Nível Explorador: Jennifer, Camila e Ícaro
* Nível Campestre: Murillo e Luis

SEGUNDO SEMESTRE!!!!!
Jobson e Blenda mesmo atuando na Região auxiliam administrativamente na atualização de registros. A Blenda se propôs a permanecer na função de conselheira até o término do ano.

Sob a liderança do Murillo o clube passa por suas primeiras reformulações!!

_ CLASSES:
* Amigo: Nathalia Anjos; Companheiro: Mathaus e Jennifer; Pesquisador: Christian e Marcos; Pioneiro: Heinz; Excursionista: Camila e Mariana, Guia: Murillo.

__ UNIDADES:
* Adrenalina (10 a 12 anos): Conselheira_Blenda, Adjunta_Lara, Capitã_Hadassa, Secretária_Victória Stephane
* Superação (12 e 13 anos): Conselheira Mariana, Adjunta_Camila, Capitã_Isabela Topan, Secretária_Alexia Tieko.
* Conquistadoras (14 e 15 anos): Conselheira_Jennifer, Capitã_Alícia Teles, Secretária_Camila Rodrigues
* Radicais (10 a 12 anos): Conselheiro_ Mataus
* Destemidos (12 e 13 anos): Conselheiro_Christian, Adjunto_Icaro, Capitão_Luís Lombardi, Secretário: Pedro Godim
* Guerreiros (13 e 14 anos): Conselheiro_Heinz
* Bravos (14 e 15 anos): Conselheiro_Jonatas, Capitão_Igor, Secretário_Enzo Renan.

_ DESFILE DO IPIRANGA (22/09/19): Pelotão de Semafórico
_ I OLIMPORI da APSe (03/11/19)
_ II ACAMPAMENTO ADVENTURE - RUMO A CANAÃ (14-17/11/19): Realizado novamente no sítio kosmos, o nosso segundo acampamento contou com mais de 80 participantes, além de 20 membros nas equipes de apoio.
_ CONGRESSO REGIONAL 2019 e Final do QSP (08/12/19):
* Campeão Geral do Evento (4 ouros, 2 pratas)
* 2° título
* Desbravadores destaque por classe:
** Amigo: Hadassa Machado - Ouro
** Pioneiro: Sarah Lima - Ouro
** Guia: Alícia - Ouro; José Fellício - Prata
** Líder: Murillo Eduardo - Ouro; Ícaro Almeida - Prata

FÉRIAS

2019/2020:

2020: Pandemia
O ano se iniciou promissor, com muitos planos que acabram senod interrompidos devido a pandemia. O clube passou do presencial pro on-line e manter o ritmo foi o maior desafio enfrentado, foi necessário reinventar o clube, buscar alternativas para a realização das atividades. Mesmo on-line mantivemos o PG do clube.

DIRETORIA:

EVENTOS:
_MEGA LÍDER (03/03/20): Realizado presencial no colégio adventista de Daidema, estiveram presentes Fabiane Machado, Angélica Claudino, Sabrina Straciere, Marianna Ferretti, Luís Ferretti, Giovanni Constâncio, Murillo Eduardo, Camila Bonifácio.
_DESBRAVAHUNTERS: Evento on-line promovido pela APSe para desenvolvimento de especialidades
_CALEBE DE LENÇO (Julho/20)
_DRIVE THRU DO ABRAÇO (08/08/20): Evento presencial realizado em frente ao colégio realizado na ocasião do retorno do clube para o segundo semestre.
_DMD e Batismo da primavera: Realizados presencialmente na IASD Central de SBC em parceria com o clube Herdeiros do Reino, transmitido on-line. Batizandos: Daniel Vieira, Anna Beatriz Sena
_PERNOITE DA DIRETORIA (21-22/11/20): Caminhada com pernoite realizada no pós balsa em SBC até a chácara do carlinhos. Presentes: Enzo renan, Ícaro Almeida, Elisa, Sabrina Straciere, Letícia Straciere, Nathalia dos Anjos, Camila Bonifácio, Caio Henrique, Mariana Ferretti, Luís Ferretti, Murillo Eduardo.

2021: Ano de retomada
Até a metade do ano o clube continuou funcionando de forma on-line, retornando ao presencial no segundo semestre. Comparando com a formação anterior a pandemia houve uma mudança de quase metade dos membros. Muitas coisas tinham mudado, mas pela graça de Deus nos mantivemos ativos e alcançamos o objetivo de manter as atividades, investir os desbravadores e partivipar de todos os compromissos da região e associação.
Voltamos ao presencial no dia 12 de junho de 2021.

DIRETORIA:

EVENTOS:
_ACAMPAMENTO DE ASPIRANTES A LÍDER (28-30/05/21): Evento realizado em salesópolis pela região com o objetivo de proporcionar atividades presenciais para os aspirantes a líder cumprirem os requisitos práticos do cartão de classes agrupadas. Participantes do clube: Sabrina Straciere, Angélica Claudino, Fabianne Machado (aspirantes). Murillo Eduardo, Nathalia dos Anjos (apoio)
_CALEBE DE LENÇO (Julho)
_ADMISSÃO E INVESTIDURA (03/07/22): Realizamos a admissão de lenço dos novos membros de 2021, entrega de especialidades e pela primeira vez na história do clube um investidura de líder realizada em um evento local. Líder investida: Thamires Firmino.
_I Curso de líderes Master e Master Avançado da APSe (27-29/08/21): Realizado em Várzea paulista - SP. Participantes: Nathalia dos Anjos e Murillo Eduardo (apoio).
_DMD e Sessão solene (18/09/21)
_Batismo da primavera (25/09/21): Realizado na IASD Central de SBC. Batizandos: Enzo pizzi,
_I Campori online da UCB (22-24/10/21): A união promoveu o seu primeiro campori on-line e foi permitido que os clubes se reunissem para acompanhar as atividade. Realizamos um acampamento presencial na chávara do carlinhos em SBC com 51 membros presentes, todos realizaram teste de covid-19 tipo PCR na saída para o evento.
_V ADVENTURE PRIMTIVO (19-21/11/21): Realizado em Salesópolis - SP, com as classes de Guia e Excursionista. Foi o retorno do acampamento mais tradicional do clube após dois anos da realização da última edição.
*Participantes:
**Guia: Enzo Pizzi, Christian constâncio
**Excursionista: Amanda de larosa, Bruno Carlini, Sarah Lima, Allan Claudino, Gabriel grilanda, Guilherme santos, Júlio veronezzi
**Organização: Murillo Eduardo, Caila Bonifácio, Shirlei Santos, Ícaro Almeida, Mariana Ferretti, Caio Henrique, Nelson
**Convidados: Edson (índio), Barbara
_ENCONTRO DE ORDEM UNIDA (28/11/21): Realizado na Chácara silvestre. 30 participantes
*Padrão: Ouro (94% dos pontos)
*Campeão do evento (5º título)
_CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS DA APSe (05/12/21): Realizado na IASD Central de Santo André - SP
*Campeão do ranking 2021
*Participantes: Murillo Eduardo, Nathalia dos Anjos, Giovanni Constâncio, Mariana Ferretti, Caio Henrique, Camila Bonifácio.
_CONGRESSO REGIONAL E FINAL QSP (10/12/21): Realizado na IASD Central de SBC. Foi realizada a investidura de agrupadas e líderes no evento, onde tivemos 6 membros do clube investidos.
*Agrupadas: Fabianne Machado, Sabrina Straciere, Angélica Claudino.
*Líder: Shirlei Santos, Nelson da Silva.
*Líder Master: Nathalia dos Anjos (1ª da história do clube)
*QSP: Padrão Ouro!
_ENCERRAMENTO ADVENTURE (11/12/21)

2022: Um ano de expansão
Foi realizada uma campanha de divulgação do clube que obteve muito sucesso, subindo o número de membros para acima de 100 membros pela primeira vez! Chegamos a 106 membros em Junho. Isso se refletiu no campori da associação, onde o Adventure foi o clube de maior número de inscritos, com 88 presentes, consequentemente sendo a nossa maior participação em um campori.
_BANDA: Iniciamos a nossa banda marcial!
*Formação Inicial: 4 Trompetes, 2 Trombones, 2 Pratos, 4 Caixas, 4 Surdos e 4 Bumbos.
*Instrutor: Yuri Pacheco
*Instrutores auxiliares: Enzo Renan, Chrsitian Borges

EVENTOS:
_I ACAMPAMENTO DA DIRETORIA (25-28/02/22): Realizado na Chácara Rodrigues, no parque andreense, santo andré - sp. Foi o primeiro evento desse tipo especificamente para a diretoria. Os membros foram dividos em unidades, receberam instruções sobre cargos e atividades práticas e realizaram provas e recreações.
_MEGA LÍDER(23/04, 16/07, 21-23/10): Pela primeira vez o evento foi dividido em 3 partes, e a única membro do clube a estar presente em todas e concluir a escola de lideranaça foi a Fabiane Machado.
_II CAMPORI APSE - SOBREVIVENTES (16-19/06/22): Realizado em Itapipava-SP, no CATRE, o segundo campori da apse foi marcante para o clube. Foi o retorno dos camporis presenciais após a pandemia e os desbravadores se mostraram muito empolgados. Pela segunda vez em nossa história recebemos um troféu de portal destaque do evento!
*Padrão: OURO PLUS
*Destaque: MELHOR PORTAL
_ENCONTRO MUSICAL (07/08/2022): A estréia oficial da nossa banda! Nos apresentamos pela primeira vez no parque salvador arena em são bernardo, em um evento realizado pela prefeitura da cidade. Foi um sucesso!
_DESFILE 7 DE SETEMBRO: Após 3 anos sem desfilar no dia da independência, participamos do desfile realizado em são paulo pela 2ª região da AP com o nosso pelotão de semafórico.
_VI ADVENTURE PRIMITIVO (7-9/10/22): Salesópolis - SP _ACAMPADENTRO (7-9/10/22): CASBC
_CONGRESSO REGIONAL 2022 E QSP: Realizado na IASD Central de SBC
* Campeão Geral do Evento (4 ouros)
* 3° título
* Desbravadores destaque por classe:
** Amigo: Samuel Dias
** Companheiro: Daniel Vieira
** Pioneiro: Hadassa Machado
** Guia: Amanda Collazos
_CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS APSe ( ): Participantes Murillo Eduardo, Enzo Pizzi, Gabriela Aquino, Camila Bonifácio, Mariana Ferretti.
_ENCONTRO DE ORDEM UNIDA (20/11/22): Realizado da Fábrica de cultura de SBC.
*Padrão: Ouro Plus
*Campeão do Evento (6º título)
_INVESTIDURA E ENCERRAMENTO (03/12/22): 50 desbravadores investidos!
Primeiro Líder do clube:
* Jobson de Souza Gonçalves
Primeiro Diretor do Clube Votado em Comissão:
* Jobson de Souza Gonçalves (15/11/2014 a 10/08/2019)
Primeiro Líder Master Avançado do clube:
* Cleison Moura de Oliveira
Primeiros Líderes Investidos Atuando pelo clube:
* Luis Carlos Ferretti Costa e Murillo Eduardo Fabri de Jesus
Primeira Secretária do clube:
* Blenda Carolina Dias
Primeira Diretora Associada:
*Ludimilla Araujo Duarte
Primeira juvenil a comparecer na primeira reunião da história do clube:
* Alicia Teles
Primeiros Desbravadores a alcançarem a Insígnia de Excelência pelo clube:
* Alicia Teles, Camila Rodrigues, Julia Rodrigues, Arthur Sales, Enzo Renan, Enzo Pizi, Gabriel Lhamas Teixeira.
Primeiro Desbravador a desenvolver uma especialidade por iniciativa própria:
*Gabriel Lhamas Teixeira (Especialidade de Paper Craft)
Primeiro Acampamento do clube:
* Desbravando Nossa História (Outubro de 2015)
Primeira especialidade desenvolvida pelo clube:
* Felinos (I Semestre/2015)
Primeira caminhada do clube:
* Polo Ecoturístico Caminhos do Mar (I Semestre/2015)
Primeiro evento regional do clube:
* Curso de Capitães e Conselheiros (2015 na Faculdade de Direito de SBC)
Primeiras Unidades do Clube:
* Radicais (única unidade masculina em 2015), Superação e Adrenalina (unidades femininas em 2015).
Primeiros Capitães das Unidades do Clube:
* Enzo Renan Saraca (Radicais 2015), Alicia Teles (Superação 2015), Elisa Aisha (Adrenalina 2015), Enzo Pizzi (Guerreiros 2016), Christian Anselmo Borges (Destemidos 2016), Mariana (Conquistadoras 2016).
Primeiros Conselheiros de Unidade:
* Leonardo Rabello (Radicais 2015), Blenda Dias (Superação), Patrizia (Adrenalina), Heinz P. I. B. Angulo (Guerreiros 2016), Ícaro Almeida(Destemidos 2016), Blenda Dias (Conquistadoras 2016), Murillo Eduardo (Bravos).
Primeiro evento Inter-Regional:
* Encontro de Ordem Unida (2015)
Primeiro evento como clube convidado em outra Região:
* Desbravando em Louvor (IASD Central de Mauá-2015)
Primeiro Desbravador a tornar-se membro da diretoria:
* Christian Anselmo Borges (2016 para 2017)
Primeiro Desbravador a ser investido na classe de Guia:
* Christian Anselmo Borges (2016)
Primeiros Desbravadores a serem investidos na classe de Excursionista:
* Lucca de Rossi e Gabriel Araújo (2016)
Primeiros Membros a ganharem uma final do QSP:
* Lucca de Rossi, Guilherme Alves, Alicia Teles e Ícaro Almeida.(2016)
Única Desbravadora a ganhar SEIS campeonatos seguidos de QSP:
* Alícia Teles (SBC-2015, SBC-2016, SBC-2017, S.A.-2017, SBC-2018, SBC-2019)
Única Desbravadora a ganhar DOIS QSP na MESMA CATEGORIA, no MESMO ANO!
* Alícia Teles (SBC e S.A. 2017)
Primeiros troféus de vitórias em campeonatos:
* Quem Sabe Prova (QSP) e Desbravador em Louvor. (ambos 2016)
Primeiro CAMPORI do Clube:
* Campori Inter-Regional CONQUISTA REAL, Estancia Santa Luzia, MAUÁ (2016)
Primeiros Coordenadores de Classe:
* Amigo (Patrizia Mastrodonato em 2016), Companheiro (Blenda Dias em 2016), Pesquisador (Pr. Marcelo Kislistsyn em 2016), Pioneiro (Patrizia Mastrodonato em 2017), Excursionista (Angélica Miranda em 2016) e Guia (Anderson Pereira em 2016).
Primeiros desbravadores a desenvolverem TODAS AS CLASSES REGULARES (Amigo a Guia), pelo clube Adventure:
* Gabriel Lhamas, Arthur Sales e Alícia Teles. (Fevereiro/2015 a Agosto/2019)
Primeiro Líder Máster do Clube:
*Nathalia dos Anjos Correa


___ FUNÇÕES do EXECUTIVO___

* Diretores:
_ Jobson de Souza Gonçalves (Nov/2014 a Ago/2019)
_ Murillo Eduardo Silva Fabri de Jesus (Ago/2019 até a presente data)

* Asociados:
_ Anderson Pereira (Nov/2014 a Fev/2015)
_ Ludimila Araújo (Nov/2014 a Jul/2016)
_ Edson de Araujo Lima (Jan/2016 até Dez/2021)
_ Everton Kiyoshi Kanai Nogueira (Jan/2016 a Fev/2017)
_ Danubia Thiene Anselmo Borges (Jan/2017 a Dez/2017)
_ Jonatas Pessoa (Jan/2019 até a presente data)
_ Blenda Carolina Dias (Jan/2018 a Ago/2019)
_ Camila Bonifácio dos Santos (Ago/2019 até Dez/2020), (Jan/2023 até a presente data)
_ Mariana Ferretti (Jan/2021 a Dez/2022)
_ Caio Henrique (Jan/2021 até a presente data)

* Tesoureiros:
_ Jobson de Souza Gonçalves (Nov/2014 a Dez/2015 _ Fev/2017 a Mar/2019)
_ Heloisa Cristina de Sousa Nogueira (Jan/2016 a Fev/2017)
_ Sabrina Straciere (Abr/2019 até a presente data)

*Secretárias:
_ Blenda Carolina Dias (Nov/2014 a 1ºSem_2016)
_ Angelica Miranda da Silva (2ºSem_2016)
_ Mariana Ferretti Costa (Fev/2017 a Dez/2018)
_ Dayane Diniz (DSA de 2019)
_ Natalia Nascimento Pessoa (Pós DSA de 2019 até Jul/19)
_ Camila Bonifácio dos Santos (Jul/19 até a presente data)

Líderes Investidos:
01_ Jobson de Souza Gonçalves (Nov/2014 a Ago/2019), (Dez/2022 até a presente data)
02_ Anderson Pereira da Silva (Nov/2014 a Fev/2015), (Jan/2016 a Jun/2016)
03_ Edson de Araújo Lima (Jan/2016 até Jun/2022)
04_ Cleison Moura de Oliveira (Jan/2015 a Abr/2015)
05_ Pastor Marcelo Kislystsen (Jan/2016 a Dez/2016)
06_ Everton Kiyoshi Kanai Nogueira (Jan/2016 a fev/2017)
07_ Heloisa Cristina Bulani Nogueira (Jan/2016 a fev/2017)
08_ Pastor Renato (Jan/2017 a Dez/2017)
09_ Pastor Alessandro Giacominni (Jan/2018 a Out/2018)
10_ Jonatas Pessoa (Jan/2019 até Jul/2019)
11_ Sidney Magalhães (Jan/2019 a Fev/2019)
12_ Murillo Eduardo de Jesus Fabri (Jan/2019 até a presente data)
13_ Luís Carlos Ferretti Costa (Jan/2019 até Dez/2022)
14_ Nathalia dos Anjos Correa (Jan/2019 até a presente data)
15_ Thamires Firmino (Jul/2021 a Abr/2022)
16_ Shirlei Carvalho Pereira dos Santos (Dez/2021 até a presente data)
17_ Nelson da Silva Santos (Dez/2021 até a presente data)
18_ Mariana Ferretti Costa (Jun/2022 até Dez/2022)
19_ Camila Bonifácio dos Santos (Jun/2022 até a presente data)

Pre-registration open

You must have the Club registration key (a 5-digit password) to start pre-registering as a member of this Club. If you don't have the key, contact the Club directly

Contact e-mail: desbravadores.casbc@gmail.com

Contact phone: (11)99145-5572


Fill in the details to start

Remember that the member must be of full age by the 30/06th of the year in which he/she will participate


(Code provided by the Club to validate)


(Member who will participate in the Club)


(Member who will participate in the Club)