Club Pathfinders Cachoeiras
Associação Bahia Sul

Data shown here is the responsibility of Club director Cachoeiras
Cachoeiras

Cachoeiras

Pathfinders

  • Members 34
  • Leadership 23
  • Total 57

Club information

Foundation

29/10/2000 (18 YEARS)


Region

7º REGIÃO


Address

RUA MANOEL RODRIGUES FERREIRA - CENTRO
ITUBERÁ - BAHIA
45435000


Main meeting

SUNDAY
08:30:00


Classification

História do clube de desbravadores cachoeiras
12° Região

Foi idealizada a fundação de um clube sob a liderança de Edriane Jussaí como diretora e seus associados: Eliaque Lima e André Roque no ano de 1985 a 1990, sendo desativado em 1990 por falta de Motivação.
Após dez anos desativado, em 2000 no dia 25/03/2000 surgiram novas ideias, para que fosse ativado novamente o Clube em Ituberá, dessa vez com força e vigor já com três nomes a serem votados. As sugestões foram:
1° Capital das águas.
2° Planetas.
3° Cachoeiras.
Sendo o nome Cachoeiras escolhido pela comissão e sob a direção de Eliaque Lima e Charles Almeida e a coordenadora Nubia. Em 2001 a direção foi composta pelo diretor Charles Almeida e Genildo Ribeiro com várias atividades a serem realizadas. Tivemos o nosso primeiro acampamento em Tapuia, município de Camamu, Desfile cívico em Ituberá com o primeiro uniforme de atividades, festivais de tortas, o Clubão na cidade de Travessão e o momento mais esperado que foi a primeira investidura do clube no dia 16 de dezembro de 2001 com 25 pessoas, incluindo desbravadores e diretoria.
Em 2002 o clube ficou sob a direção de Genildo ribeiro e Charles Almeida e Clemilda Almeida como seus associados sobe coordenação de Marcus Teles, onde atuaram juntos até o ano de 2008. Nestes anos a animação tomou conta do clube e participamos do II Campori da Associação Bahia Sul com o tema: A Grande conquista. Em 2004 participamos do campori de Aracaju Chamados para servir, e em 2006 Campori em Itapetinga nos passos do mestre. Realizamos três acampamentos nestes anos nos seguintes locais: km sete, Jati mane e Colônia, os quais foram acampamentos inesquecíveis.
O Clube passou por alguns momentos difíceis, sem motivação por parte da liderança e dos desbravadores, mas nunca desistimos de continuar perseverando de ser um clube organizado.
No ano de 2009 sob a liderança de Ubiraci Palma foram realizadas caminhadas e investidura no final do corrente ano em classes.
Em 2010 o retorno de Genildo Ribeiro e Brígida Prazeres com o mega Campori em Rio Grande do Norte realizado pela União Nordeste Brasileira com o tema Nascidos para Brilhar com premiação de ouro. Também foram feitos Acampamentos e investiduras de desbravadores.
No Seguinte ano assumiram a direção Brígida Prazeres e Daniel Batista, até a metade do ano. Sendo Brígida substituída por Walter Wesley como diretor e seus associados Daniel Batista e Vilka Amorim, juntos realizaram projetos sociais como: domingo de +, Sopão comunitário, arrecadação de alimentos e roupas entregues a ASA, caminhadas, acampamentos e investidura de lenço e classes e Batismo.
Em 2012 atuando como diretor Daniel Batista Dos Santos que iniciou a sua trajetória no clube como desbravador e foi batizado em 2005 na direção de Genildo Ribeiro, e para compor a direção deste ano foi votado Ubiracy Palma como Associado e Vilka Amorim como Associada com vários planos e projetos para o desenvolvimento.

A direção continuou com Daniel Batista em 2013 e 2014, realizando projetos especiais e proporcionando momentos, encontros e eventos maravilhosos. Sendo que em 2014 o clube teve o privilégio de participar do campori sul-americano realizado em São Paulo-Barretos com o tema :Um encontro marcado na eternidade, onde ganhou o troféu 5 estrelas, padrão excelência.
Em 2015 a igreja escolheu como nova diretora Raqueline Cunha e associada Hellana lima, onde desempenharam belamente os seus trabalhos, superando os desafios graças ao nosso Deus, que esteve presente em todas as situações. Nesse ano a quantidade de Desbravadores reduziu um pouco, mas a fé e a esperança permaneciam no coração da liderança.
Em 2016 sob a direção de Walter Wesley, o clube participou do I campori da União Leste Brasileira, na FADBA, situada na cidade Cachoeira. Ocorreram outros eventos, projetos sociais e evangelísticos na cidade, contribuindo para um resultado eficaz e significativo do ideal desbravador.
Em 2017 ,foi escolhida a diretora Thiara Cairo para atuar juntamente com seus associados Talisson e Vilza ,a secretária Hellana, Conselheiros Jeferson, Natanael, Bruna, Laís, Thaysa e Renaldo e instrutores Herick e Marcos Filipe, onde realizou-se projetos sociais na cidade, no bairro Porto Falso, entendendo que o clube é um projeto que visa também a cidadania ao incentivar e instigar os desbravadores a descobrirem suas potencialidades ,habilidades e aptidões, ensinando o caminho que devem andar e apresentando Deus como o centro e a base de todas as coisas. Projetos evangelísticos, limpezas das praças, desfile cívico, acampamento, caminhadas e maratonas também foram realizados durante esse ano, marcando uma nova fase do clube, com novos desbravadores e lideres que mostraram que Deus capacita a quem Ele escolhe.
Em 2018, o clube permaneceu sob a direção de Thiara Cairo, mas com novos associados que foram Laís e Eliaque. Eliaque que foi um dos fundadores do clube em Ituberá, retornou com alegria ao entender que foi um chamado para atuar nesse grande ministério. Após alguns meses Rafael assumiu o cargo de diretor associado e Eliaque assumiu o cargo de Capelão Geral do clube, onde conta que está feliz em contribuir na instrução bíblica de crianças e adolescentes, e que sente a presença de Deus continuamente, como no acampamento realizado em Setembro, onde o dono da fazenda pedia pra chover e no momento que os Desbravadores foram para lá acampar ,Deus realizou essa benção.
Além desse acampamento feito com o clube Pedras e o Planetas, outros eventos ocorreram como: caminhada, pequenos grupo, reuniões especiais, circuitos, desfile cívico em Ubaitaba promovido pela ABS,desfile cívico em Gandú, dia mundial do desbravador, semana de oração,investidura,batismo e muito mais eventos e participações na sociedade e na igreja.

Atualmente, o clube anseia marcar novamente a sua história participando do V campori DSA, onde com fé e perseverança espera realizar esse sonho.

Devido ao grande índice de prostituição, drogas, violência, gravidez na adolescência e a ociosidade dos adolescentes, o clube de Desbravadores Cachoeiras resolve contribuir na formação disciplinada de crianças e adolescentes considerados em situação de risco, bem como contribuir na formação do caráter de crianças e adolescentes que desejem passar por essa sociabilização.
O Clube de Desbravadores Cachoeiras tem como objetivo proporcionar aos adolescentes o espírito de aventura e exploração que se encontra em cada criança e adolescente. Isto inclui atividades elaboradas cuidadosamente ao ar livre, exploração natural, habilidades, passatempos ou vocações, viagens, do que é possível na Sociedade. Nesse ambiente, o enfoque espiritual é recebido, assim como a realização de feiras, projetos comunitários e sociais ,excursões pelo campo, ciclismo, dentre outras atividades.
Esta organização é adaptada por seus membros para atender a população do município de Ituberá. O referido município caracterizar-se por uma população de aproximadamente 39 mil habitantes, em que a mesma encontra-se em desenvolvimento, porém sem muita opção para que as crianças e adolescentes possam se envolver e entender os seus papeis enquanto cidadãos. Por isso a ideia do nosso trabalho é fortalecer as iniciativas existentes para crianças e adolescentes no município e contribuir com a redução do envolvimento das crianças e adolescentes com as drogas, a prostituição,desigualdades,intolerâncias, e por consequência a desestruturação da unidade familiar.

Atualmente há no clube um grupo de aproximadamente 50 meninos e meninas apaixonados por desbravar por Cristo.