Club Pathfinders HENRIQUE DIAS
Associação Pernambucana

Data shown here is the responsibility of Club director HENRIQUE DIAS
HENRIQUE DIAS

HENRIQUE DIAS

Pathfinders

  • Members 18
  • Leadership 15
  • Total 33

Club information

Foundation

10/03/2015 (4 YEARS)


Region

8ª RD


Address

RUA 123 - JARDIM PAULISTA
PAULISTA - PERNAMBUCO
53407400


Main meeting

SUNDAY
08:00:00


Classification

Negro liberto, foi mestre-de-campo e cavaleiro da Ordem de Cristo.

No contexto das Invasões holandesas do Brasil, ofereceu-se como voluntário a Matias de Albuquerque para lutar contra os holandeses, tendo recrutado um grande efetivo de africanos oriundos dos engenhos conquistados pelos invasores.

Participou de inúmeros combates, distinguindo-se por bravura, nos combates de Iguaraçu onde foi ferido duas vezes, participou ainda da reconquista de Goiana e, notoriamente, em Porto Calvo, em 1637, quando teve a mão esquerda estralhaçada por um tiro de arcabuz. Sem abandonar o combate, decidiu a vitória na ocasião.

Estando Portugal em trégua com a Holanda, Dom João IV desautorizara a Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês, do que estes muito se valiam espalhando a notícia. Henrique Dias, no entanto, sem autorização superior escreveu-lhes:

“ Meus senhores holandeses. Meu camarada, o Camarão, não está aqui; mas eu respondo por ambos. Saibam Vossas Mercês que Pernambuco é Pátria dele e minha Pátria, e que já não podemos sofrer tanta ausência dela. Aqui haveremos de perdar as vidas, ou havemos de deitar a Vossas Mercês fora dela. E ainda que o Governador e Sua Majestade nos mandem retirar para a Bahia, primeiro que o façamos havemos de responder-lhes, e dar-lhes as razões que temos para não desistir desta guerra.
Atualmente o clube têm 36 anos de existência, fundado antes da igreja local (IASD Jardim Paulista) O primeiro nome do Clube foi ÁGUIA DE HAIA, cujo diretor era o hoje pastor MARCELO BORGES SIMÕES.
Dois anos após, em eleição interna, passou a se chamar CLUBE DE DESBRAVADORES HENRIQUE DIAS.