Datos del Club
Fundación
Región
Dirección
Reunión principal
Mensaje a Facho de Luz
27/04/1983 (41 AÑOS)
Región
DESBRAVADORES | 1ª REGIÃO
Dirección
R. BARÃO DE CATAGUASES 107 - SANTA HELENA
JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS
36015370
Reunión principal
DOMINGO
15:30:00
Mensaje a Facho de Luz
Clasificación 2023
O Clube de Desbravadores Facho de Luz foi fundado em 1983 na Igreja Central de Juiz de Fora com incentivo do Pr. Samuel Zukowisk. A diretoria foi composta por: Diretor: Wellington Dias Pereira; Associados: Jaqueline Mennon, Eder Ribeiro do Nascimento, Vânir Knopp, Sebastião Silva, Pedro Neder Vieira, Paulo Fabris e outros.
O nome do clube surgiu com o fruto de um concurso entre desbravadores cuja ganhadora foi Leila Ribeiro com o nome FACHO DE LUZ, daí foram escolhidas os nomes das unidades: - Unidades femininas - Luz da Primavera, Luzes da Aurora, Pôr do Sol, Estrela Dalva. - Unidades masculinas - Pequeno Sol, Cometa Reluzente, Facho Brilhante, Sol da Manhã.
As reuniões eram realizadas no Colégio Euclides da Cunha. Foram inscritos 55 desbravadores com juvenis das diversas Igrejas locais. O primeiro acampamento foi realizado na Escola Municipal de Goianá, marcou a vida dos desbravadores. Esteve presente na Igreja de Goianá o Pr. Edir Wolff. A primeira investidura do Clube Facho de Luz foi no Fórum com a presença do Pr. Corino Pires. O Clube desde seu fundamento esteve presente em vários eventos da cidade, tais como: desfiles comemorativos, homenagens às autoridades no Fórum situado no Parque Halfeld, desfile de 7 de Setembro. O clube teve também o privilegio de recepcionar o Líder Mundial de Desbravadores: MICHAEL STIVENSON na Igreja Central de Juiz de Fora. O 1º CAMPORI foi em Santos Dumont, tendo como orador o Pr. ALEJANDRO BULION.
De 1984 a 1986 o diretor foi Wellington Dias Pereira. Em 1985 o clube Facho de Luz participou pela primeira vez de um Camporí ao nível de União em Guarapari – ES, I Campori UEB com o tema “Aprendendo para servir” e foi classificado em 1º lugar entre 37 clubes presentes.
Em 1987 o diretor foi Pedro Neder Vieira e associados Paulo Cezar Fabris e Jackeline Mennon
Em 1988 o diretor foi Pedro Neder Vieira e associados Haroldo Araújo e Geovania Mennon
Em 1989 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Onézimo Villa Nova e Selma Ribeiro. Não há registro em ATA da IASD Central da participação do Facho de Luz no II Campori UEB em 1989 com o tema “Mais que vencedores”, mas esta redatora não nega a possibilidade desta participação devido ao histórico de presença em Camporis este clube.
Nos anos de 1990 e 1991 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Pedro Neder Vieira e Gislaine Koenhing
Em 1992 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Pedro Neder Vieira, Gislaine Koenhing e Wellington Dias Pereira. Participou do Campori da MMS e AMC com o tema: “BRILHA JESUS”, local UBA – MG. Classificação 1º lugar em Ordem Unida e condecorado com medalhas em outros eventos que participou.
Nos anos 1993 e 1994 o diretor foi Wellington Dias Pereira e associado Paulo Cezar Fabris.
Em 1994 participou do II CAMPORI SUL-AMERICANO, em Ponta Grossa – PR em janeiro, com o tema:”Na trilha dos Pioneiros” e do CAMPORI A.M.CENTRAL E M.M.SUL com o tema: “JESUS ACAMPA CONOSCO” em Ipatinga em outubro.
Em 1995 o diretor foi Paulo Cezar fabris
Em 1996 o diretor foi Wellington Dias Pereira e associado Paulo Cezar Fabris e Onézimo Villa Nova
Em 1997 a diretora foi Simone Fabris e associados Letícia Cortes e Guilherme Marques Barbosa. O clube participou do III CAMPORI UEB com o tema: Conquistar... Conquistar... Conquistar... em Governador Valadares com diretor Paulo Fabris. Eventos premiados: Missão Mão estendida, Projeto Uniforme, Quebra cabeça, Missão renovar, Ordem Unida, Missão Ibituruna, Missão vida, Evento escalada, Missão montanha escorregadia, evento Boa Praça, Pintura de casa, Rede de cordas, Evento balde furado com água.
Em 1998 a diretora foi Simone Fabris e associados Wellington Dias Pereira e Paulo Cezar Fabris, o clube participou do V CAMPORI AMSUL em Capim Roxo com tema: “No brilho de um grande Líder” de 30/10 a 2/11, neste Campori choveu muito a ponto de ser cancelado na metade do mesmo e ficando conhecido como LAMOREE.
(Estamos ainda buscando o ano) Clube Esteve presente também no Acampamento entre clubes com o tema: “Na Direção de Deus”, em Maripá de Minas sob direção de Pedro Piazzi
(Estamos ainda buscando o ano) Clube Foi ao 1º CAMPORI REGIONAL DISTRITO I em Argirita com tema: “Além das Montanhas” a diretoria eram Cláudio e Edna Botelho. Além dos eventos, o que mais marcou neste Campori foi o desfile da fanfarra e dos desbravadores pelas ruas da cidade, projeto limpando praça, coleta de alimentos, e tivemos a oportunidade de presenciar a entrega dos alimentos às famílias carentes.
Em 1999 a diretora foi Letícia Cortes e associados Patrícia Mateus Garcia, Edna Simone Botelho, Silvana Botelho e Liliane Goebel. Este ano o clube esteve presente no acampamento de treinamento, requisito para o Campori. Entre outras atividades, tivemos aula de Orientação instruído por Emilio Belinassi no Bairro de Grama, curso para diretoria. O Curso de Liderança de Desbravadores do Clube de Lideres Ibitipoca da 1ª Região A.M. Sul foi no período de 27 a 28/11/1999 no Parque Nacional do Ibitipoca. Entre outras aulas, o clube realizou a especialidade de Espeleologia sob a direção do Pr. Leônidas. Também participou do Acampamento de unidade e treinamento de pioneria em Sobragi – Fazenda Pedro Vieira.
Em 2000 o diretor foi Ivanilson Pereira Araújo e associada Edna Simone Botelho. O diretor do clube, afastou-se da direção e passando esta para diretora Associada Edna Botelho, ficando como associados Guilherme Marques e Samanta dos Santos. O programa para o ano de 2000 teve o tema “Refletindo o Brilho de Cristo”. As atividades iniciaram em fevereiro com 58 desbravadores sendo 5 não batizados. Participamos do 1º Curso Prático de Capitães, conselheiros e secretários, liderado pelo Regional Pedro Piazzi e Prof. Onésimo Villa Nova nos dias 25, 26 e 27/02/2000. Neste mesmo ano foram feitas a Comemoração do Dia Mundial dos Desbravadores, batismo, comemoração do cinqüentenário, acampamento de treinamento para o campori, envolvimento no Projeto Missionário doação de sangue. No período de 20 a 23/07 participou do VI Campori no Parque de Exposição em Juiz de Fora com tema “Uma eterna Aventura”. O Facho Conquistou algumas medalhas e troféus no carrossel de eventos como, acendendo fogueira, ordem unida, área de acampamento, rede de cordas ganhando troféu 5 estrelas. Neste ano o clube recebeu a visita do Vereador João Batista Barbosa Junior. Em 26 de setembro de 2000 houve a homenagem na Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, onde o Facho recebeu o Certificado de Moção de Reconhecimento pelo Presidente Paulo Rogério dos Santos e Vereador João Batista Barbosa Junior. Em 30 de outubro de 2000 o Facho recebeu o certificado de agradecimento pelo envolvimento do Clube na arrecadação de gêneros alimentícios por ocasião de IIº Concerto da Independência. Em 9 de dezembro o clube encerrou as atividades com reconhecimento de Boa Conduta aos desbravadores que se destacaram durante o ano: Rodolfo Quiroga, Bráulyo, Douglas, Poliana Cortes, Aline Garcia, Talita Botelho, Tiago Santos, Silvana e Sara Botelho, Rodrigo e Lucélia Silva.
Em 2001 o Clube iniciou suas atividades com a diretoria votada pela comissão da Igreja sendo diretora: Edna S. Botelho, Associados: Samanta dos Santos e José Geraldo Simas. No inicio do ano foram inscritos 38 desbravadores mais os conselheiros e conselheiras, instrutores, bibliotecária, coordenadores de classes, etc., Com o transcorrer dos meses foi alcançado o número de 58 desbravadores ativos no clube. A Comemoração do Dia Mundial dos desbravadores teve como pregador Pr. Yuri . No programa JA foi feita a admissão de lenço da desbravadora Andressa esposa do Pr. Yuri. A diretoria participou do Mega curso de Líderes de desbravadores em Alfenas tendo como responsável Pr. Leônidas. Neste ano também houve na 1º Região o 1º Encontro de Liderança nos dias 06 a 08 de abril como responsável Regional Pedro Piazzi. O clube esteve presente no 2º CAMPORI REGIONAL em Bicas – MG, com o tema: “Além do Rio”, responsável Pedro Piazzi. A Diretoria era Edna S. Botelho e Samanta. Foi conquistada a classificação de 1º lugar no Portal e área de acampamento, outros eventos rachando tora, rede de cordas, jangada, uniforme, chinelão. Conquistando pontuação geral Master. Houve a investidura de Líder de Edna Simone Botelho, Sara Botelho. Em 15/12/2001 a 1ª Região AMSUL realizou o 1º Encontrão de desbravadores tendo como Responsável: Pedro Piazzi
Em 2002 foi diretora Edna Simone Botelho e associados Samanta dos Santos, Silvana Botelho, José Geraldo Magdalena Simas, Guilherme Marques, Daniele Goecking. Foram realizados a Passeata de manifestação contra dengue, o Acampamento requisito do Campori e a participação no IV CAMPORI da UEB com tema “DERRUBANDO MURALHAS” em Guarapari – ES. O clube conquistou o Troféu 5 estrelas. O clube foi convidado para participar do desfile de encerramento da semana da Pátria na cidade de Volta Grande com apresentação da fanfarra de Campos e apresentação da Ordem Unida com evoluções que ficou marcado para os desbravadores. Houve a atividade externa com o clube de líderes, caminha de 20km até a Represa Dr. João Penido e o batismo do desbravador e investidura de líder Luciano Amaral Vieira.
Em 2003 foi diretora Edna Simone Botelho e associados Samanta dos Santos, Rosiene de Souza, Luciano Vieira, José Geraldo Simas Neto. O clube participou do curso de Líder de Desbravadores com o tema: “Ensina-me a servir” em Capim Roxo na data de 21 a 23/03. O clube realizou o projeto Social no Orfanato Joana D’ Angeles e o 4º Acampamento do Clube Facho de Luz com tema: “Supere seus limites” em 29 a 31/03/2003, houve treinamento de pioneria, civismo, meditação. Este mesmo ano o Facho participou do 1º Acampamento distrital com tema: “O melhor lugar do mundo aos pés do Salvador” em Matias Barbosa como responsável o distrital do 1º Distrito: Prof. Vila Nova. O clube realizou um bivaque Clube de Líderes Facho de Luz em 17 e 18/05 no Sitio Filgueiras tendo como responsável: Luciano Amaral Vieira. Ainda este ano o Facho participou da caminhada noturna de 16 km, responsável distrital do 2º distrito Júverson. Na Fazenda da SEG em Matias Barbosa foi realizada atividade externa com brincadeiras, rapel, tirolesa e outras.
Em 2004 foi diretor Iran Souza e associados Vitor Reis, Luciano Vieira, Edna Botelho e Samanta Santos. O clube participou da passeata contra o fumo, álcool e droga. Participou da iniciação das atividades do clube de Lima Duarte e também do clube do Bairro Nossa Senhora das Graças, do 1º Campori AMSUL para Líderes de desbravadores com tema: “Na Estrada Real Rumo ao Reino” em Carrancas – Itutinga, responsável: Pr. Leônidas Verneque.
Em 2005 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert de Oliveira, Rosiene do Carmo de Souza, Eliardo Fintelman e Guilherme Marques Barbosa. O clube participou do Projeto Social (São Pedro). Esteve presente no III Camporee SulAmericano em janeiro com o tema: “Fonte de Esperança” em Santa Helena – PR.
Em 2006 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert de Oliveira, Rosiene do Carmo de Souza, Eliardo Fintelman e Wesley Araújo. O clube participou do I Campori Distrital com tema: “Sou de Jesus”
Em 2007 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e participou de caminhadas, acampamentos e do Campore das 3 associações mineiras: AMC, AML e AMS de .15 a 18/11 em Lavras – MG com o tema: “Liberdade só em Jesus”.
Em 2008 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert, Claudia Helena da Silva, Milton Dundas e Luiz Claudio. Este ano o clube comemorou seus 25 anos no dia Mundial dos Desbravadores, com a presença do Pr. Paulo Machado, Departamental de Jovens da AMS. Participou no V Campori UEB, em Cabo Frio – RJ com o tema: “Marcha da Vitória”.
Em 2009 o Facho teve como diretor: Milton Hebo dos Santos (Angolano) e associados Luciano Amaral, Poliana Vieira Cortes, Cláudio. O clube participou do Projeto Zé Gotinha, Domingo de gincana no Museu Mariano Procópio, Caminhada e acampamento, VIII Campori da AMSul com o tema: “Na Terra do Rei” – Três Corações, MG. Houve a Investidura em Líder do diretor Milton e da futura diretora, Poliana. Realizada pelo Pr. Paulo Machado.
Em 2010 o Facho teve como diretor: Milton Hebo dos Santos (Angolano) e associados Edna Simone Botelho e Poliana Vieira Cortes. O clube participou do Campori Trilife em Itapeva – MG com o tema: “Na trilha da Eternidade”, da Caminhada e adestramento (Sítio do Prof. Vila Nova) com a presença do Pr. Ivay Araújo , novo Departamental de Jovens da UEB e Concurso de Ordem Unida Interno.
Em 2011 o Facho teve como Diretora: Poliana Vieira Côrtes e realizou o Acampamento (Sítio do Juninho Gravino), o Dia Mundial dos Desbravadores e participou do IX Campori da AMSul com o tema: “ Vencedor de Gigantes” em Muriaé, MG
Em 2012 o Facho teve como Diretora: Poliana Vieira Côrtes e realizou o Acampamento de Unidades, os Desbravadores construíram abrigo natural, participou do Intercamp em Tocantis/MG em 15 a 18 de Novembro com tema: “Tema: Somos Teus”, a Unidade Luz da Aurora recebeu Premiação
Em 2013 o Facho teve como Diretora: Poliana Cortes e realizou o dia Mundial dos Desbravadores, Acampamento de Unidades Bivac, Projeto Vida por Vidas, Apresentação da Fanfarra na Praça do Manoel Honório/ JF, Visita ao Corpo de Bombeiros, Visita a Guarda Municipal/JF
Em 2014 o Facho teve como Diretora: Poliana Cortes e realizou Neste ano o clube participou do IV Campori da Divisão Sul Americana – “Encontro marcado na Eternidade”, Acampamento de Unidades no Sítio em Filgueiras, Visita à Casa da Desbravadora Rafaela, Ordem Unida no Museu e Projeto Vida por Vidas.
Em 2015 o Facho teve como Diretora: Verusca Paião e Associados Poliana Vieira Cortes, Bruno Ferreira da Costa, Edna Simone Botelho, Veruska Yasmin Paião Rocha, Nayara Caroline Alves Neto, realiza o Dia Mundial de Desbravadores e Batismo da Primavera com o batismo de 5 desbravadoras. Participou do X Campori da AMS em Lavras – MG com o tema: “Sempre fiel”.
Em 2016 o Facho teve como Veruska Paião de Almeida Castorino e Associados- Wilson da Silva Furtuoso e Narcisleydna Dilly Vieira Furtuoso, e realizou Impacto Esperança, com distribuição do livro Esperança Viva pelas unidades Estrela D’Alva e Por do Sol, foram dadas várias especialidades como: Asseio e Cortesia Cristã, Vida Familiar, Alerta Vermelho e Primeiros Socorros, Sexualidade Humana, Artes Manuais e Mamíferos. Foi feita Visita ao Prefeito de Juiz de Fora: na câmara dos Vereadores, onde a igreja Adventista foi homenageada por seus trabalhos na cidade. O clube participou do Acampamento em Matias Barbosa, tema: “TAMOJUNTO”, organizado pelo então regional Maurício. Realizou palestra sobre o Bullyling e Violência com a delegada Sônia. A desbravadora Ana Luísa realizou apresentação com a Flauta, para cumprimento da especialidade de Música. O clube realizou J.A. Especial, Visita do Clube Facho de Luz à igreja de N. Senhora das Graças para reanimar o funcionamento do clube Guerreiros da Selva , o Projeto Rastro de Esperança na Rodoviária com os desbravadores e Projeto Bálsamo Finados – Cemitério. Participou do VI Campori da USeB com o tema: “Somos mais que ouro” em Ipatinga – MG. O Encerramento das atividades do ano e Confraternização foi no sítio no bairro Granjas Triunfo, com a participação de todos.
Em 2017 o tema do clube era, Identidade de Jesus, se encontrar, identificar NAquele que norteia o clube, e faz valer a filosofia dos Desbravadores Facho de Luz. Diretora Ines da Rosa Hebo, Vice diretora: Jaqueline Ferreira, Capelão: Onésimo Vila nova , Secretaria: Pietra Aguiar, Tesourareira: Regina Aguiar ,diretoria: Edna botelho, Narcisleydna Dilly, Emanuel da Rosa Hebo, Bruna Sales, Arthur Lobo. O clube realizou as seguintes atividades: Projeto Comunitário - com o clube Jaspe, limpeza de uma praça pública no bairro Nova Era 1 e distribuição livros de esperança nas proximidades, Convenção Novas Gerações para diretoria do clube na Convenção AMS, Pôr do Sol UFJF, Semana Santa(participação na recepção da programação Semana Santa.), Real Páscoa(foi realizada uma programação especial sobre a páscoa bíblica. Louvores especiais, ervas amargas, e uma meditação com o professor Carlos Figueiredo.), Impacto Esperança, Meocana - Meditação, Oração, Caminhada e Natureza. 11km, Acampamento IDENTIDADE DE JESUS, Quebrando o Silêncio, Desfile cívico na cidade de Simão Pereira, Desfile cívico na cidade de Juiz de Fora, Acampamento de Líderes promovido pelo clube de líderes, Dia Mundial Desbravadores, Batismo da Primavera - batizados 4 desbravadores, Treinamento Campori - Treinamento intensivo para o Campori no sitio de Paulo e Mirian Roque, Comemoração aniversário Diretora Inês da Rosa Hebo, V Campori da 1ª Região AMS – “Jesus, o marco da minha vida”, 8º concurso de Oratória da 1ª região, Projeto Bálsamo e encerramento das atividades do ano, focando na preparação para o V sul-americano, Barretos-2019.
Em 2018 Inês da Rosa Hebo continuou como diretora do Facho e dirigiu todo o preparo do Facho para a participação no Campori Sul Americano que aconteceria em janeiro de 2019.
De 2019 a 2023 o Facho teve como Diretora: Narcisleydna Dilly Vieira Furtuoso e associado e tesoureiro Wilson da Silva Furtuoso e secretária Carol Dilly Vieira Furtuoso. Em 2019 o Facho participou do V campori Sul Americano com o tema: “A melhor aventura” em Barretos- SP. Em 2022 o Facho participou do Xi Campori da AMS Desbravassauro em Lavras. Em 2023 o Facho participou do VII Campori da USeB com o tema: “Ele vem” em Lavras- MG
Em 2024 o clube Facho de Luz tem como diretora: Renata Costa dos Santos e sendo diretores associados: Rogério Ribeiro de Medeiros e Patrícia Eliazar, tesoureira: Regina Célia Aguiar, secretária: Andréa Medeiros e conselheiros: Anderson Almeida, Diogo Latuque, Thales Marques, Samuel Costa, Cristina Caetano, Milena Medeiros, Larissa Maia e instrutora: Meire Baptista. Foi criada, a pedido dos conselheiros das unidades masculinas a unidade Astro Rei.
RELATOS DE PIONEIROS DO CLUBE FACHO DE LUZ:
Conheci a Igreja Adventista atravéz de um culto de 15 anos e com o decorrer do tempo conheci o clube de desbravadores. O clube na época estava com as atividades paradas e como ajuda de um Pastor evangelista reativamos o clube Facho de Luz.
Nesse ano estava para acontecer um campori em Capim Roxo, foi um desafio para mim, pois não tinha muito conhecimento do que era ser Desbravador, mas com ajuda de Deus e de algumas pessoas enfrentamos esses desafios.
Neste mesmo ano, 1998, fui nomeada como diretora do clube através do Pastor distrital Leidvan Ross.
Reativamos o clube, como eu disse foi um desafio, tive a orientação de uma pessoa que gosto muito que foi meu conselheiro, o Prof Onésimo Vila Nova.
Aprendi muito com as orientações passadas por ele.
Tenho muita gratidão e carinho, por ser umas das pessoas que cuidou do clube por muito tempo, ora diretora, ora associada.
Sou muito grata ao Clube de desbravadores Facho de Luz, pelos conhecimento e pelo aprendizado.
Obrigado Facho de Luz. Carrego as marcas em meu coração.
Edna Botelho - 2024
O nome do clube surgiu com o fruto de um concurso entre desbravadores cuja ganhadora foi Leila Ribeiro com o nome FACHO DE LUZ, daí foram escolhidas os nomes das unidades: - Unidades femininas - Luz da Primavera, Luzes da Aurora, Pôr do Sol, Estrela Dalva. - Unidades masculinas - Pequeno Sol, Cometa Reluzente, Facho Brilhante, Sol da Manhã.
As reuniões eram realizadas no Colégio Euclides da Cunha. Foram inscritos 55 desbravadores com juvenis das diversas Igrejas locais. O primeiro acampamento foi realizado na Escola Municipal de Goianá, marcou a vida dos desbravadores. Esteve presente na Igreja de Goianá o Pr. Edir Wolff. A primeira investidura do Clube Facho de Luz foi no Fórum com a presença do Pr. Corino Pires. O Clube desde seu fundamento esteve presente em vários eventos da cidade, tais como: desfiles comemorativos, homenagens às autoridades no Fórum situado no Parque Halfeld, desfile de 7 de Setembro. O clube teve também o privilegio de recepcionar o Líder Mundial de Desbravadores: MICHAEL STIVENSON na Igreja Central de Juiz de Fora. O 1º CAMPORI foi em Santos Dumont, tendo como orador o Pr. ALEJANDRO BULION.
De 1984 a 1986 o diretor foi Wellington Dias Pereira. Em 1985 o clube Facho de Luz participou pela primeira vez de um Camporí ao nível de União em Guarapari – ES, I Campori UEB com o tema “Aprendendo para servir” e foi classificado em 1º lugar entre 37 clubes presentes.
Em 1987 o diretor foi Pedro Neder Vieira e associados Paulo Cezar Fabris e Jackeline Mennon
Em 1988 o diretor foi Pedro Neder Vieira e associados Haroldo Araújo e Geovania Mennon
Em 1989 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Onézimo Villa Nova e Selma Ribeiro. Não há registro em ATA da IASD Central da participação do Facho de Luz no II Campori UEB em 1989 com o tema “Mais que vencedores”, mas esta redatora não nega a possibilidade desta participação devido ao histórico de presença em Camporis este clube.
Nos anos de 1990 e 1991 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Pedro Neder Vieira e Gislaine Koenhing
Em 1992 o diretor foi Paulo Cezar Fabris e associados Pedro Neder Vieira, Gislaine Koenhing e Wellington Dias Pereira. Participou do Campori da MMS e AMC com o tema: “BRILHA JESUS”, local UBA – MG. Classificação 1º lugar em Ordem Unida e condecorado com medalhas em outros eventos que participou.
Nos anos 1993 e 1994 o diretor foi Wellington Dias Pereira e associado Paulo Cezar Fabris.
Em 1994 participou do II CAMPORI SUL-AMERICANO, em Ponta Grossa – PR em janeiro, com o tema:”Na trilha dos Pioneiros” e do CAMPORI A.M.CENTRAL E M.M.SUL com o tema: “JESUS ACAMPA CONOSCO” em Ipatinga em outubro.
Em 1995 o diretor foi Paulo Cezar fabris
Em 1996 o diretor foi Wellington Dias Pereira e associado Paulo Cezar Fabris e Onézimo Villa Nova
Em 1997 a diretora foi Simone Fabris e associados Letícia Cortes e Guilherme Marques Barbosa. O clube participou do III CAMPORI UEB com o tema: Conquistar... Conquistar... Conquistar... em Governador Valadares com diretor Paulo Fabris. Eventos premiados: Missão Mão estendida, Projeto Uniforme, Quebra cabeça, Missão renovar, Ordem Unida, Missão Ibituruna, Missão vida, Evento escalada, Missão montanha escorregadia, evento Boa Praça, Pintura de casa, Rede de cordas, Evento balde furado com água.
Em 1998 a diretora foi Simone Fabris e associados Wellington Dias Pereira e Paulo Cezar Fabris, o clube participou do V CAMPORI AMSUL em Capim Roxo com tema: “No brilho de um grande Líder” de 30/10 a 2/11, neste Campori choveu muito a ponto de ser cancelado na metade do mesmo e ficando conhecido como LAMOREE.
(Estamos ainda buscando o ano) Clube Esteve presente também no Acampamento entre clubes com o tema: “Na Direção de Deus”, em Maripá de Minas sob direção de Pedro Piazzi
(Estamos ainda buscando o ano) Clube Foi ao 1º CAMPORI REGIONAL DISTRITO I em Argirita com tema: “Além das Montanhas” a diretoria eram Cláudio e Edna Botelho. Além dos eventos, o que mais marcou neste Campori foi o desfile da fanfarra e dos desbravadores pelas ruas da cidade, projeto limpando praça, coleta de alimentos, e tivemos a oportunidade de presenciar a entrega dos alimentos às famílias carentes.
Em 1999 a diretora foi Letícia Cortes e associados Patrícia Mateus Garcia, Edna Simone Botelho, Silvana Botelho e Liliane Goebel. Este ano o clube esteve presente no acampamento de treinamento, requisito para o Campori. Entre outras atividades, tivemos aula de Orientação instruído por Emilio Belinassi no Bairro de Grama, curso para diretoria. O Curso de Liderança de Desbravadores do Clube de Lideres Ibitipoca da 1ª Região A.M. Sul foi no período de 27 a 28/11/1999 no Parque Nacional do Ibitipoca. Entre outras aulas, o clube realizou a especialidade de Espeleologia sob a direção do Pr. Leônidas. Também participou do Acampamento de unidade e treinamento de pioneria em Sobragi – Fazenda Pedro Vieira.
Em 2000 o diretor foi Ivanilson Pereira Araújo e associada Edna Simone Botelho. O diretor do clube, afastou-se da direção e passando esta para diretora Associada Edna Botelho, ficando como associados Guilherme Marques e Samanta dos Santos. O programa para o ano de 2000 teve o tema “Refletindo o Brilho de Cristo”. As atividades iniciaram em fevereiro com 58 desbravadores sendo 5 não batizados. Participamos do 1º Curso Prático de Capitães, conselheiros e secretários, liderado pelo Regional Pedro Piazzi e Prof. Onésimo Villa Nova nos dias 25, 26 e 27/02/2000. Neste mesmo ano foram feitas a Comemoração do Dia Mundial dos Desbravadores, batismo, comemoração do cinqüentenário, acampamento de treinamento para o campori, envolvimento no Projeto Missionário doação de sangue. No período de 20 a 23/07 participou do VI Campori no Parque de Exposição em Juiz de Fora com tema “Uma eterna Aventura”. O Facho Conquistou algumas medalhas e troféus no carrossel de eventos como, acendendo fogueira, ordem unida, área de acampamento, rede de cordas ganhando troféu 5 estrelas. Neste ano o clube recebeu a visita do Vereador João Batista Barbosa Junior. Em 26 de setembro de 2000 houve a homenagem na Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, onde o Facho recebeu o Certificado de Moção de Reconhecimento pelo Presidente Paulo Rogério dos Santos e Vereador João Batista Barbosa Junior. Em 30 de outubro de 2000 o Facho recebeu o certificado de agradecimento pelo envolvimento do Clube na arrecadação de gêneros alimentícios por ocasião de IIº Concerto da Independência. Em 9 de dezembro o clube encerrou as atividades com reconhecimento de Boa Conduta aos desbravadores que se destacaram durante o ano: Rodolfo Quiroga, Bráulyo, Douglas, Poliana Cortes, Aline Garcia, Talita Botelho, Tiago Santos, Silvana e Sara Botelho, Rodrigo e Lucélia Silva.
Em 2001 o Clube iniciou suas atividades com a diretoria votada pela comissão da Igreja sendo diretora: Edna S. Botelho, Associados: Samanta dos Santos e José Geraldo Simas. No inicio do ano foram inscritos 38 desbravadores mais os conselheiros e conselheiras, instrutores, bibliotecária, coordenadores de classes, etc., Com o transcorrer dos meses foi alcançado o número de 58 desbravadores ativos no clube. A Comemoração do Dia Mundial dos desbravadores teve como pregador Pr. Yuri . No programa JA foi feita a admissão de lenço da desbravadora Andressa esposa do Pr. Yuri. A diretoria participou do Mega curso de Líderes de desbravadores em Alfenas tendo como responsável Pr. Leônidas. Neste ano também houve na 1º Região o 1º Encontro de Liderança nos dias 06 a 08 de abril como responsável Regional Pedro Piazzi. O clube esteve presente no 2º CAMPORI REGIONAL em Bicas – MG, com o tema: “Além do Rio”, responsável Pedro Piazzi. A Diretoria era Edna S. Botelho e Samanta. Foi conquistada a classificação de 1º lugar no Portal e área de acampamento, outros eventos rachando tora, rede de cordas, jangada, uniforme, chinelão. Conquistando pontuação geral Master. Houve a investidura de Líder de Edna Simone Botelho, Sara Botelho. Em 15/12/2001 a 1ª Região AMSUL realizou o 1º Encontrão de desbravadores tendo como Responsável: Pedro Piazzi
Em 2002 foi diretora Edna Simone Botelho e associados Samanta dos Santos, Silvana Botelho, José Geraldo Magdalena Simas, Guilherme Marques, Daniele Goecking. Foram realizados a Passeata de manifestação contra dengue, o Acampamento requisito do Campori e a participação no IV CAMPORI da UEB com tema “DERRUBANDO MURALHAS” em Guarapari – ES. O clube conquistou o Troféu 5 estrelas. O clube foi convidado para participar do desfile de encerramento da semana da Pátria na cidade de Volta Grande com apresentação da fanfarra de Campos e apresentação da Ordem Unida com evoluções que ficou marcado para os desbravadores. Houve a atividade externa com o clube de líderes, caminha de 20km até a Represa Dr. João Penido e o batismo do desbravador e investidura de líder Luciano Amaral Vieira.
Em 2003 foi diretora Edna Simone Botelho e associados Samanta dos Santos, Rosiene de Souza, Luciano Vieira, José Geraldo Simas Neto. O clube participou do curso de Líder de Desbravadores com o tema: “Ensina-me a servir” em Capim Roxo na data de 21 a 23/03. O clube realizou o projeto Social no Orfanato Joana D’ Angeles e o 4º Acampamento do Clube Facho de Luz com tema: “Supere seus limites” em 29 a 31/03/2003, houve treinamento de pioneria, civismo, meditação. Este mesmo ano o Facho participou do 1º Acampamento distrital com tema: “O melhor lugar do mundo aos pés do Salvador” em Matias Barbosa como responsável o distrital do 1º Distrito: Prof. Vila Nova. O clube realizou um bivaque Clube de Líderes Facho de Luz em 17 e 18/05 no Sitio Filgueiras tendo como responsável: Luciano Amaral Vieira. Ainda este ano o Facho participou da caminhada noturna de 16 km, responsável distrital do 2º distrito Júverson. Na Fazenda da SEG em Matias Barbosa foi realizada atividade externa com brincadeiras, rapel, tirolesa e outras.
Em 2004 foi diretor Iran Souza e associados Vitor Reis, Luciano Vieira, Edna Botelho e Samanta Santos. O clube participou da passeata contra o fumo, álcool e droga. Participou da iniciação das atividades do clube de Lima Duarte e também do clube do Bairro Nossa Senhora das Graças, do 1º Campori AMSUL para Líderes de desbravadores com tema: “Na Estrada Real Rumo ao Reino” em Carrancas – Itutinga, responsável: Pr. Leônidas Verneque.
Em 2005 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert de Oliveira, Rosiene do Carmo de Souza, Eliardo Fintelman e Guilherme Marques Barbosa. O clube participou do Projeto Social (São Pedro). Esteve presente no III Camporee SulAmericano em janeiro com o tema: “Fonte de Esperança” em Santa Helena – PR.
Em 2006 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert de Oliveira, Rosiene do Carmo de Souza, Eliardo Fintelman e Wesley Araújo. O clube participou do I Campori Distrital com tema: “Sou de Jesus”
Em 2007 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e participou de caminhadas, acampamentos e do Campore das 3 associações mineiras: AMC, AML e AMS de .15 a 18/11 em Lavras – MG com o tema: “Liberdade só em Jesus”.
Em 2008 o Facho de Luz teve como diretora: Samanta dos Santos e associados Rosemere Robert, Claudia Helena da Silva, Milton Dundas e Luiz Claudio. Este ano o clube comemorou seus 25 anos no dia Mundial dos Desbravadores, com a presença do Pr. Paulo Machado, Departamental de Jovens da AMS. Participou no V Campori UEB, em Cabo Frio – RJ com o tema: “Marcha da Vitória”.
Em 2009 o Facho teve como diretor: Milton Hebo dos Santos (Angolano) e associados Luciano Amaral, Poliana Vieira Cortes, Cláudio. O clube participou do Projeto Zé Gotinha, Domingo de gincana no Museu Mariano Procópio, Caminhada e acampamento, VIII Campori da AMSul com o tema: “Na Terra do Rei” – Três Corações, MG. Houve a Investidura em Líder do diretor Milton e da futura diretora, Poliana. Realizada pelo Pr. Paulo Machado.
Em 2010 o Facho teve como diretor: Milton Hebo dos Santos (Angolano) e associados Edna Simone Botelho e Poliana Vieira Cortes. O clube participou do Campori Trilife em Itapeva – MG com o tema: “Na trilha da Eternidade”, da Caminhada e adestramento (Sítio do Prof. Vila Nova) com a presença do Pr. Ivay Araújo , novo Departamental de Jovens da UEB e Concurso de Ordem Unida Interno.
Em 2011 o Facho teve como Diretora: Poliana Vieira Côrtes e realizou o Acampamento (Sítio do Juninho Gravino), o Dia Mundial dos Desbravadores e participou do IX Campori da AMSul com o tema: “ Vencedor de Gigantes” em Muriaé, MG
Em 2012 o Facho teve como Diretora: Poliana Vieira Côrtes e realizou o Acampamento de Unidades, os Desbravadores construíram abrigo natural, participou do Intercamp em Tocantis/MG em 15 a 18 de Novembro com tema: “Tema: Somos Teus”, a Unidade Luz da Aurora recebeu Premiação
Em 2013 o Facho teve como Diretora: Poliana Cortes e realizou o dia Mundial dos Desbravadores, Acampamento de Unidades Bivac, Projeto Vida por Vidas, Apresentação da Fanfarra na Praça do Manoel Honório/ JF, Visita ao Corpo de Bombeiros, Visita a Guarda Municipal/JF
Em 2014 o Facho teve como Diretora: Poliana Cortes e realizou Neste ano o clube participou do IV Campori da Divisão Sul Americana – “Encontro marcado na Eternidade”, Acampamento de Unidades no Sítio em Filgueiras, Visita à Casa da Desbravadora Rafaela, Ordem Unida no Museu e Projeto Vida por Vidas.
Em 2015 o Facho teve como Diretora: Verusca Paião e Associados Poliana Vieira Cortes, Bruno Ferreira da Costa, Edna Simone Botelho, Veruska Yasmin Paião Rocha, Nayara Caroline Alves Neto, realiza o Dia Mundial de Desbravadores e Batismo da Primavera com o batismo de 5 desbravadoras. Participou do X Campori da AMS em Lavras – MG com o tema: “Sempre fiel”.
Em 2016 o Facho teve como Veruska Paião de Almeida Castorino e Associados- Wilson da Silva Furtuoso e Narcisleydna Dilly Vieira Furtuoso, e realizou Impacto Esperança, com distribuição do livro Esperança Viva pelas unidades Estrela D’Alva e Por do Sol, foram dadas várias especialidades como: Asseio e Cortesia Cristã, Vida Familiar, Alerta Vermelho e Primeiros Socorros, Sexualidade Humana, Artes Manuais e Mamíferos. Foi feita Visita ao Prefeito de Juiz de Fora: na câmara dos Vereadores, onde a igreja Adventista foi homenageada por seus trabalhos na cidade. O clube participou do Acampamento em Matias Barbosa, tema: “TAMOJUNTO”, organizado pelo então regional Maurício. Realizou palestra sobre o Bullyling e Violência com a delegada Sônia. A desbravadora Ana Luísa realizou apresentação com a Flauta, para cumprimento da especialidade de Música. O clube realizou J.A. Especial, Visita do Clube Facho de Luz à igreja de N. Senhora das Graças para reanimar o funcionamento do clube Guerreiros da Selva , o Projeto Rastro de Esperança na Rodoviária com os desbravadores e Projeto Bálsamo Finados – Cemitério. Participou do VI Campori da USeB com o tema: “Somos mais que ouro” em Ipatinga – MG. O Encerramento das atividades do ano e Confraternização foi no sítio no bairro Granjas Triunfo, com a participação de todos.
Em 2017 o tema do clube era, Identidade de Jesus, se encontrar, identificar NAquele que norteia o clube, e faz valer a filosofia dos Desbravadores Facho de Luz. Diretora Ines da Rosa Hebo, Vice diretora: Jaqueline Ferreira, Capelão: Onésimo Vila nova , Secretaria: Pietra Aguiar, Tesourareira: Regina Aguiar ,diretoria: Edna botelho, Narcisleydna Dilly, Emanuel da Rosa Hebo, Bruna Sales, Arthur Lobo. O clube realizou as seguintes atividades: Projeto Comunitário - com o clube Jaspe, limpeza de uma praça pública no bairro Nova Era 1 e distribuição livros de esperança nas proximidades, Convenção Novas Gerações para diretoria do clube na Convenção AMS, Pôr do Sol UFJF, Semana Santa(participação na recepção da programação Semana Santa.), Real Páscoa(foi realizada uma programação especial sobre a páscoa bíblica. Louvores especiais, ervas amargas, e uma meditação com o professor Carlos Figueiredo.), Impacto Esperança, Meocana - Meditação, Oração, Caminhada e Natureza. 11km, Acampamento IDENTIDADE DE JESUS, Quebrando o Silêncio, Desfile cívico na cidade de Simão Pereira, Desfile cívico na cidade de Juiz de Fora, Acampamento de Líderes promovido pelo clube de líderes, Dia Mundial Desbravadores, Batismo da Primavera - batizados 4 desbravadores, Treinamento Campori - Treinamento intensivo para o Campori no sitio de Paulo e Mirian Roque, Comemoração aniversário Diretora Inês da Rosa Hebo, V Campori da 1ª Região AMS – “Jesus, o marco da minha vida”, 8º concurso de Oratória da 1ª região, Projeto Bálsamo e encerramento das atividades do ano, focando na preparação para o V sul-americano, Barretos-2019.
Em 2018 Inês da Rosa Hebo continuou como diretora do Facho e dirigiu todo o preparo do Facho para a participação no Campori Sul Americano que aconteceria em janeiro de 2019.
De 2019 a 2023 o Facho teve como Diretora: Narcisleydna Dilly Vieira Furtuoso e associado e tesoureiro Wilson da Silva Furtuoso e secretária Carol Dilly Vieira Furtuoso. Em 2019 o Facho participou do V campori Sul Americano com o tema: “A melhor aventura” em Barretos- SP. Em 2022 o Facho participou do Xi Campori da AMS Desbravassauro em Lavras. Em 2023 o Facho participou do VII Campori da USeB com o tema: “Ele vem” em Lavras- MG
Em 2024 o clube Facho de Luz tem como diretora: Renata Costa dos Santos e sendo diretores associados: Rogério Ribeiro de Medeiros e Patrícia Eliazar, tesoureira: Regina Célia Aguiar, secretária: Andréa Medeiros e conselheiros: Anderson Almeida, Diogo Latuque, Thales Marques, Samuel Costa, Cristina Caetano, Milena Medeiros, Larissa Maia e instrutora: Meire Baptista. Foi criada, a pedido dos conselheiros das unidades masculinas a unidade Astro Rei.
RELATOS DE PIONEIROS DO CLUBE FACHO DE LUZ:
Conheci a Igreja Adventista atravéz de um culto de 15 anos e com o decorrer do tempo conheci o clube de desbravadores. O clube na época estava com as atividades paradas e como ajuda de um Pastor evangelista reativamos o clube Facho de Luz.
Nesse ano estava para acontecer um campori em Capim Roxo, foi um desafio para mim, pois não tinha muito conhecimento do que era ser Desbravador, mas com ajuda de Deus e de algumas pessoas enfrentamos esses desafios.
Neste mesmo ano, 1998, fui nomeada como diretora do clube através do Pastor distrital Leidvan Ross.
Reativamos o clube, como eu disse foi um desafio, tive a orientação de uma pessoa que gosto muito que foi meu conselheiro, o Prof Onésimo Vila Nova.
Aprendi muito com as orientações passadas por ele.
Tenho muita gratidão e carinho, por ser umas das pessoas que cuidou do clube por muito tempo, ora diretora, ora associada.
Sou muito grata ao Clube de desbravadores Facho de Luz, pelos conhecimento e pelo aprendizado.
Obrigado Facho de Luz. Carrego as marcas em meu coração.
Edna Botelho - 2024
Instagram: https://www.instagram.com/_fachodeluz/?igsh=NWNuNTZtZmtzdmZu
Contatos:
Diretora:
Renata Costa (32) 99132-3175
Secretária:
Andréa Medeiros (32) 99114-7607
Contatos:
Diretora:
Renata Costa (32) 99132-3175
Secretária:
Andréa Medeiros (32) 99114-7607