Club de Conquistadores SHEKINAH
Associação Rio Sul

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del club SHEKINAH
SHEKINAH

SHEKINAH

Conquistadores

  • Miembros 29
  • Directiva 27
  • Total 56

Datos del Club

Fundación

26/06/1964 (55 AÑOS)


Región

4ª REGIÃO A DBV


Dirección

RUA COMENDADOR GUERRA, 346 - PAVUNA
RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO
21520210


Reunión principal

DOMINGO
08:00:00


Link externo

Clic aquí para accesar

Clasificación

No Rio de Janeiro
Será 1959 ou 1961 conforme nossos registros?
Como em nosso país a história dos Desbravadores padece por falta de registros e documentação comprobatória, quando foi realmente esta pregação do Pr. Cláudio em Pavuna?
Quase na mesma época em que o Pastor Wilson Sarli organizava o clube de Ribeirão Preto, o Pastor Cláudio C. Belz ( bisneto do pioneiro Guilherme Belz) recebia dos Estados Unidos material sobre os Desbravadores. Na época, ele era Diretor de Jovens na Associação Rio-Minas. Seu pai, Rodolpho Belz, traduziu as apostilas e ambos, pai e filho, ficaram entusiasmados com as idéias nelas apresentadas. O Pastor Cláudio preparou um sermão sobre o assunto e o apresentou na igreja de Pavuna, no Rio de Janeiro. (informações tirada da internet – História do Clube de Desbravadores no Brasil)

História do Clube Shekinah

# 1961: O PR. Cláudio Bens prega sobre os Desbravadores na igreja de Pavuna.
# 1963: Elaborado por Elísio Maia e Michael Lacerda, tem início o Clube de Desbravadores de Pavuna. OBS. Por considerar a estrutura deficiente, o Clube tem como base os Escoteiros.
# 1964: No dia 26 de junho desse ano, tem início o Clube de Desbravadores da Pavuna, liderado por Elísio Maia, escoteiro e ex-policial militar.
# 1967: Nesse ano Elísio Maia é investido Líder.
# 1969: Elísio Maia investe seu primeiro Líder Jackson Maia.
# 1970: O Clube conquista o 1º Grande Campori da Associação Rio de Janeiro.
# 1972: O Clube idealiza o uniforme verde e caqui.
# 1975: Na grande enchente que atinge o Rio de Janeiro, o Clube presta serviços e ajuda no atendimento as vítimas e tem seu nome publicado na Revista Time (EUA).
# 1978: O Clube idealiza a fivela do uniforme, com o triângulo personalizado.
# 1980: O Clube é considerado o melhor do Rio e é premiado na Igreja Central (RJ).
# 1981: O Clube atinge o número de 180 desbravadores, o maior Clube da Divisão Sul Americana.
# 1982: Elísio Maia investe seu último Líder, Tasso Vaine, que é também o mais novo em idade, 15 anos.
# 1983: O Clube vence mais um Campori da Associação Rio de Janeiro em Rio Bonito.
# 1984: O Clube vence a 1ª Olimpíada de Desbravadores do Rio, no Maracanazinho. Neste ano também comemora 20 anos e reúne toda a liderança do Rio, na Igreja da Pavuna e é posto como exemplo para outros Clubes.
# 1985: Elísio Maia se afasta do Clube, e forma o 1º Clube de Líderes do Rio, o Clube P.O.E. Isaías Santos assume.
# 1986: Elísio Maia reassume o Clube como diretor, o Clube conquista o 1º Campori da UEB em Guarapari(ES).
# 1987: O Clube é o 3º colocado no Campori da Associação Rio de Janeiro em Campos(RJ). O Clube passa a chamar-se Shekinah que significa: A presença visível de Deus. Nesse ano também foi escrito o Hino do Clube por Tasso Vaine, que faz também a música.
# 1988: O Clube participa bem dos Jogos Olímpicos dos Desbravadores do Rio de Janeiro.
# 1991: Elísio Maia deixa o cargo de Diretor.
# 1992: Jorge Lamas assume o Clube.
# 1993: Chefe Edmilson e Chefe Wilson assume o Clube.
# 1994: Elísio Maia volta ao Clube e se afasta das atividades da Associação Rio de Janeiro por não considerar boa a administração.
# 1995: Romilson Pahim assume o Clube.

# 1997: Silone Aguiar assume o Clube. O Clube desfila em Duque de Caxias no Dia do Soldado, para mais de 10 mil pessoas.
Soraya Mota funda o Clube de Aventureiros Querubim. O PR. Raylton Brito com grande visão, reestruturou o Clube de Pavuna, dando grande apoio e material.
# 1998: Roberto Corrêa dirige o Clube até agosto de 1999.
OBS. Em 1999 houve divergências na diretoria causando a saída do diretor em 2000.
# 2000: Jorvan Ribeiro assume o Clube com apenas 4(quatro) desbravadores e finalizando sua administração com 75 desbravadores.
# 2001: Aziel do Carmo assume o Clube que volta a participar dos eventos da Associação Rio de Janeiro Sul. O Clube participa do 1º Campori da 3ª Região em Tinguá(RJ).
# 2002: O Clube participa com excelente aproveitamento do Campori da UEB em Vila Velha(ES).
# 2003: Roberto Corrêa assume a Direção do Clube.
# 2004: Crispim Lopes assume o Clube que comemora 40 anos de fundação e presta homenagem a Elísio Maia, seu fundador.
# 2005: Crispim Lopes conduz o Clube para o Campori da UEB, em Balneário de Santa Helena (Santa Catarina), com a presença de 22.000 desbravadores. O Clube visitou a Foz de Iguaçu. Nesse ano após o Campori, Aziel do Carmo assume o Clube e termina o ano.
# 2006: Sandro Alex Vera assume o Clube.
# 2007: Sandro Alex Vera continua na Direção do Clube.
# 2008: Crispim Lopes eleito como diretor. Neste ano o Clube funcionou com muitas dificuldades, desânimo e poucos inscritos.
• Ano de Luto : Em 06/01/2008 descansou no Senhor um Grande Líder, Fundador, Amigo e “Pai” de muitos Desbravadores : Elísio Maia.
# 2009: Robson Pahim assume o Clube, reinaugurando suas atividades a partir do dia 15 de março. Neste ano lutamos para conquistar e trazer crianças ao clube. Um ano de preparação pois tínhamos um sonho, participar do Campori
# 2010: Robson Pahim reeleito como Diretor do Clube de Desbravadores.
Neste ano o Clube participou do Campori da União, Cariocão “Heróis que Brilham”, com 20 desbravadores. Foi maravilhoso!
Celebração 60 anos – “Diamantes de Cristo”.
# 2011: Crispim de Araujo Lopes eleito como Diretor.
# 2012: Crispim de Araujo Lopes reeleito Diretor do Clube.
Neste ano o Clube participou do III Campori da ARS "A Grande Batalha", participando do concurso de Música e Oratória pela 8ª Região. Nossa Classificação: 5 Estrelas! Conquistamos!
2º Lugar na Música - cantada pela Desbravadora Julia Santos e o Grupo Gênises (Rhuan Boeck, João Gabriel e Rodrigo Ramos); com a participação do Grupo de Libras (Carol e Nathaly Paixão e Ester Santos). A música com o título "A Grande Batalha", foi composta por Roberto Rabello, nosso instrutor musical.
1º Lugar em Oratória com o Desbravador João Gabriel, que falou sobre o final dos tempos.
Líder Master - investido pelo Clube Shekinah, no Auditório Acadêmico da AMAN, Sandro Alex Vera.
Neste Campori o nosso Clube foi reconhecido pela Associação Rio Sul, como o Clube mais Antigo do Rio de Janeiro. Prº Deusdeth Soares
Uma Grande Conquista para o Clube de Desbravadores de Pavuna, que hoje se chama Clube de Desbravadores Shekinah. A presença de Deus se faz presente neste clube. Amém
# 2013: Crispim de Araujo Lopes reeleito Diretor do Clube.
# 2014: Crispim de Araujo Lopes reeleito Diretor do Clube.
Participamos do IV Campori Sul Americano em Barretos/SP, "Encontro Marcado na Eternidade", no período de 06 a 12/01/2014, Barretos/SP, juntamente com o Clube Oceano de Venda Velha/São João de Meriti, da 8ª Região.
O Ano de 2014 foi muito especial para o nosso Clube, pois completamos "50 Anos de História". No dia 23 de agosto, realizamos um Culto em comemoração ao Cinquentenário do Clube Shekinah/Pavuna.
Foi idealizado pelas Desbravadoras Adriane Lessa e Ester Santos, o Trunfo comemorativo dos 50 anos do Clube Shekinah. E mais uma vez o nosso Clube foi declarado e confirmado pelo Pastores Ivay Araujo e Deusdeth Soares, o Clube mais antigo e o Primeiro do Rio de Janeiro. Foi uma linda festa que ficará gravada em nossa memória. Parabéns!
Que Deus continue abençoando o nosso Clube!
# 2015: Crispim de Araujo Lopes reeleito Diretor do Clube.
Neste ano o Clube participou do IV Campori da ARSul “Dias de Vitória”.
E realmente vivemos Dias de Vitória na Fazenda Fiorella, em Itaboraí. Participamos com 37 desbravadores inscritos e inscrição de 06 apoios com o total de 43 pessoas. Neste Campori, nossa cozinha foi um sucesso. Cardápios maravilhosos! Subway! Batata recheada! Bife a milanesa! Pizza! Spoleto! Tudo preparado com muito carinho e criatividade, pelas cozinheiras Tathiana e Célia Boeck. E claro, que com este cardápio nossa cozinha recebeu muitas “visitas”, a galera de apoio que degustaram junto conosco, onde recebemos muitos “Camporitos”, que ao final do evento participamos do leilão comprando uma barraca iglu 4 lugares.


Ao final do evento conquistamos a classificação “Diamante”.
As 05 estrelas do nosso troféu são:
Manjedoura = Pré-requisitos
Cálice = Eventos
Cruz = Disciplina
Coroa de Espinhos = Inspeção
Coroa da Vida = Evangelismo, batismo e/ou ex-desbravador convidado nos Jogos Atléticos (Douglas e Lucas).
Todos os pré-requisitos conquistados com muito empenho, garra e determinação.
Obrigada Senhor! Por mais uma vez está ao nosso lado. Que Deus continue nos abençoando.
Este ano foi cheio de bênçãos!
Nosso Diretor Crispim de Araujo Lopes foi investido como Líder, pelo Coordenador Dornelas, na igreja de Colégio, no dia 12/12/2015.
Um dia marcante e muito importante para a história do nosso Clube.
Mais nem tudo foi alegria. Vivemos no final deste ano uma história triste com o nosso Desbravador Jonatha Bello.
Passamos 23 dias de muita tensão, angústia e tristeza quanto ao ocorrido com o nosso menino, membro também da igreja, batizado no Campori Cariocão 2010.
No dia 17/11 o nosso desbravador, que mora em uma comunidade próxima da igreja, recebeu uma “visita” indesejável, policiais com mandato de prisão devido a uma escuta telefônica, sobre o tráfico de drogas na região.
Impossível, como um desbravador como o Jonatha, envolvido com uma situação desta. Um adolescente de 15 anos, que é amigo de todos, presente em todas as reuniões do clube, participa na escola sabatina, envolvido nas programações da igreja junto ao clube e a classe dos adolescentes, e que participou do Calebe em janeiro, não, isso não poderia ser verdade.
Mais infelizmente aconteceu, pois com um mandato nada podemos fazer. Aí começou nossa luta. O irmão do jovem, Guilherme, que hoje está afastado da igreja e do clube, foi buscar ajuda com o Diretor do Clube, Crispim, que junto com o Denilson começaram a correr atrás, buscando ajuda com um jovem, também Guilherme, recém formado em advocacia, que pertence a igreja de Pavuna II, partindo para a delegacia na Central do Brasil, só que chegando lá o Jonatha já tinhia sido transferido para a Ilha do Governador. O Guilherme começou a ajuntar provas para apresentar e conseguir o habeas corpus. Conseguiu as provas só que o desembargador não compareceu ao trabalho, não sendo possível apresentar as provas e pedir a soltura do Jonatha, antes da audiência, que foi marcada para o dia 09/12/15, no Forum de Olaria.
Bem, durante este período não ficamos de braços cruzados, uma mãe de desbravador, começou a nos ajudar lançando nas redes sociais, pedindo ajuda em oração, e a história do nosso garoto ficou conhecida no Brasil inteiro. Pelo face dessa mãe, recebemos várias mensagens de apoio, e inclusive uma ligação de uma apresentadora do SBT, que agendou uma visita para fazer uma entrevista sobre o caso que foi ao ar na terça feira, dia 8/12/15.
E no dia 09/12/15, fomos a audiência marcada. Ficamos no Forum de 12:30 as 20:45h, orando, testemunhando e até cantando, bem baixinho é claro, e graças ao nosso bom Deus, recebemos a Vitória!! Foi concedido ao nosso querido Desbravador a Liberdade!!!
Quantas coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.
Hoje, o Jonatha , está agradecido por tudo o que Ele fez em sua vida! Pela proteção e cuidado!
Benção e Provação!
Uma coisa eu sei, serviu para nos unir em oração!
Somos uma família!
# Ano 2016 – Diretor Crispim de Araujo Lopes
Associados: Rhuan Ferreira Boecker, João Gabriel e Elio de Oliveira
Iniciamos nossas atividades já nos preparativos para o VI Campori USeB – Somos + Que Ouro.
Este evento foi realizado em Ipatinga/MG, nos dias 27 a 31 de Julho de 2016.
Todas as nossas reuniões foram realizadas com o propósito de realizar as atividades, para cumprir os pré-requisitos do Campori.
Planejamento para o Clube participar do Campori, reuniões regulares, reunião com os pais, visita do nosso Regional (Muniz), e do nosso Pastor Luiz Otávio, Ano Bíblico, leitura do livro do ano (Aventuras na Galiléia), projetos comunitários.
No dia 23/07/16, os aspirantes Maria Eduarda, Jonatas Lucas, Fernanda e Matheus Henriques, realizaram a formatura de Lenço, passando a ser um verdadeiro Desbravador.
Neste mesmo dia, receberam a tira de excelência os seguintes desbravadores: Adriane Lessa, Rubens Agapito, Arthur Lessa, Nathaly Moitinho, Ester Santos e Jonatha Bello.
O Clube de Desbravadores Shekinah, participou do VI Campori USeB, com 46 inscritos, cumprindo todos os requisitos e participando de todas as atividades, onde conseguimos a classificação máxima OURO.
Obrigada Senhor! Por mais esta oportunidade, de fazer com que este Clube cresça a cada dia, com um único propósito, SERVIR!
Que possamos prosseguir para o alvo. A Eternidade com Cristo Jesus!

# Ano 2017- Diretor Crispim de Araujo Lopes
Diretores Associados: Rhuan Boeker, Rosemary Lopes, Jurema Macedo, Roberto Passos, Murilo, Marques, Andressa Monteiro

Começamos nossas atividades no dia 12/03/2017
Realizamos as atividades e datas importantes da IASD Pavuna.

24/04/2017 - Participamos da homenagem feita pelo Vereador João da Padaria, aos clubes da nossa Região, que pertence a baixada fluminense, onde o vereador Criou o Dia Municipal dos Desbravadores e Escoteiros.

27/05/2017 - Impacto Esperança (distribuição de mais de 4000 livros levando esperança para o Bairro de Pavuna.

17/06/2017 - Culto de gratidão pelo 53º aniversário do Clube

26/08/2017 - Quebrando Silêncio

16/09/2017 - Toda a programação desse dia foi realizada pelo Clube, em comemoração ao Dia Mundial dos Desbravadores.
Foi uma linda festa. Fizemos uma homenagem ao nosso Líder Master Aziel, pela sua dedicação ao Clube, mesmo com seus 75 anos. E a festa terminou com a entrega da vida de Caio Vasconcelos ao batismo.

No período de 11 a 15/10/12 - participamos do nosso I Campori Regional. Fizemos um Campori com a 3ª e 4ª Região, que aconteceu na Fazenda Santa Fé, em Austin/NI.
Nisto Cremos - Trilhando para a Glória: esses foram os títulos (3ª e 4ª Região).
Concluímos, todos os eventos e pré-requisitos e tivemos a classificação OURO.
Neste evento ganhamos em 1º Lugar em Oratória com Yasmin Guedes.
Que Deus a abençoe.

Participamos do Culto Jovem de gratidão do Clube de Aventureiros Querubin, no dia 02/12/2017, onde eles agradeceram a proteção de Deus no Aventuri que tiveram no mesmo local em que foi o nosso Campori. Neste mesmo dia, recebemos os mais novos membros para o Clube Shekinah - os Aventureiros André Lucas, Anna Beatriz Boeker e Luísa Bastos.

Finalizamos nossas atividades com louvor.
Realizamos o nosso I Congresso do Clube Shekinah.
Foi uma benção! Maravilhoso! Só quem viveu pode dizer.
Aconteceu nos dias 15 e 16/12/2017.
Um Encontro Diferente com quem faz a Diferença!
Obrigada Senhor pela benção desse Congresso!
Obrigada ao teologando Gabriel Telles por ser o criador desse projeto e realizar-lo no Clube Shekinah! Que Deus abençoe sua vida.

Neste ano o Clube realizou o projeto "Seguindo seus Passos", onde todo 2º domingo de cada mês, saímos as ruas para distribuir café da manhã aos moradores de rua de São João de Meriti e Pavuna. Um projeto que tem abençoado nossas vidas.
Que Deus continue abençoando a cada participante do Clube Shekinah e que realize os nossos sonhos se assim for da sua vontade.
Obrigada Senhor por mais um ano!!!

Todos os nossos eventos estão registrados no Livro de Atos do Clube.

# Ano 2018 - Diretor: Crispim de Araujo Lopes
Diretores Associados:
Aziel do Carmo - Lider Master (Consultor)
Rosemary Lopes - Secretária/Tesoureira
Roberto Passos - Patrimônio
Jurema Macedo - Secretária/Tesoureira associada
Andressa Monteiro - Mídia/Eventos
Nathaly Paixão - Classes/Especialidades
Rhuan Boecker - Eventos/Instrutor
Murilo - Auxiliar Patrimônio/Instrutor
Luis Marques - setor Compras
Alexandre Oliveira - Maestro/Instrutor (banda)
Ketelin Guedes - Capelã
Wesley Loubaque - Capelão

*Atividades serão iniciadas no dia 18/02/2018*

Participamos no nosso primeiro Clubão em Nova Iguaçú, no dia 04/02/18.
Informações gerais:
Inscrição para Missão Calebe que irá acontecer em Julho.
Inscrição para o Bom de Bíblia.
Inscrição para o Curso de Novos diretores e 10hs DBV, que irá acontecer nos dias 16-18/03/18, pagamento da inscrição no próximo Clubão.
E a leitura dos Clubes que foram classificados para participar do Campori Sul Americano em Barretos em 2019. E pela primeira vez na história do Clube Shekinah, ficamos de fora. Triste notícia. A minha tristeza maior não foi de saber que não iríamos participar e sim como dá a notícia para o meu Clube. E o que me adiantaria ficar choramingando com esta notícia. E com isso gostaria de compartilha um texto do livro "O Amanhã começa Hoje" (Alf Lohne)
"O crescimento pessoal é uma das maiores realizações que se pode obter. È um processo contínuo e depende de nossa confiança de que o amanhã será melhor do que hoje. Isso não é sonho, é real. Basta praticarmos alguns princípios de vida. Tudo começa com a inconformidade diante de situações adversas. E continua com a determinação e vontade de vencer os obstáculos que se colocam a nossa frente. Essas atitudes, mais a competência que empenhamos nessa batalha, podem nos levar a grandes conquistas intelectuais e materiais. Contudo, todos estamos sujeitos aos riscos de chegar ao topo sem saber o que vem depois ou sem a percepção da diferença entre o que vale a pena ganhar ou perder ao longo desse processo. Existem valores e princípios dos quais não podemos abrir mão, pois são ele que dão serenidade e força moral para enfrentarmos os desapontamentos e as tragédias. Esse é o diferencial que Deus coloca a disposição do ser humano e que precede qualquer técnica e habilidade intelectual."
Não posso apenas cruzar os braços, abaixar a cabeça e me lamentar. Precisamos seguir AVANTE! Rumo ao Alvo! Fazer com que o meu Clube cresça espiritualmente. E que podemos prosseguir, pois Deus é Conosco!
"O êxito em qualquer coisa que empreendamos exige um objetivo definido. Aquele que desejar o verdadeiro êxito na vida deve conservar firmemente em vista o alvo digno de seus esforços." (E.G. White)

Cantinho da 4ª Região, os assuntos tratados foram:
Febre Amarela; boas vindas aos Novos Diretores de Clube; assuntos ao nosso grupo do ZAP; Ranking (importância de preencher relatórios para uma boa pontuação); Cota Regional; Plantio dia 23/09/18 e Clube de Líderes.
Nesse dia foi eleito o nosso Distrital - Luis Marques, que pertence ao Clube Shekinah. Que Deus o abençoe!







Diretores

Elísio Maia: 1964 a 1991 e 1994
Isaías Santos: 1985
Jorge Lamas: 1992
Chefe Edmilson e Chefe Wilson: 1993
Elísio Maia: 1994
Romilson Pahim: 1995
Silone Aguiar: 1997
Roberto Corrêa: 1998 até agosto de 1999
Luís Carlos Marques: agosto a dezembro de 1999
Jorvan Ribeiro: 2000
Aziel do Carmo: 2001 a 2003
Crispim Lopes: 2004
Aziel do Carmo: 2005
Sandro A. Vera: 2006
Aziel do Carmo: 2007
Crispim Lopes: 2008
Robson Pahim: 2009
Robson Pahim: 2010
Crispim Lopes: 2011 a 2016
Crispim Lopes: 2017
Crispim Lopes: 2018



• Em 06/01/2008 descansou no Senhor um Grande Líder, Fundador, Amigo e Pai de muitos Desbravadores : Elísio Maia.
"O Primeiro Clube de Desbravadores do Rio de Janeiro. Há 50 anos fazendo História!"