Club de Conquistadores Alfa do Araguaia

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Alfa do Araguaia
Alfa do Araguaia

Alfa do Araguaia

Conquistadores

  • Miembros 25
  • Directiva 15
  • Total 40

Datos del Club

Fundación

27/04/1995 (28 AÑOS)


Región

JAIME DBV ÁGUA BOA


Dirección

RUA B 06 Nº 30, QUADRA 15 - RODOVIARIO
ÁGUA BOA - MATO GROSSO
78635000


Reunión principal

SABADO
16:30:08


Mensaje para Alfa do Araguaia






Clasificación 2023

Este Club fue 05 Estrellas en: 2018, 2019, 2022, 2023

O clube de Desbravadores em Água Boa, iniciou no ano de 1995 com o nome de Clube de Desbravadores Coração do Brasil,sob direção de Marius Cesar Parrilha e Neusa Mourão, e no ano de 2005 foi alterado para Alfa do Araguaia, que iniciou suas atividades sob a direção de Marcos Santos e Aldorí Borges de Quadros. Com o Objetivo de levar a mensagem do Advento o clube desde então tem desenvolvido várias atividades. No ano de 2005 foram feitas as seguintes atividades: Realização do dia mundial dos desbravadores no Centro de Convivência de Idosos de Água Boa MT, neste dia esteve presente o Clube Pioneiros do Araguaia da cidade de Nova Xavantina; Nos dias 21 a 23 de Abril foi feito o primeiro acampamento dos desbravadores na Chácara do Irmão Vicente Rodrigues com uma caminhada de 8 Km, foram feitas sinais de pistas no campo, ordem unida, especialidade nós; No dia 15 de maio foi feito um trabalho comunitário de limpeza do salão comunitário da Vila Operária.
Em 2006 do dia 22 de Abril foi feita a primeira cerimônia de Investidura de Lenço, totalizando 26 desbravadores e 8 Líderes; No dia 30 de Abril o clube participou da campanha de conscientização e prevenção da dengue promovida pela vigilância sanitária da cidade. No dia 01 de Maio foi feito um acampamento rústico onde cada desbravador preparou seus abrigos com folhas de buritis e madeiras. no dia 16 de dezembro foi feita mais uma investidura de lenço com mais 24 desbravadores.
Em 2008 no dia 25 de janeiro o clube participou da inauguração da câmara dos desbravadores sob a direção de Mauro Marcelo Wagner e Jair Lorenzon. No dia 17 de Junho foi feita a terceira cerimônia de investidura de Lenço para 6 novos desbravadores.
Em 2008 o clube iniciou as atividades no dia 17 de fevereiro e participou do Camporí no dia 11 de outubro na cidade de Barra do Garças.
Em 2009 não foi registrado nenhuma atividade.
em 2010 no dia 24 de abril foi realizado o dia mundial do desbravador na igreja. No dia 25 de abril foi realizado uma palestra de segurança no trânsito e primeiros socorros para todos os desbravadores. No dia seguinte foi realizado uma caminhada de 6 Km. No dia 18 de julho foi feito um acampamento de líderes para capacitação.
De 2011 até 2015 o clube continuou com suas atividades, porém nada foi registrado.
Em 2016 sob a direção de Neusa Mourão, o clube com 60 desbravadores e 10 líderes , participou do Campori da AMT em Primavera do Leste,e cumpriu todos os pré requisitos para participar,e aconteceram as 2 cerimônias de admissão de lenço e investiduras em classes regulares, e houve caminhadas,acampamentos,desfiles com os clubes da região Leão do Vale,Feras do Araguaia,Pioneiro e Guardiões do Araguaia com fanfarras e muita evolução.
Em 2017 as atividades se iniciaram no dia 11 de Março sob a direção de Neusa Mourão e Jair Lorenzon com o total de 35 desbravadores. Foi decidido que as reuniões do clube passariam a ser realizadas aos Sábados das 16:30 até as 18:30 horas. O primeiro acampamento do ano foi feito no sitio maranata nos dias 19 a 21 de maio com a presença do clube de Leão do Vale da cidade de Canarana, teve muitas atividades importantes como uma caminhada noturna e rala. No dia 05 de Julho o Clube participou do desfile municipal juntamente com o Clube Leão do Vale e Pioneiros e Guardiões do Araguaia. Teve até uma fanfarra maravilhosa do clube Pioneiros.
No dia 08 de Junho foi estudado e votado o regimento interno do clube que é um documento muito importante para resguardar as decisões que a direção toma. No dia 30 de Julho na igreja do Cristalino foi feita a primeira cerimônia de investidura do ano onde foram admitidos 9 desbravadores e quatro líderes.
No dia 05 e 06 foi realizado um acampamento em Nova Nazaré com o clube Feras do Araguaia com diversas especialidades: arte de acampar, arte de cozinhar, primeiros socorros, natação para principiante, arte de contar historias, arte de fogueira ao ar livre. O clube Alfa não se inscreveu para o Camporí de Rondonopólis no dias 06 a 10 de setembro, mas alguns integrantes conseguiram se inscrever como convidados de outros clubes. No dia 07 de Outubro na como proposta da comissão da igreja o Clube Alfa do Araguaia foi oficialmente transferido para a igreja do Cristalino de Água Boa MT. No mês de outubro e novembro em todas as reuniões foram feitas diversas especialidades: arbustos, cactos, sementes, anfíbios, reptéis, mamíferos e felinos.
No dia 02 de dezembro foi realizada uma caminhada de 6 Km até a ASPM. No dia 09 de dezembro para encerrar as atividades do ano foi realizado a investidura de classes regulares bem como a investidura de faixas onde 17 desbravadores e 4 lideres receberam suas faixas.
Além de participar de alguns projetos de benefícios para a comunidade, como campanhas contra dengue, limpeza de locais públicos e programas de conscientização do meio ambiente, o clube também tem divulgado o nome da igreja com impactos de esperança e campanhas contra a violência contra a mulher e contra a criança. Sem contar que o próprio trabalho com os desbravadores previne diversos problemas na sociedade no combate ao uso de drogas e álcool.
O clube formatou em 2017 um regimento interno baseado no estatuto da criança e do adolescente que é um documento importante para nortear as decisões a serem tomadas, segue abaixo esse regimento:
Regulamento Interno
CAPÍTULO I
DO OBJETIVO

Art.1º - O objetivo do clube de DESBRAVADOR ALFA DO ARAGUAIA será conduzir, Crianças, e Adolescentes com a idade de 10 a 15 anos, ADVENTISTAS OU NÃO, a um contato maior com o Criador, e mantê-los firmes na fé, preparando-os para servir à família à igreja e a sociedade, tornando-os cidadãos úteis à sua pátria, provendo-lhes orientações quanto ao cuidado com o corpo e estimulando-os ao desenvolvimento físico, mental e espiritual respeitando o ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes)
CAPÍTULO II
DA SUJEIÇÃO

Art.2º - Todos os membros participantes deste clube estarão sujeitos ao presente regulamento normativos, sem exceção.
Capítulo III
DA ELEIÇÃO DOS OFICIAIS E MEMBROS DA DIRETORIA
Art.3º – A diretoria será composta de:
• Diretor;
• Conselheiro (a) geral;
• Diretor associado;
• Diretora associada;
• Secretário (a) do clube;
• Tesoureiro (a) do clube;
• Capelão (ã);
• Conselheiros (as).
• Coordenador (a) de Patrimônio
• Instrutores (a)
Art.4º – O Diretor e Diretores (a) Associados serão escolhidos pela comissão da igreja, conforme determina o Manual dos Desbravadores da IASD votado pela Conferência Geral;
Art.5º – O secretário (a), Capelão (ã), tesoureiro (a), conselheiros de unidades e demais líderes serão nomeados pela Diretoria deste clube.
Art.6º – Conforme a necessidade, a diretoria poderá criar outras funções e nomear pessoas para ocupá-las, desde que esteja de acordo com o Manual Administrativo dos Desbravadores.
Parágrafo Único – A nomeação dos cargos mencionados no caput deste artigo deverá ser votada e aprovada pela Comissão da Igreja, somente após a aprovação é que as pessoas nomeadas devem exercer as suas funções no clube.
CAPÍTULO IV
DA COMISSÃO
Art.7º – O clube terá a seguinte comissão:
§ Única - Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina
Art. 8º - A Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina será constituída por: Diretor do clube, Diretor (a) associado, Ancião da Igreja, Pastor, Coordenador Distrital se houver, Secretário (a) do clube, tesoureiro (a) do clube, Capelão (ã) e Conselheiros (as) e terá a responsabilidade de organizar os programas das reuniões regulares e das atividades extras mediante a coordenação do Diretor (a); e terão mandato de um ano, podendo ser reeleitos. Esta comissão também terá a função de julgar as ações dos membros do clube, sanções e penalidades seguindo os preceitos deste regulamento.
a) A Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina se reunirá sempre que convocado por seu Presidente ou por qualquer um dos seus membros, e só acontecerá com a presença de seu Presidente ou mediante a um representante nomeado pelo mesmo.
b) O presidente (a) desta Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina será o Diretor do Clube eleito para o ano em curso, escolhido pela comissão da igreja.
c) Ao Desbravador será garantido o direito de defesa e do contraditório e poderá fazê-la verbalmente ou por escrito, se o desejar, porém, o mesmo aguardará a decisão fora do local da reunião;
d) No julgamento será levado em consideração as circunstâncias atenuantes (danos causados e histórico do membro), circunstâncias agravantes (intenção dolosa ou culposa), bem como a reincidência.
Art.9 – O Diretor do clube será sempre o presidente de qualquer das comissões; em sua ausência um dos diretores associados (previamente comunicado) será o presidente.
Art.10 – Só será válida a reunião da Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina se contar com a participação de 50% mais um dos seus membros.
CAPÍTULO V
DO TESTEMUNHO
Art.11 – O direito de todos os membros do clube de desbravadores será respeitado como tal, independentemente de sua crença ou religião.
Art.12 – Será dever de todo membro dar um bom testemunho, sendo cortês e obediente em qualquer lugar ou ocasião, para que não venha a comprometer o nome do Clube, Família, Igreja, e principalmente o nome de Deus.
CAPÍTULO VI
DAS SANÇÕES E PUNIÇÕES

Art.13 – Será adotado o seguinte sistema de sanções e punições:
a. Advertência Particular (verbal);
b. Advertência por escrito, assinada e comunicada.
c. Suspensão;
d. Desligamento.

Art.14 – A Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina do clube julgará os casos conforme descrito no Capítulo IV:
§ 1º - Situações pelas quais o nome de um dos membros do clube deva ser levado à comissão de ética e disciplina do clube:
a) Desrespeitar e tratar com insolência os superiores;
b) Utilizar linguagem ofensiva e obscena;
c) Causar ferimentos em outros;
d) Provocar danos a propriedades alheia;
e) Enganar e/ou roubar;
f) Usar o uniforme de forma irregular e/ ou recusar-se a usá-lo;
g) Descumprir o voto ou a lei dos desbravadores;
h) Consumir bebidas alcoólicas;
i) Usar ou traficar drogas ou narcóticos;
j) Negligenciar o pagamento da taxa mensal;
k) Utilizar roupas indecentes;
l) Faltar sem apresentar justificativas plausíveis;
m) Outras situações graves, conforme julgar a direção do clube.
§ 2º – Na primeira advertência o infrator será repreendido verbalmente pela diretoria do clube, na 2ª advertência, o infrator receberá um advertido por escrito. Após a terceira advertência o nome do infrator será levado (a) à Comissão de Ética e Disciplina do clube para que seja feita uma análise do caso e determinado o tempo de suspensão ou outro tipo de disciplina a ser aplicado.
CAPÍTULO VII
MEMBROS E FREQUÊNCIA
Art.15 – Para participação no Clube de Desbravadores serão aceitos Crianças e Adolescentes com a idade de 10 a 15 anos respeitando-se a ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes).
Art.16 – Poderão ser inscritos no clube, mesmo que não sejam adventistas somente após passarem por uma avaliação do Diretor (a) do Clube.
Art.17 – A inscrição dos desbravadores, menores de idade, será formalizada com a assinatura dos pais e/ou responsáveis.
Art.18 – Serão aceitos membros a partir de 16 anos de idade para participarem da liderança do clube, desde que sejam membros batizados na IASD, mas com ressalva para conselheiro (a) associado (a), desde que os mesmos venham a estar seguindo os princípios da IASD e desde que aprovados previamente pela Comissão da Igreja.
§ 1º– Os membros com a idade entre 16 e 18 anos não poderão ocupar o cargo de conselheiro de unidade, porém poderão ser seu associado, salvo não existir no clube pessoas maiores de idade aptas a ocupar essa função.
§ 2º– Será permitida a participação de pessoas não adventistas como instrutores temporários do clube, desde que aprovados previamente pela Comissão da Igreja.
§ 3º– Todo Desbravador deverá apresentar exames médicos no ato da inscrição, aonde deverão se respeitar as solicitações do departamento de Saúde do clube.
§ 4º– Serão solicitados exames médicos de todo e qualquer Desbravador e lideres a cada 6 meses, se acaso o Desbravador ou o Líder não apresente os exames ao departamento de Saúde do clube, o Desbravador deverá ser suspenso até que apresentem os exames solicitados, e o Líder que não acatar será encaminhado ao Conselho de Ética.
§ 5º– Todo e qual querem Desbravador e Líder que não cumprir os horários determinados pelo Diretor (a) para os eventos realizados pelo clube, poderá receber Advertência verbal ou por escrita, se não justificar seu atraso de acordo como estabelecido no Art.20 Parágrafo Único.
Art.19 - Será permitido somente 2 (duas) faltas por trimestre (não justificadas), independentemente da quantidade de reuniões “obrigatórias” que for realizada nesse período.
Parágrafo Único – Todo membro que for incluído na lista de atrasos e falto não justificado e exceder o limite permitido terá o nome encaminhado à Comissão de Ética e Disciplina do clube.
Art.20 - Somente serão justificadas as faltas pelos seguintes motivos: viagem, doença, morte de familiares e trabalho em empresa ou instituição (membros da diretoria)
Parágrafo Único - A não apresentação do formulário de “JUSTIFICATIVA DE FALTAS” em até 10 dias após a DATA da falta, será entendido como não justificada.
Art.21 – Será de responsabilidade do conselheiro da unidade apresentar documento que justifique a falta do desbravador.
Art.22 – Os membros da Diretoria devem justificar suas faltas ao Diretor (a) do clube.
Art.23 – Os pais ou responsável pelo Desbravador deverão participar das reuniões de pais de Desbravadores, que acontecerá a cada bimestre, o não comparecimento ou a não apresentação da justificativa de falta poderá acarretar em perca de pontos para o Desbravador.
Parágrafo Único – Se houver justificativa de falta ao não comparecimento nas reuniões, esta justificativa deverá ser apresentada a Comissão de Ética e Disciplina do Clube para averiguação (aceitação ou não).
CAPÍTULO VIII
DOS PROGRAMAS

Art.24 – Em todos os programas da igreja, comunidade e outros, haverá a participação do clube ou parte dele, desde que haja a autorização do Diretor, e após o mesmo comunicar à comissão da IASD.

§ 1º– É dever de todos os membros deste clube participar das programações que envolvam a sua presença como: reuniões regulares, acampamentos, passeios, caminhadas, excursões, escolas sabatinas, cultos divino, semanas de oração, mutirões, campanhas comunitárias, evangelismos, congressos, camporis, visitações, palestras, cursos, passeatas, reuniões de liderança, etc.
Parágrafo Único – O Desbravador só poderá participar dos eventos aqui citados após a liberação do Diretor, e após o mesmo ter recebido o relatório e a pontuação do Desbravador, aonde se dará a liberação ou não para participar das programações a serem cumpridas.
§ 2º– Todo e qual querem Desbravador poderá ter seu comportamento avaliado pelo Diretor aonde quer que esteja.
CAPÍTULO IX
DO UNIFORME

Art.25 – O uniforme oficial (atividades e de gala) só poderá ser usado por pessoas aprovadas e investidas.
Parágrafo Único – o membro terá no mínimo dois meses para ser avaliado, adquirir o seu uniforme e ser investido.
Art.26 – A regulamentação interna para o uso do uniforme é a seguinte:
§ 1º - Uniforme de Gala: À administração do campo local é que institui as regras do uniforme oficial do Clube de Desbravadores seguindo as organizações superiores.
§ 2º - Uniforme de Atividades: Os membros deste Clube usarão camiseta, calça/saia, e tênis de acordo com o modelo escolhidos pela liderança e Desbravadores do clube, o uniforme só poderá ser usado com o acompanhamento do lenço.
§ 3º - Com relação aos uniformes, se constitui deveres dos membros deste clube:
a) Usar o uniforme oficial (de gala e/ou de atividades) completo;
b) Zelar pela boa aparência de seu uniforme, assim como todos os seus distintivos e insígnias colocando-os nos seus devidos lugares e ordens, de acordo com a orientação da diretoria;
c) Só utilizar usar os uniformes do clube quando requeridos e/ou permitido pela diretoria;
d) Não utilizar os uniformes do clube quando estiver suspenso.
e) Deixar os seus uniformes e respectivos emblemas (triângulo, globinho, brasão de campo, especialidades, etc.) sob a guarda do clube para que possam ser devolvidos quando do seu retorno ou inscrição em outro clube de desbravadores. Será ainda assinado um termo de compromisso com o qual os responsáveis se comprometem em não dar o uniforme ou vendê-lo para pessoas que não sejam membros de um Clube de Desbravadores e de que o membro afastado não utilizará o uniforme não estando em atividade em um Clube.
CAPÍTULO X
DA TAXA

Art.27 - Será cobrada uma taxa mensal dos membros do clube (Desbravadores e Líderes). As taxas mensais e extraordinárias estabelecidas pela Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina e devem ser pagas ao tesoureiro do Clube.
Parágrafo Único – todo pagamento efetuado, pelo membro ao tesoureiro do clube, será assinado pelo membro a ficha individual, comprovando o pagamento e a cada semestre, será entregue ao membro um recibo semestral de quitação, não poderá pagar ou receber se não for assinado a ficha individual no ato.
Art.28 - Será cobrada uma taxa de inscrição do candidato ao ingresso no Clube. A taxa será estabelecida pela Comissão diretiva e de Ética e Disciplina do Clube.
§ 1º – Será cobrada taxa anual de seguro contra acidentes pessoais para cobrir o membro em viagens e demais atividades do clube. Os membros que tiverem planos de saúde devem comunicar à diretoria e portar sua identidade de usuário do plano em caso de passeios e viagens.
§ 2º – O vencimento do pagamento da taxa mensal se dará no dia 10 de cada mês.
§ 3º – Ao membro que, após o vencimento, não houver pagado a taxa mensal ou justificado o motivo do atraso, será aplicado às recomendações prescritas no Capítulo VI deste Regulamento Interno.
Capítulo XI
DAS UNIDADES
Art.29 - Serão permitidos programas como: acampamentos, caminhadas, excursões, ciclismos etc., sem a presença de todo o clube, desde que haja a presença, além do conselheiro (a), do diretor ou de um associado.
Art.30 – Toda e qualquer atividade que a unidade queira fazer deverá ter a permissão da diretoria.
Art.31 – Toda e qualquer atividade extra realizada pela unidade, sem a prévia autorização do Diretor, estará infringindo as regras deste regulamento ficando a critério da comissão diretiva e de ética e disciplina avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis.
Art.32 – a unidade será avaliada durante o ano. No final do ano a melhor unidade será premiada.
Parágrafo 1º - as premiações outorgadas à unidade ficarão sob responsabilidade do Diretor e/ou responsável pelo patrimônio do Clube.
Parágrafo 2º - será feita a soma da pontuação de cada unidade no final do ano pela secretária do clube e será enviada ao diretor a pontuação de cada unidade e de cada Desbravador em particular.
Parágrafo 3º – Ao fim de cada trimestre será comunicada uma parcial da pontuação adquirida pelas unidades durante o mesmo, ficando em sigilo as pontuações adquiridas nas atividades extras.
Art.33 - Cada unidade poderá ter uma maleta de primeiros socorros com os seguintes itens: algodão, par de luvas, analgésicos, pomada para ferimentos, gases, esparadrapo, cotonetes, álcool iodado, mercúrio, band-and, soro e outros após a avaliação do departamento de saúde do Clube.
CAPÍTULO XII
DO NAMORO OU CONTATO FÍSICO
Art.34 - É proibido namoro ou contatos físicos (abraços, carícias, beijos, etc.) entre os membros do clube durante qualquer uma de suas atividades (reuniões, acampamentos, caminhadas, etc.), se um Desbravador (a) com a idade inferior a 16 anos vierem eventualmente a estar namorando, será encaminhado para o conselho de Ética.
Parágrafo único - É proibido conversa entre os membros do sexo oposto em lugares afastados, longe do grupo.
CAPÍTULO XIII
DA REVERÊNCIA
Art.35 – Não serão permitidas conversas entre os membros do clube dentro da Igreja durante as programações ou em local onde se esteja realizando programação espiritual, também não será permitido ficar fora da Igreja conversando no momento em que esteja sendo realizada alguma programação.
Parágrafo único – Será avaliado o comportamento do Desbravador dentro da IASD, aonde o mesmo terá grande importância na avaliação e pontuação.
CAPÍTULO XIV
DO PATRIMÔNIO
Art.36 – Todo e qualquer material deste clube só poderá ser emprestado a outros departamentos da igreja e/ou outros clubes, após a solicitação por escrito haver sido aprovada pela Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina do clube. A entidade beneficiada deverá assinar um Termo de Responsabilidade onde fique firmado o compromisso de devolver os bens emprestados em perfeito estado, no prazo estabelecido e reparar os danos causados ao patrimônio do clube durante o período em que os utilizou.
Parágrafo único – Todo o material do clube deverá ser catalogado e anotado pelo Diretor ou Coordenador de Patrimônio.

CAPÍTULO XV
DAS CORREÇÕES
Art.37 - Este Regulamento Interno entra em vigor na data de sua aprovação pela Comissão Diretiva e de Ética e Disciplina do CLUBE DE DESBRAVADORES ALFA DO ARAGUAIA DE ÁGUA BOA-MT, após ser relatado na ata do Clube de Desbravadores Alfa do Araguaia, aonde deverá também conter as mesmas assinaturas aqui assinaladas para aprovação deste Regulamento Interno.
Art. 38 – Este Regulamento Interno somente poderá ser modificado mediante a aprovação de 50% mais um (1) dos membros da Comissão Diretiva do clube e após a aprovação pela a comissão da IASD.
Art. 39 – Revogam-se as disposições em contrário.
Parágrafo único – Este regulamento é composto por dez (8) páginas.