Club Pathfinders Progresso
Associação Mineira Central

Data shown here is the responsibility of Club director Progresso
Progresso

Progresso

Pathfinders

  • Members 35
  • Leadership 13
  • Total 48

Club information

Foundation

08/03/1970 (54 YEARS)


Region

REGIÃO 05 - DESBRAVADORES


Address

RUA JACUTINGA 846 - MINAS BRASIL
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
30730-430


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


Message to Progresso






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2023

Fundado em 1970 pelo irmão Geraldo Marques, o Clube de Desbravadores Progresso realizava suas reuniões na rua Pará de Minas, 1025, no bairro Padre Eustáquio, sendo o Clube um dos pioneiros na Missão Mineira, que funcionava através da união entre as igrejas de Minas Gerais.

Desde o início nossos instrutores, com muito esforço e trabalho, conseguiram levar o Clube a alcançar destaque em diversas áreas, tais como: arte de acampar, cozinha ao ar livre, ordem unida e primeiros socorros.

No período chuvoso do final do ano de 1971, ocorreu um desabamento no bairro Gameleira, onde os nossos desbravadores prestaram auxílio às vítimas do acidente.
Através desse trabalho comunitário, o Clube ganhou um reconhecimento nos noticiários da época.

Após a direção de Geraldo Marques, o irmão Décio Augusto Duarte assume a direção do Clube. Mas permanece pouco tempo, o que levou a igreja a votar o nome de Geraldo Vicente Felipe, que permaneceu conosco durante treze anos, pois constituía uma ótima equipe de conselheiros e instrutores, o que levou o Clube a participar de vários Camporis, férias e olimpíadas, conquistando sempre o primeiro lugar.
Participamos também do 1º Campori da Divisão Sul Americana, em Foz do Iguaçu.

As lembranças desse e de outros momentos estão refletidos nos troféus e taças conquistados ao longo dessa jornada.

O irmão Elias Pereira Gomes assumiu o Clube em 1984, e permaneceu na liderança durante três anos.
Durante esse período, o Clube passou a funcionar em nova sede: Rua Jacutinga, 846, bairro Padre Eustáquio, e aqui estamos até hoje.

No período de 1987 a 1995, temos como diretor Cláudio Alves Meirelles, e como diretora associada, Adriana Siqueira. Nessa época, o Clube participou do 2º Campori da Divisão Sul Americana, em Ponta Grossa, Paraná, onde conquistamos as tão almejadas cinco estrelas.

Participou ainda de eventos promovidos pela Associação Mineira Central, União Este Brasileira e pela Divisão Sul Americana. No ano de 1995, o então diretor, Cláudio Alves Meirelles foi convocado para a função de coordenador geral da Associação Mineira Central (AMC), assume a direção Adriana Siqueira, que permanece até 1997.

Em 1998, assumia a liderança Andréa Débora, que permaneceu no Clube por aproximadamente um ano.

Em 1999, assumia novamente a direção o irmão Geraldo Vicente Felipe, que permaneceu como diretor por mais três anos. Em toda a história do Clube, ele esteve atuando, seja como diretor associado, instrutor ou conselheiro do Clube. Sua história se mistura com a nossa história. Tem dedicado muitos anos neste ministério, e tem sido uma bênção para muitos. A ele, nossa gratidão por tamanha dedicação.

Em 2002, assumiu a liderança a irmã Simone Alves Pereira Meirelles, que permaneceu conosco até 2007. Nesse período, realizamos algumas conquistas, tais como:
1º lugar no concurso de pelotão especial em 2002. Instrutor: Lucas Henrique.
1º lugar no campeonato de vôlei. Técnico: Márcio.
Classe A no concurso de fanfarra, entre outros.

O Clube Progresso alcançou muitas vitórias no decorrer de sua história, e mantém uma sala em nossa igreja, onde guarda seus troféus e prêmios alcançados durante todos esses anos.

Entre 2002 e 2007, participamos do Campori da AMC em 2003, do III Campori da Divisão Sul Americana em 2005, do Campori da AMC em 2005, e do Campori Mineirão, em 2007, além da participação em diversos eventos promovidos pela Associação Mineira Central.

Em 2008, assumiu a direção do Clube a irmã Elza Gonçalves de Azevedo, que lidera o Clube Progresso em mais uma conquista: A presença no V Campori da UEB - “Marcha da Vitória”.

Em 2009 e 2010 o irmão Lucas Henrique assumiu a direção do Clube, um diretor com uma longa história conosco, uma vez que foi também desbravador no clube Progresso e, posteriormente, instrutor de ordem unida e vitorioso em alguns concursos de Pelotão Especial.

Em 2010, Lucas recebeu o chamado para ser obreiro na cidade de Conceição do Mato Dentro. Devido às dificuldades de locomoção e à distância, a diretora associada Sarah Melo assumiu a direção do Clube no 2º semestre, participando com o Clube do Campori “Caminhando sobre as Águas”, na cidade de Três Marias, MG.
Em 2012, participamos do Campori “Heróis da Fé”, em Lavras.

Em 2013, assumiram a direção o irmão Adriano Elias, líder máster avançado, e sua esposa Luciana. Foi um ano de crescimento para todos.

Em 2014, outro fruto do Clube Progresso, Arthur Andrade assume a direção. Devido à algumas dificuldades enfrentadas, o Clube precisou encerrar suas atividades no 1º semestre, já com planos de retornar com toda força no 1º semestre de 2015.

Em 2015, Sarah Melo retorna à direção do Clube, juntamente com Arthur Andrade e Poliane Cristina como seus associados. Foi um ano de desafios, já que mais de 50% dos desbravadores era aspirante. Mas Deus nos deu a vitória e pudemos participar do campori da AMC - “A Caminho do Céu”- realizado em Uberlândia, MG.
Em 2016, fomos 'Mais que Ouro' no VI Campori da USeB, realizado em Ipatinga, MG.

Em 2019, tivemos o privilégio de participar do V Campori DSA!

Mantivemos nossas atividades durante a pandemia e chegamos até aqui, pela fé.

Em 53 anos, vivemos momentos de glória e também momentos difíceis, mas temos a alegria de contemplar hoje frutos de muitos anos de trabalho dedicados neste ministério, ao vermos líderes de nossa igreja que um dia foram alcançados pelo amor de Deus, se tornaram desbravadores, diretores do Clube, e até hoje permanecem atuando como oficiais da igreja e fiéis a este Deus Maravilhoso!!!

Nossa eterna gratidão a todos que fizeram a história do Clube Progresso. Sabemos do amor de Deus por este ministério. Durante 53 anos, Deus tem guiado homens e mulheres para dirigir o Clube Progresso, e sabemos que no futuro não será diferente, pois o nosso Deus é Fiel!!!

A Ele seja dada toda honra e toda glória, pelos séculos dos séculos!!