Clube de Desbravadores Águia de Fogo
Associação Paulista Sudoeste

Os dados apresentados aqui são de responsabilidade da diretoria do clube Águia de Fogo
Águia de Fogo

09:00:00

Histórico de Classificação

Este Clube ainda não foi 5 Estrelas no SGC

O Clube de Desbravadores foi fundado em 1999 pela Diretora Milene Bento onde atuou até 2002. Até 2015 ficou inativado. Foi em agosto de 2015 o Diretor Vagno Ribeiro assumiu a liderança.
Cronograma:
*1999
Diretora: Milene Bento
O clube de desbravadores foi fundado em 1999, tendo como diretor do clube Milene Bento
O clube iniciou suas atividades nas dependências da igreja adventista do sétimo dia do bairro São Jorge
Neste mesmo ano participamos do VIII Campori da APaC ' No Poder do Amor' de 12 a 15 de novembro, no IAE-CII

*2000
Diretora: Milene Bento
De 20 a 23 de julho, participamos do Campori do Distrito II de Piracicaba 'Alcançando as Alturas', realizado pelo Pr. Lauro Brás na cidade de Charqueada, junto com o clube da cidade.
Participação no IX Campori da APaC '50 Anos de Esperança' nos dias 02 a 05 de novembro em Analândia.

*2001
Diretora: Milene Bento
Participação do Desfile de 7 de setembro junto com outros clubes da cidade.
Concorremos em várias modalidades nas Olimpíadas de Desbravadores da APaC em Piracicaba no dia 29 de Abril.
X Campori da APaC em Tatuí nos dias 15 a 18 de novembro 'Na Trilha do Céu'.

*2002
Diretora: Milene Bento
De 04 a 09 de julho aconteceu o 4º Campori da união Central Brasileira, “Heróis de Hoje”, no UNASP, em Engenheiro Coelho.
2003 a 2014 o Clube ficou parado por falta de liderança.

*2015
Diretor: Vagno Ribeiro
Neste ano o irmão Vagno Ribeiro assume o Clube com o apoio de vários irmãos e de líderes de outro clube da cidade.
19 de setembro de 2015 - Dia Mundial dos Desbravadores.

*2016
O Diretor Vagno Ribeiro e sua equipe aceitam o desafio de ir como participantes no VI CAMPORI DESBRAVADORES APSo - 'O ÚLTIMO CHAMADO' - 11 a 15 de novembro 2016.

*2017
Diretora: Sandra Bueno (janeiro a junho)
Danilo de Jesus Mandro assume o clube pois a diretora Sandra Bueno precisou sair por motivos particulares.
Atividades do ano:
Convite aos vizinhos para a participarem na Igreja dos cultos da Semana da Páscoa na Igreja.
Fizemos especialidade de Nutrição com o Clube Universo Sideral.
Curso de capitães e conselheiros – circuito de palestras, treinamento e competições variadas.
Projeto do livro da Esperança com atividades nos semáforos à noite com o apoio dos jovens.
Calebe de lenço na Igreja com as crianças vizinhas.
Desfile de 7 de setembro.
Admissão de lenço de: Ademilde Sanches, Flavilaine dos Santos, Nathalia Santos, Rodrigo, Leiliane Santos, Sarah Ortolan, Priscila, Vitória e Júlia.
Dia Mundial com programa JA.
Atos de compaixão: visita ao Cemitério da Ressurreição, com distribuição de CDs e livro da esperança.
Curso de Pioneiria com o Regional Leonardo Stephan.
Confraternização com os amigos no Dia do Amigo Desbravador.
Passeio ao Zoológico de Piracicaba com piquenique.
Neste ano, o Clube contou com 36 integrantes.

*2018
Diretor: Danilo de Jesus Mandro
Começamos um novo ano com grandes desafios: comprar barracas e nos preparar para o VII Campori- “Prova de Fogo”.
Eventos do ano:
Convenção MDA com direito ao troféu “Mais Fortes”.
Nosso Coordenador Gustavo Tertuliano sempre presente nas atividades do Clube.
Contamos com o apoio do instrutor André de Paula ministrando a especialidade de nós e amarras.
Ajudamos a ASA na distribuição de alimentos e roupas.
Participamos do curso de Capitães e Conselheiros em Águas de São Pedro.
Fomos convidados para participar da distribuição do livro missionário em Rio das Pedras. Foi uma experiência incrível com a integração com o clube da cidade.
Tivemos a alegria de ver a decisão pelo batismo da nossa conselheira Priscila realizado pelo Pastor Hilton. Mais uma alma para Jesus!
O Desbravador por um dia foi um evento que envolveu todos os clubes da Área 4. O evento foi na rua do Porto.
Tivemos o prazer de comemorar o Dia da Família com os familiares tomando um gostoso desjejum com o clube. Neste dia, apresentamos aos Pais, a história de Elias através da especialidade de dramatização cristã.
Nosso primeiro acampamento. (30/06) Só alegria! Foi no sítio da Maria Conceição Toledo, em Jiboia - Anhumas. Lá, participamos de várias especialidades pertinentes ao evento. Contamos com a presença do Pr. Hilton, da Enfermeira Cristina Tertuliano e do Irmão Leonídio Tertuliano, orador do sábado.
O Calebe de lenço deste ano contou com a participação das crianças da comunidade. Para marcar o aprendizado dos estudos bíblicos, cada história bíblica foi encenada pelas crianças.
Participamos junto com os quatro distritos pastorais do evento “Quebrando o Silêncio - Diga não ao Suicídio” numa passeata da antiga estação até a praça central da cidade.
Tivemos a satisfação de fazer a cerimônia de admissão de lenço de quatro desbravadores (Nicolly, Emilly, Núbia, e Endrik, Dia de festa na igreja!
Nosso webcamp foi na igreja. Reunimos três grupos bem animados e cumprimos as tarefas!
O Olimpori foi uma atividade desenvolvida no Atlético Clube. Passamos um dia com diferentes provas esportivas e competição de Ordem Unida. Nosso Clube ganhou o 1º lugar na corrida feminina com a desbravadora Leiliene.
Para atividade de cartão fizemos uma caminhada noturna na madrugada com o percurso até o parque da rua do Porto saindo da Igreja.
O Pastor Hilton visitou o nosso Clube e explicou a especialidade Aventuras com Cristo.
Para a celebração do Dia Mundial, convidamos a primeira Diretora do Clube, Milene Cristiane Bento, para o sermão deste dia especial de festa e adoração.
Participamos do Desfile de 7 de setembro com encerramento na praça central da cidade.
Fizemos uma Cerimônia de entrega dos trunfos de especialidades desenvolvidas durante o ano de 2018.
O Batismo da primavera foi comemorado com a decisão da Luane, nossa mais nova integrante do Cube.

Neste ano o Coordenador Gustavo Tertuliano e o Vereador Pedro Kawai , criaram o projeto de termos na cidade o Dia Municipal dos Desbravadores e Aventureiros. O projeto foi aprovado e ficou votado o dia 21 de abril. Os clubes estiveram presentes na solenidade juntamente com os representantes da nossa igreja.
Como atividade socioeducativa, o clube visitou o lar de idosos no bairro Planalto. Levamos lanche, cantamos e oramos com eles.
Participamos do VII CAMPORI DA APSo - PROVA DE FOGO (Profeta Elias). Muita emoção, pois, era o 1º Campori com o Diretor Danilo. Valeu a pena toda a ansiedade, trabalho e dedicação. Trouxemos PADRÃO OURO!
Neste ano, o Clube contou com 28 integrantes.

*2019
Diretor: Danilo de Jesus Mandro
Começamos o ano com treinamento para diretoria na Convenção MDA.
Participamos do Curso Capitães e Conselheiros em São Pedro, realizado por nosso coordenador Gustavo Tertuliano.
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com as mães do clube e as da igreja. Entregamos uma lembrancinha (porta lixa de unha).
O Dia Municipal dos Desbravadores (21/04) foi comemorado no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores, com entrega de um Certificado aos diretores, parabenizando esta data. O senhor Leonídio Tertuliano foi homenageado por ter sido o fundador do primeiro clube de desbravadores em Piracicaba, Clube Brasilídios.
Participamos junto com os jovens no projeto da Semana Santa, fazendo pedágio no semáforo, entregando literatura. Ajudamos também na recepção do Evangelismo na igreja.
O clube esteve animado participando nas atividades esportivas. Como resultado trouxemos muitas medalhas.
Juntamente com a igreja, o clube distribuiu os livros do projeto Impacto Esperança no bairro Campestre. As crianças tiveram experiências espirituais ao falar de Jesus e orar com os moradores do bairro.
No mês de julho fizemos um acampamento no sítio da família Mandro. Tivemos atividades de ordem unida (instrutora Brenda), astronomia (instrutor Luís Sanches), competições de recreação, leitura do livro do ano (instrutora Ademilde Sanches), fogueiras e cozinha ao ar livre (instrutor Pastor Reinaldo Coutinho). Os pais foram visitar o acampamento e participaram de um momento de confraternização. Tivemos a presença do pastor que contou suas experiências e passou instruções. O fogo do conselho foi um momento especial, onde as crianças externaram sua alegria e gratidão a Deus.
Neste ano, o Calebe de lenço priorizou o evangelismo pessoal. Nosso clube criou um pequeno grupo de estudos bíblicos juvenil.
Juntamente com o clube Apocalipse, recebemos a instrução de Bússola, com o diretor Alexandre Antão, na ESALQ.
Mais uma vez os distritos pastorais da cidade se uniram para o projeto Quebrando o Silêncio, mobilizando a comunidade adventista numa passeata pelo centro da cidade culminando na praça central, com a presença de autoridades locais.
O tema do Webcamp deste ano foi o estudo sobre o livro de Jonas, conhecimento sobre uniformes, nós e arqueologia bíblica. Foi um desafio responder as provas!
No Dia Mundial dos Desbravadores nosso pastor Reinaldo Coutinho trouxe a mensagem e realizou a admissão de lenço dos seis novos integrantes do clube: João Pedro, Kauã Cristofoleti, Jullia, Oliver Gil, Matheus Silva e Gabriela. Troca de lenço para dois novos membros que passaram a integrar a diretoria ( Lays e Jackson).
Neste ano tivemos o prazer de ver três juvenis entregarem suas vidas a Jesus no Batismo da Primavera: Endrik Kauã, Pedro Henrique e Matheus Silva
Nosso clube teve o prazer de apresentar a pregadora mirim Sarah Ortolan, que brilhou no Pregador Mirim. Pelo segundo ano nosso clube representará Área 4 no Campori.
Com o empenho e dedicação dos instrutores entregamos as especialidades de EVA, Répteis, Anfíbios, Aventuras com Cristo, Acampamento I e II, Ordem Unida, Astronomia, Fogueiras e cozinha ao ar livre. -
Uma das atividades do clube é visitar as autoridades da cidade e órgãos públicos. Visita a Câmara dos Vereadores e conhecemos o gabinete do vereador Paraná. Na entrevista ele falou sobre o trabalho que ele e sua equipe desenvolvem na cidade e deu dicas de como os adolescentes podem contribuir para melhorar seu bairro e a cidade. Ele se colocou a disposição para ajudar no que precisarmos.
No mês de novembro, participamos do IV CAMPORI da APSo – OPERAÇÃO NÍNIVE (Profeta Jonas).
Neste ano, o Clube contou com 31 integrantes.

2020
Iniciamos o ano com a capacitação de diretorias no CTA de Araçoiaba da Serra.
Fizemos o nosso planejamento seguindo as datas da agenda MDA.
Em fevereiro tivemos nossa primeira atividade do ano: passeio numa chácara com o clube de aventureiros Raio de Luz, familiares e amigos.
Foi com muita alegria que assistimos o batismo da desbravadora Júllia Isabella da Silva ao entregar a sua vida a Jesus.
No mês de março tivemos a semana de Mordomia com a participação do clube na organização dos cultos e recepção.
....e chegou a Pandemia do COVIDI....
Mas o clube não parou! Fizemos a Classe Bíblica on-line!
No mês de setembro as igrejas passaram a receber os membros com restrição e distanciamento, então, comemoramos o Dia Mundial. Todos de máscara!
Participamos da programação passando a lição geral e recepção.
A desbravadora Sarah Ortolan fez a troca de lenço passando a participar da diretoria.

Participamos também do projeto Impacto Esperança na etiquetagem e distribuição dos livros.

Terminamos o ano com 29 participantes

2021
Iniciamos o ano com a capacitação de diretorias no CTA de Araçoiaba da Serra com o tema “Através de nós”
Por causa da restrição da pandemia, só puderam ir a secretária Ademilde Sanches e o diretor Danilo Mandro no evento. Recebemos as orientações e foi notificado que não haveria Campori neste ano.

Em setembro, fizemos uma caminhada matutina saindo da igreja até a rua do Porto com direito a lanche na chegada. Fizemos exercícios de nós e amarras e muitas brincadeiras.
Participamos do Calebe de lenço junto com a equipe jovem. O projeto foi evangelismo na comunidade próximo à igreja.
Fizemos a especialidade de pintura em tecido e presenteamos as mães com um pano de prato pintado com motivos natalinos.
Em outubro fizemos uma aula de nós e amarras como treinamento para as atividades do acampamento.
Chegou o projeto do livro Missionário! Entregamos o livro: “Esperança além da Crise” nos bairros próximos da igreja.
Em dezembro fizemos a especialidade de panificação com a orientação da irmã Cida.
Encerramos o ano com a celebração de gratidão a Deus pelas vitórias alcançadas!
A vice-diretora Brenda Souza e a secretária Ademilde Sanches receberam da Líder Mônica Antão o distintivo de classe agrupadas pela conclusão do caderno.
Foram admitidos de lenço e faixa: Moisés Ribeiro, Jhonatãn Santos, Victor Gabriel, Ketlly Vitória e Enzo Santos
Terminamos o ano com 23 participantes.

2022

Iniciamos o ano no mês de fevereiro participando do programa das 10 horas de jejum. O tema era sobre o Espírito Santo e um grupo de desbravadores encenou a descida do Espírito Santo sobre os discípulos como línguas de fogo. Foi um dia abençoado!
Recebemos a visita do Pastor Edmar Sena que fez a meditação e pediu as bênçãos de Deus para a jornada do ano que se iniciava.
Convidamos os pais para a primeira reunião do ano onde falamos sobre o planejamento, regras do clube, tesouraria e compromissos.
No mês de março começamos a nossa classe bíblica.
Em abril, comemoramos os aniversariantes do trimestre na casa da Cíntia com direito a gincanas e banho no lago.
Participamos da entrega do livro missionário com os irmãos da igreja.
No mês de maio estivemos no curso de Capitães e Conselheiros que aconteceu nas dependências do Colégio Adventista. Como sempre, ótima capacitação!
Também participamos do projeto de visitação no Lar de Idosos no Jardim Planalto onde foi levado quites de higiene.
Em junho fizemos o nosso acampamento de especialidades no sítio da Maria Conceição Toledo em Jiboia, Anhumas. Muita diversão e aprendizado: nós e amarras, acampamento1, fogos e fogões, competições bíblicas, Fogo do Conselho com o Pr. Edmar Sena e a presença do Coordenador Gustavo Tertuliano.
Em julho, o Projeto Calebe de Lenço aconteceu na Comunidade Esperança. Participamos com a entrega do livro Missionário “Esperança além da crise”.
Fizemos também uma coleta de alimentos para a ASA no bairro Santo Antônio.
Em agosto, participamos do programa do Dia dos Pais com a apresentação de um esquete sobre o melhor pai.
Fomos também na passeata do projeto Quebrando o Silêncio com o tema “Diga não à violência “.
Visitamos a Cãmara dos Vereadores e conhecemos o trabalho do vereador André Bandeira.
Em setembro comemoramos o Dia Mundial dos Desbravadores.
Em outubro, a classe de Guia (Nicolly, Jhonatãn, Oliver, Kauã, acompanhados pelo diretor Fábio e pela secretária Ademilde), fez uma caminhada de 20 km - saindo da igreja no Bairro São Jorge indo até o Horto de Tupi). Uma aventura de resistência e determinação!
Tivemos a alegria de ver dois desbravadores serem admitidos em lenço: Eloá Christofoleti e Luís Felipe
Em novembro, fomos para o IX Campori – FIDELIDADE AO EXTREMO (Ester). Toda a dedicação e empenho durante o ano compensou com aprendizado, experiência com Deus e a recompensa final: PADRÃO OURO!
Em dezembro, encerramos as atividades com gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e com a premiação dos desbravadores ao receberem seus distintivos de classe (Pedro Henrique, Enzo Sampaio, Júllia Isabela, Oliver Gil, Jhonatãn Godói, Victor Gabriel) e especialidades conquistadas (Dramatização cristã, Acampamento1, embalagem e Cactos.) para todos que concluíram. O Coordenador Gustavo Tertuliano dirigiu a cerimônia.
Terminamos o ano com 23 participantes.

2023
Janeiro:
Iniciamos o ano com uma festa maravilhosa! O batismo do desbravador Oliver Gil.
Em fevereiro, fizemos a reunião de pais para tomarmos as decisões para o ano que se inicia.
Em fevereiro, começamos as atividades com uma manhã de recreação. O coordenador Gustavo Tertuliano estava presente.
Em março, aconteceu a capacitação no Centro de treinamento em Araçoiaba da Serra com o tema SOMOS 1. ( Fábio Ribeiro, Ademilde Sanches e Juliana Sanches)
No mês de março comemoramos os aniversariantes do trimestre na casa da Cíntia Christofoleti. Muitas brincadeiras e lanche gostoso. Contamos com a presença do nosso Pastor Edmar Sena.
Em abril, o clube participou das atividades da Semana Santa, atuando na recepção, semana infantil, música e sonoplastia.
Participamos do Curso de Capitães e Conselheiros que aconteceu no Colégio Adventista de Piracicaba.
Em abril tivemos nosso acampamento de especialidades no sítio da Maria Toledo em Jiboia, Anhumas. Recebemos a visita do coordenador Gustavo Tertuliano e do Regional André Mendes. Fizemos atividade de pioneiria, fogueiras e fogão, lições espirituais e muita brincadeira.
Em maio, fizemos uma caminhada matutina até a rua do Porto, onde tomamos o nosso desjejum, muitas brincadeiras dirigidas e exercício de ordem unida.
Em junho, fomos ao Zoológico de Americana com o Clube de Aventureiros e amigos da igreja. Passeio maravilhoso!
Neste mês também foram admitidas em lenço: Valéria, Cíntia Cristofoleti e Larissa de Jesus (diretoria) e Lavinnya de Jesus, Isabela e Vitória Cordeiro (desbravadoras), cerimônia contou com a presença do Pr. Edmar Sena, Pr. Kevin Choque, Coordenador Gustavo Tertuliano e o Regional André Mendes.
Fizemos uma coleta de alimentos para a ASA pois a necessidade é muita.
Em julho visitamos o Corpo de Bombeiros que fica na Av. Independência. Fomos bem atendidos pelo soldado responsável pelas informações. Ela explicou sobre a importância da rapidez no atendimento dos acidentes na cidade e região. Mostrou os equipamentos usados nas diferentes situações.
No mês de agosto aconteceu o acampamento Regional coordenado pelo Pr. Edmar Sena. Acampamos com o clube Tigre Dourado da igreja do Vila Cristina. Tivemos a especialidade de Astronomia com o instrutor Luís Sanches, Escatologia com o instrutor Marcos Otávio, Arqueologia Bíblica com a instrutora Thaís. O acampamento foi num sítio próximo à comunidade Pantanal. Nos arredores da cidade. Foi uma boa experiência de amizade e integração interclubes.
No mês de setembro, participamos do desfile cívico que aconteceu no campo do XV de Piracicaba.
Celebramos o Dia Mundial com admissão de lenço da desbravadora Luana que passou a integrar a equipe da diretoria. Os desbravadores Oliver Gil, Pedro Henrique, Lara Yasmim e Isabela Fulgêncio recolheram as ofertas, o desbravador Enzo Sampaio foi o pregador e as desbravadoras Larissa Silva, Vitória Cordeiro e Valéria Oliveira foram as recepcionistas.
No mês de outubro fizemos um pernoite com o objetivo de concluir os cadernos de classe.
Neste ano não teve Campori da APSo por causa do Campori da União em Barretos no mês de junho.
Por questões financeiras, o nosso Clube não participou.
No mês de novembro fomos com o Cube de Aventureiros ao Zooparque de Itatiba. Passeio maravilhoso!
No mês de dezembro encerramos o ano com um culto de gratidão no sábado à tarde.
Contamos com a presença do Coordenador Gustavo Tertuliano e do Regional André mendes.
O sermonete foi ministrado pela secretária do Clube Ademilde Sanches.
Foi entregue os distintivos de Classes para: Oliver Gil, Isabela Fulgêncio, Júllia Isabela, João Pedro, Lara Yasmim, Lavinnya de Jesus, Enzo Sampaio, Victor Gabriel e Nicolly Silva.
Foi entregue também as especialidades conquistadas durante o ano: Tie dye, Acampamento1, Arte de acampar, Escatologia, Arqueologia Bíblica, Nutrição, Pacificador, ADRA e Camelos.
Finalizamos o ano com 26 participantes.