Club de Aventureros NEBULOSA DE ÓRION AVT
Missão Nordeste Maranhense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club NEBULOSA DE ÓRION AVT
NEBULOSA DE ÓRION AVT

NEBULOSA DE ÓRION AVT

Aventureros

  • Miembros 13
  • Directiva 6
  • Total 19

Datos del Club

Fundación

16/03/2013 (11 AÑOS)


Región

13º REGIÃO - AVENTUREIROS


Dirección

RUA SÃO BERNARDO,Nº 33 - VILA BRASIL
SÃO LUÍS - MARANHÃO
65000000


Reunión principal

DOMINGO
09:00:00


Historial de Clasificación

Este Club aún no ha sido 5 Estrellas en el SGC

O clube Nebulosas de Órion - O Portal foi criado em 2012 juntamente com a inauguração da 2ª Igreja Adventista em Vila Brasil, pela irmã Maria Lucia de Jesus Alves.
Em 2018 participou do seu primeiro Aventuri que aconteceu em São Luís-Ma com o tema Embarcando numa Aventura com Paulo.
Curiosidades sobre o Nome do Clube.
A nebulosa de Órion ou nebulosa de Orião, também descrita como M42 ou NGC 1976, de acordo com a nomenclatura astronômica, é uma nebulosa difusa que se encontra entre 1500 e 1800 anos-luz do Sistema Solar, e situada a sul do Cinto de Órion.[1] Foi descoberta por Nicolas-Claude Fabri de Peiresc em 1610 (anteriormente havia sido classificada como estrela - Theta Orionis). Existem muitas outras (fracas) nebulosas ao redor da nebulosa Orion e existem muitas formações de estrelas na região. A nebulosa Orion é, provavelmente, a nebulosa mais ativamente estudada do céu. O seu nome provém da sua localização na constelação Orion. Possui 25 anos-luz de diâmetro, uma densidade de 600 átomos/cm³ e temperatura de 70 K. Trata-se de uma região de formação estelar: em seu interior as estrelas estão nascendo e começando a brilhar constantemente. Há uma enorme concentração de poeira estelar e de gases nessa região, o que sugere a existência de água, pela junção de hidrogênio e oxigênio.

É uma das nebulosas mais brilhantes, e pode ser observada a olho nu sobre o céu noturno. Fica a 1.270±76 anos-luz da Terra,[2] e possui um diâmetro aproximado de 24 anos-luz. Os textos mais antigos denominam-na Ensis, palavra latina que significa "espada", nome que também recebe a estrela Eta Orionis, que desde a Terra se vê muito próxima à nebulosa.[3]

A nebulosa de Órion é um dos objetos astronômicos mais fotografados, examinados, e investigados.[4] Dela obteve-se informação determinante a respeito da formação de estrelas e planetas a partir de nuvens de poeira e gás em colisão. Os astrônomos observaram nas suas entranhas discos protoplanetários, anãs castanhas, fortes turbulências no movimento de partículas de gás e efeitos fotoionizantes perto de estrelas muito massivas próximas à nebulosa.