Club Pathfinders Adventure
Associação Paulista Sudeste

Data shown here is the responsibility of Club director Adventure
Adventure

Adventure

Pathfinders

  • Members 40
  • Leadership 20
  • Total 60

Club information

Foundation

28/02/2015 (4 YEARS)


Region

DBV - REGIÃO 1 - SBC


Address

RUA 2 DE OUTUBRO, 33 - NOVA PETRÓPOLIS
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO
09780-120


Main meeting

SATURDAY
15:00:00


Classification

PREFÁCIO

Seria ousadia de nossa parte, ou mesmo presunção, afirmarmos que fomos responsáveis pelo início da história de um clube de desbravadores, afinal... a história antecede a nossa existência, somos muito mais personagens que autores, atores ora coadjuvantes, ora nem sequer mencionados pelo nome, mas a memória, e as lembranças tão nossas, nos dão a certeza de que cada um de nós FEZ PARTE, e que por isso ADVENTURE É PARTE de cada um de nós!

PLANEJAMENTO INICIAL

Em continuidade ao trabalho da professora Ednilza e sua equipe, com os Aventureiros em 2014; foi desenvolvido um projeto de progressão continuada para Desbravadores.
A comissão do então Grupo Adventista do Sétimo Dia do Jardim Nova Petrópolis por meio do voto número 2014-38 de 15 de novembro de 2014 nomeou o professor Jobson de Souza Gonçalves (33 anos), como diretor deste ousado projeto; ele teria como associados os irmãos Anderson Pereira da Silva (26 anos) o qual integraria o CPD da nova Associação (APSe) e a irmã Ludmilla Araujo Duarte (33 anos), também professora no Colégio Adventista de São Bernardo do Campo (CASBC).

Para fortalecer ainda mais a direção do clube a irmã Blenda Carolina Dias (21 anos), pertencente ao setor administrativo do Colégio Adventista de São Caetano do Sul (CASCS), foi convidada, e prontamente aceitou fazer parte do clube atuando nas funções de secretária e conselheira.

Além destes houve ainda um jovem por nome Leandro que chegou a participar das reuniões de planejamento, bem como o Pr. Wilson então capelão do CASBC.

As Reuniões tinham dois focos principais, o planejamento fundamentado no ensino da Classe Amigo e o orçamento financeiro anual.

O Planejamento exclusivo da Classe de Amigo se deu pelo fato de que a proposta ao princípio era prosseguir na formação continuada de uma estrutura para clube. Ou seja, a cada ano teríamos o acréscimo de uma classe, e ao final de seis anos teríamos um clube totalmente estruturado, com o desenvolvimento pleno das seis classes, e com uma diretoria capaz de administrar, instruir e desenvolve um clube com um contingente com mais de 120 membros de 10 a 15 anos.

O Orçamento anual focou-se em defini, com base nas saídas e requisitos do cartão o gasto total dos pais ao longo do ano. Chegamos assim a uma mensalidade de R$ 50,00 por desbravador, a qual foi capaz de suprir todas as despesas do clube e dos desbravadores ao longo do ano de 2015.

A primeira Reunião de planejamento ocorreu no dia 17 de janeiro de 2015, seguida a esta ocorreu outro na qual fechamos o planejamento e o orçamento.

Os passos seguintes foram às reuniões de pais. A primeira reunião de pais ocorreu ainda em dezembro de 2014, momento no qual o futuro diretor conversou com os pais dos alunos interessados sobre a estrutura do clube de desbravadores bem como sua experiência e a de seus associados e secretaria não apenas em atividades com o clube, mas em lidar com juvenis de 10 e 11 anos. Ao final das reuniões de planejamento com a diretoria do clube, realizamos com os pais uma reunião em 07 de fevereiro de 2015 onde entregamos os planejamentos (instrucional e financeiro).

MARKETIG INICIAL

Tanto a reunião de pais em dezembro como duas capelas especiais ambas igualmente realizadas em 2014 (uma pelo Pr. Ceribeli, então departamental dos desbravadores de nossa Associação, a Paulistana (AP), outra com a participação do Alzemar, líder muito relevante na história de nosso clube), já estávamos realizando um Marketing, fortemente apoiado e potencializado pela professora Ednilza, sem qual nosso começo não teria ocorrido da forma tão natural como aconteceu. Mas a “tacada” mais forte, o “golpe” mais certeiro, foi o de iniciarmos nossas atividades do ano em um Culto Jovem bem como convidarmos para este momento clubes já estruturados com os quais tínhamos afinidade. O comparecimento e atuação tão voluntária destes clubes foram de suma importância para a concretização da “venda” da ideia que foi imediatamente aceita por parte dos pais e juvenis presentes!
Além da Presença do Fábio diretor do clube de desbravadores Ômega, da IASD Central de Santo André, contamos com a apresentação do pelotão de nós do clube Amigos de Cristo, IASD de Serraria-Diadema, os quais sob liderança do Líder Master Avançado Josias Araújo, fizeram nós com os olhos vendados!
Na ocasião, fomos igualmente prestigiados com a presença do irmão Ângelo Breda Filho, então regional das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema.

PRIMEIRA REUNIÃO

DATA: 28 de fevereiro de 2015
LOCAL: Colégio Adventista de São Bernardo do Campo
Horário: 16h às 18h
Diretoria: Jobson, Ludimilla, Blenda e Leonardo
Juvenis Presentes: Alicia R. Teles, Arthur Sales, Beatriz Entz, Deborah C. Xavier, Elisa Santos, Enzo Saraca, Gabriel L. Teixeira, Giovanni Constâncio, Heloisa Rodrigues, Hitalo Ilque, Isabela Topan, Leônidas Araujo, Luiza Vicentainer, Mariana Capeli, Rhanna Silva, Sophia Mendes, Tiago Bonini e Vinicius Agra.

Programa da Reunião
_ Recepção dos Desbravadores Apresentação de Vídeo Institucional
_ Meditação sobre o Livro Histórias de Minha Avó (Clube do Livro 2015)
_ Instituição da Roda de Nós
_ Dinâmica (Sociabilizar) _ Requisito de Desenvolvendo Amizade
_ Recreação e Dinâmicas de Grupo (Interação)
_ Apresentação, Montagem e Desmontagem da barraca 2’’ Second.
_ Entrega da Folha de Ideais
* O Sr. Sergio (pai do Gabriel Lhamas) tornou-se membro honorário do clube.

2015
Foi o ano da nossa Gênese!
Éramos então 4 membros Diretoria (Jobson_então regional de Santo André e SCS, Ludmila (outrora pertencente aos Aventureiros do CASBC), Blenda (outrora Herdeiros) e Leonardo Rabelo (também da Central), os demais não puderam permanecer conosco devido a outros compromissos.
Mas logo fomos agraciados com a chegada da jovem, e ainda adolescente Patrizia Mastrodonato (outrora pertencente ao clube Ômega_ Central de Santo André e um dos nossos grandes apoiadores na pessoa de seu diretor o irmão Fábio).

Eventos 2015
* Participamos como clube de nosso primeiro curso de capitães e conselheiros com os desbravadores: Gabriel Lhamas, Enzo Renan, Alicia Teles e Elisa Aisha!
* Tivemos nossa Primeira Grande Admissão (3 meses após o início das Reuniões)
__ Na ocasião 15 aspirantes proclamaram os ideais, explicaram os significados de nossos símbolos e cores; e receberam seus lenços!
__ Aos remanescentes grupo chamamos de veteranos, pois fizeram parte da PRIMEIRA GERAÇÃO ADVENTURE!!!
__ Além dos desbravadores, na mesma ocasião ocorreu a Admissão da Ludmilla!
__ Ao longo do ano tivemos a honra de recebermos outros juvenis/adolescentes que também, após sua formação inicial, foram admitidos em lenço!
__ Participamos do Encontro de Ordem Unida Inter-Regional (SBC, Diadema, Santo André e SCS), no Tiro de Guerra em St. André
__ Participamos do Desfile de 7 de Setembro em St. André
__ Participamos como clube convidado do Desbravador em Louvor Inter-Regional (St. André, SCS e Mauá), na IASD Central de Mauá!
__ Realizamos nosso Primeiro Acampamento local! No Sítio Kosmos!!

Congresso 2015
__ Por ser nosso ano inicial optamos por criarmos uma unidade e identidade, ao invés de irmos para o campori, nos estruturamos enquanto clube em nossa filosofia. E o Congresso Regional consagrou-se entre nós como o Último Evento Anual para Desbravadores!!!
__ Foi durante o Congresso de 2015 que OITO dos nossos Desbravadores foram investidos em classes. Destes SETE em Avançadas também, os quais, por seu rendimento escolar, postura como membros no clube e filhos em casa, alcançaram a INSÍGNIA de EXCELÊNCIA, a maior honraria que um desbravador pode receber dentro de nossa Organização!

Interlúdio (2015-2016)
__ Ao longo do ano, e especialmente por ocasião de nosso Acampamento, o Senhor nos agraciou com a adesão de novos desbravadores!
__ Especialmente no segundo semestre, e em nosso acampamento, amigos de outros clubes vieram em nosso auxílio, lembre-se que a essa altura éramos quatro adultos e uma adolescente gerenciando mais de VINTE Juvenis!
__ Alguns destes apoiadores se identificaram com nossa Filosofia e Estilo, outros que estiveram conosco em nossa fase de planejamento também retornaram, e assim estávamos já em dezembro nos estruturando para 2016, o Ano da CONQUISTA REAL!

2016
Se 2015 foi nossa gênese, certamente 2016 foi o ano da Conquista e início da Expansão!
Se em 2015 éramos 4 membros na Diretoria, em 2016 chegamos a 15 membros!
Se em 2015 éramos 15 desbravadores a princípio, já no segundo semestre tivemos outras adesões e em 2016 chegamos a 45 DESBRAVADORES!
Somos imensamente gratos a DEUS pelas bênçãos recebidas, e também agradecemos a todos os nossos colaboradores, os que entraram, os que por ventura tiveram que sair, e os que se mantiveram. GALERA PARABÉNS A TODOS!!
Se ainda temos que crescer? CERTAMENTE, seria ignorância de nossa parte acharmos que chegamos ao topo, pelo contrário, apenas finalizamos nosso segundo passo, nosso SEGUNDO Degrau, mas que foi um passo lindo de se ver, ah... ISSO FOI!!!

Eventos 2016
• Participamos de todos os eventos regionais: com destaque para o Curso de Capitães, Desbravador em Louvor, Quem Sabe Prova, Encontro de Ordem Unida, Congresso Regional, Desfile Cívico e Sessão Solene do Desbravador
• E ainda fomos ao nosso PRIMEIRO CAMPORI, o campori CONQUISTA REAL (inter-regional). Onde alcançamos o Padrão Plus!
• Além dos Eventos da Região e Inter-Regional, realizamos eventos próprios:
o I ACAMPADENTRO ADVENTURE
o I ANIVERSÁRIO DO CLUBE
o II GRANDE ADMISSÃO DO CLUBE
o I ADVENTURE PRIMITIVO (para Excursionistas e Guias)
o II ACAMP ADVENTURE
o Eliminatórias internas do QSP
o Desenvolvimento das Classes e Especialidades
o I CAMINHADA com Pernoite (22km classes de excursionista e Guia)
o I CAMINHADA em Paranapiacaba. (11km até Taquarussu)
o I MULTIRÃO de NATAL em parceria com a ASA da IASD do Colégio!
• E mesmo nos eventos Regionais, o Senhor nos concedeu vitórias que estavam muito além de nossas perspectivas para o ano!
o Participamos do Curso de Capitães com mais de 15 desbravadores!!!!
o Chegamos as finais dos dois campeonatos/eventos da região!! E ainda fomos agraciados com a vitória em ambos!!!
o Iniciamos a formação de nossa futura liderança com os desbravadores das classes de Excursionista e Guia, os quais passaram a auxiliar a diretoria nas instruções para as classes da base (Amigo, Companheiro e Pesquisador). Além de realizarmos, como já mencionado, eventos específicos para esta faixa etária.
o Tivemos DUAS INVESTIDURAS no ANO (uma local e outra regional)


Congresso 2016
__ Em nosso SEGUNDO ANO de EXISTÊNCIA optamos por nos envolvermos intensamente nos eventos da região afim de expandir o conhecimento de nossos desbravadores quanto à diversidade de clubes, estilos, lideranças e eventos em nossa cidade/região. Ao mesmo tempo, com o auxílio de TODOS os nossos membros (desbravadores e diretoria), procuramos reafirmar nossas marcas e tradições, bem como aumentar os símbolos que nos representam, conforme pode ser melhor verificado na parte dos EXTRAS. Entre os símbolos criados podemos por exemplo citar a evolução de nossas logomarcas. Por exemplo as Unidades passaram a usar os banderins, e não apenas os logos foram criados e oficializados, como também cores foram estabelecidas para cada equipe, nosso clube passou a ter uma bandeira, e os gritos de Guerra passaram a fazer parte de nosso cotidiano. O envolvimento com outros clubes, ainda que tímido, nos levou a uma valorização de nossa filosofia e estilo de vida.
__ Durante o Congresso participamos da final do Quem Sabe Prova (QSP) e do Desbravador em Louvor. Para se ter ideia do envolvimento do clube com os eventos da região dos 21 finalistas do QSP, ONZE eram do Adventure!!! Final da história? Fomos:
 Ouro/Prata e Bronze no livro da Classe de Amigo (Guilherme Alves, Alexia e Lucas Meireles)
 Bronze no livro da Classe de Companheiro (Giovanni Constâncio)
 Ouro/Prata e Bronze no livro da Classe de Pesquisador (Alícia, Julia e Camila)
 Em 2016 não tivemos desbravadores para a idade de Pioneiro.
 Ouro e Prata no livro da Classe de Excursionista (Lucca e Mariana)
 Bronze no livro da Classe de Guia (Christian Anselmo Borges)
 Ouro e Prata no livro da Diretoria (Ícaro Almeida e Jobson)
E dessa maneira vencemos a primeira versão do QSP envolvendo apenas clubes de SBC. Igualmente cantamos com a força que nos restava após um ano de muitas atividades que o “Adventure é mais que emoção! ” E assim com a votação dos clubes presentes fomos escolhidos como o clube vencedor do evento Desbravador em Louvor.
_ Foi Durante o Congresso de 2016 que DEZESSEIS de nossos desbravadores foram investidos em classes! Destes, SETE MANTIVERAM suas insígnias de EXCELÊNCIA, e outros QUATRO RECEBERAM, pela primeira vez, esta que é a MAIOR Honraria que um desbravador pode receber dentro de nossa Organização!

Interlúdio (2016-2017)
__ Ao longo do ano, especialmente em nosso primeiro semestre fomos agraciados com a adesão de novos desbravadores. E o número de evasão diminuiu, de cinco desbravadores no final de 2015, para apenas 2 desbravadores em 2016.
__ Devido a uma série de compromissos e situações diversas membros da diretoria em 2016 tiveram que nos deixar: Kiyoshi (que atuou como Dir Associado e instrutor), Heloisa (que atuou como tesoureira e instrutora), Blenda (que atuou como Secretária, Conselheira e Instrutora), Anderson (que novamente ingressou no clube como Dir Associado), Angélica (que atuou como Conselheira, instrutora e posteriormente após a saída da Blenda como secretária), Cleison (que atuou como instrutor), Leonardo (que atuou como conselheiro e instrutor). A todos vocês o nosso muitíssimo OBRIGADO, por cada momento que passaram conosco. Sabemos que em ocasiões especiais ainda poderemos contar com o auxílio de TODOS!
__. Por meio de nosso programa de formação de líderes fomos agraciados com adolescentes responsáveis que estarão atuando junto à diretoria suprindo nossas preciosas baixas para que o clube continue seguindo em sempre avante em seu processo de aprimoramento e estruturação.
__. Estamos decididos a nos envolvermos mais nas atividades da IASD em 2017, como retomar antigos procedimentos de 2015, os quais foram muito benéficos para nossa geração de veteranos (desbravadores que entraram no primeiro semestre de 2015). A formação espiritual será um de nossos principais enfoques para este ano, e novamente cremos que PGD serem bem-sucedidos neste precioso empreendimento.

2017

_ MAIOR Evento: Campori Da União Central Brasileira

_ Unidades em 2018:
O clube teve seis unidades, destas CINCO foram finalistas no Inter Unidades: Radicais, Adrenalina, Superação, Conquistadoras, Destemidos!
A Unidade Destemidos em 2017 passa a ser a Unidade dos mais novos (10 anos).
_ Principal Evento: INTER UNIDADES 2ª Região
* Clube de maior Adesão ao Evento
* Clube com maior número de Finalistas no Evento
* Segunda e Terceira melhor Unidades "Rankiadas"
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheiro (Christian Anselmo Borges)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitão (Allan Claudino Sales)
_ Também participamos de todos os eventos da região voltados para o público de 10 a 15 anos: Encontro de Ordem Unida, Desbravador em Louvor, Quem Sabe Prova, Curso de Conselheiros, Capitães e Secretários, Desfile de SBC.
_ Desfilamos em SBC, Ipiranga (onde passamos o dia em Família todos juntos com direito a piquenique), e no ANHEMBI!!!! Com destaque para o pelotão de Código Semafórico!


2018
_ MAIOR Evento: Campori Inter Associação (APSe- AP)
* Vencedor do Troféu Portal mais Bonito do Campori APSe (Estética)
* Vencedor do Troféu Portal mais Curtido do Campori APSe (+ Likes)

_ Principal Evento: INTER UNIDADES 2ª Região
* Clube de maior Adesão ao Evento
* Clube com maior número de Finalistas no Evento
* Melhor Unidade "Rankiadas" (Bravos)
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheiro (Christian Anselmo Borges)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitão (Lucas Oliveira)
* Vencedor do Oscar de melhor Conselheira (Mariana Ferretti Costa)
* Vencedor do Oscar de melhor Capitã (Leticia Straciere)

_ Principal Conquista/Título: Vencedor da Seletiva Regional de Ordem Unida!!!

Interlúdio 2018/2019
_ EM 2018 não tivemos classe de Guia, o maior contingente proveniente ainda da primeira geração estava na classe de Excursionista, com eles realizamos eventos locais como a Caminhada para Salesópolis, e o Acampamento Primitivo no Clube Avaí no Jd. Tupã em São Bernardo do Campo.
_ Em todos os anos o clube realizou acampamentos/treinamento para a conclusão de requisitos de classe, tanto em 2017 quanto em 2018 isso se deu no Avaí.
_ O Primitivo que teve sua primeira versão em 2016 (Avaí:_Diretoria, e desbravadores: Lucca, Mariana Ferretti e Gabriel Araújo Excursionista; e Christian Anselmo em Guia), 2017 (Salesópolis: Diretoria, e desbravadores Lucca, Mariana Ferretti e Gabriel Araújo em Guia), 2018 (Avaí: Diretoria, e desbravadores: Julia, Camila, Leônidas, Tainá, Arthur, Alicia, Enzo Renan, Gustavo Evangelista e Victoria Drigo).

2019
O Ano começou a 200 km/h!!!
PRIMEIRO SEMESTRE
_ Em janeiro participamos do V Campori da D.S.A. A Melhor Aventura!!! Onde alcançamos o Padrão Máximo, prêmio este conquistado em TODOS os Camporis até aqui.
_ Tivemos a Adesão confirmada do Jonatas Pessoa (Dir. Associado) e da Natalia Nascimento Pessoa (Secretária), além deles a Blenda passou a exercer a função de Dir. Associada.
_ No Campori da D.S.A. Tivemos a investidura em Líder do Murillo (ex Cellula Mater, adesão em 2017 ao Adventure), e do Luis (ex Guardiões da Mensagem, adesão 2016 ao Adventure).
_ Formamos a diretoria Executiva do Clube. (Diretor, Diretores Associados, Secretária e Líderes Investidos).
_ Além da Diretoria Executiva do clube tivemos uma rápida passagem da Larissa, e do Sidnei pelo clube em fevereiro.
_ Atualmente temos em nosso clube Jennifer Oblitas (desde de 2016), Mataus (desde de 2016), Christian (primeiro desbravador do clube a assumir função na direção), Icaro (desde de 2016), Luis (desde de 2016), Mariana (primeira desbravadora do clube a assumir função na direção), Heinz (desde de 2016), Murillo (desde de 2017), Marcos (desde de 2017 como membro da direção), Camila (desde de Abril de 2019).
_ Após o Campori reiniciamos as atividades em Fevereiro.
Primeiro Líder do clube:
* Jobson de Souza Gonçalves
Primeiro Líder Master Avançado do clube:
* Cleison Moura de Oliveira
Primeiros Líderes Investidos Atuando pelo clube:
* Luis Carlos Ferretti Costa e Murillo Eduardo Fabri de Jesus
Primeira Secretária do clube:
* Blenda Carolina Dias
Primeira Diretora Associada:
*Ludimilla Araujo Duarte
Primeiro Desbravador a desenvolver uma especialidade por iniciativa própria:
*Gabriel Lhamas Teixeira (Especialidade de Paper Craft)
Primeiro Acampamento do clube:
* Desbravando Nossa História (Outubro de 2015)
Primeira especialidade desenvolvida pelo clube:
* Felinos (I Semestre/2015)
Primeira caminhada do clube:
* Polo Ecoturístico Caminhos do Mar (I Semestre/2015)
Primeiro evento regional do clube:
* Curso de Capitães e Conselheiros (2015 na Faculdade de Direito de SBC)
Primeiras Unidades do Clube:
* Radicais (única unidade masculina em 2015), Superação e Adrenalina (unidades femininas em 2015).
Primeiros Capitães das Unidades do Clube:
* Enzo Renan Saraca (Radicais 2015), Alicia Teles (Superação 2015), Elisa Aisha (Adrenalina 2015), Enzo Pizzi (Guerreiros 2016), Christian Anselmo Borges (Destemidos 2016), Mariana (Conquistadoras 2016).
Primeiros Conselheiros de Unidade:
* Leonardo Rabello (Radicais 2015), Blenda Dias (Superação), Patrizia (Adrenalina), Heinz P. I. B. Angulo (Guerreiros 2016), Ícaro Almeida(Destemidos 2016), Blenda Dias (Conquistadoras 2016).
Primeiro evento Inter-Regional:
* Encontro de Ordem Unida (2015)
Primeiro evento como clube convidado em outra Região:
* Desbravando em Louvor (IASD Central de Mauá-2015)
Primeiro Desbravador a tornar-se membro da diretoria:
* Christian Anselmo Borges (2016 para 2017)
Primeiros Desbravadores a serem investidos na classe de Excursionista:
* Lucca de Rossi e Gabriel Araújo (2016)
Primeiros Membros a ganharem uma final do QSP:
* Lucca de Rossi, Guilherme Alves, Alicia Teles e Ícaro Almeida.(2016)
Primeiros troféus de vitórias em campeonatos:
* Quem Sabe Prova (QSP) e Desbravador em Louvor. (ambos 2016)
Primeiro CAMPORI do Clube:
* Campori Inter-Regional CONQUISTA REAL, Estancia Santa Luzia, MAUÁ (2016)
Primeiros Coordenadores de Classe:
* Amigo (Patrizia Mastrodonato em 2016), Companheiro (Blenda Dias em 2016), Pesquisador (Pr. Marcelo Kislistsyn em 2016), Pioneiro (Patrizia Mastrodonato em 2017), Excursionista (Angélica Miranda em 2016) e Guia (Anderson Pereira em 2016).