Club Pathfinders Alfa de Argus
Associação Brasil Central

Data shown here is the responsibility of Club director Alfa de Argus

Alfa de Argus

Pathfinders

  • Members 7
  • Leadership 7
  • Total 14

Club information

Foundation

14/03/2005 (19 YEARS)


Region

16ª DBV


Address

AV. SÃO FELIPE Nº 112 - SERRA DOURADA
ACREÚNA - GOIÁS
75960-000


Main meeting

SUNDAY
09:00:00


Classification History

This Club has not yet been 5 Star in the CMS

Datas Importantes:
03 de agosto de 2001 – Abertura oficial do clube Guerreiros da Paz.
18 de agosto de 2002 – Alteração do nome do clube para Guerreiros da Paz II (Mudança necessária por ter cadastro duplicado de clubes com o mesmo nome).
27 de julho de 2004 – Alteração do nome do clube para Alfa de Argus.
Diretorias:
2001 – Diretor: Ivam Eugênio; Associada: Sideli de Jesus Azebedo; Associado: Jorge Antônio.
2002 – Diretor: Jorge Antônio; Associada: Sideli de Jesus Azevedo.
2003 – Diretora: Sideli de Jesus Azevedo; Associada: Cleide Carmo; Associado: Jorge Antônio.
2004 – Diretora: Eunice Eugênia da Silva; Associada: Regiane Santana; Associado: Ademir Silva.
2005 – Diretora: Eunice Eugênia da Silva; Associada: Regiane Santana; Associado: Jonne Elias Fernandes.
2006 – Diretora: Eunice Eugênia da Silva; Associada: Marianna Azevedo da Silva; Associado: Gabriel de Jesus Silva.
____ - Período sem atividades do clube.
2014 – Diretora: Joana de Jesus Azevedo; Associado: Wender de Sousa Ferreira.
____ - Período sem atividades do clube.
2016 – Diretora: Fabiane Alves Estevão Bernardes; Associado: Francisco Fábio Torres Gonçalves.
2017 – Diretora: Fabiane Alves Estevão Bernardes; Associado: André Lira Chaves Moura; Associada: Sideli de Jesus Azevedo
_____
2018-Diretor:Wender de Sousa Ferreira ;Diretor Associado:Francisco Fábio Golçalves Torres.
(Alteração no uniforme de atividades do Clube ).
_____
13/01/2019 :Abertura do Clube
2019-Diretor :Wender de Souza Ferreira ;Diretor Associado: Francisco Fábio Golçalves Torres
Mudanças de cargos /secretaria :Kettely Eduarda dos Santos Fernandes /Tesoureiro:Amanda Santos .
2019:Ouve alterações na diretoria do clube, em troca de diretores, passando assim Wender Souza Ferreira seu carga de diretor para Francisco Fábio Gonçalves Torres como diretor do clube .
______
2019:O clube Alfa de Argus ganhou uma doação de uma barraca tamanho família para o Clube .

2020- Esse ano ouve novamente alterações no clube. Com a Pandemia ou a parada no clube Alfa de Argus por mais o menos seis meses. Com a reabertura do clube no de Agosto veio também a mudança da direção, como entrada de novos membros nas unidades e na Diretoria.
Alfa de Argus, também conhecida como Canopus, esta que é a estrela que representa o estado de Goiás na Bandeira da República Federativa do Brasil. O nome foi escolhido com a intenção de homenagear nosso estado. Conhecida por Canopus é a estrela guia, ela é a segunda mais brilhante do céu noturno, mas chama a atenção tanto quanto a campeã, Sírius. Porém, enquanto Sírius é uma das estrelas mais próximas, a menos de 9 anos-luz, Canopus está a quase 315 anos-luz. E ainda assim brilha como poucas. Ela é uma supergigante branco-amarelada, 65 vezes maior e 20 mil vezes mais luminosa que o Sol. No palco celeste, Canopus é literalmente uma superstar, e no céu de muitos planetas de outros sistemas solares, provavelmente é a mais brilhante. Piloto de Tróia fácil de localizar, Canopus é a principal estrela (alfa) da constelação de Carina, a quilha no lendário navio Argus. Essa constelação é visível do polo sul até 37 graus de latitude Norte (uma linha paralela ao equador terrestre que passa pelo sul do estado de Kentucky, nos EUA, pelo Mar Mediterrâneo e o Japão). Diz a lenda, que sua curiosa denominação vem de Canopo (ou Canobo), o nome do piloto do navio que conduziu Menelau e Helena ao Egito, após a queda de Tróia. O jovem foi amado pela filha de um rei egípcio, e após sua morte deu nome a uma cidade daquele país. No passado, os povos viajantes do deserto a usavam para indicar a direção aproximada do Sul. Por lá, Canopus aparece no inverno, bem abaixo de Sírius e sempre perto do horizonte, quando não raras vezes a atmosfera turbulenta lhe confere uma cor ligeiramente avermelhada.
Em tempos modernos usada como rastreador estelar, pois, mesmo quando um GPS se torna uma orientação mais prática e precisa para se encontrar o rumo, Canopus continua orientando a navegação. Mas não das naves comuns, aquelas que percorrem os mares da Terra, e sim das que velejam pelo oceano cósmico. Por causa do brilho e da posição que ocupa no céu (fora do plano da eclíptica, ao contrário de Sírius), Canopus foi muito útil à navegação de sondas espaciais. Naves famosas como a Mariner, a Lunar Orbiter, a Pioneer e a Voyager usaram uma câmera chamada Canopus Star Tracker (o rastreador da estrela Canopus, numa tradução livre). E mesmo hoje, quando por algum motivo Canopus não é a preferida, as sondas de exploração planetária usam um “sensor estelar” que é essencialmente o rastreador de Canopus desenvolvido na década de 1960. Esses dispositivos contêm, basicamente, um mapa estelar de onde a nave obtém sua orientação correta, sua atitude em voo.
A observação espiritual do nome escolhido trata-se da Luz Maior, que foi nos deixada, inspirada por Deus e escrita pelos profetas, a Bíblia. Sendo o principal objetivo de nosso clube guiar pessoas aos pés de Cristo.
No ano de 2002 o Clube Alfa de Argus foi e recebeu um troféu do campori Estadual ABC.
No ano de 2016
No ano de 2017 o clube Alfa de Argos e seus membros foram do Campori da ABC, la recebemos o troféu , guardamos em nosso armário em tacto .
NO ano de 2019 o clube Alfa de Alguns e seus membros tiveram alteração na diretoria e nos Desbravadores .