Club de Aventureros Luminares do IAP
Associação Norte Paranaense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Luminares do IAP
Luminares do IAP

Luminares do IAP

Aventureros

  • Miembros 68
  • Directiva 56
  • Total 124

Datos del Club

Fundación

01/01/1994 (31 AÑOS)


Región

SIGMA - AVENTUREIROS - S2 - ANA MARA


Dirección

GLEBA PAIÇANDU, LOTE 80 - ZONA RURAL
IVATUBA - PARANÁ
87130-000


Reunión principal

SABADO
16:30:00


Link externo

Clic aquí para accesar


Historial de Clasificación

Este Club aún no ha sido 5 Estrellas en el SGC

Clube de Aventureiros Luminares do IAP

O Clube de aventureiros do IAP iniciou no ano de 1994, como aulas extras curriculares para os alunos de primeira à quarta séries do Ensino Fundamental. Período em que todas terças-feiras e quintas-feiras, os alunos permaneciam no Colégio em tempo integral.
Essa nova experiência foi iniciada, eram chamadas de Oficinas no mês de março. Juntamente com a equipe pedagógica e as professoras regentes de cada série do primeiro seguimento do Ensino Fundamental, foi elaborado o planejamento para trabalhar com as
especialidades e com projetos o que foram muito bem aceitos pelos pais e comunidade “Iapense”.


Cada série correspondia a uma classe do clube de aventureiros.

Primeira série - classe Abelhinhas

Segunda série - classe Luminares

Terceira série - Edificadores

Quarta série - Mãos Ajudadoras

Foram trabalhadas as mais diversas especialidades (horta e jardinagem, música, pronto socorro,
padaria, cuidado do corpo, ...etc.

Foi montado e aplicado um projeto dentro do que chamamos de 'Os oito Remédios da Natureza'.
As atividades elaboradas foram criando expectativas deixando as crianças tão entusiasmadas, no
mês de maio que sentiram a necessidade de se reunirem também aos domingos.
Por necessidades as mais diversas o Clube se uniu ao clube de desbravadores.

Gentileza do Prof. Davi então diretor do clube e participavam juntos das atividades rotineiras
de abertura, depois era dividido para as atividades de cada clube.

O grupo foi criando forma e tiveram então que escolher alunos para ajudar o clube.

Era um grupinho animado! Aline, Gustavo (Sacha), Adriana W. Palma, Eliete, Jin Galvão de Mello, chegaram com muita garra e vontade, enriquecendo ainda mais as atividades do clube aos domingos.

O Clube foi crescendo não de componentes, mas de necessidades:
Necessidade de o Clube ter um nome, de matérias para trabalho, financeiras, de uniforme, bandeira e muitas coisinhas mais...
Iniciaram pelo nome, a campanha foi lançada e o mais votado foi 'Luminares da Colina'. Agora sim, já éramos realmente um Clube de Aventureiros.

E as demais necessidades, como solucioná-las? O Clube era o único Clube da Associação Norte Paranaense e de material para aventureiros a ANP não tinha nada.

Então, nos valemos de nosso estado vizinho São Paulo, adquirindo da Associação Paulista Sul, todo material que utilizamos como: manual de orientação, apostilas, uniforme, bandeira... Que benção! Não tínham mensalidades, mas o Colégio e igreja supria todas as nossas necessidades financeiras.

Em setembro houve o primeiro acampamento. Isso foi realizado no pomar do IAP, utilizando as barracas dos Desbravadores e o alimento era nos fornecido pronto pela cozinha do IAP.

Foi uma programação muito animada e com ajuda dos pais tiveram a primeira investidura de lenço e estreia do uniforme de gala no sábado à tarde, dentro do programa JA da igreja do IAP. Foram feitas muitas atividades de especialidades porque havia uma aula por semana para cada classe e ainda se reuniam também aos domingos.
Com a consciência tranquila de um trabalho realizado com muito esforço e dedicação enceraram as atividades do ano de 1994.
No ano seguinte 1995, já não houveram mais as aulas de oficinas e período integral, mas o Clube já bem estruturado seguiu aos domingos com suas atividades normais.
Do ano de 1995, dois acontecimentos muito importantes para o nosso clube e para o crescimento de outros Clubes da Associação Norte Paranaense: O dia dos aventureiros era comemorado no último sábado do mês de março.

A igreja abriu espaço para que fosse realizado um JA em comemoração ao Dia dos Aventureiros.
Foi feito um bonito programa com o tema: Já estão dentro todas as crianças? Mas o clube queria algo mais. Os Desbravadores tinham o seu Hino e nós não tínhamos nada. Então, a diretora Vilma Larrossa de Lima, falou com o maestro e compositor Prof. Wanderson Paiva, responsável pelo Conservatório do IAP e ele compôs o hino
' Somos Aventureiros Alegres', para o Clube Luminares do IAP.
Com muita dedicação, ensinou, ensaiou as crianças e no sábado foi cantado pela primeira vez, o
hino que hoje temos como o hino oficial dos aventureiros pela Divisão Sul Americana.
Como era o primeiro Clube da ANP, a Profa. Vilma teve o privilégio de viajar com o departamental dos Jovens e Desbravadores, para os cursos de lideranças de desbravadores, espalhados pelas regiões da ANP passando algumas orientações quanto as atividades que realizávamos com o clube e ncentivado a olharem com carinho para essa faixa etária de crianças existentes em nossas igrejas.
O Clube também foi convidado pelo Ministério de Jovens Desbravadores da ANP., para participar do Campori Tri-regional de Desbravadores que aconteceu na Cidade de Goioerê. O Clube foi com 58 aventureiros e mais a equipe, como motivação para aberturas de novos clubes.
Ideia que deu muito certo e a partir do ano de 1996 novos clubes foram se formando e espalhando pelo território da A N P.
Deixo registrado esse pequeno histórico do clube durante os 2 anos em que com muito esforço, dedicação e gratidão primeiro a Deus, segundo a direção do IAP, pelo apoio e terceiro a equipe maravilhosa e dedicada de professores e alunos com quem trabalhamos.
Outra curiosidade é que no início do clube de aventureiros participava o aventureiro Isaac Miranda e a aventureira Priscila Pereira Zampolli, em outubro de 1996 foi feito um batismo e eles foram os primeiros a serem batizados vestidos de aventureiros pelo pastor Naor Rossi na igreja do IAP.
Na história do clube passaram os seguintes diretores:

Em 1994 e 1995 a diretora era Vilma Larrossa de Lima

Em 1996 a diretora era Marilânge Rossi

De 2002 a 2007 a diretora era Sueli Rosiney Pereira Governo

Em 2008 a diretora era Luciana Jardim

Em 2009 o diretor era George Gualberto

Em 2010 e 2011 a diretora era Karina Scalco

Em 2012 não teve clube

Em 2013 a 2020 a diretora era Sueli Rosiney Pereira Governo

Em 2021 até 2023 a diretora é Elen Almeida

Atualmente a diretora é Ariely Ruivo

Durante todo esse tempo o Clube de Aventureiros se desenvolveu e cresceu e hoje atende os filhos dos funcionários do Colégio da FAP e todas as crianças do bairro do Jardim Refúgio. Na atualidade é um clube bem dinâmico e com bastante história para contar, cheio de emoções e acima de tudo muita confiança em Deus.