Datos del Club
Fundación
Región
Dirección
Reunión principal
Link externo
Mensaje a Pioneiros da Colina
01/08/1965 (59 AÑOS)
Región
DBV - 3ª REGIÃO
Dirección
ESTRADA DE ITAPECERICA, 5.859 - JD. IAE
SÃO PAULO - SÃO PAULO
05858000
Reunión principal
DOMINGO
08:30:00
Link externo
Mensaje a Pioneiros da Colina
Clasificación 2024
CONHEÇA DOS DETALHES DESTA HISTÓRIA
Em 1965, o departamento Jovem da igreja do Instituto Adventista de Ensino (IAE) SP decidiu criar uma atividade diferente para os jovens. O Pr. Josino Campos deu a ideia de montar um clube de desbravadores na igreja, afinal a idéia era muito boa e já existiam outros clubes de sucesso funcionando nas igrejas adventistas no Brasil.
Indicaram o teologando Jose Silvestre, como diretor e a Alessandra Strartos como sua auxiliar e secretaria para iniciar esta atividade. Então no 2º semestre de 1965 iniciou-se o clube de desbravadores como parte do departamento jovem da igreja. As atividades que ocorreram neste semestre foram três excursões, uma para Mongaguá, outra para o Pico do Jaraguá e a outra para o Clube do Banco do Brasil.
Os jovens da igreja apoiaram tanto o clube de desbravadores que para 1966 ele foi aprovado como departamento único, ou seja, separado do departamento jovem. Foi indicado o teologando Paulo Ferreira Lima como diretor para este ano, Sharlot Lessa como auxiliar e Daiane Marsk como secretaria. Neste ano foram feitas vários cursos na área especifica dos desbravadores como curso de treinamento no campo, na mata, auxiliares de liderança, ordem unida, e artes manuais.
Em 1978 o teologando Jose Alves de Araujo assumiu a direção do clube e permaneceu ate 1983, ficando assim seis anos na direção do mesmo. Werner Hanelt, Roberto Faustino, Wilson Hanelt e Benedito Muniz formavam a vice-direcao juntamente com a secretaria Santina Faustino.
Neste período houve uma grande evolução, pois as associações começaram a coordenar esta atividade, porem o, Pioneiros da Colina já tinha uma estrutura formada como bandeira do clube, grito de guerra, uniformes padronizados e fanfarra. Por causa disso, o clube foi convidado para participar em muitas atividades extras como camporis de Divisão de União, pois era o maior clube com mais ou menos 170 membros de varias idades. Foram feitos, entre outros, dois acampamentos inesquecíveis neste período, o primeiro em 1980 em Santolino, RJ onde o clube participou de um desfile com a fanfarra no estádio do Maracanã.
E o segundo em 1982 em Ouro Preto, MG onde desfilou também com fanfarra no Mineirão. Em 1981 a TV Record promoveu um concurso de fanfarras em São Paulo e a fanfarra do clube ganhou em 1º lugar, com sua apresentação no estádio do Morumbi.
Alexandre Vaz, em 1985, foi indicado diretor do clube e ficou somente este ano na direção.
O teologando Lins Alves de Miranda, nos ano de 1986, 1987 e 1988, foi diretor do clube.
Em 1989 e 1990 o teologando Frank Viana Carvalho assumiu a direção do clube juntamente com Valdecir Padilha e Silvio Ferreira como vice-diretores e a secretaria era Rebeca Caetano. Alguns dos eventos foram acampamentos, no novo IAE, Juquitiba, Castelo Branco, duas investiduras de especialidade e lenço e uma investidura de medalha de prata e ouro (com participação do Pr. Jose Maria Barbosa e Roberto Cesar Azevedo). Duas caminhadas para Bocaina. Participação no desfile de sete de setembro (APS) com a fanfarra e um pelotão com 89 desbravadores em 1989 e com 105 desbravadores em 1990. Foram compradas 10 novas barracas.
Em 1991 e 1992 o teologando Julio Gaya liderou o clube e foram para os dois camporis que tiveram na época voltando com categoria A em ambos.
Em 1993 a Evelyn Bulandir ficou responsável pela diretoria do clube de desbravadores. E o clube também foi para o campori deste ano.
Em 1994 o Cesar Augusto Fonseca Ribeiro assumiu a diretoria levando o clube para o campori local deste ano. Sua vice-diretora era a Evelyn Bulandir.
Em 1995 e 1996 o diretor foi Ayalon Moraes Negrelli. O clube foi para um campori da APL em 1995 e fez dois acampamentos em 1996, um para o Rio de Janeiro e outro para Peruíbe.
De 1997 a 2000 o diretor era Francisco de Melo juntamente com Cesar Augusto, Paulo Pingituro, Vera Lucia e Lenice Nunes, que eram seus vice-diretores. Neste período o clube foi para três camporis, 1997 Reafirmando os ideais, APS, em 1998 Deus criou pra mim APS e 2000 Aventura no ar - APS e fez uma expedição para as cavernas (PETAR) em 1999. Foram feitos quatro cursos de capitães (um em cada ano) no sitio Serra Bonita em
São Lourenço. Eram feitas duas investiduras (de lenço, classes e especialidades) por ano, porem em 2000 tivemos uma investidura de lenço bem diferente e inesquecível, foi no dia 7 de setembro no sambódromo durante o desfile do pelotão dos desbravadores. Foram feitas caminhadas para Mogi – Bertioga, e parte da Trilha do Índio. O clube esteve presente na feira dos desbravadores em 1998 e no campori on-line em 2000. Foram feitos um acampamento interno em cada ano sempre no 1º semestre.
De 2001 a 2005 Alexandre Valdinei Vigani assumiu a direção do clube. Inicialmente sua equipe era formada por Cesar Augusto e Lenice Nunes. Depois entrou: Rita de Cássia, Thais Melo, Marcos Nunes, Fernando de Faria Melo, Alessandro Lei, Paula do Prado e Alair Paixão.
O clube participou neste período de 4 camporis, sendo um da USB 2002 Ponte de Amizade, Solidariedade e Esperança, em 2003 Por todo o mundo APS, em janeiro de 2005 em Santa Helena no campori da Divisão Sul Americana com 127 membros e em 2005 no X campori da APS Sempre de Jesus, em Itaipava.
Participaram da feira dos desbravadores em 2001, 2003 e 2004. Ficaram em terceiro lugar no treeking em 2003 pela APS. Foram feitos um acampamento interno por ano. Uma excursão foi feita em 2001 para o PETAR onde os 94 desbravadores conheceram 6 cavernas. Em 2003 ganhou o troféu de melhor clube em Ordem Unida da APS. Foram feitos quatro cursos de conselheiros sendo um em Mairinqui e três internos. Quatro cursos de capitães, dois em Serra Bonita São Lourenço, um no sitio Bom Sucesso e um interno.
Foram feitas quatro caminhadas, em 2001 e 2002 para o Pq. Ecológico de Cubatão e em 2003 e 2004 para Juquitiba. Em 2005 participou de um acampamento com o clube Luzeiros do Vale.
De 2006 a 2009 foi votado para diretor Alessandro Romaneli Lei. Durante este período sua equipe foi formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Lenice Souza, Thais Melo, Marcos Oliveira, Victor Inácio, Manoela Inácio, Emily Barbosa, Paulo Pingituro, Ivan Macedo e Wellington Felipe. Foram realizados 5 cursos de conselheiros, 7 caminhadas (entre elas para Bertioga e Cachoeira do Funil), 3 acampamento interno, o 1° InterClubes da Colina, programação para as mães e pais, Voz do Juvenil, investiduras, batismos e participação no XI campori da APS 'Ser Feliz', 2006, e no V Campori da UCB 'Coragem Pra Vencer', 2007, como maior clube com 121 participantes. Fomos o primeiro clube Bicampeão do torneio de Ordem Unida da APS. Em 2009 tivemos uma excursão ao PETAR, onde foram 110 pessoas. Neste ano foi também a investidura de líder, do então diretor do clube, Alessandro Lei, juntamente com sua esposa Thais Lei e seus amigos Fellipe Roscelli e Anderson Augusto.
Entre 2010 e 2012 o diretor eleito foi Marcos Oliveira Nunes. Que já foi conselheiro, diretor associado, instrutor, diretor do Sentinelas da Colina e só então diretor do Pioneiros da Colina. Sua primeira diretoria foi formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Victor Inácio, Thais Lei, Manoela Pingituro e Welington Felipe. Recebeu também a ajuda de Rosangela Cardoso, Kelly Nunes, Bianca Vargas, Fellipe Roscelli, Ivan Macedo, Wanderson de Oliveira e Karoline Oliveira. Ocorreram cursos de conselheiros, voz do juvenil, CIPC`s, acampamentos, e muito mais. Comemoramos 45 anos do clube de desbravadores Pioneiros da Colina em 2010 sob o tema APRENDENDO A SERVIR. Em 2011 participamos do campori por unidades ESCALADA RADICAL, onde as doze unidades se saíram muito bem e o então diretor foi investido em Líder Master Avançado (o primeiro do Pioneiros da Colina). Em 2012 além dos nossos diversos eventos internos participamos do VI Campori da União Central Brasileira O GRITO DA VITÓRIA como o maior clube (196 membros), foi uma linda festa. Esse também foi o último ano da gestão de Marcos Nunes que foi substituído por seu grande amigo Victor Inácio.
Em 2013 Victor Inácio foi nomeado diretor do clube, ele já foi desbravador, conselheiro, diretor associado, capelão e ancião no clube Pioneiros da Colina, também foi diretor do clube de Líderes Sentinelas da Colina por dois anos. Em seu primeiro ano a diretoria era formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Welington Felipe, Bianca Vargas, Ivan Macedo, Wanderson de Oliveira, Aline Nonato, Marcos Oliveira, Karoline Oliveira, Raphael Vellozo e Amanda Dias. Nesse ano o clube realizou um curso de conselheiros, Acantonamentos, caminhada para o Embu – Guaçu e Pico do Jaraguá, excursão para o Parque das Hortênsias. O clube realizou também o XIX CIPC “Filhos de Israel”. O clube participou nesse mesmo ano dos Jogos Regionais da 6º Região e teve um grande desempenho, participou também do primeiro Concurso de Ordem Unida da 1º Região onde foi campeão. O clube realizou uma apresentação de ordem unida no colégio FIDENS e fez uma visita ao Corpo de Bombeiros da Represa Guarapiranga e uma visita ao COE na academia do Barro branco da polícia, onde os desbravadores puderam receber instruções de fogueiras, abrigos e caminhadas. Nesse ano iniciamos um projeto para os momentos de atividade geral do clube, chamamos esse projeto de UTI, onde os desbravadores realizam cursos em diversas áreas como fogueiras, nós, amarras, trabalhos manuais, etc., e após o completar o curso os desbravadores recebem especialidades referentes ao curso e mais um certificado, iniciamos o projeto de UTI com 9 cursos, o projeto foi coordenado nesse ano pelo instrutor Anderson Fernando. O clube nesse ano também confeccionou um novo uniforme de campo que foi utilizado pela primeira vez no V Campori da Divisão Sul-Americana que aconteceu em Janeiro de 2014, onde o clube participou como o clube com o maior número de inscritos (151 membros).
Em 2014 Victor Inácio continua como diretor, mantendo a mesma equipe de diretoria, durante esse ano o Clube já participou do V Campori da Divisão Sul-Americana, realizou curso de conselheiros, acantonamento, caminhada para o Pico do Jaraguá e Embu-Guaçu e o primeiro Acampamento de Treinamento “A Prova de Fogo”, onde os desbravadores puderam trabalhar diversas áreas como fogueiras, amarras, nós, civismo, orientação com bússola, abrigos e ordem unida. Iniciamos as UTI’S em 2014 com 12 cursos.
No final de 2015 o então diretor Victor Inácio foi reeleito, mas também recebeu a notícia que havia sido aprovado para cursar teologia e por esse motivo abdicou do cargo.
A nova comissão da igreja então se reuniu e elegeu novamente Marcos Nunes como o diretor para 2016-2017. Sua equipe foi formada inicialmente por Kelly Nunes e Priscila Ladislau (diretoras associadas), Kevin Bittencourt e Raphael Velozo (diretores associados), Tio Alair, Tio Eber e Vigani (anciãos), Bianca Vargas (secretária) e Vinicius Freitas (tesoureiro). Naquela ocasião o clube já contava com quase 200 pessoas e se preparava para os próximos grandes eventos.
Fizemos o XX CIPC com o tema Conectados em Juquitiba-SP. Ainda naquele ano além das caminhadas serem agora divididas (10-11, 12-13, 14-15) para melhor aproveitamento, a fanfarra foi reativada depois de duas décadas e agora contava com instrumentos novos.
Nos preparamos para o campori da UCB que aconteceu em julho de 2017 - Um chamado de Coragem. No mês de novembro de 2017 conseguimos realizar um sonho que nasceu no coração do Pr. José Maria Barbosa e o Tio Alair e o Vigani nunca permitiram que fosse esquecido, o I UNASPORI com o tema Puros Corajosos e Leais aconteceu em EC sobre a Coordenação do então teologando Victor Inácio Pereira e dos diretores dos três clubes (Léo Kalfman, Marcos Nunes e Rogério Zero).
A comissão de nomeações manteve Marcos Nunes para o biênio (2018-2019) e com o crescimento do clube outras pessoas passaram a compor a diretoria executiva: Jordi Bittencourt, Rosemary Oliveira, Eduardo Mascarenhas, Kelly Santa Rosa, Ingrid Barbosa, Fernanda Mascarenhas, Mayck Cipriano, Eneas Timóteo, Libni Somolinos e o Aldo Lei, que nos deu muito suporte naquela época. Além desses que tem o nome escrito aqui muitos outros ajudaram a fazer essa história se tornar realidade e sem eles nada poderia ser feito, conselheiros, apoio, rancho (cozinheiros), pastores, tesoureiros e doadores.
A parceria construída no UNASPORI foi imprescindível para marcamos a história do campori DSA 2019 - A Maior Aventura que aconteceu em duas edições. Na edição Alpha estava o Pioneiros da Colina agora com seus 300 membros presentes no evento e já era o maior de toda a divisão sul-americana. Na edição Ômega os clubes Flamboyant e Luzeiros da Colina ocuparam a mesma área de acampamento e cozinha.
I CIPC ONLINE 2019 - Fazendo Nós contamos com o orador Josias Paixão e transmissão para os acampamentos e acantonamentos das unidades.
Para encerrar o ano ainda foi possível participar do campori da APS 2019 - Simples Assim, onde três desbravadores foram batizados fechando assim os batismos daquele ano (33 no total) para honra e glória de Deus.
Foi eleito então, pela comissão de nomeações, Fernando Melo como diretor para o ano de 2020. Sua equipe era: Clóvis Alves, Ricardo Gobira, Enéas Paulo, Rose Pini, Rose Timóteo, Fernanda Mascarenhas, Fernanda Melo, Thais Melo Lei, Daniele Gobira, Nataly Cipriano, Suliane Lima, Sthefani Figueredo, Adriano Souza dos Reis, Michelle dos Reis, Manoela Pingituro, Renan Favaron, Alexandre Vigani, Alair Paixão e Helberte Lima, neste período o clube bateu o recorde de membros inscritos 400. Para a surpresa de todos, este seria o ano da virada de chave do mundo: a pandemia. Enquanto o mundo discutia sobre o “novo normal”, o clube não poderia desamparar os seus desbravadores. Por isso, nossas reuniões e instruções foram adaptadas por meio de reuniões virtuais no Teams, atividades no WordWall, drive thru para entrega de kits com os materiais, entre outras atividades. Participamos do League of Logos, promovido pela APS, na plataforma virtual do Instagran, evento esse, que o nosso clube saiu vencedor, também participamos do acampamento virtual WebCamp, promovido por iniciativa dos próprios clubes, com a liderança do Luzeiros da Serra. Em meio a todo esse reboliço, alguns membros saíram do clube, pois não estavam conseguindo se adaptar e acompanhar as reuniões virtuais, reduzimos o nosso número de membros para aproximadamente 270, mas ainda assim conseguimos, ao final do ano, realizar nossa investidura de classe e admissão de novos desbravadores, respeitando todos os protocolos vigentes.
Em 2021, ainda sob a liderança de Fernando Melo, as atividades começaram a retornar, inicialmente híbrido e depois presencialmente, participamos do I Campori Online da UCB “Conectados com Jesus” e o III Campori Online da APS “Pela Graça de Deus, Eu Vou”, antes de encerrar o ano, conseguimos realizar pequenos encontros com os desbravadores e acantonamentos, concluímos com sucesso as classes regulares e avançadas, com adaptações permitidas pela associação.
Neste mesmo ano, o logo do clube passou por uma repaginada, deixando-o com traços mais modernos e atuais.
Em setembro de 2021 comemoramos o dia mundial dos desbravadores e o aniversário do clube com o tema 55+1, onde celebramos os aniversários de 55 e 56 anos, contamos com participação do nosso líder da DSA pastor Udolcy Zukowski.
Diante de várias adaptações e readaptações, conseguimos chegar ao fim do ano de 2021, marcados pelas sombras de uma pandemia, fomos cercados por muitos milagres e também por algumas perdas de amigos e irmãos queridos de lenço.
Na comissão de nomeações Fernando Melo é escolhido para permanecer como diretor (2022-2023), começamos o ano de volta ao novo normal, no início do mês de março realizamos o XXI CIPIC 'Amigos de Deus', neste evento repleto de emoções aconteceu a investidura de 3 novos líderes: Clóvis Alves, Letícia Klems e Rose Mary Pini, o clube contava com cerca de 300 membros, em abril foi realizado o XVIII Campori da APS 'Está Feito', participamos desta edição com 292 membros inscritos, no primeiro campori pós pandemia.
Conseguimos realizar com as unidades as caminhadas organizadas em grupos: 10-11, 12-13 e 14-15, acantonamentos, saídas para visitação em órgãos públicos, participações nos cultos aos sábados devidamente uniformizados, em meados de junho pastor Lúcio Bérgamo assume como diretor interino do clube e finalizamos o primeiro semestre com a investidura das classes regulares.
Retornamos das férias de 2022, com a agenda repleta de atividades, participamos da XV torneio de ordem unida da APS levando o pelotão da diretoria que ficou em 1º lugar e o pelotão dos desbravadores ficamos no top 5.
Nosso dia mundial contou com a presença de nosso líderes: Pastor Udolcy Zukowski (DSA), Pastor Jefferson Silva (UCB), Pastor Cláudio Roberto (APS), realizamos a investidura das novas líderes Caroline Soldani e Giulia Vigani, além da líder master Kelly Nunes, neste mesmo dia Matheus Herberth (2023-2024 eleito pela comissão) foi apresentado como novo diretor do clube para junto com o pastor Lúcio Bérgamo concluírem as atividades de 2022.
O ano de 2022 foi finalizado com a investidura de classes regulares e avançadas, o clube já contava com 370 membros ativos e 40 membros batizados.
Iniciamos este ano (2023) sob a liderança de Matheus Herberth, com 444 membros ativos, realizamos no primeiro semestre XXII CIPIC 'Eis-me aqui!', momento especial com fogo do conselho e investidura de três novos líderes: Beatriz Maia, Davi Anthony, Eduarda Xavier.
Estamos nos preparando para participar do VIII Campori da UCB ' Fé Invencívell'.
Em 1965, o departamento Jovem da igreja do Instituto Adventista de Ensino (IAE) SP decidiu criar uma atividade diferente para os jovens. O Pr. Josino Campos deu a ideia de montar um clube de desbravadores na igreja, afinal a idéia era muito boa e já existiam outros clubes de sucesso funcionando nas igrejas adventistas no Brasil.
Indicaram o teologando Jose Silvestre, como diretor e a Alessandra Strartos como sua auxiliar e secretaria para iniciar esta atividade. Então no 2º semestre de 1965 iniciou-se o clube de desbravadores como parte do departamento jovem da igreja. As atividades que ocorreram neste semestre foram três excursões, uma para Mongaguá, outra para o Pico do Jaraguá e a outra para o Clube do Banco do Brasil.
Os jovens da igreja apoiaram tanto o clube de desbravadores que para 1966 ele foi aprovado como departamento único, ou seja, separado do departamento jovem. Foi indicado o teologando Paulo Ferreira Lima como diretor para este ano, Sharlot Lessa como auxiliar e Daiane Marsk como secretaria. Neste ano foram feitas vários cursos na área especifica dos desbravadores como curso de treinamento no campo, na mata, auxiliares de liderança, ordem unida, e artes manuais.
Em 1978 o teologando Jose Alves de Araujo assumiu a direção do clube e permaneceu ate 1983, ficando assim seis anos na direção do mesmo. Werner Hanelt, Roberto Faustino, Wilson Hanelt e Benedito Muniz formavam a vice-direcao juntamente com a secretaria Santina Faustino.
Neste período houve uma grande evolução, pois as associações começaram a coordenar esta atividade, porem o, Pioneiros da Colina já tinha uma estrutura formada como bandeira do clube, grito de guerra, uniformes padronizados e fanfarra. Por causa disso, o clube foi convidado para participar em muitas atividades extras como camporis de Divisão de União, pois era o maior clube com mais ou menos 170 membros de varias idades. Foram feitos, entre outros, dois acampamentos inesquecíveis neste período, o primeiro em 1980 em Santolino, RJ onde o clube participou de um desfile com a fanfarra no estádio do Maracanã.
E o segundo em 1982 em Ouro Preto, MG onde desfilou também com fanfarra no Mineirão. Em 1981 a TV Record promoveu um concurso de fanfarras em São Paulo e a fanfarra do clube ganhou em 1º lugar, com sua apresentação no estádio do Morumbi.
Alexandre Vaz, em 1985, foi indicado diretor do clube e ficou somente este ano na direção.
O teologando Lins Alves de Miranda, nos ano de 1986, 1987 e 1988, foi diretor do clube.
Em 1989 e 1990 o teologando Frank Viana Carvalho assumiu a direção do clube juntamente com Valdecir Padilha e Silvio Ferreira como vice-diretores e a secretaria era Rebeca Caetano. Alguns dos eventos foram acampamentos, no novo IAE, Juquitiba, Castelo Branco, duas investiduras de especialidade e lenço e uma investidura de medalha de prata e ouro (com participação do Pr. Jose Maria Barbosa e Roberto Cesar Azevedo). Duas caminhadas para Bocaina. Participação no desfile de sete de setembro (APS) com a fanfarra e um pelotão com 89 desbravadores em 1989 e com 105 desbravadores em 1990. Foram compradas 10 novas barracas.
Em 1991 e 1992 o teologando Julio Gaya liderou o clube e foram para os dois camporis que tiveram na época voltando com categoria A em ambos.
Em 1993 a Evelyn Bulandir ficou responsável pela diretoria do clube de desbravadores. E o clube também foi para o campori deste ano.
Em 1994 o Cesar Augusto Fonseca Ribeiro assumiu a diretoria levando o clube para o campori local deste ano. Sua vice-diretora era a Evelyn Bulandir.
Em 1995 e 1996 o diretor foi Ayalon Moraes Negrelli. O clube foi para um campori da APL em 1995 e fez dois acampamentos em 1996, um para o Rio de Janeiro e outro para Peruíbe.
De 1997 a 2000 o diretor era Francisco de Melo juntamente com Cesar Augusto, Paulo Pingituro, Vera Lucia e Lenice Nunes, que eram seus vice-diretores. Neste período o clube foi para três camporis, 1997 Reafirmando os ideais, APS, em 1998 Deus criou pra mim APS e 2000 Aventura no ar - APS e fez uma expedição para as cavernas (PETAR) em 1999. Foram feitos quatro cursos de capitães (um em cada ano) no sitio Serra Bonita em
São Lourenço. Eram feitas duas investiduras (de lenço, classes e especialidades) por ano, porem em 2000 tivemos uma investidura de lenço bem diferente e inesquecível, foi no dia 7 de setembro no sambódromo durante o desfile do pelotão dos desbravadores. Foram feitas caminhadas para Mogi – Bertioga, e parte da Trilha do Índio. O clube esteve presente na feira dos desbravadores em 1998 e no campori on-line em 2000. Foram feitos um acampamento interno em cada ano sempre no 1º semestre.
De 2001 a 2005 Alexandre Valdinei Vigani assumiu a direção do clube. Inicialmente sua equipe era formada por Cesar Augusto e Lenice Nunes. Depois entrou: Rita de Cássia, Thais Melo, Marcos Nunes, Fernando de Faria Melo, Alessandro Lei, Paula do Prado e Alair Paixão.
O clube participou neste período de 4 camporis, sendo um da USB 2002 Ponte de Amizade, Solidariedade e Esperança, em 2003 Por todo o mundo APS, em janeiro de 2005 em Santa Helena no campori da Divisão Sul Americana com 127 membros e em 2005 no X campori da APS Sempre de Jesus, em Itaipava.
Participaram da feira dos desbravadores em 2001, 2003 e 2004. Ficaram em terceiro lugar no treeking em 2003 pela APS. Foram feitos um acampamento interno por ano. Uma excursão foi feita em 2001 para o PETAR onde os 94 desbravadores conheceram 6 cavernas. Em 2003 ganhou o troféu de melhor clube em Ordem Unida da APS. Foram feitos quatro cursos de conselheiros sendo um em Mairinqui e três internos. Quatro cursos de capitães, dois em Serra Bonita São Lourenço, um no sitio Bom Sucesso e um interno.
Foram feitas quatro caminhadas, em 2001 e 2002 para o Pq. Ecológico de Cubatão e em 2003 e 2004 para Juquitiba. Em 2005 participou de um acampamento com o clube Luzeiros do Vale.
De 2006 a 2009 foi votado para diretor Alessandro Romaneli Lei. Durante este período sua equipe foi formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Lenice Souza, Thais Melo, Marcos Oliveira, Victor Inácio, Manoela Inácio, Emily Barbosa, Paulo Pingituro, Ivan Macedo e Wellington Felipe. Foram realizados 5 cursos de conselheiros, 7 caminhadas (entre elas para Bertioga e Cachoeira do Funil), 3 acampamento interno, o 1° InterClubes da Colina, programação para as mães e pais, Voz do Juvenil, investiduras, batismos e participação no XI campori da APS 'Ser Feliz', 2006, e no V Campori da UCB 'Coragem Pra Vencer', 2007, como maior clube com 121 participantes. Fomos o primeiro clube Bicampeão do torneio de Ordem Unida da APS. Em 2009 tivemos uma excursão ao PETAR, onde foram 110 pessoas. Neste ano foi também a investidura de líder, do então diretor do clube, Alessandro Lei, juntamente com sua esposa Thais Lei e seus amigos Fellipe Roscelli e Anderson Augusto.
Entre 2010 e 2012 o diretor eleito foi Marcos Oliveira Nunes. Que já foi conselheiro, diretor associado, instrutor, diretor do Sentinelas da Colina e só então diretor do Pioneiros da Colina. Sua primeira diretoria foi formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Victor Inácio, Thais Lei, Manoela Pingituro e Welington Felipe. Recebeu também a ajuda de Rosangela Cardoso, Kelly Nunes, Bianca Vargas, Fellipe Roscelli, Ivan Macedo, Wanderson de Oliveira e Karoline Oliveira. Ocorreram cursos de conselheiros, voz do juvenil, CIPC`s, acampamentos, e muito mais. Comemoramos 45 anos do clube de desbravadores Pioneiros da Colina em 2010 sob o tema APRENDENDO A SERVIR. Em 2011 participamos do campori por unidades ESCALADA RADICAL, onde as doze unidades se saíram muito bem e o então diretor foi investido em Líder Master Avançado (o primeiro do Pioneiros da Colina). Em 2012 além dos nossos diversos eventos internos participamos do VI Campori da União Central Brasileira O GRITO DA VITÓRIA como o maior clube (196 membros), foi uma linda festa. Esse também foi o último ano da gestão de Marcos Nunes que foi substituído por seu grande amigo Victor Inácio.
Em 2013 Victor Inácio foi nomeado diretor do clube, ele já foi desbravador, conselheiro, diretor associado, capelão e ancião no clube Pioneiros da Colina, também foi diretor do clube de Líderes Sentinelas da Colina por dois anos. Em seu primeiro ano a diretoria era formada por Alexandre Vigani, Alair Paixão, Welington Felipe, Bianca Vargas, Ivan Macedo, Wanderson de Oliveira, Aline Nonato, Marcos Oliveira, Karoline Oliveira, Raphael Vellozo e Amanda Dias. Nesse ano o clube realizou um curso de conselheiros, Acantonamentos, caminhada para o Embu – Guaçu e Pico do Jaraguá, excursão para o Parque das Hortênsias. O clube realizou também o XIX CIPC “Filhos de Israel”. O clube participou nesse mesmo ano dos Jogos Regionais da 6º Região e teve um grande desempenho, participou também do primeiro Concurso de Ordem Unida da 1º Região onde foi campeão. O clube realizou uma apresentação de ordem unida no colégio FIDENS e fez uma visita ao Corpo de Bombeiros da Represa Guarapiranga e uma visita ao COE na academia do Barro branco da polícia, onde os desbravadores puderam receber instruções de fogueiras, abrigos e caminhadas. Nesse ano iniciamos um projeto para os momentos de atividade geral do clube, chamamos esse projeto de UTI, onde os desbravadores realizam cursos em diversas áreas como fogueiras, nós, amarras, trabalhos manuais, etc., e após o completar o curso os desbravadores recebem especialidades referentes ao curso e mais um certificado, iniciamos o projeto de UTI com 9 cursos, o projeto foi coordenado nesse ano pelo instrutor Anderson Fernando. O clube nesse ano também confeccionou um novo uniforme de campo que foi utilizado pela primeira vez no V Campori da Divisão Sul-Americana que aconteceu em Janeiro de 2014, onde o clube participou como o clube com o maior número de inscritos (151 membros).
Em 2014 Victor Inácio continua como diretor, mantendo a mesma equipe de diretoria, durante esse ano o Clube já participou do V Campori da Divisão Sul-Americana, realizou curso de conselheiros, acantonamento, caminhada para o Pico do Jaraguá e Embu-Guaçu e o primeiro Acampamento de Treinamento “A Prova de Fogo”, onde os desbravadores puderam trabalhar diversas áreas como fogueiras, amarras, nós, civismo, orientação com bússola, abrigos e ordem unida. Iniciamos as UTI’S em 2014 com 12 cursos.
No final de 2015 o então diretor Victor Inácio foi reeleito, mas também recebeu a notícia que havia sido aprovado para cursar teologia e por esse motivo abdicou do cargo.
A nova comissão da igreja então se reuniu e elegeu novamente Marcos Nunes como o diretor para 2016-2017. Sua equipe foi formada inicialmente por Kelly Nunes e Priscila Ladislau (diretoras associadas), Kevin Bittencourt e Raphael Velozo (diretores associados), Tio Alair, Tio Eber e Vigani (anciãos), Bianca Vargas (secretária) e Vinicius Freitas (tesoureiro). Naquela ocasião o clube já contava com quase 200 pessoas e se preparava para os próximos grandes eventos.
Fizemos o XX CIPC com o tema Conectados em Juquitiba-SP. Ainda naquele ano além das caminhadas serem agora divididas (10-11, 12-13, 14-15) para melhor aproveitamento, a fanfarra foi reativada depois de duas décadas e agora contava com instrumentos novos.
Nos preparamos para o campori da UCB que aconteceu em julho de 2017 - Um chamado de Coragem. No mês de novembro de 2017 conseguimos realizar um sonho que nasceu no coração do Pr. José Maria Barbosa e o Tio Alair e o Vigani nunca permitiram que fosse esquecido, o I UNASPORI com o tema Puros Corajosos e Leais aconteceu em EC sobre a Coordenação do então teologando Victor Inácio Pereira e dos diretores dos três clubes (Léo Kalfman, Marcos Nunes e Rogério Zero).
A comissão de nomeações manteve Marcos Nunes para o biênio (2018-2019) e com o crescimento do clube outras pessoas passaram a compor a diretoria executiva: Jordi Bittencourt, Rosemary Oliveira, Eduardo Mascarenhas, Kelly Santa Rosa, Ingrid Barbosa, Fernanda Mascarenhas, Mayck Cipriano, Eneas Timóteo, Libni Somolinos e o Aldo Lei, que nos deu muito suporte naquela época. Além desses que tem o nome escrito aqui muitos outros ajudaram a fazer essa história se tornar realidade e sem eles nada poderia ser feito, conselheiros, apoio, rancho (cozinheiros), pastores, tesoureiros e doadores.
A parceria construída no UNASPORI foi imprescindível para marcamos a história do campori DSA 2019 - A Maior Aventura que aconteceu em duas edições. Na edição Alpha estava o Pioneiros da Colina agora com seus 300 membros presentes no evento e já era o maior de toda a divisão sul-americana. Na edição Ômega os clubes Flamboyant e Luzeiros da Colina ocuparam a mesma área de acampamento e cozinha.
I CIPC ONLINE 2019 - Fazendo Nós contamos com o orador Josias Paixão e transmissão para os acampamentos e acantonamentos das unidades.
Para encerrar o ano ainda foi possível participar do campori da APS 2019 - Simples Assim, onde três desbravadores foram batizados fechando assim os batismos daquele ano (33 no total) para honra e glória de Deus.
Foi eleito então, pela comissão de nomeações, Fernando Melo como diretor para o ano de 2020. Sua equipe era: Clóvis Alves, Ricardo Gobira, Enéas Paulo, Rose Pini, Rose Timóteo, Fernanda Mascarenhas, Fernanda Melo, Thais Melo Lei, Daniele Gobira, Nataly Cipriano, Suliane Lima, Sthefani Figueredo, Adriano Souza dos Reis, Michelle dos Reis, Manoela Pingituro, Renan Favaron, Alexandre Vigani, Alair Paixão e Helberte Lima, neste período o clube bateu o recorde de membros inscritos 400. Para a surpresa de todos, este seria o ano da virada de chave do mundo: a pandemia. Enquanto o mundo discutia sobre o “novo normal”, o clube não poderia desamparar os seus desbravadores. Por isso, nossas reuniões e instruções foram adaptadas por meio de reuniões virtuais no Teams, atividades no WordWall, drive thru para entrega de kits com os materiais, entre outras atividades. Participamos do League of Logos, promovido pela APS, na plataforma virtual do Instagran, evento esse, que o nosso clube saiu vencedor, também participamos do acampamento virtual WebCamp, promovido por iniciativa dos próprios clubes, com a liderança do Luzeiros da Serra. Em meio a todo esse reboliço, alguns membros saíram do clube, pois não estavam conseguindo se adaptar e acompanhar as reuniões virtuais, reduzimos o nosso número de membros para aproximadamente 270, mas ainda assim conseguimos, ao final do ano, realizar nossa investidura de classe e admissão de novos desbravadores, respeitando todos os protocolos vigentes.
Em 2021, ainda sob a liderança de Fernando Melo, as atividades começaram a retornar, inicialmente híbrido e depois presencialmente, participamos do I Campori Online da UCB “Conectados com Jesus” e o III Campori Online da APS “Pela Graça de Deus, Eu Vou”, antes de encerrar o ano, conseguimos realizar pequenos encontros com os desbravadores e acantonamentos, concluímos com sucesso as classes regulares e avançadas, com adaptações permitidas pela associação.
Neste mesmo ano, o logo do clube passou por uma repaginada, deixando-o com traços mais modernos e atuais.
Em setembro de 2021 comemoramos o dia mundial dos desbravadores e o aniversário do clube com o tema 55+1, onde celebramos os aniversários de 55 e 56 anos, contamos com participação do nosso líder da DSA pastor Udolcy Zukowski.
Diante de várias adaptações e readaptações, conseguimos chegar ao fim do ano de 2021, marcados pelas sombras de uma pandemia, fomos cercados por muitos milagres e também por algumas perdas de amigos e irmãos queridos de lenço.
Na comissão de nomeações Fernando Melo é escolhido para permanecer como diretor (2022-2023), começamos o ano de volta ao novo normal, no início do mês de março realizamos o XXI CIPIC 'Amigos de Deus', neste evento repleto de emoções aconteceu a investidura de 3 novos líderes: Clóvis Alves, Letícia Klems e Rose Mary Pini, o clube contava com cerca de 300 membros, em abril foi realizado o XVIII Campori da APS 'Está Feito', participamos desta edição com 292 membros inscritos, no primeiro campori pós pandemia.
Conseguimos realizar com as unidades as caminhadas organizadas em grupos: 10-11, 12-13 e 14-15, acantonamentos, saídas para visitação em órgãos públicos, participações nos cultos aos sábados devidamente uniformizados, em meados de junho pastor Lúcio Bérgamo assume como diretor interino do clube e finalizamos o primeiro semestre com a investidura das classes regulares.
Retornamos das férias de 2022, com a agenda repleta de atividades, participamos da XV torneio de ordem unida da APS levando o pelotão da diretoria que ficou em 1º lugar e o pelotão dos desbravadores ficamos no top 5.
Nosso dia mundial contou com a presença de nosso líderes: Pastor Udolcy Zukowski (DSA), Pastor Jefferson Silva (UCB), Pastor Cláudio Roberto (APS), realizamos a investidura das novas líderes Caroline Soldani e Giulia Vigani, além da líder master Kelly Nunes, neste mesmo dia Matheus Herberth (2023-2024 eleito pela comissão) foi apresentado como novo diretor do clube para junto com o pastor Lúcio Bérgamo concluírem as atividades de 2022.
O ano de 2022 foi finalizado com a investidura de classes regulares e avançadas, o clube já contava com 370 membros ativos e 40 membros batizados.
Iniciamos este ano (2023) sob a liderança de Matheus Herberth, com 444 membros ativos, realizamos no primeiro semestre XXII CIPIC 'Eis-me aqui!', momento especial com fogo do conselho e investidura de três novos líderes: Beatriz Maia, Davi Anthony, Eduarda Xavier.
Estamos nos preparando para participar do VIII Campori da UCB ' Fé Invencívell'.