Club de Aventureros Ônix
Associação Sul Mato-Grossense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Ônix
Ônix

Ônix

Aventureros

  • Miembros 22
  • Directiva 8
  • Total 30

Datos del Club

Fundación

01/01/2012 (12 AÑOS)


Región

12ª REGIÃO (MUNDO NOVO E NAVIRAÍ) AVT


Dirección

RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 1153 - SÃO JORGE
MUNDO NOVO - MATO GROSSO DO SUL
79980-000


Reunión principal

SABADO
15:00:00


Clasificación 2023

Este Club fue 05 Estrellas en: 2023

HISTÓRIA DO CLUBE DE AVENTUREIROS ONIX

A primeira ideia de criação do Clube surgiu em 2009, a partir de uma conversa entre o diretor e diretora associada do Clube de Desbravadores Leão da Fronteira, respectivamente, Carlos Guilherme Green e sua esposa Léa Vargas da Silveira Green.
A conversa aconteceu depois de algumas crianças visitarem o Clube de Desbravadores querendo fazer parte do clube, mais ainda não tinham idade mínima para ingressar no mesmo.
Durante dois anos a ideia foi amadurecendo, e nesse período surgiam mais crianças com idade entre 6 a 9 anos (filhos de membros da igreja, alunos da escola e filhos de amigos e interessados da igreja).
O primeiro passo foi o reconhecimento de que esta ideia só poderia tornar-se realidade pela graça e pode de Deus. Então Carlos e Léa em jejum e oração pediram a aprovação e orientação Divina antes de divulgar o projeto. Só depois disso, começaram a pedir que o plano fosse alvo de orações na classe da escola sabatina e nas reuniões da igreja.
No 1º Camporee de Líderes da ASM (06 a 11 de Outubro de 2011)na Base de treinamento Betione (Exército Brasileiro) no município de Miranda-MS, houve uma conversa de Carlos e Lea com o Pr. Eronildo (Departamental da ASM para Aventureiros e Desbravadores), sobre a intenção de fundar um Clube de Aventureiros em Mundo Novo, e também solicitando apoio e orientações do departamento para que isso acontecesse. O pastor achou uma boa ideia, incentivou o plano, colocando-se a disposição.
No mesmo Camporee, Carlos e Léa apresentaram a ideia ao Pr. Esdras Ribeiro (distrital de Mundo Novo) e receberam do mesmo a aprovação e palavras de incentivo.
A secretária do Departamento (Priscila Aranega) foi muito atenciosa e prestativa, fornecendo orientações e material impresso e por via eletrônica. Materiais estes que foram fundamentais para os primeiros passos na motivação e treinamento das pessoas que possivelmente fariam parte da diretoria do Clube.
A partir de então, começou-se a pensar num possível nome para o Clube e vários nomes foram cogitados. Em uma viagem do casal foram sendo anotados e discutidos alguns nomes, mais nenhum que preenchia o requisito que se imaginava, ou seja, um nome que representasse algo valioso, especial, que traz brilho e que refletisse a importância das crianças e líderes.
Então surgiu o nome ONIX e esse agradou a ambos. ONIX é uma importante pedra preciosa que estava presente na vestimenta do sacerdote que ministrava no santuário. Esse nome comtemplava a ideia de que nossas crianças e membros do Clube são joias preciosas, verdadeiros tesouros do Senhor.
Numa reunião de comissão da igreja em 19/11/2011, Carlos Green colocou a ideia para a apreciação da liderança. A ideia foi aprovada e constou em ata a criação do Clube Ônix. Nesse mesmo ano, na reunião da comissão de Nomeações dos oficiais para 2012, foram escolhidos Léa Vargas Silveira Green como diretora e Carlos Guilherme Green e Alexandra Moreira de Souza, como diretores associados.
Com a experiência adquirida como Diretora e Conselheira nos Clubes Estrelinhas do Sul em Rio Brilhante e no Clube Pantaneirinhos em Corumbá, Léa convidou pessoas que possuíam perfil para serem líderes e conselheiras para uma reunião. As pessoas convidadas foram: Samanta Cristina dos Santos, Mirian Teresa Calixto, Juliana Duarte Romero, Alexandra Moreira de Souza, Carlos Guilherme Green e Léa Vargas Silveira Green.
A reunião começou em espírito de oração e nessa ocasião, a diretora esclareceu o que é um clube de Aventureiros, funcionamento de um clube, objetivos e a diferença em relação aos Desbravadores. Após a exposição os convidados foram questionados se estavam dispostos a trabalharem com as crianças. E o espírito era de motivação e empolgação com esse novo desafio.
Carlos e Léa se dispuseram a ministrarem um treinamento básico para as futuras conselheiras que até então não tinham nenhum contato coma nova atividade. Foram passadas as informações básicas em 3 reuniões realizadas nas noites de sexta-feira, onde foram utilizados os materiais enviados pelo Departamento dos Aventureiros da ASM.
No dia 04/03/2012, a diretoria do clube participou da Mega Convenção para Aventureiros transmitida via Satélite pelo Canal Executivo da TV Novo Tempo, na casa da diretora Léa. Este evento foi proporcionado pela UCOB, inclusive com menção no ar, da participação do Clube Ônix no evento.
Durante este período, também foi encomendado os primeiros materiais para o clube, tais como: bandeiras, bandeirins, apostilas, folders, cartões, livro ata e outros.
No dia 11/03/2012 toda a liderança, deslocou-se até Dourados (para a Igreja Central do distrito de Guanabara, para participarem do Encontro de Planejamento Anual de Diretoria-EPAD, onde receberam palestras e orientações de líderes da ASM (Pr. Eronildo, Coordenadora Fabiana, secretária do departamento e outros) e também da UCOB (Pr. Nelson Milaneli). Este encontro foi de fundamental importância para a liderança, pois todos retornaram mais empolgados e comprometidos em conduzir Aventureiros aos pés de Cristo.
Foi feita uma parceria com a Escola Adventista local, tendo o apoio da Diretora Nara Maria e da Cordenadora pedagógica Monique França. Permitindo a utilização das dependências da escola.
Em 18/03/2012 com 18 aventureiros, houve a primeira reunião do Clube e a primeira reunião com os pais. Nessa reunião com os pais foi feita uma palestra sobre a função e objetivos do clube. Neste dia Lina Barrientos (mãe de aventureira) também se dispôs a auxiliar no clube como conselheira.
No dia 22/04/2012 foram tomadas as primeiras providências para a confecção do uniforme oficial (uniforme de gala), sendo que as crianças foram levadas até o ateliê para a tirada das medidas.
No dia 13/05/2012, na residência da diretora Léa, houve um desjejum especial para comemoração do Dia das Mães com a presença das mães e aventureiros, onde as mesmas foram homenageadas.
Em 20/05/2012 ocorreu o primeiro piquenique e recreação com aventureiros e pais, na chácara do Sr. Deusdete, próximo ao quartel em Mundo Novo. Foram realizadas brincadeiras, gincanas e a reunião do clube.
Na noite do dia 03/06/2012 aconteceu o primeiro programa do Clube Ônix em comemoração ao dia do Aventureiro e houve a primeira cerimônia de admissão a lenço. Uma festa muito linda e cheia de emoção, onde a igreja estava repleta de membros, amigos e pais de aventureiros.
No dia 17/06/2012 as atividades do Clube foram realizadas ao ar livre (na praça). Nessa ocasião foi ministrada a especialidade de cultura física pelo Professor Rogério (professor de Educação Física da escola Adventista).
No dia 24/06/2012, aconteceu a segunda reunião com os pais (na escola Adventista), com a presença da maioria dos pais e/ou responsáveis, sendo que o Pr. Dinisio Wiest (distrital) fez uma proveitosa palestra sobe relacionamentos entre pais e filhos.
No dia 30/06/2012 foi realizada a Festa “Arraiá do Milho Verde” na casa da diretora Léa, onde cada mãe preparou um prato típico feito com milho (cural, bolo ,canjica, pudim de milho, sopa parqaguaia, etc.). Houve a participação da maioria dos pais. Na ocasião, alugou-se uma cama elástica, que foi a diversão da criançada.
Nesse ano, também foi confeccionado a primeira camiseta que fez parte do uniforme de atividade do clube e a diretoria também participou de um Treinamento Básico para Diretoria (TBD) na cidade de Naviraí-MS nos dias 18 e 19 de Agosto. Finalizou o ano, e a diretoria escolhida para o ano de 2013, foi a mesma.
Mais um acidente em julho de 2013, envolvendo a diretora Lea, impossibilitou-a de continuar com a s atividades do clube e então assumiu a diretoria do clube Eliza Ferrão.
Essa diretoria ficou até dezembro de 2014. Eram conselheiras: Eliza, Lina, Alexandra, Juliana Romero, Patricia Batista, Samanta e Vera. Erica Monteiro como secretaria, Nei, Salomão, Meire, Valdelice, Nara, Daniele Wiest, Carlos Green e Manuel Rigoberto como instrutores de especialidades.
Na época, o clube não conseguiu ir ao Aventuri, apesar de grandes esforços tanto dos pais quanto da diretoria do clube devido a falta de verba. Contava com uma clientela muito carente. A única verba que o clube podia contar era com R$ 50,00 mensais que a comissão da igreja colocou a nossa disposição. Foi feito muito chocolate pra vender, inclusive em uma determinada noite a diretoria passou a noite fazendo bombons e trufas. Como não havia condições de ir à capital para os eventos, priorizou-se investir no clube: uniformizar a diretoria e as crianças, fortalecer a rede familiar com reuniões e eventos, como café das mães, comemoração do dia dos pais, almoços para conselheiras, etc.
Outras coisas prioritárias eram: bastante atividades recreativas e lúdicas com as crianças e a liderança participar de todos os treinamentos oferecidos pelo campo. Nossa regional era a Luciana, esposa do Juca e o nosso pastor era o Dinisio Wiest.
Na gestão da diretora Eliza tudo era resolvido em conjunto. Havia breves reuniões, após a reunião com as crianças, pra análise das reuniões, limpeza das salas utilizadas para as reuniões, para programar futuras atividades. Quando havia os eventos a ornamentação e as lembrancinhas eram feitas em conjunto com toda a diretoria. Isso foi muito bom e importante pra fortalecer a diretoria.
Nessa gestão foi comprado um armário pra guardar as coisas do clube. O clube foi equipado com muito material (lápis, pastas, tesouras, insígnias de especialidades, material de uniforme, banner, material de ornamentação)
Em 2015 a 2017 o clube foi liderado pela Vera Ferrão. No ano de 2017, a diretoria era a seguinte: Samanta (diretora associada). Conselheiras: Daniela, Gislaine (esposa do pastor Fernando), Samanta e Vera. Nesse ano, o clube participou do aventuri em Campo Grande, através de muito esforço da diretoria e dos pais. Foram feitas várias promoções de vendas de pizza.
Samanta Cristina dos Santos esteve como diretora do clube nos anos 2018 e 2019, com as seguintes conselheiras: Fabíola Crepaldi Gondin Vaz, Rosimar da Silva Aguiar, Gislaine Teresinha Maria Fernandes Dos Santos (Esposa do pastor Fernando), Daniela Baer Alves de Lima, Genilda Rodríguez Borel (PY)
No ano de 2020, a diretora foi Fabíola Crepaldi Gondin Vaz. Nesse ano, o mundo estava enfrentando a pandemia do coronavírus e com bastante dificuldades conseguimos manter o clube. Não havia mão de obra necessária, e por orientação de nossa distrital, fizemos somente as especialidades das classes. Sendo assim, a diretora fazia sua escala aproveitando os membros da igreja.
Já no ano de 2021, ainda continuamos com a pandemia mas mesmo assim tivemos mais suporte e um melhor desempenho. Nesse ano, o clube participou do I Aventuri On-line da UCOB. 100 % do clube foi inscrito e a participação foi modesta.
No ano de 2022, a diretora ainda seguia sendo a Fabíola e tínhamos como liderança: Nara Maria de Castro Souza Candido, Leiliane Hans (Eldorado), Mauro Hans (Eldorado), Alexandra Moreira, Thanyeli Moreira Pereira, Alessandra Stassun Gracher. Nesse ano o clube teve 22 membros (crianças) E conseguimos investir 70% das crianças nas classes.
Relatório do ano de 2023 a ser concluído.