Club de Conquistadores Alpes do Vale
Associação Sul Rio-Grandense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Alpes do Vale
Alpes do Vale

Alpes do Vale

Conquistadores

  • Miembros 27
  • Directiva 21
  • Total 48

Datos del Club

Fundación

03/09/2004 (19 AÑOS)


Región

04ª REGIÃO - SIGMA|DBV


Dirección

RUA GUARANÍ, 150 - CENTRO
PAROBÉ - RIO GRANDE DO SUL
95630-000


Reunión principal

DOMINGO
09:00:00


Link externo

Clic aquí para accesar


Historial de Clasificación

Este Club fue 05 Estrellas en: 2017, 2018

Histórico do Clube de Desbravadores Alpes do Vale

O clube de desbravadores Alpes do Vale surgiu da idéia de Raquel dos Santos Gras de Oliveira, no ano de 2004, pois a mesma alimentava o sonho de um clube na igreja de Nova Parobé para atender as necessidades dos juvenis da família cristã e da comunidade local, pois devido a alguns pequenos grupos de crianças, e a freqüência destas na igreja, teria que ser feito algo mais para que se envolvessem a não fossem perdidas após o termino dos mesmos.
No mês de agosto de 2004, este sonho começou a se tornar realidade, pois com o apoio do esposo e de outros membros, agora era necessário um nome para o clube, nome este que surgiu de uma conversa entre alguns juvenis e jovens que iriam participar do novo clube quando olhavam um folheto Provai e Vede do ano de 2004 em um sábado pela manhã, que mostrava a imagem de alguns Alpes Suíço na sua capa, mas antes surgiu vários nomes, porém nenhum aceito, e neste dia Raquel ao olhar o referido folheto deu a idéia de colocar o nome do clube Alpes, mas os demais acharam muito pequeno e não combinava muito com nomes dos demais clubes da região, mas o jovem Ivan Alves Francisco, que era um dos que fariam parte do clube acrescentou Vale ao Alpes e todos concordaram, então era só verificar junto a A.S.R da I.A.S.D, se não havia nenhum clube cadastrado com o nome escolhido de Alpes do vale .
Após esta verificação, e constatado que não havia cadastro de clubes com este nome, foi votado em comissão o inicio das atividades do tão sonhado clube, tendo sua sede na igreja de Nova Parobé (Grupo), sendo sua diretora e fundadora Raquel dos Santos Gras de Oliveira, que iniciou suas atividades semanais no dia 03 de setembro de 2004. Mas já no dia 02 de Outubro do mesmo ano, no congresso jovem de Parobé, sábado à tarde no Ginásio Municipal, teve uma investidura de admissão de lenço de 23 integrantes do agora Clube de Desbravadores Alpes do Vale, cerimônia esta que teve a participação do regional da 10° região, Ademar Duarte e do departamental da Associação Sul Rio Grandense, Pr. Odailson Fonseca.
No inicio das atividades havia aproximadamente 30 desbravadores, e no ano de 2005, permaneceu 23 juvenis e jovens participando ativamente, sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, e diretora associada Raquel dos Santos Gras de Oliveira.
No ano de atividades de 2005 o clube participou de eventos de arrecadação de alimentos, em apoio a ADRA, visitas a lar de idosos, sendo levado frutas aos mesmos, acampamentos, pernoites, caminhadas, cursos de conselheiro, capitão e secretario(a) no morro ferrabrás em Araricá, RS, congresso juvenil, programa do dia dos pais, campanhas contra o fumo e drogas, distribuição de folhetos e outros, e o evento mais importante foi estar no Campori 30 anos em Porto Alegre, que foi inesquecível para todos e neste evento a Unidade ORQUÍDEA na participação do concurso de bandeiríns, ficou com o 1° lugar.

No ano de 2006 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciou as atividades no mês de fevereiro, e dentro das metas para o ano era uma fanfarra, e graças a Deus já no final do mês de março iniciou os ensaios com a banda ( instrumentos adquiridos por Jonas Gras). No dia 22 de Abril foi realizada uma investidura na praça central do município de Parobé, com a participação do clube Falcões (Parobé) e Oríent (Taquara), assim como o regional Ademar Duarte, o conselheiro da 10° região e Flavio Krumenauer da ASR.

Ainda no ano de 2006 o clube participou da 1° Olimpíada de habilidades no IACS, de desfiles com a banda na cidade de Portão, Parobé, e Sapiranga e ainda de distribuição de folhetos em vários lugares, apresentações em escolas, igrejas e comunidade.
Ainda neste ano alguns desbravadores se batizaram e outros que concluíram os cursos bíblicos já se preparavam para os próximos batismos.
Também se iniciou um coral que realizou varias apresentações em outras igrejas no campori inter regiões de Igrejinha e outras.
No mês de novembro participou do 2° campori inter regiões na cidade de igrejinha e neste mesmo mês realizou-se a 1° Olimpíada interna, encerrando as atividades na segunda semana de dezembro com entrega de medalhas e confraternização.

No ano de 2007 inicia as atividades com aproximadamente 35 componentes, permanecendo na direção do clube Jonas Gras de Oliveira, realizando já no início do ano a divulgação do clube na comunidade com a banda, programa especial no dia mundial dos desbravadores, programas em igrejas da região com a participação do coral, direção da escola sabatina, e distribuição de folhetos à tarde.
Neste ano foi realizado a campanha em Parobé do projeto Vida por Vidas, sendo divulgado na rádio local, apresentação na praça com distribuição de aproximadamente quatro mil panfletos e cadastramento de doadores ( participação do clube de Portão).
No mês de Setembro foi realizado no ginásio municipal o dia todo o culto de gratidão de 03 anos, tendo a participação especial do Pr. Jorge Wiebusch com investiduras, batismo, caminhada à tarde pelas ruas da cidade contra o uso de drogas, distribuição de folhetos e troca de frutas por cigarros ( participação na caminhada da prefeita do município a Sra Gilda Kirsche e Conselheiros Tutelares) clubes de Três Coroas, Taquara, Sapiranga e de Parobé.
Realizado a caminhada contra a violência infantil; participação inesquecível no Campori de Osório; 2ª Olimpíada interna Alpes do Vale; desfile cívico em Sapiranga, Três Coroas e Parobé; participação com coral e banda na abertura da 5ª Semaneca de Parobé; Canto de música natalina em escola pública.
Foi iniciada uma banda com os instrumentos usado pelo clube, com alunos da Escola Municipal Maria Francisca, que desfilou no dia 7 de setembro com 30 alunos sendo encerrado as atividades no mês de Dezembro com uma investidura, entrega de certificados da classe bíblica, leitura do livro do ano, e à noite uma confraternização com entrega de medalhas da 2ª Olimpíada, e participação dos pais.

No ano de 2008 o clube iniciou suas atividades com 40 integrantes, sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, sendo realizado diversas atividades durante o ano e a participação em igrejas com distribuição de folhetos, programas especiais e projetos comunitários ( tais como a distribuição de lanches, roupas, cestas básicas e corte de cabelo aos moradores do bairro funil e apresentação da banda..).
No dia mundial dos desbravadores o clube realizou um programa especial ao longo do dia com mensagens e investiduras e no mês de setembro participou do desfile cívico em Parobé, Taquara, Sapiranga e Rolante.
Neste ano participou da olimpíada da ASR, acampamentos regionais e de instrução, assim como de cursos de liderança e no mês de dezembro encerrou as atividades com um culto de gratidão e dois batismos e entrega de certificados e diplomas aos desbravadores e amigos do clube.

No ano de 2009 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciaram as atividades no final do mês de fevereiro todos os domingos junto a escola Maria Francisca da Silva com 40 integrantes dos bairros da cidade de Parobé. Neste ano foram realizadas diversas atividades, sendo uma delas um curso de orientação na prevenção contra drogas e álcool, acampamentos, e atividades diversas, e no mês de setembro participar do campori da USB em Santa Helena no Paraná, com a presença de 10 mil desbravadores. ( devido a alteração da data do campori, o clube não participou do evento, e realizou em setembro uma viagem a Santo Ângelo e Ruinas de São Miguel, e acampou-se nas dependências do Exército Brasileiro) e no mesmo mês comemorou 5 anos de existência com uma atividade à noite, ainda desfilou em Taquara e Parobé na semana da pátria e dia do gaúcho, participou de acampamentos locais e encerrou as atividades em dezembro com uma investidura .

No ano de 2010 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciou as atividades em 13 de março com aproximadamente 30 desbravadores com uma reunião com os mesmos e pais, no dia 20 de março foi realizado uma divulgação na comunidade com a banda e já no dia 21 o dia da matricula, e no dia 27 foi divulgado na igreja pela manhã. No dia 24 de Abril foi realizado um programa pela manhã no dia mundial dos desbravadores na igreja e a tarde com toda a região no IACS, e neste mês realizado a Missão Ágape na casa da criança de Parobé.
Neste ano ainda participou de atividades sociais com a banda, de eventos diversos, acampamento de instrução, congresso de 06 anos Alpes do Vale com todo o distrito, sendo o orador o Pr Adilson, e participação especial do quarteto Vista Alegre, Trio Semente Viva, Vocal Advir e outros; participou do desfile cívico em Taquara e Parobé e no dia do gaúcho em Parobé, ainda distribuiu folhetos, realizou o bom de bíblia, pic nic e a participação na olimpíada da ASR em Osório.
O clube recebeu neste ano de 2010 uma homenagem da câmara de vereadores de Parobé, prêmio Maria Diolinda da Silva, pelos trabalhos realizados no município, encerrando as atividades no dia 04 de dezembro com uma investidura e entrega de certificados.

No ano de 2011 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciou as atividades no dia 18 de Fevereiro em uma reunião de diretoria e no sábado dia 26 foi divulgado o clube na igreja e na comunidade e no domingo dia 27 realizado o dia da matricula. No sábado dia 30 de abril foi realizado o programa do dia mundial dos desbravadores no auditório da Secretaria de Educação de Parobé, com a participação dos clubes Falcões e Guardiões doVale, sendo o orador o Pastor Lélis Silva, departamental da ASR e a tarde na cidade de Taquara na igreja da Colina uma programação com todos os clubes da região. Foi realizado no decorrer do ano curso de prevenção contra o uso de drogas, classe bíblica, leitura do livro do ano, investiduras, pernoites, atividades no campo, e a participação do desfile cívico de Taquara e Parobé com a banda Alpes do Vale, Guardiões da Serra e Falcões e os demais clubes e ainda distribuiu na escola estadual Adelina da Cunha panfletos de orientação contra a violência infantil. Nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de novembro participou do Campori da ASR em Gravataí, se classificando no padrão ouro. Encerrou as atividades de domingo no dia 27 de novembro e no dia 11 de dezembro participou com a banda no mutirão de natal na vila feliz e no dia 17 no culto de gratidão do ministério Jovem da ASR na igreja do Loteamento Panorâmico e onde o coral cantou.

No ano de 2012 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciou as atividades no mês de Março, sendo divulgado o clube na igreja e comunidade. No dia Mundial dos Desbravadores no mês de Abril, foi realizado um congresso distrital na Escola Maria Francisca com a participação de todas as igrejas do distrito pela manhã, e na parte da tarde uma investidura com a participação de toda a região Sigma. O clube participou de atividades da Região, tais como recolhimento de lixo e detritos as margens do Rio Paranhama, saídas em atividades no campo, acampamentos, participação no desfile cívico da cidade de Taquara e Parobé, e participação do desfile farroupilha na cidade de Parobé, participação do projeto quebrando o Silêncio na cidade de Três Coroas. Foi realizado um programa especial no dia 01 de Setembro de 2012 pelo aniversário de 08 anos do clube, com a participação especial do Pastor Renato Costa Carvalho da ACSR, sendo realizado o batismo de 03 desbravadores e entrega de medalhas e certificados. No dia 19, 20 e 21 de Outubro, foi realizado um acampamento no interior da cidade de Rolante e no mês de Novembro participou das olimpíadas regional, encerrando suas atividades no mês de Dezembro.

No ano de 2013 sendo o diretor Jonas Gras de Oliveira, iniciou às atividades no mês de Janeiro com reunião da liderança para planejamento, e no mês de Fevereiro divulgado o clube nas igrejas, iniciando as atividades no mês de Março na escola Maria Francisca. No ano corrente o clube participou do especialista no Campestre, realizou o dia mundial dos desbravadores na igreja pela manhã e à tarde participou de uma investidura da região na escola João Mosmann. No dia 28 de Abril o clube participou em Porto Alegre do projeto Mega Missão realizado pela ASR. No dia 07 de Julho alguns integrantes participaram do CTBD da Região na escola João Mosmann. No sábado dia 20 de Julho o clube participou na cidade de Sapiranga com a banda em um projeto de distribuição de folhetos. No dia 31 de Agosto, agora como diretor Cassiano Cardozo, participou na Sociedade Recreativa de Parobé, de um congresso, caminhada com a banda no projeto quebrando o Silêncio e investiduras à tarde e sorteio de uma bicicleta, sendo a contemplada Larissa Correa, e no dia 08 de Setembro participou do desfile cívico de Taquara.Nos dias 20/21/22 de Setembro, participou do campori Inter Regiões a Grande Rocha na cidade de Gravatai, alcançando o padrão ouro, sendo encerrado as atividades no dia 06 de Dezembro com um culto de gratidão na igreja com investidura, e mensagem pelo pastor distrital Eurico Forchin Ribeiro.

No ano de 2014 sendo o diretor Cassino Cardozo, iniciou as atividades no mês de Janeiro com planejamento com os conselheiros, e no mês de Março as atividades na escola Maria Francisca, sendo que neste mesmo mês, alguns participaram do especialista da ASR no campestre. Foi realizado no ano pic nic ( atividades no campo ), participação no campori da ASR Príncipe da Liberdade na cidade de Igrejinha, RS no mês de Abril, alcançando o padrão ouro. No mês de maio iniciado a classe bíblica; já no mês de julho participou na praça central de Parobé do projeto Quebrando o Silêncio, e da feira de especialidades em Taquara da Região Sigma alcançando padrões em todas as provas; já em agosto participou do I Face Camp da Região Sigma. No sábado dia 06 de setembro realizou o culto de gratidão de 10 anos nas dependências da igreja, sendo o orador o pastor Ericson Danese ( departamental da ASR ), e a tarde investidura e batismo com o pastor Renato Carvalho da ACSR, e no domingo dia 07 de setembro participou do desfile cívico de Parobé. No dia 14 de setembro nas dependências da escola Maria Francisca participou do curso de capitães, secretários e conselheiros realizado pela região. No dia 26 de outubro participou com a banda na cidade de Novo Hamburgo de um projeto evangelístico. No dia 22 de novembro participou do projeto Quebrando o Silêncio da cidade de 3 Coroas, e no dia 28 participou do campuni de unidades Alpes do Vale, encerrando suas atividades no mês de dezembro.

No ano de 2015 sendo o diretor Cassiano Cardozo, iniciou as atividades no mês de fevereiro com reunião da diretoria, e no dia 22 a primeira reunião do clube. No dia 14 de março realizado com a banda e calebes um trabalho de distribuição de folhetos na IASD Guarujá. No ano de 2015 o clube participou do desfile cívico de Taquara, Campori da USB em Santa Helena, e diversas atividades no ano. Encerrou com o padrão 04 estrelas na ASR, e padrão ouro no campori USB.

No ano de 2016, iniciou suas atividades no mês de Fevereiro, sendo o diretor Cassiano Cardozo, e até o momento já realizou várias atividades, sendo algumas mais importantes, como batismo de duas desbravadoras, participação na classe agrupadas da região, ancipori, e muitas atividades no clube.
No ano de 2017 realizou diversas atividades, sendo algumas delas: Campuni Alpes do Vale em Igrejinha, Participação do campori da ASR em São Lourenço; participação em desfiles cívicos na cidade de Taquara e Igrejinha; investiduras e trabalhos comunitários; participação no impacto esperança, projeto quebrando silêncio, e no mês de Dezembro participou com a banda no programa de natal na praça central de Parobé.
No ano de 2018, tendo como diretor Cassiano Cardozo participou do Campori 'O segredo da força', além de diversos acampamentos que foram feitos, atividades gerais, tocatas com a banda marcial.
No ano de 2019, tendo como diretor Cassiano Cardozo, participou do Campori da DSA 'A Melhor Aventura', que aconteceu em Barretos-SP, onde se reuniram 50 mil desbravadores de 8 países da América do sul no mês de janeiro, sendo que após o retorno, no mês de marco do mesmo ano reiniciou as atividades na escola Maria Francisca da Silva, sendo que por volta do mês de julho, aos poucos foi encerrando suas atividades, pela saída da maioria da direção e desistência dos poucos desbravadores que ficaram, acabando por fechar o clube no mês de agosto de 2019.
No ano de 2020, permaneceu fechado, sem ter indicado um nova diretor e nova direção, e diante disto, no mês de junho do mesmo ano, foi proposto a direção da Nova Parobé, a liberação do nome “ Alpes do Vale”, para transferência para a igreja central de Parobé, situação esta que foi aprovado no mesmo mês, e no mês de julho de 2020, no dia 18, conforme ata com o voto 2020-28, foi aprovado o clube de desbravadores na IASD Central de Parobé, com o nome de Alpes do Vale, e no mês de agosto, votado no sábado dia 22 em leitura da Ata, o nome de Jonas Gras de Oliveira como diretor do clube, e Ana Claudia Cruz, como Diretora Associada. No domingo dia 23, participou do Gincamp promovido pela ANSR, pelo MDA.
No mês de Setembro realizou na Igreja o dia Mundial dos Desbravadores pela manha, com investiduras, admissão de lenço e a mensagem comemorativa dos 70 ano Ministério dos Desbravadores. Ainda foi realizada de setembro a dezembro diversas atividades, tais como : Reuniões nos domingos, encerramento classe bíblica, meditações, especialidade de Decoração de bolos, Pioneirinha, e pão no espeto com fogos iniciados com pederneira; sendo que foi realizado no mês de novembro, uma tocata com a banda no projeto Meu Chamado, sobre doação de sangue juntamente com alguns membros do distrito de Parobé. No domingo dia 29 de dezembro, o clube realizou uma atividade o dia todo em um sitio no interior de Parobé, para encerramento das atividades ano 2020 aos domingos, sendo realizado trilha, passagem no lago, pioneiras, falsa baiana e recreação na piscina, e no sábado dia 12 de dezembro, foi realizado pela manhã na igreja a ultima programação do ano, com uma admissão de lenço e investiduras de classe e especialidades, sendo ainda, entregue aos desbravadores que concluíram, o certificado da classe bíblica e leitura do livro do ano, sendo que após este evento o clube encerrou as atividades no ano de 2020.
** No ano de 2021, o clube inciou as atividades on line em marco e presencial no mes de abril com a participacao do CTBD no IACS, e no mes de maio reuniao de pais e do clube na area da igreja. Nos meses seguintes foram realizadas diversas atividades, tais como, investiduras, batismo, instruçoes, tocata com a banda na cidade de Sapiranga na divulgação de um novo clube, tocata em Parobe no projeto Quebrando o Silencio, participação no CCCS da regiao em 3 Coroas, ensaios da banda, e iniciou a reunir-se na escola Artuino Arsend, onde foi divulgado sobre o clube aos alunos. No mes de setembro encerrou a semana civica com uma tocata no dia 07 na rua coberta, e no dia 18 set, realizou o dia mundial dos desbravadores na igreja pela manha e a tarde, com a participação do pastor Renato Carvalho pastor Local Julio Costa, Coordenador Regional, Regional e Distrital, ocorrendo investiduras de especialidades, entrega de certificados classe biblica, livro do ano, e pins amigos e irmãos de lenço, ainda ocorrendo 04 batismos.
Ainda no mes de Novembro o clube participou do 1 Campori da ANSR em Taquara RS no IACS ( JURASSIC CAMP), onde encerrou com o padrao ouro, e sendo campeao do melhor portal do campori. No mes de dezembro foi realizado a ultima investidura e batismo, e ainda um pernoite em uma escola em um sabado a noite, e uma caminhada e atividades no campo no domingo, sendo que logo apos estas atividades foi encerrado as atividades de 2021.
*** No ano de 2022, iniciou as atividades com alguns participando da Missao Calebe no mes de Janeiro/Fevereiro, e no mes de Fevereiro participou do 10 dias de oração, com participantes de uniforme de gala em todos os cultos. No sabado a noite 19 Fevereiro 22, as 19h30m, foi realizada a 1reuniao da direção do clube com fins de discutir os trabalhos do corrente ano.
_________________________
Jonas Gras de Oliveira - Diretor

Facebook: Alpes Do Vale
No ano de 2020, no Mês de Julho, o clube passou a pertencer a IASD Central de Parobé, e não mais a Nova Parobé.