Club de Conquistadores Luzeiros do Vale
Associação Paulista Do Vale

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del club Luzeiros do Vale
Luzeiros do Vale

Luzeiros do Vale

Conquistadores

  • Miembros 33
  • Directiva 25
  • Total 58

Datos del Club

Fundación

30/08/1980 (39 AÑOS)


Región

14º REGIÃO - DESB


Dirección

AVENIDA EDMUNDO DE SOUZA, 110 - JARDIM AMÉRICA
JACAREÍ - SÃO PAULO
12322-050


Reunión principal

DOMINGO
08:30:00


Clasificación

No início de 1980, Maria Lúcia de Souza recebeu a missão de formar um Clube de Desbravadores na cidade de Jacareí. Esse dever partiu após uma reunião da comissão da Igreja Central de Jacareí, a qual votou que no município deveria existir um Clube de Desbravadores. A comunicação oficial foi feita pelos anciãos da época: Sr. Edmundo de Souza e Georges Alexandre Tichy.
Maria Lúcia de Souza iniciou o trabalho escolhendo os primeiros auxiliares: Daltro Santos (in memorian) e João Carlos Leite Teixeira, seguidos por outros nomes que compuseram a primeira diretoria, todos dispostos ao novo desafio, porém sem nenhum conhecimento.
Em 1979, um Clube de Desbravadores foi formado na cidade de Jacareí. As reuniões eram na Igreja Adventista Central de Jacareí, que ficava na Rua Pompílio Mercadante, nº 203 e algumas programações foram realizadas, numa Igreja Adventista, que ficava na Estrada de Santa Branca para Guararema. Esse Clube de Desbravadores chamava-se CASTELO FORTE, e era dirigido por José Barreto e Paulo Marcos Cerqueira da Silva, o Paulão - que depois atuou e atua como sub-comandante dos LUZEIROS DO VALE. Infelizmente, este Clube de Desbravadores não vingou.
Por meio de amigos, Maria Lucia soube de um expert no assunto que morava em São Paulo: Fernando Reis Guimarães. O comando foi encontrar-se com ele, que na época era diretor do Clube CEIFEIROS DO REI. Atualmente, Fernando Reis Guimarães dirige um dos maiores clubes da Associação Paulista Leste: LEOPARDOS AZUIS.
Foi marcada uma data para reunião, e como combinada Fernando Guimarães foi a Jacareí para uma reunião com a nova diretoria, levando material didático para a fundação de um Clube de Desbravadores.
Os Desbravadores de Jacareí têm uma grande admiração e gratidão pelo líder Fernando Guimarães, pelos ensinamentos e conselhos.
Naquela época, tudo era difícil, pois o clube não possuía quase nada, apenas muita vontade de vencer. E este foi nosso principal lema, o que trazemos até hoje: "Vencer ou Vencer". Não há barreiras que não consigamos ultrapassar, pois sabemos que sempre ao nosso lado Jesus Cristo estará nos guardando, protegendo e iluminando.
Após várias reuniões do comando, os primeiros participantes foram sendo convidados, e os pais tinham o prazer de colocá-los no clube, pois nunca havia existido um em Jacareí. Em poucos dias, estávamos com 40 membros - 32 desbravadores e oito diretores.
Em 1980, Edmundo de Souza comprou um terreno, onde existe hoje a Escola Adventista e a Igreja do Bairro Jardim América. Neste local foi construído um salão de madeira pré-fabricado, que por muito tempo serviu de capela para alguns membros adventistas de Jacareí. E aos domingos, na parte da manhã, os candidatos a desbravadores usavam este salão para as reuniões.
Naquele tempo, os candidatos a desbravadores precisavam marchar na terra pura, pois não existia nem asfalto na principal avenida do Bairro Jardim América, hoje conhecida por Avenida Edmundo de Souza. As partes das Classes Progressivas e Especialidades eram dadas na capela de madeira.
Os dias foram passando e uma pequena luz se via no Vale do Paraíba. Ali estava nascendo mais um Clube de Desbravadores da Associação Paulista Leste. As dificuldades do início eram muitas, mas aos poucos tudo foi resolvido.
O nome foi escolhido: LUZEIROS DO VALE. Houve o interesse de que o nome fosse relacionado com o Vale do Paraíba, nossa região.

O símbolo do clube foi criado por Daltro Santos. Ele é composto por:
a) Uma engrenagem que representa as indústrias do Vale do Paraíba.
b) Ramos que significam a produção agrícola do Vale do Paraíba (arroz).
c) A Bíblia, a Palavra de Deus.
d) Uma faixa como base com os dizeres: “Cristo vem, prepara-te”, que é a mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
e) Em cima o nome do clube: LUZEIROS DO VALE.
O dia da Cerimônia de Investidura do Lenço foi num sábado. Às 19h em ponto, do dia 30 de Agosto de 1980, no plenário da Câmara Municipal de Jacareí, foi dada a abertura. O cerimonial contou com a entrada do comando geral dos desbravadores de São Paulo, membros da Igreja Adventista de Jacareí e autoridades locais.
A mesa foi composta por: Georges Alexandre Tichy, Pastor Moisés Lavras, representando a Igreja de Jacareí, o vereador Edson Aníbal Aquino Guedes representando o município de Jacareí, Nilson de Mello, Pastor José Silvestre, além dos líderes Joel e Antônio, todos esses representando a Associação Paulista Leste.
Este dia jamais será esquecido por esses 40 desbravadores:
01) Maria Lúcia de Souza (Comandante)
02) Paulo Marcos Cerqueira da Silva (Sub Comandante)
03) Silvio dos Santos Filho (Secretário)
04) Isa Giffoni Ribeiro (Adjunto Espiritual)
05) Daltro Santos (Adjunto Social) (in memorian)
06) Romir Geraldo dos Santos (Adjunto de Classes Progressivas)
07) Ezequiel Rodrigues Motta (Adjunto de Classes Progressivas)
08) João Carlos Leite Teixeira (Adjunto Esportivo)
09) Adilson Dias Costa
10) Antônio Carlos Leite Teixeira
11) César Augusto Martins
12) Divanil Borges da Silva
13) Denise Leite Teixeira
14) Darlene Borges da Silva
15) Divaldo Borges da Silva
16) Fanny Ahern
17) Flávia Giffoni Ribeiro
18) Giovanni Batista Beschi
19) Haley Lopes dos Santos
20) Joel Rodrigues Motta
21) José Valdeci de Salles
22) Jonas Rodrigues Motta
23) Jair César de Faria
24) Janete Aparecida de Faria
25) Luciano Barbosa
26) Lucimara Barbosa
27) Lucélia Barbosa
28) Lucia Deniz
29) Luciana Beschi
30) Marli Borges da Silva
31) Márcio Falchetti Machado (in memorian)
32) Marcos Falchetti Machado
33) Oséias Rodrigues Motta
34) Paulo Sérgio da Silva Alencar
35) Paulo Deniz
36) Paulo Figueiredo
37) Roberto Fernandes Pinto Junior
38) Raquel Castro Batista
39) Renata Castro Batista
40) Zilda Figueiredo
Hoje passados 39 anos de existência e ainda comandada por Maria Lucia este Clube que foi plantado com uma pequena semente, germinou, cresceu e se tornou um dos Clubes mais famosos da América do Sul. Pela garra de seus membros, possui uma Fanfarra que percorre Cidades, Estados levando o nome de Deus. Foram muitas Igrejas que através de nosso trabalho foram criadas, as mais relevantes, são IASD de José Bonifácio em Itaquera, dentre tantas outras. Participações de muitos projetos ao longo desses 39 anos, Revive, Sábado Dia Mundial da Alegria, Projeto Sol, Projeto Karajás e muitos outros. Inaugurações de Associações, Igrejas, Colégios, Recepções a Autoridades. Seu Pelotão de Ordem Unida já se apresentou para Inúmeras pessoas, a mais famosa apresentação, no Dia Mundial da Alegria.
O Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale, foi fundado na antiga Associação Paulista, depois veio fazer parte da Associação Paulista Leste e com as divisões das Associações, veio para a Antiga Missão Paulista do Vale e hoje sente orgulho de fazer parte da Associação Paulista do Vale.
Um Clube de Desbravadores que tem uma vasta história e que é feliz por ter ajudado na educação de muitas crianças e adolescentes de Jacareí. Já passaram por esse clube mais 2000 Desbravadores investidos. É por isso, que temos em mente que nosso Clube deve ser exemplo.
Já participamos de inúmeros Campori, dos 5 Camporis Sul Americanos e de todos os camporis da União Central Brasileira.
Em virtude de tudo isso, os Desbravadores Luzeiros do Vale, tem em mente que somos referências para tantos Desbravadores. Mas que nada sobe em nossa cabeça, pois temos em mente que iremos para o mesmo céu e ser liderado pelo maior Líder que esta terra já teve, Jesus Cristo.
Você pode encontrar mais sobre nosso clube nas nossas redes sociais: instagram.com/luzeirosoficial e fb.com/clubededesbravadoresluzeirosdovale