Club Pathfinders Fonte de Luz
Associação Espírito Santense

Data shown here is the responsibility of Club director Fonte de Luz
Fonte de Luz

Fonte de Luz

Pathfinders

  • Members 36
  • Leadership 17
  • Total 53

Club information

Foundation

22/05/1997 (26 YEARS)


Region

4ª REGIÃO (B) - DESBRAVADORES


Address

RUA CASTELO BRANCO - CHAPISCO
PONTO BELO - ESPÍRITO SANTO
29885000


Main meeting

SUNDAY
08:00:00


External link

Click here to access


Classification History

This Club was 05 Stars in: 2017

'Clube de Desbravadores Fonte de Luz'
'Deve ser dado às crianças alguma coisa para fazer, que não as conserve somente ocupadas, mas que as instrua.'
Conselhos P. P. Est., pág. 114
'Do Sonho à Realidade'
No início do ano de 1997, as providências divinas começaram a acontecer em nossas vidas. A comissão não elegeu e votou nossos nomes por acaso (José Carlos Pereira Paim, Maria das Graças Caldeira Pereira e Erni de Souza Fagundes). Nosso 'sim' também não foi dado sem a influência divina. Foi a mesma voz que chamou Jonas, Gideão, Eliseu... que nos desafiou. Aceitamos o chamado divino e, com autorização divina, recebemos os primeiros discípulos após um mês de chamado. Realizamos nossa primeira reunião no dia 22/04/1997. Assim, tiramos vários jovens e juvenis que estavam indo para o Grupo de Escoteiros. Surgiram, então, os primeiros raios do grande 'Fonte de Luz', que hoje brilha com grande fulgor.
Recebemos a visita do Coordenador Joelmo da AES para realizar nossa primeira Investidura. Foi aceito em lenço o Diretor José Carlos e Maria das Graças. Como não tínhamos experiência suficiente para fundar o Clube, fomos motivados por força divina. Ligamos para a Associação e fomos informados sobre o Curso de Liderança para Diretoria, que se tornou a Mola Mestre para entrarmos em atividade. O Curso foi liderado por grandes homens de Deus, no qual pudemos trazer muita teoria para a prática. O Curso ocorreu em 1997. Após essa data, voltamos renovados pelos exercícios praticados no acampamento de Guaraparí, o que nos ajudou a não desanimar. Estava diante de nós um grande desafio: o X Campori da AES, que seria no ano seguinte. Lutamos e uniformizamos por completo 32 desbravadores. O tecido foi doado pela Prefeitura de Mucurici, cidade vizinha, e o restante dos apetrechos foram conseguidos pelas respectivas unidades vendendo salgados, bolos na feira e fazendo pedágio no trevo que liga o ES a MG. Após uniformizarmos o clube, realizamos nosso 1º Acampamento nos dias 31/07/1997 a 03/08/1997, na Fazenda Marabá, propriedade da irmã Agnela. Estávamos tão cheios de energia que escalamos nossa primeira montanha, com aproximadamente 1500 metros. Tínhamos até uma enfermeira no Clube. Foi uma experiência única.
Continuamos nossos preparativos para irmos para São Mateus, onde, pela primeira vez, participaríamos da Supermissão, e o Clube Fonte de Luz seria investido. Foi no dia 22/11/1997. Ficamos maravilhados. Foi nosso primeiro contato com os desbravadores. Estávamos ansiosos pela chegada do momento da investidura. Vestimos nossos uniformes e colocamos o lenço no pescoço com muito orgulho. Fomos investidos, e foi a festa mais bonita que tínhamos visto até o presente momento. Dali em diante, sentíamos que tínhamos nascido para crescer como uma grande família desbravadora.
Entramos no ano de 1998 continuando a alimentar a esperança de irmos para o X Campori da AES. Mas não paramos apenas no sonho de ir. Fizemos acampamentos, prestamos serviços na comunidade, realizamos programações na igreja, celebramos datas comemorativas e também trabalhamos internamente no Clube. Agora, muito mais organizados e com sede própria, independente da igreja, tínhamos até uma biblioteca. Jornais e revistas nos publicaram diversas vezes. Essa alegria era tanta que não podíamos contê-la apenas em nós. Procuramos uma maneira de mostrá-la para a sociedade e o quanto nossa família era preciosa. Foi assim que trouxemos para nossa cidade dois clubes com fanfarra: o Clube Eduard Vianna de São Gabriel da Palha - ES e o Clube Mensageiros de Nanuque - MG. Realizamos um desfile contra o álcool e as drogas nos dias 24 e 25 de abril de 1998. Realizamos um programa em comemoração ao Dia Mundial dos Desbravadores na Igreja Central, seguindo no domingo com o desfile em Ponto Belo e Mucurici. Tivemos a ilustre presença do Líder Master Luiz de Gonzaga para nos dar algumas informações sobre nosso uniforme no dia 23/05/1998. Em seguida, fomos ao VI Congresso Estadual dos Desbravadores nos dias 29-31/05/1998 na cidade de Linhares - ES. Servimos a cidade na arrecadação de alimentos juntamente com os outros clubes. E, para nossa alegria, fomos campeões na arrecadação de alimentos. O Clube Fonte de Luz começava a destacar seus raios entre os outros.
O grande dia chegou. Tudo o que tínhamos feito se tornaria em pontos. Estávamos com o coração acelerado por participar pela primeira vez de um Campori Estadual. Éramos inexperientes e procurávamos nos espelhar nos outros clubes. Ficamos maravilhados por sermos novatos e, com nossos esforços, termos conseguido a premiação máxima: 5 estrelas. E, desde então, com a experiência que adquirimos, só conseguimos a premiação máxima pela graça de Deus. Vitórias: XI Campori nos dias 08-12/10/1999 em São Mateus - lisongeados com a premiação máxima - Padrão 2000. XII Campori - 12 a 15/10/2000 - Barra do Jucu, Vila Velha - mais uma vez premiação máxima - Jubileu de Ouro. XIII Campori - Barra do Jucu. Saímos de lá com o troféu de 4 estrelas. Mais tarde recebemos a notícia de Joelmo de que tínhamos ganhado 5 estrelas. Já não era mais a emoção de outrora.
Hoje o Clube já passou por muitas fases, mas nenhuma foi tão marcante como a primeira, nossa primeira investidura. Foi ali o início de tudo. Foi marcado pelo nosso compromisso, pela garra e pela solidez que adquirimos. O Clube é tudo para nós. É nossa vida. Corre em nossas veias. É uma vocação que lateja dentro de nós. Acima de tudo o que fizemos por esse período, acampamentos, camporis, ordem unida, classe progressiva, eventos, passeios, estudos, tudo mesmo, foi com um único objetivo: atrair as crianças a Cristo e à sua igreja, salvando do pecado e guiando no serviço. Enquanto estivermos vivos, o lenço não sairá do nosso pescoço.

Livro de Atos - 2012
Curso de Secretários, Capitães e Conselheiros de Unidade - 09 à 11 de Março de 2012
Dos dias nove (09) à onze (11) de Março de dois mil e doze (2012) foi realizado no Catre (Centro Adventista de Treinamento e Recreação) localizado no Município de Aracruz - ES o Curso de Secretários, Capitães e Conselheiros de Unidade promovido pelo Ministério Jovem da AES, os membros que participaram desse avento foram, Raí Santiago (Capitão da Unidade Espada de Luz), Caio Xavier (Capitão da Unidade Mensageiros da Luz), Leandra Gonçalves (Capitã da Unidade Luz na Escuridão), Ianca Gançalves (Capitã da Unidade Raio de Luz), Maisa (Secretária da Unidade Mensageiros da Luz), Daniel Gonçalves (Secretário da Unidade Mensageiros da Luz), Pedro Henrique (Secretário da Unidade Luz na Escuridão), Alan Godinho (Conselheiro da Unidade Mensageiros da Luz), Odilon Junior (Conselheiro da Unidade Espada de Luz) e Maria das Graças (Diretora do Clube). Tivemos alguns problemas em relação ao transporte, pois a prefeitura de Montanha avia nos concedido um ônibus e no dia da saída eles nos deixaram na mão, então fomos atrás de um transporte com a Prefeitura de Ponto Belo, conseguimos uma Vã, então saímos de Ponto Belo atrasados já na Sexta-Feira á noite, mas chegamos em paz e segurança.
O treinamento foi muito bom, aprendemos muito com os cursos, aulas e palestras ministrados que nos ajudariam a guiar o Clube durante o ano, então no domingo à tarde retornamos para Ponto Belo.

Dia Mundial dos Desbravadores - 28/04/2012
No dia vinte e oito (28) de Abril (04) de dois mil e doze (2012) fizemos uma programação especial pela manhã na Igreja Central de Ponto Belo, com Escola Sabatina às 09:00h, contamos a história dos desbravadores no mundo, tivemos a ajuda do irmão Alberth Dutra em uma encenação, e a mensagem final focou com a diretora Maria das Graças que finalizou o culto aproximadamente às 11:30h. Durante a tarde não fizemos um JA, pois, fomos para a cidade de São Mateus, onde participamos de um culto especial com a presença do Coral do Edessa e a mensagem do Moab Silva (Coordenador Regional da AES). Logo mais à noite, compramos mrmitex para a janta e dormimos no mesmo Ginásio do programa juntamente com mais dois (2) clubes, no dia seguinte participaríamos do Clubão realizado pela Associação.

Clubão da Associação - 29/04/2012
No dia vinte e nove (29) de Abril (04) de dois mil e doze (2012) participamos do Clubão da Associação juntamente com Clubes de outras regiões, onde fomos avaliados principalmente em relação aos Uniformes, e como o nosso clube não tinha uniformes foi marcada uma data para uniformizar tudo o clube até o início do mês de Setembro, contamos com a presença do Pr. Roger Becali nosso distrital, então, a tarde retornamos para Ponto Belo motivados a trabalhar para a melhoria do clube.

Dia das Mães - 13/05/2012
No dia treze (13) de Maio (05) de dois mil e doze (2012) praparamos um desjejum na igreja para as mães do clube, com homenagens, tiramos muitas fotos, e depois do desjejum entregamos umas lembrancinha que aviamos feito.

Paciata contra as Drogas - 18/05/2012
No dia dezoito (18) de Maio (05) de dois mil e doze (2012) participamos de uma passeata contra as drogas, saindo da Escola Mª Magdalena às 08:00h e terminando na Feira Municipal às 10:00h com a palavra de algumas pessoas sobre o assunto. Logo mais a noite demos início ao Clube da Bíblia às 19:00h, com a presença dos membros Wilhany Caldeira, Maisa, Iandra Gonçalves, Mylena Caldeira, Carla, Jessica, Maria das Graças, Deivid Gonçalves, Alan Godinho, Caio Xavier, Daniel, Gonçalves, Odilon Junio, Rai Santiago, Luiz Paulo, Ruam Roque e do Pr. Roger Becali, com o estudo Bíblico 'Descobrindo Jesus' para Desbravadores.

Investidura - 03/06/2012
No dia três (03) de Junho (06) de dois mil e doze (2012) foi realizada a investidura de aceitação em lenço de Odilon Junior Gonçalves de Oliveira pelo Capelão do Clube Paulino Gonçalves de Jesus Neto já investido em Lider com a autorização do Pr. Roger Becali, com a presença da Diretora Maria das Graças Caldeira e demais desbravadores às 19:30h no início do Culto de Domingo.

Dia dos Pais - 12/08/2012
No dia doze (12) de agosto (08) de dois mil e doze (2012) fizemos um programa especial para os pais com um almoço e homenagens.

Investidura - 01/09/2012
No dia primeiro (01) de setembro (09) de dois mil e dize (2012) foi realizado um programa especial na Igreja Central de Ponto Belo com a presença do Pr. Pedro Rodrigues (Lider no Ministério Jovem da AES) e do conjunto musical da Igreja Central de São Mateus. Às 15:30h durante o programa da tarde foi feita a investidura de aceitação em lenço do Desbravador Marcos Antônio pelo Pr. Roger Becali e do Desbravador Caio Xavier pelo Pr. Pedro Rodrigues que falou algumas palavras sobre os procedimentos para chegar à investidura e sua importância e logo após o Desbravador Marcos Antônio entrou no tanque batismal com o uniforme de gala e foi batizado pelo Pr. Roger Becali, o programa foi finalizado ao pôr-do-sol.

Piquenique - 02/09/2012
No dia dois (02) de setembro (09) de dois mil de doze (2012) fizemos um piquenique com os desbravadores no sítio do Sr. Miguel, onde fizemos um culto a beira da lagoa às 08:30h da manhã e logo após lanchamos e a diretora Maria das Graças passou algumas instruções da Especialidade de Arbustos, logo após fizemos algumas brincadeiras e gincanas com os meninos(as) e retornamos para casa às 11:30h após uma oração.

Pernoite - 22 e 23/09/2012
Nos dias vinte e dois (22) e vinte e três (23) de Setembro (09) de dois mil e doze (2012) realizamos um pernoite com os desbravadores no sítio do Sr. Antônio à 4 Km de Ponto Belo, saímos da igreja central às 17:00h na tarde de sábado, fizemos uma caminhada até o local, montamos as barracas ao pôr-do-sol e fizemos o culto para receber a semana, logo mais à noite o Pr. Roger Becali e sua esposa Ellen Becali estiveram conosco para fazermos um momento de reflexão com os meninos a beira da fogueira, depois que eles foram embora nós lanchamos, depois ensinamos os meninos a fazer alguns tipos de fogueiras e ficamos conversando algum tempo até a hora de ir dormir às 22:30h. No domingo pela manhã, despertamos às 06:30h, o desjejum foi às 07:30h e depois fizemos o culto com os ideias e mensagem da diretora Maria das Graças, depois fizemos um per curso de aproximadamente três (3) km com sinais de pista e pontos de bússola com uma parte do percurso passando por dentro do uma mata fechada, a primeira equipe fez o percurso com 56 minutos e a segunda com 46 minutos, terminando às 11:20h, depois os meninos ficaram tomando banho da represa até 12:00h quando finalizamos com uma oração e fomos para casa.

Caminhada - 30/09/2012
No dia trinta (30) de Setembro (09) de dois mil e doze (2012) participamos da 8º Caminhada Ecológica da Paz e Cidadania realizada pela Prefeitura Municipal de Ponto Belo com percurso de 18 Km de Ponto Belo à Itamira com aproximadamente 90 participantes, os membros que participaram foram Raí Santiago, Caio Xavier, Daniel Gonçalves, Marcos Antônio, Crystiano Laureano, Dã Jonatas e Odilon Junior, saímos de Ponto Belo às 08:30h da manhã e chegamos em Itamira às 11:40h onde recebemos as medalhas de participação e almoçamos, depois voltamos para Ponto Belo de carro às 13:30h.

Caminhada - 19 - 20/10/2012
No dia dezenove (19) e vinte (20) de outubro (10) de dois mil e doze (2012) foi feito um pequeno acampamento

XXII Campori da AES - 14 à 18/11/2012
Dos dias quatorze (14) à dezoito (18) de Novembro (11) de dois mil e doze (2012) foi realizado em Morobá, município de São Domingos do Norte - ES o XXII Campori da Associação Espírito Santense com o tema 'COMO TUDO COMEÇOU'. Os preparativos para o campori envolveu também algumas pessoas de fora do clube que nos ajudaram muito, no último dia tivemos que arranjar uma cozinheira, pois a que aviamos combinado desistiu, pela graça de Deus conseguimos uma pessoa que se dispôs a ir, Margareth Gonçalves da igreja de Estrela do Norte. Saímos de Ponto Belo às 18:00h, chegando ao local do Campori na quarta-feira a noite. Então as barracas foram montadas e logo após que os meninos (as) foram dormir parte da diretoria e alguns desbravadores maiores ficaram acordados para resolver alguns detalhes e montar a cozinha, na quinta pela manhã foram montados o portal e restante do acampamento, durante o dia os meninos poderam participar das atividade que foram preparadas para eles e logo após a noite foi feita a abertura oficial do Campori com a presença de vários pastor e autoridades políticas e militares, durante a abertura foi passada um pouco da história dos desbravadores na América do Sul e no Espírito Santo a também durante o Campori. Na sexta a chuva acordou o Campori bem sedo, algumas barracas molharam e também a cozinha e por isso o acampamento e a cozinha foram colocados dentro da quadra para não molhar o restante se caso chovesse novamente. Durante o dia os meninos participaram das atividades e logo mais a noite quando tudo já estava arrumado e alguns já estavam até dormido começou a chover muito forte com um vento tão forte que chegou a quebrar até algumas barracas que estavam dentro da quadra, como o solo de Morobá é muito raso água começou a alagar os acampamentos dos clubes que ficaram do lado de fora da quadra e a chuva continuava forte e os clube tiveram que sair e se abrigar no galpão principal, na quadra e na casa dos vizinhos do acampamento, nesta hora das pessoas que já estavam com os clubes na cobertura, pastores, regionais saíram na chuva para ajudar na retirada dos clubes que estavam do lado de fora, todos os materiais de alguns clubes molharam e eles não tinham condições de permanecer no Campori portanto alguns foram embora no sábado. No sábado pela manhã os clubes que tinham condições foram para o desfile na cidade de São Gabriel da Palha finalizando em uma praça no centro da cidade, onde estava exposto o museu da Bíblia vindo de São Paulo, logos após retornando para o acampamento já na hora do almoço. Durante a tarde teve um programa com o Quarteto Athus, logo mais à noite foi feito o concurso de ordem unida com os melhores de cada região, nosso clube recebeu 70 pontos. No domingo o encerramento foi pela manhã com muita festa e a entrega dos troféus. Tivemos tempo para desarmar tudo a tempo do ônibus chegar, retornamos às 14:00h.


Encerramento das Atividades do Ano dia 22/12/2012.


2013 a 2014, os diretores foram Sônia Fonseca e Eluardes. Em 2013, foi a preparação para o Campori DSA e tivemos outras atividades, pernoites com as unidades e participamos de um Campori regional de 14 a 17 de novembro. Em janeiro de 2014, fomos para o grande Campori DSA, dias 07 a 12/01/2014. Participamos do 23º Campori da AES, dias 19 a 22/06/2014, 'Passos para a Eternidade'. Outra atividade foi o Campori online, de 28 a 30 do mesmo ano. Em outubro do mesmo ano, a diretoria do clube mudou. Maria das Graças e William Farias assumiram. Fizemos passeios pernoites e o encerramento das atividades. Em 2015, começamos novas atividades, como a conversão jovem no EDESSA, treinamento de conselheiros e capitão em Nova Venécia. Fizemos a programação do Dia Mundial, investidura de 30/10 a 02/11 e participamos do 2º Campori da Mega, 'Andando sobre as Águas'. Nos preparamos para o Campori da USB, 'Mais que Ouro'. Em 2016, foi a preparação para o Campori. Fizemos acampamento pernoite, passeios pela natureza e chegou o dia do Campori, 'Mais que Ouro', de 27 a 31 de julho em Ipatinga, MG. Em dezembro de 2017 a 2018, houve outra diretoria, e não fizemos escaladas, acampamentos pernoites ou passeios na natureza. Comemoramos o Dia Mundial e encerramos todas as atividades em dezembro de 2018. Os diretores no período foram Edenir e Josué, mas não houveram muitas atividades. Em 2019 e 2020, o clube parou, mas retomamos em julho de 2021. Ativamos o clube novamente, fizemos investidura, piquenique e caminhada pela natureza. Iniciamos o ano de 2022 com muita garra e nos preparamos para o Campori da AES. Participamos do Campori online 'THE NEXT', fizemos batismo da primavera e encerramos todas as atividades em dezembro.
O ano de 2023 está sendo emocionante para o Clube de Desbravadores Fonte de Luz! Durante o carnaval, tivemos um acampamento incrível no Estrela do Norte, repleto de aventuras e diversão. Também celebramos o Dia Mundial dos Desbravadores, onde participamos de atividades especiais para fortalecer nossa união e propósito como clube.
Além disso, realizamos o Impacto Esperança, levando esperança e alegria às pessoas por meio de visitas ao hospital, compartilhando mensagens de otimismo e oferecendo apoio aos pacientes. As reuniões semanais com o clube são momentos preciosos, onde aprendemos sobre ordem unida e desenvolvemos habilidades de sobrevivência, preparando-nos para enfrentar desafios com coragem e determinação.
Para auxiliar nas atividades do clube, organizamos uma festa animada para arrecadar fundos. Vendemos deliciosas pizzas caseiras, proporcionando uma experiência saborosa aos participantes e contribuindo para o crescimento do clube. E não podemos esquecer dos emocionantes batismos ao pôr do sol, momentos sagrados em que novos membros foram acolhidos em nossa comunidade, fortalecendo ainda mais nossa fé e compromisso com os valores cristãos.
O ano de 2023 está repleto de realizações e aprendizados para o Clube de Desbravadores Fonte de Luz, e continuamos firmes em nosso propósito de crescer juntos, servindo e fazendo a diferença em nossa comunidade.

Pre-registration open

You must have the Club registration key (a 5-digit password) to start pre-registering as a member of this Club. If you don't have the key, contact the Club directly


Fill in the details to start

Remember that the member must be of full age by the 30/06th of the year in which he/she will participate


(Code provided by the Club to validate)


(Member who will participate in the Club)


(Member who will participate in the Club)