Club de Conquistadores Cardeal
Missão Mineira Norte

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Cardeal
Cardeal

Cardeal

Conquistadores

  • Miembros 43
  • Directiva 21
  • Total 64

Datos del Club

Fundación

13/05/2006 (17 AÑOS)


Región

8ª REGIÃO - DBV


Dirección

RUA: ALMIRANTE TAMANDARÉ, 451 - JK
MANGA - MINAS GERAIS
39460-000


Reunión principal

DOMINGO
08:10:00


Historial de Clasificación

Este Club aún no ha sido 5 Estrellas en el SGC

Pesquisa em Livros de Atas de Nomeações: Nomes de Clubes desconhecidos

Ata Eleição 22/07/1990/91 - Clube Águia Dourado
Diretor: Onildo Pereira de Souza
Associado: Carlos Humberto da Silva

Ata Eleição 1992 - Clube Águia Dourado
Diretor: João Pereira dos Santos
Secretária: Elzita Vitorino Silva

Ata Eleição 1993 - Clube Águia Dourado
Diretor: Joaquim Plácido de Andrade
Associado: Carlos Humberto da Silva 1999/95/96
Associada: Elzita Vitorino Silva
Secretário: João Pereira dos Santos

Ata Eleição 10/11/1996 - Clube ?
Diretora: Elzita Vitorino Silva Coelho
Associado: Edvaldo Pereira da Silva
Secretário: Marcos Aurélio Pereira da Cruz
Conselheiros: Elzita Vitorino da Silva Coelho e José Aparecido da Silva Coelho

Ata Eleição 13/11/1999 - Clube ?
Diretora: Maria de Fátima Santos Ferreira

Ata Eleição 2000 - Clube ?
Diretora: Maria de Fátima Santos Ferreira

Ata Eleição 2001 - Clube ?
Genivaldo Neres Miranda
Irani F. A Lima
Alberto F. dos Santos
Instrutor: João Pereira dos Santos
Secretária: Joana Pereira da Silva e Jeane S. Oliveira

Ata Eleição 2002 - Clube ?
Clube Além do Azul
Marcos Odair da Silva
Maria das Dores Campos Santos
Conselheiros: Claudia Vanessa S. Dourado e Manoel R.V Lima
Acampamento no rio Japoré ( Fazenda Minerva de Sr.Plínio) 20 a 22.

Ata Eleição 2003 - Clube Além do Azul
Marcos Odair da Silva
João Pereira dos Santos
Participação na reunião de lideres em Montes Claros-MG, nos dias 15 e 16 de Março
de 2003.

Ata Eleição 2004 - Clube Além do Azul
Marcos Odair da Silva

Foram desenvolvidos: Piquenique na ilha do Rio São Francisco; dois festivais de
Louvor, um no 1° e outro no 2 ° semestre; desfile de 7 de Setembro e a bicicletada.

Ata Eleição 2005 - Clube Além do Azul
José Aparecido dos Santos; não funcionou.
Natanael O. Santos foi nomeado em 19/05/2005;
João Pereira dos Santos de Almeida Abreu; não funcionou.
27/08/2005 – Marcos Odair da Silva (foi embora para Montes Claros-MG, logo depois)
O clube acabou com a mudança de Marcos Odair.

OBS: De acordo informações, o clube não recebia materiais da AMC (Associação
Mineira Central), nem orientações para o seu desenvolvimento, nem tão pouco se
sabia da necessidade da participação na Convenção de Jovens.

O Clube de Desbravadores 'CARDEAL', nasceu depois de uma reunião no retiro espiritual no período do feriado de carnaval na região do Pequi no dia 18/02/2007, proposto pela então Distrital Ivanir Oliva à irmã Marta Pereira. No mesmo ano o Clube de Manga (ainda sem nome) teve seu primeiro acampamento em 06/05 com a participação de outros Clubes de Itacarambi, Diamante de Miravânia, Estrela da Fazenda Trairinha e Jamacaii de Canoas/Assunção, comunidades rurais de Manga. O Evento recebeu apoio da Regional de Montes Claros, comandado por Wander Gomes Cardoso que trouxe caravana de Líderes e Desbravadores para a logística de atividades e treinamento a serem desenvolvidas com sinais de pistas, comida mateira, fogo do Conselho, etc. Sendo feito investidura de seus desbravadores no dia 13/05/2006. Mas por falta de apoio, o Clube não desenvolveu satisfatoriamente.
Os Clubes acima citados integravam na época a XIX Região que tinha uma jurisdição abrangendo da divisa da Bahia no extremo Norte, descendo até Maria da Cruz, subindo até Janaúba e encerrando-se em Taiobeiras, sob comando da então Líder Ivanir Barbosa de Oliva e Souza que recebeu a missão de criar Clubes no extremo Norte do Estado.
No início de 2007, foi feita uma mobilização difícil de convencimento para que os líderes pudessem participar da Convenção que aconteceria em Betim-MG, coordenado pela Associação Mineira Central tendo como palestrante o Pr. Ivai. Sob forte resistência. foi feita uma convocação das igrejas Central e Grupo Alto da Boa Vista, pala Coordenadora Distrital Ivanir Barbosa de Oliva e Souza, com a participação do Pastor Distrital Luiz Carlos, em reunião da Comissão Executiva expôs-se as problemáticas existentes e a necessidade de executar as soluções necessárias de treinamento. Finalmente o irmão João Pereira dos Santos, aceitou a empreitada, partindo para a Convenção, voltando tão encantado e motivado que então no mês de maio daquele ano, tornou-se oficialmente o Diretor, e seus associados Ivanir Pereira da Silva e Marcos Odair da Silva, onde junto os pais dos seus alunos do 5º ano apresentou o trabalho que a Igreja Adventista do 7º Dia, realizava com os juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos. O clube reiniciou com 45 integrantes entre jovens e adolescentes inscritos, sendo feito uma cerimônia de investidura no dia dos pais, para que todos tivessem melhor vislumbre das atividades.Recebeu o apoio dos mesmos, nascendo assim, o Clube Cardeal. Nome escolhido para representar o domínio de Deus nos quatro pontos cardeais e o contexto da fauna local, referenciado pelo pássaro Cardeal que domina todo o cerrado mineiro e Mata Atlântica brasileira. Tendo em sua bandeira o brasão em escudo circular adornado das quatro pontas principais da rosa dos ventos. Tendo como cores principais o branco representando a paz e pureza de Cristo em contraste com o preto, onde seus Desbravadores tem a missão de eliminar as trevas ao levar a terceira mensagem angélica aos quatro cantos da terra (ao seu alcance ou ao mundo), mostrando o poder do sangue de cristo na cor vermelha. Cores essas que por sua vez formam a plumagem que revestem o referido pássaro Cardeal.
Com muito esforço o Clube naquele mesmo ano participou de um Congresso de Desbravadores, DEBRAVA`JOVEM feito pela XIX Região, em Itacarambi, cidade próxima, no mês de setembro com a presença do Departamental Pr. Eduardo e Quarteto Templum. Ficando em último lugar dos 8 Clubes presentes. No retorno do congresso o clube dobrou o número de inscritos. Recebeu um convite da Coordenação Distrital para um acampamento e desfile em Miravânia e depois, participaram de um desfile no município Matias Cardoso em campanha contra as drogas e tabagismo.
Nesse ínterim, foram feitas várias palestras sobre; educação sexual, feito pelo médico Dr. José Cecivaldo; palestra sobre meio ambiente, proferida pelo comandante da Polícia Florestal; palestra sobre alimentação e higiene pessoal, proferida pelo Bioquímico José Ricardo Bruno. Por fim tiveram a participação no encerramento das atividades da Coordenação na Fazenda de Trairinhas e atividade de finalização e confraternização do Clube Cardeal com os pais e autoridades da cidade em mutirão de Natal, onde foi apresentada a peça de Teatro sobre o “ Natal ”, bem como, pelotões de ordem unidas.
Em 2008, mês de maio organizou junto com a Coordenação Regional na pessoa de Ivanir e Souza o Congresso de Desbravadores em Manga que foi denominado DESBRAVASERTÃO, sendo o campeão de Ordem Unida. Ambos os eventos contaram com a participação de Clubes de todo o Norte de Minas.
Diante do destaque do Clube Cardeal em claro crescimento e amadurecimento, foi convidado a participar do 6º Pelotão Especial em Montes Claros-MG. Sendo classificado como PRATA. Neste mesmo ano iniciou uma grande luta, onde inclusive houve investimentos com recursos próprios do então Diretor João Pereira e sua esposa Veralúcia para participar do 1º Campori da USeB na Cidade de Cabo Frio - RJ. -Marcha da Vitória. Nessa mobilização o Ministério Público e a Prefeitura Municipal se envolveram afincadamente na tentativa de ajudar ao Clube.
Em 2009, organizou mais uma vez junto à então XIX Região o Congresso de DBVs MUSICORAÇÃO em Manga para 1200 pessoas. Que contou com as participações ilustres dos Departamentais Pr. Eduardo da AMC e Pr. Udolci da UEB. Abrilhantados pelo Quarteto UNIFÉ e Pr. Fábio Meireles. O Clube foi Vice-Campeão em Ordem Unida e Fanfarra, perdendo para o então convidado Clube de Medina. Que por sua vez causou impacto em todos os participantes e na comunidade manguense pela qualidade. Despertando no Clube Cardeal o empenho em alcançar tal excelência. Ainda em 2009, participou de uma Série de Conferência de Evangelismo em Manga, sendo que 29 Desbravadores foram batizados para honra e glória de Deus.
De 2010 a 2012 elaborou, captou e executou projetos culturais de música e artesanato patrocinados pelo Ministério da Cultura e FUNARTE.
Já em 2012 junto da nova subdivisão denominada XII Região, sob Coordenação de Ivanir e Souza, receberam a missão da Coordenação Geral do Norte de Minas na pessoa do Regional Édson Rodrigues de realizar o I Campori de Unidades. Foi então executado o 'I Campori de Unidade das Gerais' que reuniu Clubes de todo o Norte de Minas, estimando aproximadamente 500 participantes. O evento foi realizado na histórica Fazenda Vila Bela à beira do rio São Francisco de 27 a 29 de abril na cidade de Matias Cardoso, envolvendo a Prefeitura de Matias Cardoso no traslado de todos os Clubes para ações sociais na sede da cidade, A COPASA de Manga no fornecimento de caminhões pipa com água potável para cozinhas. Secretarias de Educação e Cultura de Matias Cardoso e Corpo de Bombeiros da Cia de Janaúba garantindo a segurança nas atividades aquáticas do rio São Francisco.
Logo depois 2013 houve a Direção de Leonardo Ferreira de Oliveira e Sthéfany Brito, quando João Pereira assumiu a Coordenação Regional, com bons êxitos.
Atualmente o Clube Cardeal recebe mais uma vez a direção de João Pereira dos Santos e tem sido uma bênção para a Igreja de Manga.
Participação em vários eventos da IASD desde sua fundação nas cidades:
Manga Itacarambi, Maria da Cruz, Juvenília, Complexo do Jaíba (NH1, NH2, Mocambinho, Frente Três), Miravânia, São João das Missões, Nhandutiba, São José das Traíras, Matias Cardoso, Lagedão, Lagedinho, Gado Bravo, Jaíba, Mato Verde, Jequitai, Francisco Sá, Montes Claros.
O Clube Cardeal, Já participou:
• 1 Campori em Três Marias (Caminhando sobre as Águas) em 2010; sendo uma desbravadora batizada.
• 2 campori de Unidades em Jequitaí-MG em 2011, Pelotão Especial e Montes Claros em 2011.
• Pelotão Especial e Montes Claros em 2012 como a Melhor Evolução.
• Participou do Congresso em Luizlândia em 2013,
• I Campori de Januária (Eu Creio), ficando com 4 estrelas.
• II Campori de MMN (Fiel como Daniel', alcançando as 05 estrelas e como a Melhor Fanfarra (Campeão).
A partir de 2009 todos os anos o Clube leva meninos e meninas aos pés de Jesus. Participou da Semana do Desbravador da Missão Mineira Norte de 20 a 27.04.2013.
Participações Especiais: 2014 o Clube Cardeal foi convidado para participar do desfile de 7 de setembro em Mato Verde dia 04, Miravânia dia 05 e Manga dia 07, dia dos Gerais onde Matias Cardoso torna sede da Capital Mineira 8 de dezembro com a presença do representante do governo do Estado de Minas Gerais.
Em 2015: O clube é convidado novamente para participar do desfile de 7 de setembro em Mato Verde dia 3, Miravânia dia 4, Januária pela manhã dia 7 e à tarde em Manga. Participou do desfile do aniversário da cidade de Montalvânia dia 23 de abril. Participou no dia 22 de agosto na cidade de Janaúba do Quebrando Silêncio, Missão Calebe e julho de 15 a 31 julho em Miravânia e em Manga dia 26 de setembro do Quebrando Silêncio. Por influência do Clube Cardeal foi restabelecido o Clube MARANATA em Miravânia. Participou do Impacto Esperança em Juvenilia e em Manga.
2016: o Clube Cardeal participou da organização das Olimpíadas da E.E. Presidente Olegário Maciel' a maior do Município de Manga. Missão Calebe em Janeiro de 15 a 31 em Juvenília e Impacto Esperança de 14 de maio em Matias Cardoso. O alvo do Clube este ano e Participar do CAMPORI USeB em Ipatinga e batismo que sempre tem Desbravadores para batismo.
Autoria e feitio da bandeira: Ivanir Oliva

Projetos aprovados:
Verba de Subvenção: Fanfarra e uniformização do Clube;
Ministério da Clutura/FUNARTE:
1 - Banda Cardeal - Música Instrumental
2 - Jovens de Fibra - Artesanato


Os Membros da Diretoria e Conselheiros estão em Treinamento de Líder.