Club Pathfinders Cosmos
Associação Brasil Central

Data shown here is the responsibility of Club director Cosmos
Cosmos

Cosmos

Pathfinders

  • Members 34
  • Leadership 16
  • Total 50

Club information

Foundation

08/02/1987 (32 YEARS)


Region

13ª


Address

RUA SANTOS DUMONT Nº 88 - CENTRO
CALDAS NOVAS - GOIÁS
75690-000


Main meeting

SUNDAY
08:30:00


External link

Click here to access

Classification

HISTÓRICO
CLUBE DE DESBRAVADORES COSMOS
1986
O primeiro passo para a fundação do Clube Cosmos aconteceu em 1986 quando a família Stange, estabelecida na cidade de Caldas Novas – interior do Goiás ofereceu-se para contribuir com o pastor distrital na época, sugerindo a criação de um clube na cidade. Assim, depois de muitas conversas, o clube foi fundado contando com a participação de membros da igreja Central de Caldas Novas, se reunindo na sede da igreja Central de caldas Novas.
O nome do clube surgiu de sugestão da diretoria por ser de origem celestial, decidiu-se que as unidades teriam nomes de estrelas e constelações do cosmos.
1987/1988
O primeiro ano foi um ano de muitas experiências novas. Havia muita coisa para aprender, muitos obstáculos a superar. O primeiro deles foi, sem dúvidas, a formação da diretoria, já que poucos ali conheciam realmente o que era um clube de Desbravadores. A professora Zadir Stange foi indicada como diretora do clube, apoiada pelo irmão Jurandir que liderava o ensino do civismo e, portanto, tinha conhecimento a respeito de Ordem Unida. A irmã Tainá Mar fora nomeada Tesoureira e Secretária.
Dentre todas as atividades que estavam programadas, como o primeiro acantonamento, caminhada, campanha comunitária, certamente a mais esperada era o Campori! Mesmo recém-surgido, o Clube Cosmos fez o propósito de participar do evento máximo do clube, e não poupou esforços para isso. Campanhas foram feitas para a confecção dos uniformes de gala, da camiseta de campo, entre outros equipamentos, e algumas doações também foram conseguidas, pela graça de Deus, tudo planejado para angariar fundos. Todos os desbravadores se esforçaram muito para arrecadar dinheiro. Assim, tudo estava preparado para ir ao Campori da DSA – Além do Rio de 1988 na cidade de , no sul do paraná.
Para muitos, estar no Campori foi um sonho realizado, e com muito esforço e dedicação muitas vitórias foram alcançadas naquele evento. Vencemos várias provas, o que motivou muito a continuação do clube. Para muitos desbravadores, foi também a primeira vez que viajaram e conheceram outros desbravadores. Enfim, terminou o ano de 1988, e grande era a expectativa para o que viria no próximo ano.
1989
Para o ano de 1989, a diretoria se manteve praticamente a mesma, continuando a professora Zadir como diretora, apoiada pelos irmãos. Com a chegada de novos desbravadores, fez-se necessária a confecção do uniforme de campo próprio do clube. Neste ano foi realizado o nosso primeiro acampamento do clube, propriamente dito, na Muitos outros eventos foram realizados, como caminhadas, passeatas, campanhas comunitárias e também o nosso primeiro desfile cívico de 7 de Setembro. Contudo, o evento mais esperado foi novamente o Campori, e isso era um fato que causava muita empolgação.
Terminamos o ano realizando boas atividades de especialidades e outro motivo de muita euforia foi o passeio na mata.
1990
Para o ano de 1990, muitas novas metas foram traçadas, e muitos novos desafios foram vencidos. A diretoria foi reformulada, contando com outros irmãos , Tainá Mar e Jurandir como diretores associados. Nesse ano, iniciou-se efetivamente a divisão do clube em classes, o que demandou novos esforços por parte dos membros da diretoria. Realizamos algumas atividades novas, como Acampamento, acampamento de caráter rústico (que foi de muito sucesso), e também o Desfile Cívico de 7 de Setembro foi um sucesso, e recebemos muitos elogios das autoridades e cidadãos de Caldas Novas.
Participamos de todos os eventos com muita empolgação, e conquistamos uma ótima colocação no ranking geral.
Os eventos de limpeza e os passeios foram recebidos com muita euforia pelos desbravadores. Entre festinhas de aniversário e de final de ano, novas amizades e vitórias, findamos o ano de 1990 muito satisfeitos com nossas conquistas.

1991 a 2003
Neste período o clube interrompeu suas atividades.

2004
Em 2004, algumas coisas mudaram inclusive a decisão de reativar o clube Cosmos, a começar pela transferência da direção do quadro da diretoria. Todo o ano de 2004 foi traçado com um objetivo maior: o grande Campori Sul-Americano que seria realizado no início de 2005. Novamente participamos de campanhas comunitárias de recolhimento de alimentos e agasalhos, acampamentos, caminhadas de longa distância, e muitos outros eventos. Muitos desbravadores entregaram suas vidas a Jesus, o que já vinha ocorrendo em anos anteriores. Acima de tudo, nos preparamos para o Campori Sul-Americano, treinando para as provas, conseguindo doações e reforçando o clube de maneira geral. Enfim, estávamos chegando ao final do ano de 2004, e o coração de todos batia mais forte.
2005
Então, chegou o grande dia de partirmos rumo ao III Campori Sul-Americano de Desbravadores que seria realizado em Santa Helena, às margens da represa de Itaipú.
Chegamos ao acampamento no dia do início do Campori, para montar toda a área de acampamento, e também o nosso primeiro grande portal. Todo o calor era suportado com muita alegria por estar participando de um evento de tamanha grandiosidade. A interação com os outros clubes, das mais diversas partes do continente foi algo muito empolgante. Fizemos muitos amigos, participamos com impacto de todas as provas e eventos, além do passeio pela usina de Itaipú e pelo Paraguai. Ao final, voltamos a Caldas Novas com um sentimento de alegria e euforia que só poderá ser vivenciada no próximo Campori Sul-Americano, ou quando enfim chegarmos ao grande acampamento celestial.
2006
Em 2006, muitas coisas realmente novas foram realizadas pelo nosso clube. Recebemos um novo Pastor, e a diretoria foi alterada em parte. Como neste ano não teríamos Campori, tivemos tempo para novas atividades e também para sonharmos.
Também participamos do Projeto + Vida, com a diretoria doando sangue. Realizamos uma comemoração especial do Dia do Desbravador com programações especiais na igreja. No mês de setembro, realizamos o acampamento. Participamos ainda do Desfile Cívico de 7 de Setembro mais uma vez, e visitamos a sede do Corpo de Bombeiros.
Encerramos as atividades do ano de 2006 com muita empolgação dos desbravadores.
2007
Em 2007, entramos em uma nova etapa no clube Cosmos, quando passamos a nos reunir nas dependências de uma escola municipal bondosamente cedida pela prefeitura, o que era nosso desejo desde o ano anterior. A diretoria permanece basicamente a mesma de 2006. Muitas atividades foram realizadas no ano de 2007. Participamos da Semana Santa com o Clube, realizamos as atividades do Dia do Desbravador e o acampamento do clube, que superou em muito as edições anteriores. Além disso, o Clube Cosmos também participou da Campanha do Agasalho, arrecadando muitas roupas para auxiliar a população carente de Caldas Novas.
Em setembro foi feita a Caminhada dos 25 km, seguida de acantomanento, e um domingo especial de atividades extras ao ar livre.
Para finalizar o ano de atividades, realizamos um belo culto de ação de graças e programa de encerramento bastante emocionante, premiando também os melhores desbravadores do ano de 2007.
2008
O ano de 2008 teve início ainda no final de fevereiro, com a primeira reunião do clube, na qual foram realizadas atividades especiais para mostrar aos novos desbravadores algumas atividades do clube. No mês de Abril realizamos nossa primeira atividade prática, um acantonamento,. Ainda no mês de Abril, realizamos uma atividade especial alusiva ao Dia Mundial dos Desbravadores, no qual contamos com a participação de todos os desbravadores em partes específicas do programa, inclusive o sermão. Ao final, foi oferecido um almoço aos pais dos desbravadores que vieram ao programa.
No mês seguinte, entregamos lembrancinhas especiais para as mães dos desbravadores, para homenageá-las neste dia.
Realizamos também a primeira reunião de pais do segundo semestre, onde foram tratados assuntos diversos, inclusive com relação aos uniformes dos desbravadores novos, para participar no Desfile.
No mês de Setembro, foi realizada uma cerimônia de Admissão em Lenço dos desbravadores novos, pouco antes do dia 7 de Setembro. No dia 7 de Setembro, o Clube todo estava preparado para participar do Desfile onde fomos bastante aplaudidos, e nossa alegria foi muito grande.
Os meses seguintes foram dedicados à realização de atividades especiais, já que as classes já estavam praticamente terminando. Realizamos mais alguns acantonamentos e domingos de atividades fora do clube, realizamos campanhas de arrecadação e alimentos para o Natal, entre outros. Um dos eventos mais esperados era a Caminhada dos 25 km.
Em Dezembro, para finalizar as atividades de 2008, realizamos uma cerimônia muito especial de encerramento, com a premiação dos desbravadores destaque do clube.
Assim, finalizamos o ano de 2008, agradecidos a Deus por todas as bênção concedidas a nós a ao nosso clube!
2009
O ano em que o Clube Cosmos completou 13 anos de existência começou com uma nova abordagem com o intuito de mostrar um pouco do Clube de Desbravadores, e convidar novos juvenis a participarem.
Durante a reunião de planejamento com a diretoria, decidiu-se que as atividades iriam começar no dia 1 de março. O grande destaque do ano, obviamente, era o Campori, que estava programado para Setembro daquele ano.
Todas as atividades especiais do Clube foram planejadas em torno deste grande evento!
Devido, em parte, à campanha o Clube Cosmos recebeu muitos novos desbravadores. No início do ano, foram realizadas algumas atividades sociais, e no mês de Abril uma grande programação do dia dos Desbravadores na igreja central de Caldas Novas.
Durante todo o ano o Clube Cosmos também participou das etapas locais, regionais e estaduais do Concurso Bom de Bíblia. Com isso, muitos desbravadores foram incentivados ao estudo diário da Bíblia. Foi realizado o acampamento anual do clube, com muitas atividades de pioneiria.
Para o Desfile Cívico de 7 de Setembro o Clube decidiu participar, com uma apresentação simples mas, como sempre, muito bonita.
No restante do ano, foram realizadas ainda algumas atividades especiais, como a tradicional Caminhada e em Dezembro foi realizada a programação de Encerramento de ano, na igreja central de Caldas Novas.. Foram exibidas muitos fotos dos melhores momentos, feitos os agradecimentos e também premiados alguns desbravadores que se destacaram em diversas áreas durante o ano.
2010
Já nos primeiros dias de Janeiro, a movimentação do QG do Clube Cosmos foi grande! Haviam muitas coisas para organizar, muitos detalhes para se tratar, muitos itens para resolver.
E enfim, 2010 começou! A equipe encarregada de dirigir o clube eram professor Gledson Marques como diretor e o irmão Cleidson Marques como associado.
O restante do Clube chegou para iniciar as atividades do ano e tudo estava preparado para a o grande momento! Logo no primeiro dia, antes da abertura, o Clube Cosmos participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras.
Durante o ano de 2010 o Clube participou de muitas atividades e provas,
Logo no início do ano foi organizado um passeio muito empolgante para o Parque Estadual Serra de Caldas. Lá foram realizadas várias atividades de aventura, nas belas paisagens do local.
Mas tarde no ano, o Clube realizou Acampamento e aproximando-se do mês de Setembro, o Clube Cosmos preparou-se mais uma vez para o Desfile de 7 de Setembro, que foi um sucesso!
Outro ponto alto das atividades foi a tradicional Caminhada, que deixou todo mundo cansado, obviamente.
No início do mês de Dezembro, foi realizada a programação de encerramento, que relembrou alguns dos melhores momentos do ano, e também reconheceu alguns desbravadores que se destacaram.
2011
O ano de 2011 continuou com muitas atividades empolgantes.
A diretoria permaneceu a mesma do ano anterior.
Realizamos novas caminhadas, campanhas, desfile de 7 de Setembro e muito mais. E então, chegamos ao Acampamento. Além disso, participamos de eventos comunitários na praça da cidade, e ficamos responsáveis pela Escola Sabatina do sábado de manhã. Também recebemos as tradicionais visitas da Associação.
2012
Começamos o ano com irmão Ronaldo com diretor, associados Gledson e Cleydosn Marques e poucos desbravadores.
As atividades transcorreram nromalmente segundo o Caldendário do ano, as classes Bíblicas passaram a ser realizadas nas casas dos desbravadores, os cartões começarama a engrenar , realizamos a caminhada, um passeio ao parque, um acampamento no Sapé e as campanhas da igreja contaram com a participação do Clube: Semana santa, quebrando o silencio e impacto esperança.
A direção precisou ser alterada, o irmão Gledson assumiu o cargo de diretor até o termino do ano e realizou uma investidura de lenço e especialidades dos desbravadores mais velhos para encerrar o ano.
2013
O ano de 2013 começou na mesma sede, as reuniões aconteciam no Supletivo, com novos e velhos desbravadores, novos planos, mas com um só objetivo: Salvar do pecado e guiar no Serviço!
Assumindo a direção do Clube Cosmos o irmão Frank G Silva,como diretor associado Ronaldo e diretora associada a professora Rosemeire Neres. Neste tempo o Clube possuía: 2 bandeiras velhas, 2 caixas de arquivo vermelhas com estudos bíblicos velhos e respondidos e 2 camisas de desbravador e um pouco de tecido para camisa de uniforme.
O Clube possuía 23 desbravadores conforme o relato da secretária professora Narubia Pinho.
Aos sábados retomamos a Classe Bíblica na Igreja central feita no início pelo próprio diretor Frank e só mais tarde no segundo semestre assumiu a classe o ancião do Clube irmão Waldemar Berto.
Logo no começo das atividades foi realizada a famosa Caminhada no parque Serra de Caldas e no mês seguinte uma Caminhada da madrugada de 42 quilometros da cidade de Caldas Novas até a Fazenda Sapé.
Um passeio Ciclístico até o Sapé também contagiou a turma que fizeram ainda dois pernoites no Colégio Supletivo e um acampamento na fazenda do irmão Waldemar.
Festas especiais aconteceram: no dia do ancião e no dia do pastor onde foram convidados todos os ´pastores do distrito (atual e aposentados) para uma linda homenagem de gratidão pelo trabalho pastoral.
Uma visita ao asilo pela classe de excursionistas foi feita para cumprimento de cartão.
Chegou o momento mais esperado do ano, o Campori da UCOB “Na Trilha da esperança” e nosso clube foi um dos primeiros a chegar para os preparativos..
Nesta época o uniforme de campo foi revisado mas ainda na camiseta verde.
Em 2013 nenhum desbravador foi investido em classe somente em especialidades.
2014
Para o ano de 2014, muitas novas metas foram traçadas, e muitos novos desafios foram vencidos. A diretoria foi reformulada, contando com outros irmãos ,Jaciel Silva como diretor associado e Angela Soares como diretora associada. Nesse ano, iniciou-se efetivamente a divisão do clube em classes, o que demandou novos esforços por parte dos membros da diretoria que usavam ainda xerox dos cartões pela necessidade financeira existente.
Tínhamos um novo motivo para nos empolgarmos, pois nesse ano conseguimos com doações de amigos do diretor: irmã Zilmar, Luiz Pepe, Waldemar Berto , João Pena e Milton Vieira para comprar nossos uniformes de gala, o que demandou muito empenho da diretoria para a organizar compra e controle dos mesmos, tudo vindo direto da Associação, cada desbravador usaria seu uniforme pagando uma pequena taxa anual e quando não servia mais procurava a direção do Clube para as devidas trocas.
Uma visita aos Bombeiros contagiou a turma, a nova sala do clube preparada com muito empenho pelo diretor nas dependências do salão jovem agora recebia: um fogão industrial, armário e arquivos, mesa com computador e imnpressora, uma fanfarra novinha. Todo esse material fruto de verba vinda do Conselho da Criança e do Adolescente do Municipio de Caldas Novas.
Em agosto de 2014 a Igreja central de Caldas Novas recebeu um novo pastor, Marcio Antonio dos Santos, e sua esposa Alessandra Frigatti Santos, ambos líder máster de desbravadores, oque veio a somar com nosso clube.
Neste mesmo período iniciamos os ensaios com a Fanfarra conseguida pelo diretor através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente com um instrutor habilitado.
O Clube Cosmos direcionou seus esforços maiores para a participação no Desfile Cívico de 2014, que seria realizado juntamente com a Fanfarra pela primeira vez.. Este período, até o final do mês de Agosto, foi marcado por ensaios intensos, e muita preparação.
Realizamos o primeiro bivaque totalmente ao ar livre, caminhadas noturnas, um Rala para animar a galera, e nos preparamos para a maior investidura de lenço a história do Clube Cosmos, 56 desbravadores ao mesmo tempo entrando as portas da igreja para essa grande festa! Foi e evento do ano para nosso Clube, uma grande conquista!
Em dezembro a professora Alessandra Frigatti convocou todos os maiores de 16 anos do Clube Cosmos para iniciar com esse grupo as Classes Agrupadas e o cartão de líder concomitante e recebeu inscrições de 22 participantes, começava aqui uma nova etapa para o Clube.
Encerramos o ano felizes coma vitórias e conquistas participando juntos de uma alegre confraternização.
2015
Em 2015, entramos em uma nova etapa no clube Cosmos, quando passamos a nos reunir definitivamente com o intuito de investir todos os desbravadores ao final do ano, o que era nosso desejo desde o ano anterior. A diretoria permanece basicamente a mesma de 2014. Muitas atividades foram realizadas no ano de 2015. Participamos da Semana Santa com o Clube, realizamos as atividades do Dia do Desbravador e tudo o que estava previsto no calendário.
Devido as variadas tarefas que o diretor Frank assumia na igreja, assumem por voto de comissão os associados Jaciel e Angela para dar continuidade ao funcionamento do clube em caráter experimental ate o encerramento do ano.

O grupo realizou inúmeras especialidades, a Classe de Agrupadas estava a todo vapor e utilizava todas as oportunidades no Clube e na Igreja para cumprir os requisitos, cada final de semana era uma vitória, a cada 15 dias essa classe passava as tardes reunidos na igreja com suas apostilas em mãos recebendo orientações e nos demais finais de semana cumprindo cartão, foi um intensivão que valeu muito a pena!
O acampamento do clube, superou em muito as edições anteriores, com o planejamento do acampamento em mãos conselheiros e instrutores preparam as especialidades de Arte de Acampar, Acampamento 1 a 4, Acampamento Seguro, Fogueiras e Pioneirias e transformaram três dias em pura e intensa aprendizagem para os desbravadores.
Nos meses seguintes cada unidade esteve reunida pelo menos um dia da semana na casa pastoral dando fechamento so requisitos de cada cartão acompanhados de seus conselheiros e da instrutora professora Alessandra.
Sexualidade Humana foi o tema do nosso encontro e especialidade dada pela psicóloga Gilma Moreira num belo sábado a tarde.
Em outubro realizamos o fim de semana de saúde, as especialidades Nutrição (instrutora Alessandra), Higiene Oral e Avançado (Dr Antonio odonto),Resgate Básico e Alerta Vermelho (Bombeiros Militar) concluíram nosso mestrado em Saúde e encerraram nossas atividades de Classes.
Para finalizar o ano de atividades, realizamos um belo culto de investidura e programa de encerramento bastante emocionante, tudo muito bem ornamentado, o premio foi para todos os desbravadores que se esforçaram e pela primeira vez na história do Clube Cosmos uma grande investidura em faixa com uma diversidade de especialidades, em classes regulares e a liderança em classes agrupadas.
O ano de 2015 terminava mas o sonho ainda não, todos de olho nas suas próximas classes e no Campori que viria contagiou o Clube.
2016
Com muitas novidades pela frente, ano de Campori da ABC, 2016 começou a todo vapor... A nova diretoria assim composta: Diretor Victor Mesquita, diretor Associado Jaciel Silva, diretora associada Caroline lessa, Secretária Iapunira Mendes, Tesoureira Veronica Godoy, Instrucional Alessandra Frigatti e Angela Soares, Capelão Felipe Roscelli, Ancião Pastor Marcio Santos.
Para as unidades formamos os seguintes grupos:
Unidade 10 e 11 anos feminina – Lira, Conselheiras Rosiele e Isabela (que em abril foi para Catalão) e passou a ser substtuida pela Kemille Gonzaga.
Unidade 11 e 12 anos feminina, Conselheiras: Luma e Yasmin
Unidade 14 e 15 anos feminina, Conselheiras Angela Soares e Flávia Padilha.
Os instrutores das Classes para 2016 : Classe de Amigo Rosiele e Kemille meninas e Ricardo meninos; Classe de Companheiro Ingrid e Sandiele,Classe de Pesquisador Luma e Yasmin, Classe de Pioneiro Murilo e Frank, Classe de Excursionista Felipe Roscelli, Classe de Guia Flávia Padilha.
Em março o clube já´possuía 77 membros e o trabalho na reunião regular estava focado no Campori da ABC.

As duas primeiras reuniões da diretoria foram realizadas na casa pastoral das 15 as 19hs no sábado 30 e das 18 as 22hs no domingo 31 de janeiro, onde estabelecemos o Calendário de atividades do Ano 2016 com base no ranking enviado pela ABC e definimos a divulgação das inscrições e as primeiras reuniões regulares. Na mesma semana nosso diretor adquiriu as apostilas das Classes para inicio dos trabalhos.
No dia 06 de fevereiro a diretoria reuniu-se novamente no Acampamento de Carnaval para fechar o quadro de conselheiros para o ano.
Em 31 de janeiro realizamos as inscrições e brincadeiras com os participantes.
Nossas atividades com todo o grupo iniciaram-se no dia 13 de fevereiro, sábado, as 15 horas na Igreja Central de Caldas Novas com uma reunião para os pais onde apresentamos todo o grupo de trabalho e nossa agenda inicial, muitos pais estavam presentes e concomitantemente os desbravadores estiveram na sala dos jovens participando da especialidade de Marcação Bíblica com a diretora associada Caroline Lessa, estava dada a largada para um ano cheio de coisas boas a serem desbravadas!
No domingo 14 de fevereiro as 8h30m iniciamos a especialidade de Fantoches junto com o Clube de desbravadores Serra de Caldas, onde recebemos instrução visual e depois cada conselheiro trabalhou a composição dos fantoches com suas unidades.
Seguimos com nossas reuniões regulares no novo formato , Abertura, Civismo, Meditação, Classe Biblica agora em novo formato com o estudo Cor e Sabor na Bíblia fazendo sucesso e todos trazendo suas bíblias, os Cantinho de Unidade e em seguida as Classes acompanhando o planejamento e finalizando com ordem unida.
Logo cedinho no dia 13 de março o Clube iniciou sua famosa Caminhada para o Parque Serra de Caldas, saímos do Colégio Supletivo e chegamos ao parque as 10h, visitamos o museu de zoologia e então iniciamos a caminhada na mata até a Cachoeira do Paredão, nos deliciamos com a água que brotava pelas paredes, um bom banho e seguimos para a cachoeirinha, as 12hs o trenzinho do irmão Calebe veio buscar todo o Clube para retornar ao Colégio. Uma grande diversão e muita animação nas cantorias no retorno e encerramento deste dia.
Em seguida chegou a Semana Santa, o Clube Cosmos foi designado para dirigir os canticos,e a plataforma do primeiro sábado 19 de março e fechamos o culto divino com o batismo da desbravadora Sarah Vaz. Durante a semana participamos nos pequenos grupos e no sábado 26 de março pela manhã aconteceu o batismo do Daniel Luna na igreja do Portal.
No mesmo sábado tivemos uma linda Santa Ceia só com o Clube De Desbravadores Cosmos realizada pelo pastor Marcio Santos no Colégio Goyaz, tudo especialmente preparado para alcançar nosso alvo maior: enriquecer a espiritualidade do Clube.
Um momento muito gostoso foi comemorar no domingo 27 de março os aniversariantes do trimestre, uma novidade no Clube e com direito a bolo e tudo!
A especialidade de Fantoches que havia sido iniciada em fevereiro foi concluída no dia 10 de abril, em quatro grupos de trabalhos tendo como instrutores a prof Alessandra, prof Debora Barreto (convidada), prof Angela e a desbravadora Kethlin os desbravadores confeccionaram os fantoches que faltavam com base nas histórias recebidas pela instrucional, e contaram as suas histórias inventadas no final da reunião com os temas Dengue, Zika e Chikungunia..
Em Abril entrou no ar a Página Face Oficial do Clube Cosmos espaço criado para divulgar os eventos do clube, e aumentar a interatividade dos desbravadores. Nesta mesma época este histórico foi escrito já que era um requisito do Ranking 2016 e temos como meta alcançar o maior numero possível de pontos para nosso troféu.
O ano de 2017 foi repleto de novas aventuras. Começamos nossas reuniões no dia 29 de janeiro com um time enorme de meninos e meninas cheios de energia para gastar. Fomos para o Parque Estadual Serra de Caldas e lá passamos uma manhã muito agradável em meio à natureza. Comparecemos a Câmara Municipal de Caldas Novas em fevereiro e tivemos a feliz notícia de que fomos aprovados como utilidade pública. Durante o ano nossos desbravadores da classe de pioneiro completaram a especialidade de resgate básico, enquanto que na classe de amigos completaram a especialidade de anfíbios, e companheiro de sementes. Já pesquisador completou a especialidade de scrapbooking e excursionista/guia a especialidade de ordem unida. No dia 11 de Abril é comemorado o dia da alegria, e nosso clube ganhou um dia no parque aquático Hot Park cheio de diversão e brincadeiras. No dia 15 de abril tivemos a nossa Santa Ceia super especial com a admissão em lenço de Débora Barreto, Lidiane Souza e Ana Luíza. Tivemos um almoço de confraternização com nossa diretoria em 30 de Abril. Em Maio tivemos nosso primeiro acampamento do ano, realizado na chácara de Mônica uma colaboradora do clube. Lá nossos meninos fizeram varias atividades e aprenderam um pouco mais sobre como viver na mata. Participamos do projeto Impacto Esperança, entregando livros e distribuindo sorrisos pelo centro de Caldas Novas. Tivemos nossa semana da Voz Juvenil com os desbravadores pregando na igreja das mansões, foi uma semana abençoada. E para encerrar o nosso semestre tivemos uma feijoada vegetariana do clube, para promover a interação entre as famílias dos nossos desbravadores. Em agosto tivemos nossa investidura em classes regulares juntamente com a investidura de classe avançada e insígnia de excelência do líder Fellipe Roscelli e ainda tivemos o batismo de sete pessoas e entre elas estava o nosso desbravador Deuber. Ao retornamos as reuniões do clube, focamos no Campori da UCOB que já estava próximo, colocamos nossa total atenção a ele. Até que o grande dia chegou. Fomos para Rondonopolis – MT e participamos do III Campori da União Centro-Oeste Brasileira “Escolhidos para a missão”. Foi uma experiência sem igual, participamos de provas, tivemos vários momentos com Deus e pregações fantásticas. Em setembro fomos ao batalhão da policia militar prestar homenagem aos nossos “heróis” que arriscam suas vidas para proteger as nossas. Em outubro tivemos o nosso acampamento do segundo semestre, onde os nossos aspirantes a conselheiros passaram pela experiência de comandar uma unidade e instruir especialidades. Em novembro tivemos nossa avaliação das classes avançadas e neste mesmo mês tivemos uma comemoração muito especial dos 30 anos do clube Cosmos, prestando homenagem aos nossos ex-diretores, contando com a participação dos pregadores da voz juvenil e a investidura em líder do nosso diretor Victor Paulo. E no mesmo dia tivemos o batismo de seis pessoas e entre elas tínhamos nossa desbravadora Thalia Marques, entregando sua vida a Cristo. À tarde tivemos nossa investidura em classes avançadas, condecorando nossos desbravadores. E para encerrar, a noite tivemos o luau do clube Cosmos, com brincadeiras comidas e muita diversão. E para encerrar o ano fomos passar o dia na AABB, em forma de despedida das atividades do ano de 2017.
O ano de 2018 inicia-se cheio de metas para serem cumpridas, pois iremos para o Campori da divisão Sul-Americana. Nossas reuniões tiveram inicio no dia 18 de fevereiro, com uma direção altamente dedicada ao serviço de Deus. Como de costume, tivemos nossa caminhada para a Serra de Caldas em forma de simbolizar a abertura das reuniões do clube. Em 4 de março tivemos o nosso curso de conselheiros na fazenda Sapé, coordenado pelo distrital Fellipe Roscelli. No dia 18 tivemos a vez dos nossos capitães de unidade se capacitarem cada vez mais, com um curso preparado especialmente para eles. Em 31 de março tivemos nossa Santa Ceia e logo depois fomos para as ruas do centro de Caldas Novas impactar os motoristas e pedestres com a mensagem de que a Páscoa é Jesus e demonstrando que Ele os ama. 02 de Abril, abertura das inscrições do V Campori da dsa, estávamos muito ansiosos para garantirmos nossas vagas, nesse mega evento.Dia 08 de abril tivemos reunião de pais e visita distrital.
No sábado 14 realizamos a nossa admissão em lenço, onde nossos meninos deixaram de ser aspirantes e se tornaram Desbravadores.Dia 15 de abril, cumprimos um requisito do ranking da DSA onde fomos a praça principal e mostramos quem somos e o que fazemos. Fizemos fogueira ao ar livre, nós e amarras, ordem unida além de abirdab algumas pessoas, para orarmos por elas.Foi um dia diferente e muito divertido. Sábado 21, sábado da família e os dias 22 e 29 foram reuniões regulares.
06 de Maio fizemos um delicioso café da manhã para nossas queridas mães,em homenagem ao seu dia.No mesmo dia iniciamos a nossa Voz Juvenil na igreja do Portal , onde cada noite um Desbravador ficou responsável em partilhar a palavra de Deus.12 de maio final da Voz Juvenil.13 folga, dia das mães.19 sábado da família.20 recebemos a visita do nosso coordenador distrital Fellipe. 26 Impacto Esperança,onde fomos as ruas falar as pessoas,da esperança que só nosso Jesus pode nos dar.27 reunião Regular. Do dia 31 de maio a 03 de junho,realizamos o nosso acampamento,onde fizemos várias atividades,inclusive em cumprimento dos requisitos dos cartões.
09 de junho sábado da família e 10 folga. 17 reunião Regular. 23 dia do ancião, onde fizemos uma homenagem a eles.24 tivemos a avaliação distrital, onde foram entregue as classes para o coordenador Fellipe,avaliar e aprovar os cartões.30 de junho, investidura, onde depois de muitas atividades e cumprimentos de requisitos,eles investiram em suas respectivas classes.
Julho - férias do nosso clube.
05 de Agosto reunião de pais,com café da manhã em comemoração e homenagem aos pais e recebemos a visita do coordenador distrital.12 folga - dia dos pais. 18 sábado da família. Dias 19 e 26 reuniões regulares.
02 de setembro reunião Regular. 09 reunião Regular e início da Voz Juvenil na igreja do Bosque. 08 a 15 de setembro nossa semana do lenço.14 a 16 Campori On Line -DSA ,nos reunimos no salão dos jovens na igreja central, onde realizamos algumas atividades e assistimos as lives.15 de setembro,dia Mundial dos Desbravadores, tivemos uma bela cerimônia,em comemoração ao nosso dia,e a tarde tivemos um momento de bastante descontração e muito açaí! Foi muito bom! 16 Desbravador por um dia, onde de forma dinâmica e atrativa realizamos atividades, para nós apresentarmos a sociedade. 22 de setembro, sábado da família. 23 folga e 30- reunião Regular e visita do coordenador distrital.
07 de outubro, reunião Regular. 14, folga. 20 sábado da família e dia do pastor, compramos uma singela lembrança em homenagem ao nosso querido pastor, que tanto nos auxiliar.21 reunião de pais e visita do distrital Fellipe. 28 de outubro reunião Regular.
02 de novembro,projeto bálsamo- onde uniformizados, fomos aos cemitérios da cidade, entregamos uns folhetos e livros as pessoas enlutadas,oramos com elas e levamos uma palavra de conforto e esperança aos seus corações.03 sábado da família. 02 e 04 de novembro, acampamento no jardim metodista, onde cumprimos os requisitos do cartão para a investidura das classes avançadas .11 de novembro, avaliação regional.18 nossa folga e 24 nossa investidura das classes avançadas e nossa confraternização. 25 folga.
02 e 09 de dezembro reunião Regular,com treinamento para o campori da DSA.23 e 30 folga e recesso.
06 de janeiro de 2019 -feijoada vegetariana para arrecadarmos fundos para o Campori, graças a Deus fizemos uma boa venda e também recebemos ajuda de vários irmãos.13 de janeiro,reun reu Regular com o último treinamento para o campori.15 a 20 de janeiro,o tão, tão esperado,sonhado e concorrido V Campori da DSA.Foram momentos incríveis que vivemos e com certeza ficarão para sempre em nossas memórias.
03 de fevereiro, abertura das inscrições Cosmos no colégio supletivo,das 08:30 as 11:00. No domingo 10 de fevereiro tivemos o curso de 4 horas,na fazenda Sapé,com os seguintes palestras,os líderes: Fellipe Roscelli,Iapunira Mendes, Jaciel Silva e Lenilson Gouveia. Foram momentos de muito aprendizado.Em 16 de fevereiro nos reunimos na igreja, juntamente com nossa liderança, para fazermos o planejamento semestral do nosso clube.Dia 17 demos início às nossas atividades anuais. Além das inscrições, também realizamos uma gincana bem divertida, com participação de todos e um delicioso lanche.25 fizemos nossas inscrições para a Central de diretores. E 24 de fevereiro fizemos uma caminhada,par pa Serra de Caldas, saímos às 07:00 e voltamos as 12:30, como sempre é muito divertido! Agradecemos a Deus por seu cuidado na ida e volta!!
Março dia 08- reunião com a diretoria para fazermos o planejamento anual. Dia 10 de março,reun reunião Regular no colégio supletivo.15 a 17 de março, central de diretores no catre, com participação dos seguintes membros: O diretor Jaciel,os associados Frank e Ângela,a secretária Iapunira e o conselheiro Mayke Douglas. 24 de março,reuniao Regular,no colégio supletivo. Dia 31 de março ,reuniao Regular,com reunião de pais e início da semana do lenço.
Abril,07- reunião Regular no colégio supletivo. Dia 10 ,dia da alegria,no Hot Park. Sábado dia 13 e domingo dia 14 , acantonamento no colégio supletivo. Dia 20 de abril,nossa Santa Ceia,com a presença do nosso pastor distrital, Rafael Candelário. Dia 21 de abril, programação distrital. Dia 28 de abril, folga.
01 de maio, trekking. Domingo dia 05, comemoraremos o dia das nmãe com homenagem e um delicioso café da manhã. Sábado 11 de maio, admissão em lenço,onde realizaremos uma bela cerimônia, onde nossos aspirantes receberao seus lencos. Domingo 12 de maio, será folga. Na sexta dia 17 de maio,nos reuniremos no salão dos jovens, para uma reunião com a diretoria. Domingo dia 19 não teremos reunião Regular, pois estara acontecendo um projeto, Só para meninas e além da participação das Desbravadoras,a nossa liderança também estará auxiliando. Domingo 25 de maio, Impacto Esperança, onde uniformizados iremos as ruas entregar livros e falar do amor de Deus. Domingo 26, reunião Regular.
Junho,dia 02 e 09- reunião Regular no colégio supletivo. Dias 14 a 16 acampamento para cumprimento das atividades dos cartões. Sábado 22 de junho,investidura das classes regulares,na igreja central. Domingo 23 de junho, reunião Regular no colégio supletivo. Domingo dia 30 de junho folga.
Julho- mês de férias.
Fanpage - Facebook: http://fb.com/desbravadcosmos

E-mail: desbravacosmos@gmail.com