Club Adventurers Clubinho Eldorado
Associação Catarinense

Data shown here is the responsibility of Club director Clubinho Eldorado
Clubinho Eldorado

Clubinho Eldorado

Adventurers

  • Members 50
  • Leadership 75
  • Total 125

Club information

Foundation

01/01/2014 (10 YEARS)


Region

12º REGIÃO AVENTUREIROS


Address

RUA VISCONDE OURO PRETO, 375 - CENTRO
FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA
88075-260


Main meeting

SATURDAY
16:00:00


Classification History

This Club has not yet been 5 Star in the CMS

Consta em ata voto 03/97 do dia 15 de fevereiro de 1997 indicação de Maria de Fátima C. Bernardino para diretora do primeiro Clube de Aventureiros da Igreja Central de Florianópolis. Maria de Fátima foi indicada como diretora do clube, no entanto ela preferiu ficar como vice e Ellen Lisia assumiu como diretora além de secretaria e tesouraria do clube.
“A primeira reunião do Clube de Aventureiros Eldorado, era este o nome, teve a primeira reunião dia 10 de março de 1997. A Ellen era diretora e eu associada. Eu já tinha fundado o clube de aventureiros Pedra Branca, mas como tinha poucas crianças e foram desistindo, o clube foi fechado. No ano seguinte, foi fundado o Clube de Aventureiros Eldorado. Como eu não queria muita responsabilidade, pois já tinha duas meninas no Clube de Aventureiros e mais um adolescente no Clube de Desbravadores Eldorado, preferi ficar como associada”, conta Maria de Fátima.
Ellen relembra que a abertura do clube também foi importante porque o Clube de Desbravadores Eldorado estava superlotado de conselheiros acima de 16/17 anos que não podiam mais participar das competições em Camporis e afins.
“Então, decidimos fundar os aventureiros que funcionava no mesmo horário dos desbravadores em salas separadas. Os aventureiros estavam começando a aparecer em Santa Catarina, e este foi um dos primeiros Clube de Aventureiros de Florianópolis. Tínhamos no primeiro semestre em torno de 20 crianças inscritas e 30 no segundo”, conta Ellen.
Maria de Fátima menciona alguns dos aventureiros que participaram ativamente dos primeiros anos do clube: Maria Júlia, Talita Bernardino, Emília Bernardo, João Felipe, Maria Abreu, Gabriela Leite, Gustavo, Antonio Carlos Morro Júnior e Mayara Nagel.
A diretora Ellen Lisia ficou somente um ano no clube e lembra, que além de Maria de Fátima, Anderson Ciro Vieira também ajudou na liderança. Maria de Fátima ficou quatro anos.
“Nesses primeiros quatros anos ajudei na diretoria. Primeiro ano de clube fomos Ellen e eu, Laura Leite assumiu como diretora nos dois anos seguintes, e o casal Altamiro Coelho e Rosimere Coelho em seguida”, conta Maria de Fátima.
Rosimere lembra que o Pastor Elcimau Loureno, que era o pastor da Central de Florianópolis na época, num passeio na Barra da Lagoa com as famílias da Central, vendo que a igreja tinha muitas crianças convidou à ela e ao seu esposo para ajudarem no clube de Aventureiros como diretores. Também Rosimere relata um fato engraçado: “A primeira camiseta de campo era com o tio Patinhas. Não tínhamos referências na época”.
Durante esses 22 anos o clube passou por períodos em que esteve desativado. Atualmente, está em funcionamento desde 2010 e passou a se chamar Clubinho de Aventureiros Eldorado.
Quanto aos registros antigos do clube, a diretoria dos primeiros anos de clube informou que havia uma pasta de registros que ficava junto com o material dos Desbravadores. A atual diretora do Clube de Desbravadores Eldorado, Heloisa Rheinlander Rebello, informou que este material foi entregue há muito tempo atrás para o Clube de Aventureiros, que agora tem seu armário próprio. No entanto, atualmente, não encontramos esses registros no armário do Clubinho Eldorado.
Desde sua reativação o Clubinho Eldorado participou de diversas atividades como olimpíadas, acampamentos e todos os Aventuris da Associação Catarinense.
Créditos: Pesquisa realizada por Cintia Felsky S. de Melo Moura

Reativado em 11/08/2021