Club de Aventureros Verde e Mar
Associação Rio Fluminense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Verde e Mar
Verde e Mar

Verde e Mar

Aventureros

  • Miembros 12
  • Directiva 10
  • Total 22

Datos del Club

Fundación

29/01/2005 (19 AÑOS)


Región

OCEÂNICA - AVENTUREIROS


Dirección

ESTRADA FRANCISCO DA CRUZ NUNES, 11191 - ITAIPU
NITERÓI - RIO DE JANEIRO
24340-000


Reunión principal

DOMINGO
00:08:30


Mensaje para Verde e Mar






Historial de Clasificación

Este Club fue 05 Estrellas en: 2016, 2022

A presente história relata o surgimento do Clube de Aventureiros Verde e Mar, sediado na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itaipu, Distrito de Itaipu, área jurisdicional da Associação Rio Fluminense.
O Clube Verde e Mar teve seu o gênesis no agrupamento de juvenis e adolescentes, fundado na IASD de Itaipu no ano 2000, por Vera Lúcia de Macedo Bezerra (Diretora), Carlos Eduardo Cunha de Miranda (Diretor Associado), e Maria Aparecida Moura Dantas (Diretora Associada). Não se tratava de uma estrutura organizada exatamente nos moldes de um Clube de Aventureiros ou Desbravadores, mas procurava-se a promoção de reuniões com o cunho sócio-religioso e educativo, voltadas para juvenis e adolescentes que havia na igreja local. Eram realizadas também atividades recreativas, como passeios a localidades da região e arredores, a exemplo que ocorreu no “Sítio do Lourenço”. A Sociedade contava, na época, com aproximadamente oito crianças e recebeu, provisoriamente, o nome de Clube de Aventureiros Oceânico. Infelizmente este grupo, por razões desconhecidas, não se consolidou, vindo a se desintegrar.
A necessidade de se fundar um Clube de Aventureiros era premente nos corações dos membros da IASD de Itaipu, e a alegria e a comunhão experimentada pelos juvenis e adolescentes nos anos iniciais da fundação da igreja (que ocorreu em 1999), motivou a liderança local a realizar um levantamento de custos iniciais para a implantação do clube. Tal fato foi registrado na 54ª Ata da Reunião da Comissão da Igreja, ocorrida em 13 de março de 2004. Consta, neste documento, a apresentação de um orçamento de R$ 3.000,00 em necessidades materiais, mas também uma ajuda de custo no montante de R$ 1.500,00, oferecida pela União Este Brasileira da IASD. Deliberou-se, ainda segundo este mesmo documento, que a quantia restante seria captada através de doações voluntárias entre os membros da igreja.
Um importantíssimo fato se deu nesse período. Mesmo o clube não funcionando de forma oficial, e com reuniões esporádicas, para honra e glória do nosso Senhor Jesus, e alegria do Clube de Aventureiros e de toda a congregação, ocorreu no dia 18/12/2004 o batismo de um Aventureiro na IASD de Itaipu, sendo ele o jovem Igor Heber Alves Bueno.
Em 29 de janeiro de 2005 foram ratificados pela Assembleia da Igreja os nomes dos líderes Aventureiros para atuarem durante o ano de 2005, indicados pela Comissão de Nomeações, reunida em 11 de dezembro de 2004, conforme a 7ª Ata da Comissão de Nomeações da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itaipu. Foram eles Rosimary Alves Bueno e Rodrigo Araújo Cardoso Dias, para assumirem, respectivamente, os cargos de Diretora e Diretor Associado, unindo forças e dedicação para conduzirem o Clube de Aventureiros, promovendo reuniões regulares e atividades diversas. Este foi o primeiro registro em ata da IASD de Itaipu de líderes Aventureiros, considerando-se assim o marco inicial oficial das atividades do Clube de Aventureiros local.
Nesse período o Clube contou com um bom apoio financeiro por parte dos membros da igreja, contudo não havia o envolvimento direto dos mesmos. Outro fato observado foi que não havia um número mínimo de crianças matriculadas, vindo a encerrar suas atividades, temporariamente, no final do mesmo ano.
Passaram-se os anos e, em 2010, o então Pastor Distrital Osias de Mello, em uma reunião da Comissão da Igreja, ocorrida no dia 21 de maio, sugeriu a reativação do Clube de Aventureiros, ainda pela razão de ser a igreja de Itaipu a central do Distrito.
Tomado o voto 2010-22, foram sugeridos os seguintes nomes para a composição da liderança, homologados em 05/06/2010 pela Assembleia da igreja: como Diretora Francis Cristian Santos de Mello; para Conselheira Rejane Célia Souza Godinho; Tesoureiro Marcos Antonio Couto; Secretária do Clube Lucélia do Vale Couto e como Capelão o Pr. Osias de Mello.
Dias após a nova diretoria ser efetivamente empossada, ocorreu a primeira reunião de planejamento. O local escolhido foi a residência da irmã Francis Mello, e foram tomadas decisões quanto às atividades do clube, como atribuições da diretoria, matrículas, divulgação, comemoração do dia do Aventureiro, escolha do nome oficial, dentre outros assuntos. Desta reunião participaram os membros eleitos para a liderança do Clube e ainda, como convidadas, as irmãs Rosimary Alves Bueno e Luciana Patanga, que passaram a fazer parte do clube como Conselheiras.
No dia 22/08/2010, às 8h45min, por ocasião do começo das atividades do clube, a então Coordenadora Regional do Clube de Aventureiros da Associação Rio Fluminense da IASD, irmã Miriã, acompanhada do seu marido Neyvaldo, também líder Aventureiro, compareceu à igreja local para ministrar as orientações e esclarecimentos iniciais para pais e diretoria do clube quanto à implantação, desenvolvimento, funcionamento e objetivo de um Clube de Aventureiros. Compareceram à exposição o Pr. Osias Mello, Marcos Couto, Lucélia Couto, Francis Mello, Luciana Patanga, Rejane Godinho, e Maria Josinalva Rosendo Roza (mãe do Aventueiro Felipe Roza). A palestra terminou às 9h15min, após a oração do irmão Marcos Couto. Nesta época o clube contava com 19 Aventureiros e foram desenvolvidas parcialmente algumas especialidades.
Em 07/09/2010 deu-se a primeira atividade externa do clube. Por intermédio de representantes, o clube tomou parte no Desfile Cívico em comemoração a independência do Brasil, ocorrido na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói – RJ.
Com a transferência da Diretora do Clube no final do ano de 2010 para a cidade de Canoas-RS, acompanhando o seu esposo, o Pr. Osias de Mello, aliada à saída de alguns membros da Diretoria, o Clube novamente vive um período latente, vindo a ser reestruturado no ano de 2011, por ocasião da indicação de uma nova liderança, a saber: Diretora Rosimary Alves Bueno, Secretária Adriana Reis Lobo Valente; Tesoureiro e Instrutor Geral Marcos Antonio Couto; Capelão Pr. Sidney Roza e os Instrutores Ana Cristina da Silva Siqueira de Carvalho, Eliane Santana S. de Jesus, e Pedro Conceição de Jesus. Posteriormente foi também admitida como instrutora do clube a irmã Nizete Pereira de Souza.
Neste ano ocorreu o batismo do segundo Aventureiro do clube (o primeiro de forma oficial). Desceu às águas o jovem Fellipe Rosendo Roza, fato ocorrido na IASD do Largo da Batalha em 17 de setembro.
Em 07/09/2011, agora de forma mais completa, o clube, com exceção de sua Diretora, trajando o seu uniforme de atividades, novamente participa do Desfile Cívico por ocasião do aniversário da independência do Brasil, ocorrido no Centro de Niterói – RJ. Os Aventureiros da IASD de Itaipu compuseram o grupamento de Aventureiros da ARF, juntamente com outros clubes da região. Desfilaram Rosimary Bueno, Adriana Valente, Marcos Couto, Cristina de Carvalho, Nizete Pereira de Souza, Amanda Couto, Grenda Bueno, Davi Carvalho, Jonathan de Oliveira, Arthur de Oliveira, Julia de Oliveira. Também tomou parte do desfile o pequeno Pedro Valente, investido em Golfinho, um dos destaques do evento.
No dia 16/10/2011, a convite do Clube Araribóia Mirim, da IASD Central de Niterói, participou de atividades naquela igreja que proporcionaram a complementação da especialidade Mestre Cuca.
Outra saída de campo aconteceu em 30/10/2011, quando foi visitada uma carpintaria, que proporcionou aos integrantes do clube presentes, vivenciar uma experiência semelhante àquela vivida por Jesus quando auxiliava o Seu pai terrenal José. Ao final, o casal de anfitriões recebeu o livro A Grande Esperança como presente. Este evento contribuiu para que fosse outorgada aos participantes a especialidade de Carpinteiro.
No dia 06/11/2011, também a convite do Clube Araribóia Mirim, e na companhia do Clube e Aventureiros Ceuvamar, o Clube de Aventureiros da Igreja de Itaipu participou de palestras e atividades físicas ocorridas nas dependências da Escola Adventista de Niterói, no bairro do Fonseca, que conferiram o direito em adquirir as especialidade de Cultura Física e Atleta aos participantes.
Finalmente, ao cabo de uma manhã de sábado do dia 19 de novembro de 2011, reuniu-se a diretoria do Clube de Aventureiros da Igreja de Itaipu, na nave da igreja, para a escolha de qual nome seria apresentado à Comissão da igreja como sendo o oficial do clube. As sugestões, oriundas da membresia, foram: “Oceânico” (obteve 5 votos); “Brisa do Mar”; “Estrela do Mar” (obteve 1 voto); “Litoral”; “Mar Azul” (obteve 1 voto) e a vencedora, “Verde e Mar”, proposta pelo irmão Braulio Valente, que alcançou 6 votos. A idéia do nome “Verde e Mar”, segundo Braulio, foi inspirada nos elementos naturais, abundantemente oferecidos por Deus à região onde se localiza o clube. Esse concílio contou com a participação, por convite, de outros líderes de departamentos da congregação local. Estiveram presentes as seguintes pessoas: Rosimary Alves Bueno, Marcos Antonio Couto, Ana Cristina Carvalho, Max Lima, Pedro de Jesus, Eliane de Jesus, Adriana Valente, Lauro Garcia, Valéria Louback Garcia, Sônia Maria Chaves Vieira, Elisa Albuquerque, João Marcos Tertuliano Albuquerque, Jairo Gomides Vieira, José Cândido Basílio, Bráulio Rodrigues Valente, Larissa Lousada, Eduardo Azevedo de Albuquerque e Lucélia do Vale Couto. A escolha do nome foi registrada pelo voto 2012-11 da Comissão da Igreja, ratificado pela Assembleia no dia 03/03/2012, e possibilitou a obtenção do registro do clube junto à ARF da IASD.
Em 2012, repetiu-se a indicação e homologação, por parte da Assembléia da Igreja, dos mesmos líderes de 2011, com exceção do cargo de Capelão, que foi ocupado pelo Pr. Valdecir Morelli, então Pastor Distrital. Além disso, houve a saída de Ana Cristina da Siqueira S. de Carvalho, Nizete Pereira de Souza e Max de Lima, para comporem a Diretoria do Clube de Desbravadores. Uniram-se ao clube, como Diretoras Associadas, as irmãs Lucélia do Vale Couto e Ana Paula Rocha da Silva.
O primeiro e grande evento do ano de 2012 ocorreu no dia 26 de maio. Tratou-se das comemorações do Dia Mundial dos Aventureiros, e se deu na IASD de Maria Paula, em conjunto com o Clube de Aventureiros Estrela da Manhã (Clube local). Constou da participação dos nossos Aventureiros na Escola Sabatina e no Culto Divino. O evento contou com a presença da Coordenadora Regional Sônia Petronetto, oradora no Culto Divino, e que apresentou a mensagem intitulada Construtores da Esperança. À tarde, após um almoço de confraternização com o Clube Estrela da Manhã, houve a continuidade da programação, com momentos de muito louvor e investidura em lenço dos líderes Adriana Valente, Lucélia Couto e Ana Paula Rocha. Foram investidos também os aventureiros Raphaela Souza, Raiane Souza, Jonathan Oliveira, Larissa Garcia e os Golfinhos Arthur Oliveira, Julia Oliveira, Victor Garcia e Gabriel Rocha; ainda receberam suas primeiras especialidades Lucélia Couto, Adriana Valente, Marcos Couto, Larissa Garcia, Amanda Couto e Jonathan Oliveira. O evento foi encerrado pela mensagem de Deus, que teve como porta-voz o irmão Irineu, da igreja de Maria Paula. Foi uma linda cerimônia e todos ficaram agradecidos a Deus pela proteção, amor e direção dedicados a cada um de nós.
No dia 03/06/2012, o Clube Verde e Mar participou, em sua sede, de palestra sobre meio ambiente e reciclagem, com a bióloga Sônia Maria Chaves Vieira. Houve instrução de como se utilizar cascas de legumes e frutas para adubar o solo, inclusive com a prática desta atividade. A palestra também abordou a separação do lixo, o seu reaproveitamento, destinação e tempo de decomposição.
Em 17/06/2012 aconteceu o primeiro passeio ecológico do Clube, com percurso de aproximadamente 3km, partindo da igreja local, até a Praia de Itacoatiara. Participaram, além dos Aventureiros, a diretoria, pais e o Pr. Distrital Valdecir Morelli. Nesta oportunidade, todos puderam apreciar a natureza exuberante do local e analisar características da fauna e da flora e a sua conservação.
Para finalizar o evento, todos tomaram parte da coleta do lixo espalhado pela areia e vegetação nativa da praia em lide. Em seguida, houve o momento de hidratação com uma deliciosa água de côco. O retorno à igreja se deu por intermédio de automóveis dos pais e componentes da liderança do clube.
O ano de 2012 foi muito especial, também por conta do sepultamento e ressurreição em Cristo, através do batismo nas águas, de quatro aventureiros do clube: Amanda do Vale Couto, em 08/07; Larissa Louback Garcia, em 16/09; Raphaela Souza Gomes Mendonça e Raiane Souza Gomes Mendonça, todos ocorridos na IASD de Itaipu.
As primeiras Olimpíadas de Aventureiros da Região Central da ARF, realizadas em 25/11/2012, nas instalações do Centro de Treinamento e Recreação da ARF, localidade de Papucaia, Cachoeiras de Macacu, também teve a participação de uma representação do clube, formada pelos líderes Marcos e Lucélia Couto, da Aventureira Amanda Couto e da Golfinho Daniela Couto.
Também merece registro a participação do clube em um acampamento promovido pelo Clube de Aventureiros Araribóia Mirim, ocorrido no município de Maricá-RJ, nos dias 10 e 11 de novembro de 2012. A programação constou da participação dos Aventureiros na Escola Sabatina e Culto Divino da IASD de Inoã, seguido de um delicioso “Junta Panelas”, confraternizando os integrantes dos clubes com os membros da igreja local. Após o almoço, foi realizado trabalho missionário com a distribuição de folhetos e divulgação das atividades do clube e da igreja local nas residências da região. Na manhã do dia seguinte, domingo, partiu do acampamento, instalado em uma grande área pertencente a um casal de irmãos da igreja de Inoã, uma caravana exploradora para visitar as Grutas do Spar, cavernas artificiais formadas a partir da extração de feldspato no século XX, e hoje abandonadas.
O ano de 2013 iniciou-se com a mudança na liderança do clube, assumindo o cargo de Diretor o irmão Marcos Antonio Couto; Secretária a irmã Adriana Reis Lobo Valente e como Capelã a irmã Lucélia do Vale Couto.
Neste ano, após reuniões da Diretoria, foi escolhida a bandeira do clube, que apresenta, sobre o fundo verde, um circulo branco, com as bordas na cor vinho. No centro deste círculo localiza-se um escudo, com o formato semelhante ao do emblema A1, com sua borda também na cor vinho, sendo a porção setentrional na cor verde e a meridional na cor azul. Entre o escudo e a borda interna do círculo, consta a inscrição, em letras na cor preta: “Clube de Aventureiros”, no hemisfério superior, e “Verde e Mar”, na sua fração inferior. O escudo é divido em quatro partes. A barra divisora horizontal, que é sobreposta à vertical, localiza-se na posição medial do mesmo e possui a cor azul marinho. Suas extremidades extrapolam os limites das bordas do escudo em 12,5%, considerando os limites estabelecidos pelas bordas externas do escudo na posição em que a barra divisora ocupa. No interior da barra observa-se uma linha branca, ondulada, alusivas às ondas do mar. A divisão centro-vertical do escudo possui a cor e a espessura de sua borda. No quadrante superior esquerdo do escudo consta a imagem de uma árvore, e no quadrante superior direito a figura de um sagüi (mico-estrela), que representam a fauna e a flora silvícola da região, respectivamente. No quadrante inferior esquerdo encontramos a gravura de um peixe e, no quadrante inferior direito, o desenho de uma tartaruga marinha, representando elementos da fauna marinha abundantes na região.
Visando dar continuidade ao processo de organização do Clube de Aventureiros Verde e Mar, e atendendo a regulamentação para o seu funcionamento, foi realizada a 2ª Reunião de Coordenação da Liderança em 27/04/2013. Nessa reunião foi deliberado que, em princípio, e em conformidade com o contido na página 63 do Manual Administrativo do Clube de Aventureiros, 2ª Edição, 2008, seriam criadas duas Unidades mistas (meninos e meninas), agrupadas por faixa etária, cujos nomes seriam escolhidos pelos componentes das respectivas Unidades. Uma, representaria o mar, mais precisamente o Oceano Atlântico e a Praia de Itaipu, que banha a região onde o Clube está estabelecido. A segunda representaria a Mata Atlântica, ainda perceptível em todo o bairro e adjacências, graças, especialmente, ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Na reunião ordinária do Clube, no dia 28/04/2013, após a divisão dos Aventureiros em dois grupos (Unidades), um com idades entre 8 e 9 anos e outro com idades até 7 anos, foi feito o lançamento do desafio de se eleger os nomes das Unidades. Contudo não houve consenso na indicação do nome da Unidade que representaria a Mata Atlântica. Sendo assim, a escolha foi postergada. No dia 08/07/2013, às vésperas do 1º Aventuri do Clube, o então Diretor do Clube, Marcos Antônio Couto, consultando a liderança presente, arbitrou em atribuir o nome de Colibri para a Unidade em questão. A Conselheira da Unidade, na ocasião, era a Adriana Reis Lobo Valente, que tinha como auxiliar Ana Lúcia Luiz de Souza. Os integrantes da unidade eram: Arthur Vinícius Santos de Oliveira, Daniela do Vale Couto, Danyela de Souza Conceição, Glenda Bueno, Júlia Santos de Oliveira, Pedro Lobo Valente e Victor Louback Garcia.
Após algumas sugestões, foi escolhido, por unanimidade, o nome RAIA para representar a Unidade composta pelos Aventureiros mais velhos. Presentes na escolha estavam os Aventureiros Amanda Couto, Jonathan Willian e Yan Hugo. Sua Conselheira era Lucélia Couto, que acumulava o cargo de Capelã.
Sob a direção de Deus, com a experiência angariada com as atividades dos anos anteriores, aliada à inestimável ajuda recebida pelos Clubes Araribóia Mirim (IASD Central de Niterói) e Estrela da Manhã (IASD Maria Paula), o clube conseguiu cumprir praticamente todo o planejamento preparado para aquele ano. Ocorreram vários eventos internos e externos no clube, dentre os quais vale destacar: 20/04 – Distribuição do DVD “A Última Esperança” em 20/04/2013 nos arredores da igreja local, quando as crianças tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade, realizar a distribuição de literatura cristã e testemunhar do amor de Jesus. A ocasião serviu também para a divulgação do Ministério Clube de Aventureiros, suas atividades e seus propósitos; 25/05 - Dia Mundial dos Aventureiros, JA Especial e Investiduras; 30/5 – Passeio, por trilha, até o alto do Morro da Urca, Rio de Janeiro; 13, 14 e 15/07 - Primeira participação em um Aventuri, realizado na localidade de Faraó, Cachoeiras de Macacu – RJ, onde pais e aventureiros puderam ter uma diferente experiência dentro de uma comunidade cristã, regada de adoração, alegria e muita diversão; 25/8 - Passeio na Fortaleza Santa Cruz, Niterói; 29/9 - Passeio à Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro; 13/10 – Participação na Festa do dia da Criança, por convite da comunidade local; e 17/11 – Participação na Corrida das Academias Caixa Kids 2013, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, Rio de Janeiro.
Neste ano o clube pôde, pela primeira vez, proporcionar plenas condições para a conclusão dos cartões das classes de Abelhinha e Luminares dos seus Aventureiros, o que possibilitou, além da investidura nos respectivos distintivos, também a imposição de insígnias de várias especialidades, ocorrida em uma linda cerimônia no dia 14 de dezembro.
A nota triste ficou por conta dos desligamentos, em razão das idades (completaram ou estavam na iminência de completarem 10 anos), de 40% dos Aventureiros matriculados e a inexistência de um Clube de Desbravadores em atividade na igreja local.
Mas o clube não parar, o trabalho não pode parar, as crianças crescem, mas outras estão a crescer e participar do clube, Crianças saem, crianças entram, Diretores saem e outros entram, a vida é um ciclo e enquanto Jesus não voltar, temos de manter o nosso trabalho com os pequenos.
Em 2010

Pre-Matriculación abierta

Es necesario disponer de la clave de registro del Club (una contraseña de 5 dígitos) para comenzar a preinscribirse como miembro de este Club. Si no tienes la clave contacta directamente con el Club

Correo electrónico de contacto: clubeverdeemar@gmail.com

Teléfono de contacto: 21995329698


Llene los datos para empezar

Recuerde que el miembro debe ser mayor de edad al 30/06 del año en que participará


(Código proporcionado por el Club para validar)


(Miembro que participará en el Club)


(Miembro que participará en el Club)