Club Adventurers Pequenos Bandeirantes
Associação Oeste Paranaense

Data shown here is the responsibility of Club director Pequenos Bandeirantes
Pequenos Bandeirantes

Pequenos Bandeirantes

Adventurers

  • Members 68
  • Leadership 11
  • Total 79

Club information

Foundation

05/09/2009 (14 YEARS)


Region

UMUARAMA AVT


Address

JOSÉ TEIXEIRA D`AVILA - ZONA I
UMUARAMA - PARANÁ
87501040


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


Message to Pequenos Bandeirantes






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2017, 2021, 2023

No dia 5 de setembro de 2009, deu início as atividades do clube de aventureiros sob a direção da irmã Esther Teixeira Nanni, para vice-diretora a irmã Luciane Nunes, como associados, as irmãs Elke Maciel, Rosangela Alexandre, Talita Pastre, Vera Santos e Sidney Santos, com a presença de 23 crianças. O nome PEQUENOS BANDEIRANTES, foi aceito pelos diretores por unanimidade, do mesmo modo, foi aceito pela comissão da igreja, na época, presidida pelo pastor Heron Lopes da Fonseca. Várias atividades foram realizadas, participaram de um desfile da cidade, visitaram creches, bombeiros, bosques. Nessa época o Distrito Central de Umuarama era integrante da Associação Norte Paranaense (ANP). Com a mudança de alguns integrantes da diretoria e de algumas crianças, encerraram as atividades em novembro de 2010, sem data prevista para retornarem as atividades.
Em 2013, Luiz Ruaro Neto juntamente com mais 4 pessoas, a saber, Antônio Manuel, Isis Gabrielle Bonifácio Neves, Ilda Alexandre e Kayque Alex, iniciaram novamente as atividades do Clube de Aventureiros Pequenos Bandeirantes. Os então líderes participaram do Curso Básico de Liderança de Aventureiros realizado em Foz do Iguaçu e trouxeram novas ideias para reerguer definitivamente o Clube. Iniciaram as atividades em março de 2013 com 15 crianças.
Naquele mesmo ano, o Clube de aventureiros participou do primeiro Aventuri de sua história. Agora não mais fazendo parte da ANP, mas da Missão Oeste Paranaense. Marcaram presença no I Aventuri da MOPr, realizado na cidade de Cascavel nos dias 4 a 6 de outubro, com o tema “Céu, Meu Verdadeiro Lar”. Deste Aventuri participaram apenas 10 crianças e apenas com o uniforme de campo, pois o clube ainda não possuía uniforme oficial.
Logo após o Aventuri, o então diretor do clube, Neto, foi convidado a participar de um clube de Desbravadores, então Grasiely Moreira Biudes Cardoso foi indicada pela comissão da igreja a ser a nova diretora, fato que se estendeu pelo ano que viria. Houve, pois, uma nova formação de líderes para o ano de 2014 e iniciaram-se as suas atividades em fevereiro, com 17 crianças. Foi feito um planejamento anual e houve grande vontade e desejo que essa obra fosse levada avante. No dia 18 de maio o Clube comemorou o dia dos Aventureiros na Igreja Adventista do Sétimo Dia, Central de Umuarama com uma linda programação. Desta vez, os aventureiros vestiam uniforme oficial, e 25 pessoas, entre crianças e adultos foram admitidas em lenço.
No ano de 2015, o Clube contou com a participação de Grasiely Cardoso e Jaqueline Nanni na direção, com o apoio da equipe formada de vários pais de aventureiros, dos membros da igreja e dos amigos. Um coral foi estabelecido dentro do Clube, inclusive com a participação histórica de um Clube de Aventureiros no FEMUSA. Muitos equipamentos foram adquiridos para camping e outras atividades. Houve a participação maciça dos aventureiros no III Aventuri da MOPr sob o tema “Em Busca do Tesouro”.
Em 2016 o Clube cresceu ainda mais. Em outubro/16 foi criado, por Michel Couto, com a ajuda de André Vicente, um brasão que identificasse o clube. Em março de 2018 o brasão foi atualizado com as novas cores para o Clube de Aventureiros.

O Brasão, que estampa em letras grandes o nome do clube, é envolto por uma linha que faz lembrar a vista de costa de um lenço de aventureiros posto ao pescoço. Na ponta inferior está esculpida o ano de instalação do Clube e na ponta direita da faixa que leva o nome ‘Bandeirantes’ o verso que inspirou a imagem: Malaquias, capítulo 4, verso 2 (Ml. 4:2), indicando que os aventureiros aguardam o retorno do Salvador Jesus, e que, nesta ocasião, saltitarão de alegria por presenciarem um evento tão esperado e magnífico. Dentro do brasão, ovelhas, que representam cada um dos aventureiros que aguardam o retorno de Cristo. Os demais elementos da figura representam a geografia local da cidade de Umuarama, sede dos Pequenos Bandeirantes, sendo que, o pasto verde representa a economia e vegetação local, haja vista a região ser reconhecida pela forte presença de pecuária. O sol ao fundo, representa o clima da região de Umuarama, muito seco e quente, sobretudo nos dias de verão, mas também, simboliza o espetáculo que dá o sol ao se pôr a cada tarde, nos horizontes deste lindo lugar. Por fim, há uma árvore de Sibipiruna (Caesalpina Pluviosa), nativa do Brasil e característica de Umuarama. Esse Brasão tem acompanhado os documentos e camisetas do Clube Pequenos Bandeirantes desde então.
Em 2017, criado por Michel Couto, houve a instituição do primeiro grito de guerra do Clube, utilizado para incentivar as atividades das crianças.
“Aventureiros somos nós,
Com Jesus andamos confiantes.
Levamos a mensagem de esperança.
Pequenos, Pequenos Bandeirantes!”

Sob a direção de Grasiely Biudes em 2017 os trabalhos foram iniciados, com planejamento, inscrições e formação da equipe, contudo, ainda no primeiro bimestre, Grasiely foi convidada pela Associação Oeste Paranaense a fazer parte do Ministério de Clube de Aventureiros como Líder Regional, fato que motivou algumas alterações no sistema de administração do Clube. A partir de então, foi decidido que o clube faria uma administração participativa durante o primeiro semestre e que, ao final desse período, se reuniria para nova deliberação a respeito da direção do clube. Ao final do semestre a direção foi reunida e em 1º de julho de 2017 a Comissão da Igreja Central de Umuarama votou o nome indicado de Michel Wilian do Couto para ser o Diretor.
O trabalho foi continuado, até a data atual, assegurando o nível de qualidade e eficiência que Grasiely empreendia na direção. Graças ao bom Deus o clube participou no ano de 2017 e 2018, de maneira intensiva, no Batismo da Primavera distrital e no Aventuri programado pela associação local.
Com as bençãos de Deus o clube tem seguido firme e seus líderes trabalhado arduamente para o crescimento do mesmo em seu distrito. O ano de 2019 se iniciou com mais de 50 crianças inscritas e sua liderança seguiu com a estrutura abaixo:
Diretor: Michel Couto.
Secretaria: Eline Velasques.
Tesoureiro: Joaquim Amatuzi
Capelã: Katherinny Mattos.
Instrutores: Fernanda Gallé; Humberto Nanni; Patricia Franchini; Pedro Franchini; Isis Neves; Roseane Amatuzi; Cristiane Almeida; Fernanda e Rafael Almeida.
Entre os destaques o clube participou do XIV Encontro de Corais da Fundação Cultural de Umuarama, fez uma visita espiritual à Pousada para idosos Luz & Vida, acampamento, acantonamento, atividades na praça, no bosque e encerrou o ano com a participação maciça no VII Aventuri AOP - Uma Aventura na Selva.
Os frutos de um bom trabalho podem ser vistos ao se atentar para o Clube de Aventureiros Pequenos Bandeirantes de Umuarama.
Para 2020 a base da diretoria foi mantida e muitas boas expectativas permeiam o início das atividades.
As orações continuam para que Jesus seja o alvo de todas as atividades dos Pequenos Bandeirantes.
O Clube de Aventureiros Pequenos Bandeirantes é um programa sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir com os pais para que as crianças percorram uma trilha segura até a cruz de Cristo. No caminho, aprendem sobre o amor de Deus, filantropia, amizade, sociabilidade, cuidado com a natureza, valores familiares, respeito à pátria, princípios de boa saúde entre outras virtudes. Trabalhamos com as habilidades espirituais, domésticas, recreativas, de estudo da natureza e de artes. Todos os colaboradores são voluntários e se dedicam para cumprir o voto dos Aventureiros: "Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor."

Pre-registration open

You must have the Club registration key (a 5-digit password) to start pre-registering as a member of this Club. If you don't have the key, contact the Club directly

Contact e-mail: pequenosbandeirantes@gmail.com

Contact phone: 44-999814134


Fill in the details to start

Remember that the member must be of full age by the 30/06th of the year in which he/she will participate


(Code provided by the Club to validate)


(Member who will participate in the Club)


(Member who will participate in the Club)