Club Pathfinders Luz do Monte
Associação Central Sul-Rio-Grandense

Data shown here is the responsibility of Club director Luz do Monte
Luz do Monte

Luz do Monte

Pathfinders

  • Members 18
  • Leadership 5
  • Total 23

Club information

Foundation

01/01/2005 (19 YEARS)


Region

4ª REGIÃO - METROPOLITANA - DBV


Address

ESTR. ANTÔNIO INÁCIO DE OLIVEIRA FILHO - ZOOTECNIA
MONTENEGRO - RIO GRANDE DO SUL


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


External link

Click here to access


Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2016, 2018, 2019, 2023

Histórico do Clube Luz do Monte

O Clube Luz do Monte teve início em janeiro de 2005. Sua fundação foi organizada pelo Pastor Jorge Wiebusch, tendo como primeira Diretora Marilza Fonseca e, como Diretor Associado, João Batista Meireles. Nesse mesmo ano, fomos ao nosso primeiro Campori Regional, realizado em São Sebastião do Caí.
Desde o começo, o Clube Luz do Monte de Montenegro fora reconhecido pelo seu caráter batalhador, organizado e pró-ativo nos ambientes os quais atuava. Como ponto de partida fundamental, nos colocamos sobre conhecimento da Prefeitura para agir juntamente e em conformidade com as diretrizes dos órgãos administrativos da cidade, em representação montenegrina nos eventos intermunicipais, interestaduais, e internacionais. Apesar de não sermos beneficiados com auxílio municipal em recursos para nossas atividades, visamos sempre sermos fiéis a nossa representatividade cristã e cidadã.
Nosso segundo Campori foi no Parque Harmonia, em Porto Alegre, em comemoração aos 30 anos do primeiro campori no Brasil. Tendo como título 'Jesus Meu Porto Mais Alegre', o Campori sediado pela Associação Sul-Riograndense - associação da qual fazíamos parte até então - dos dias 11 a 15 de novembro de 2005. Direção de João Batista Meireles e Direção Associada de Nilge dos Santos.
Esse período fora marcado por nossa busca pela transformação do Clube em um ambiente mais inclusivo e reduzir nossas dificuldades para receber juvenis e adolescentes com deficiências e dificuldades físicas, mentais ou classiais. Demos enfoque em propor instruções sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), trazendo instrutores externos devidamente capacitados a orientarem nossos Desbravadores a como se expressarem basicamente na língua, assim como também a entenderem e abraçaram as diferenças entre os membros. Nos utilizávamos dos veículos dos membros da Liderança para transportar Desbaravadores e interessados dos bairros mais carentes da cidade até os locais de reunião. Tivemos, durante a trajetória do Clube, Desbravadores com deficiências mentais e físicas e essas orientações foram essenciais para sabermos recebe-los e inclui-los de maneira igualitária e calorosa.
O Terceiro Campori de caráter interregional o qual o nosso Clube integrou foi em Esteio, no Parque Assis Brasil, dos dias 11 a 14 de junho de 2009. Tendo como título 'Unidades em Cristo' e já como Associação Central Sul-Riograndense, participamos sob Direção de Nilge dos Santos e Direção Associada de Marilza Fonseca.
Participamos em ações sociais públicas - não só vinculadas como também separadas dos outros Departamentos e Ministérios da Igreja - com o objetivo de transportar o conhecimento de nossos ideais de amor ao próximo para a construção prática da solidariedade em nossos Desbravadores. Com esse objetivo, o Luz do Monte esteve presente propondo a evangelização por meio do entretenimento e divulgando as atividades do Clube durante boa parte do período de existência do Projeto 'Viva Bairro', promovido pelo Jornal Ibiá nos bairros de Montenegro, um sábado ao mês.
Em nossa quarta experiência de Campori, ainda como componentes da 9º Região da ACSR, viajamos até Santa Cruz do Sul para o Campori Regional sediado lá nos dias 20 a 22 de agosto de 2010 tendo como título 'Jesus Meu Amigo de Lenço', sob direção de Nilge dos Santos. No mesmo ano participamos da Olimpíada Integrada da ACSR em Sapiranga, entitulada 'Geração Esperança'. Também no ano de 2010, o Clube foi foco de uma reportagem no Jornal local citado, como destaque na preocupação com o desenvolvimento humanitário e sustentável da comunidade, buscando e promovendo a inclusão social de adolescentes dos bairros marginalizados de Montenegro para uma transformação real na localidade.
Em 2011 fomos a um Treinamento na Fazenda Reeducar em Sentinela do Sul, nos dias 20 a 22 de maio. Também em 2011, compomos o Primeiro Campori Integrado entre Aventureiros, Desbravadores e Jovens da ACSR entitulado 'Provados pelo Fogo' em Esteio, no Parque Assis Brasil. Sob Direção de Nilge dos Santos.
No ano seguinte, em 2012, apresentamos pela segunda vez (nossa primeira experiência em 2006) as atividades do Clube no Desfile comemorativo e expositivo do Dia 20 de Setembro, mostrando aos montenegrinos nossas conquistas (troféus, trunfos e medalhas), brasões (flâmulas, bandeiras e banderins) e materiais de instrução. O seguimento ordenado do desfile foi ditado pela agrupamento de ordem unida de Desbravadores do Clube Luz do Monte. A partir do ano seguinte, fomos convidados a realizar nossas atividades no espaço escolar do CIEP Montenegro (localizado em área carente) e a vincular os alunos da escola ao Projeto; logo, passamos a desfilar com o CIEP juntamente às Escolas no Dia 7 de Setembro.
Em 2013, fora realizado o Campori Regional da 4ª Região, a qual passamos a compor dos dias 18 a 21 de 2013 , tendo como titulo Encontro de Gigantes em Sentinela do Sul, Diretora Nilge dos Santos.
Em 2014 participamos do 3º campori da ACSR no Parque das Tuias em Soledade ,tendo como titulo Jesus meu Herói , dos dias 19 - 22 de Junho ,Diretor Natan Capra.
Em 2015 participamos do 10º campori da USB em Santa Helena no Paraná, dos dias 8 -12 de Outubro 2015 tendo como titulo Coração de Rei ,Diretor Natan Capra.
Em 2016 participamos do 4º campori da ACSR em São Lourenço do Sul tendo como titulo ,Andando sobre as águasdos dias 11 - 15 de Novembro, Diretor Natan Capra.