Club Pathfinders Duque de Caxias
Associação Central Sul-Rio-Grandense

Data shown here is the responsibility of Club director Duque de Caxias
Duque de Caxias

Duque de Caxias

Pathfinders

  • Members 42
  • Leadership 20
  • Total 62

Club information

Foundation

01/05/1973 (50 YEARS)


Region

1ª REGIÃO - SERRA - DBV


Address

RUA MARECHAL FLORIANO, N° 307 - CENTRO
CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL
95020370


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


External link

Click here to access


Message to Duque de Caxias






Classification 2023

This Club was 05 Stars in: 2016, 2017, 2018, 2020, 2021, 2022, 2023

CLUBE DE DESBRAVADORES DUQUE DE CAXIAS

HISTÓRICO

Na pequenina igreja localizada na rua Bento Gonçalves nº 537, surgia em 1973 o primeiro clube de desbravadores de nossa cidade, Clube de Desbravadores Duque de Caxias, sob a liderança de Gumercindo de Souza.

Infelizmente não temos registro das atividades ou dos lideres que dirigiram este clube até 1994, mas gostaríamos de nos lembrar de pessoas que atuaram e construíram o que temos hoje: Everton Coelho, Geni Cardoso, Teodoro Alves Pereira, Marizete Salatino, Vilmar Donadel, Miguel Donadel, José Pessoa, Tâmara Ribeiro, Milton Masiero, Simão Almeida, Ângelo Soria, Vilmar Barcarollo, Samuel Ramos, Roselaine Dotti. Pelas informações recebidas de ex-membros, visualizamos que de 1985 a junho de 1994 o clube deixou de participar de eventos promovidos pela ASR, também deixando de enviar relatórios e de ter qualquer tipo de atividade, que não fossem as realizadas pelo próprio clube. Sabemos que durante todos estes anos o clube continuou propagando e ensinando os ideais que fundamentam nossa causa. À partir de junho de 1994 o clube, voltou a ter um vínculo com a ASR e a participar ativamente de todas as atividades por ela promovida, sob a direção de César Costa, Veramir Costa, Rad Prigol e Alexandre Oliveira. Em Julho de 1998 a direção do Clube passou a um ex-desbravador e pioneiro do Clube, chamado Sérgio Siqueira. Neste período o clube viveu uma etapa em que tivemos um grande reconhecimento pelo poder público, pela comunidade, por instituições governamentais e não-governamentais, devido ao empenho da liderança e a participação do clube em diversas atividades cívicas, sociais e religiosas.

De julho de 1998 a dezembro de 1999, o clube Duque de Caxias esteve sob a direção de Sergio Almeida, sucedido por Marco Aurélio Winter de janeiro de 2000 a dezembro de 2000 e Rad Prigol de março de 2001 até dezembro de 2003.

No ano de 2003 houve muitos progressos dentro do clube, além dos testemunhos perante a sociedade caxiense e a igreja local. Destaca-se ainda a reabertura do Clube de Aventureiros Duquinhos, que em sua primeira reunião contaram com 15 crianças. Hoje este clube representa importante departamento dentro da igreja local e a sociedade, contando com mais de 25 membros.
No ano de 2004, sob a direção de João Carlos Campos, muitos fatos fizeram com que nosso clube tivesse um reconhecimento maior da sociedade e continuasse a crescer. Um dos fatores foi o fortalecimento da região onde conseguimos, junto a outros clubes, participar de evento a nível regional o que impulsiona cada clube a crescer e desenvolver novos talentos. Outro fato importante foi que nosso clube, com a graça de Deus, conseguiu resgatar antigos membros que estavam afastados das atividades com Desbravadores e hoje fazem parte da diretoria do clube, enriquecendo ainda mais o desenvolvimento de
nossos jovens.

Também em 2004, ajudamos a construir um futuro melhor e quem sabe a possibilidade de alcançar mais almas para Jesus, através da construção de uma nova igreja no distrito em tempo recorde. Em 2005, ainda sob a liderança de João Carlos Campos, o clube manteve o padrão de trabalho de 2004, colhendo inúmeros frutos, entre eles: batismos, reconhecimento e participação em eventos promovidos pelo município e
um maior apoio por parte da igreja local.

Em 2006 Samuel Zulianelo assume o Clube Duque de Caxias. Muitas mudanças ocorrem e o número de desbravadores dispara com a grade e intensa campanha de divulgação do clube e de suas atividades na igreja e também na cidade. O alto padrão de qualidade passa a ser o diferencial nas atividades do Clube Duque de Caxias auxiliado pela grande e excelente equipe que forma a diretoria. Ainda em 2006 foi renovado todo o material, através da aquisição de novas barracas, barracas da cozinha, fogão, geladeira, utensílios de cozinha, bandeiras, além de melhorias na sala do clube.

Em 2007, ainda com a direção de Samuel Zulianelo o clube mantêm firme em suas atividades participando de todos os eventos propostos pelo campo. O I Campori de ACSR, em Soledade – RS foi um grande desafio, mas todas as dificuldades foram superadas com garra e a proteção de Deus.

No ano de 2008 as bênçãos de Deus foram sentidas grandemente em nosso clube. Fomos presenteados com grandes eventos os quais destacamos: a comemoração dos 35 anos de fundação de nosso clube, com a presença do Pr. José Maria Barbosa, ex-Líder de Desbravadores na DSA, e também de vários ex-integrantes do clube e também da diretoria e liderança. Na ocasião foram lembrados momentos marcantes de nossa história e homenageados aqueles que fizeram parte desta história. Também neste ano iniciaram as atividades de nossa Banda Marcial, um sonho de muito tempo que começou a tornar-se realidade. Hoje a banda já conta com aproximadamente 25 membros e está aberta a todos os clubes de nossa região.

No ano de 2009, ao comando de Patrícia Costa Zulianelo o Clube de Desbravadores Duque de Caxias realizou vários projetos e atividades, inclusive todo a preparação para o Evento do Campori em Santa Helena no Paraná. Este trabalho só finalizou em Janeiro de 2010 quando se realizou o Evento. No restante deste mesmo ano (2010) a direção do Clube foi passada a Samuel Zulianelo.

Em 2011, Eliana Victória Vargas Polga, comandou o Clube de Desbravadores e o levou ao I Campori Integrado da ACSR realizado no Parque da Expointer em Esteio - RS.

Já em 2012, Karen Emanuelle Barcarollo, comandou o Clube de Desbravadores e juntamente com uma equipe de direção conseguiu o feito de alcançar “5 Estrelas Plus” no III Campori Regional realizado na cidade de São Marcos - RS.

2013 foi um ano de muitos desafios. Desde o início do ano o clube Duque de Caxias, sob direção de Samuel Zulianelo, batalhou muito para poder participar do maior evento de desbravadores já realizado na América do Sul. A participação do clube no IV Campori da DSA, sediado na cidade de Barretos no estado de São Paulo foi uma grande vitória para todos os membros do clube. Através das bênçãos de Deus, da garra de toda a diretoria e a força de cada desbravador nosso sonho tornou-se realidade alcançando a pontuação máxima no evento.

Em 2014 estiveram a frente do clube como diretores, de janeiro a maio Karen Barcarolo e a partir de maio Ângelo Soria Alvaro que estimulou o clube a participar do III Campori de Desbravadores da ACSR – Jesus Meu Herói.

Em 2015 assumiu a liderança do clube Rad Prigol Campos, que junto a uma diretoria empenha e totalmente comprometida ajudaram os desbravadores a desenvolver habilidades técnicas, físicas, mentais, sociais e principalmente espirituais para que o clube participasse com todo o gás do Campori da USB – Coração de Rei. Ao final do ano após o cumprimento de todos os requisitos tivemos o privilégio de termos a classificação ouro.

Em 2016 ainda sob a liderança de Rad Prigol Campos, desenvolvemos atividades focadas ao cumprimento do planejamento e a participação no IV Campori da ACSR Andando sobre as Águas. Ao final do ano o padrão ouro repetiu-se coroando assim o trabalho do ano.

Em 2017 ainda sob a liderança de Rad Prigol Campos, desenvolvemos diversas atividades junto a igreja e a Associação bem como participamos do Campori Regional de Unidades.

Em 2018 assume a direção do Clube Andressa Polga, participando dos eventos propostos pela Associação bem como conduziu o Clube ao Campori da Divisão Sul Americana em 2019 em Barretos.

Em 2019 assume a direção do Clube, Vilmar Augusto Barcarollo, participando de diversas atividades junto a igreja e a Associação e conduzindo o clube ao V Campori da ASCR em Santa Rosa.

Em 2020 e 2021, mesmo em meio a pandemia que assolou todo o Mundo, sob a liderança de Vilmar Augusto Barcarollo, o clube desenvolveu mecanismos para não para as suas atividades, realizando reuniões on-line, projetos não presenciais, desafios on-line tanto da Associação quanto do próprio clube. Na metade de 2021 em diante, conforme a pandemia ia se estabilizando as atividades do clube foram aos poucos normalizando.

Em 2022 assume o clube Rad Prigol Campos, realizando atividades propostas pela igreja, associação e pelo próprio clube, buscando a normalidade pós pandemia e preparação para o VI Campori da ACSR em Santa Rosa.

Em 2024 Luís Henrique Erthal assume a diretoriaa do Clube.
* Eventos em que participamos:


1975 – Primeiro Campori de Desbravadores do Brasil – Campestre (RS)

1979 – Primeiro Campori Unisul – Vila Velha(PR)

1980 – Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1981 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul(RS)

1982 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1982 – V Campori Gaúcho – Cachoeira do Sul (RS)

1983 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1984 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1984 – I Campori Sul-Americano de Desbravadores – Foz do Iguaçu (PR)

1994 – XI Campori da FSRG – Osório(RS)

1994 – II Congresso de Desbravadores – Rolante (RS)

1995 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1995 – I Olimpíada de Desbravadores – Novo Hamburgo (RS)

1995 – VI Campori de Desbravadores da USB – São José (SC)

1995 – III Congresso de Desbravadores- RS

1996 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1996 – II Olimpíada de Desbravadores – Caxias do Sul (RS)

1996 – XII Campori de Desbravadores – Ijuí (RS)

1996 – IV Congresso de Desbravadores - RS

1997 – Curso de Liderança – Campestre (RS)

1997 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1997 – III Olimpíada de Desbravadores – Esteio (RS)

1997 – XIII Campori de Desbravadores – Cachoeira do Sul (RS)

1997 – IV Congresso de Desbravadores – Esteio (RS)

1998 – I Campori de Líderes da DSA – Púcon (Chile)

1998 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

1998 – VII Campori de Desbravadores USB – Esteio (RS)

1999 – I Olimpíada Regional – Bento Gonçalves (RS)

1999 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2000 – CTBD – Campestre(RS)

2000 – XV Campori da ASR – Osório (RS)

2000 – Culto de Gratidão – POA RS)

2001 – II Olimpíada Regional – Vacaria (RS)

2001 – XVI Campori de Desbravadores da ASR – Venâncio Aires (RS)

2001 – Culto de Gratidão – POA (RS)

2002 – CTBD e Máster – POA (RS)

2002 – VIII Campori de Desbravadores da USB – Foz do Iguaçu (PR)

2002 - Culto de Gratidão – POA(RS)

2003 – II Campori Gaúcho de Desbravadores – Santa Rosa (RS)

2004 – I Campori Regional da 15ª região – São Marcos (RS)

2004 – CTBD e Máster – Viamão (RS)

2005 – III Campori de Desbravadores da DSA – Santa Helena (PR)

2005 – Mega Clube 2005 – Viamão (RS)

2005 – Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2005 – Campori dos 30 anos – ASR Porto Alegre (RS)

2006 – I Ferira de Especialidade e Olimpíada de Habilidades – ASR – Taquara (RS)

2006 – I Campori On-line da ASR

2006 – Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2007 – I Campori On-line
2007 – Hastiamento das Bandeiras na abertura do Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2007 – I Campori de Desbravadores da ACSR – Soledade – RS

2008 – II Campori On-line da ACSR

2008 – Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2009 – Olimpíadas de Desbravadores, Bandas e Fanfarras

2010 – IX Campori da USB em Santa Helena no Paraná

2010 – Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2010 – Olimpíada Integrada ACSR

2011 – I Campori Integrado da ACSR em Esteio (de 11 a 15/11), juntamente com os Departamentos Jovem e Aventureiros.

2012 – III Campori Regional da ACSR (de 15 a 18/11) em São Marcos.

2013 – Capacitação 2013 para Desbravadores da ACSR (16/02) no CAMAR em POA

2013 – CTBDL - (16 a 17/03) em Nova Hartz (RS)

2013 – Curso de Conselheiros da ACRS (14 e 15/04) em POA

2013 – Homenagem da Câmera de Vereadores de Caxias do Sul aos 40 Anos de Clube de Desbravadores na cidade. (23/07) em Caxias do Sul (RS)

2013 – Programa Especial aos 40 Anos de Clube de Desbravadores Duque de Caxias em Caxias do Sul (27/07)

2013 – NÃO HOUVE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO, POR SER SÁBADO.

2013 – Concurso Ordem Unida da ACSR – (20/10)

2013 – Preparação para o IV Campori da DSA em Barretos SP (07 a 12/01/2014)

2014 – Campori da DSA em Barretos

2014 – CTBDL (Abril)

2014 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2014 – III Campori da ACSR – Parque das Tuias

2015 – Missão Calebe (24/01 a 12/02)

2015 – Encontrão (15/03)

2015 - Visita a Câmara de Vereadores - Vereador Henrique Silva ( Junho)

2015 - Desafio On Line - Concurso de Música ACSR ( Julho)

2015 - Desfile Cívico Militar de 7 de setembro – Caxias do Sul (RS)

2015 - Participação no desafio Online - (Setembro)

2015 - Campori USB - Coração de Rei (8 a 12 de Outubro)

2016 - Missão Calebe - Fevereiro

2016 - Visita ao Prefeito e Câmara dos Vereadores Convite 50 anos da IASD em Caxias do Sul - (29 de Março)

2016 - Acampamento treinamento de Conselheiros 8ª Região - (9 e 10 de Abril)

2016 – Desafio Onlinne (30 e 31 julho)

2016 - IV Campori da ACSR Andando Sobre as Águas (11-15 de Novembro)

2017 - Campori Regional de Unidades

2018 - Olimpiadas

2019 - V Campori da DSA A Melhor Aventura + Campori da ACSR

2020 -

2021 - Olimpíadas na Fenachamp

2022 -

2023 - XI Campori de Desbravadores da USB (Filho do Rei)

2024 -


* Ainda existem outros eventos dos quais participamos, mas não há registros
ou documentos que comprovem a participação.