Club de Aventureros Duquinhos
Associação Central Sul-Rio-Grandense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del club Duquinhos
Duquinhos

Duquinhos

Aventureros

  • Miembros 16
  • Directiva 11
  • Total 27

Datos del Club

Fundación

05/03/1995 (24 AÑOS)


Región

8ª REGIÃO - AVENTUREIROS


Dirección

MARECHAL FLORIANO, Nº 307 - PIO X
CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL
95020-370


Reunión principal

DOMINGO
09:11:00


Clasificación

CLUBE DE AVENTUREIROS DUQUINHOS
HISTÓRICO 1995 - 2018

O Clube de Aventureiros da Igreja Central de Caxias do Sul foi criado no dia 05 de março no ano de 1995. Neste ano, seguindo as orientações recebidas através da Associação Sul Riograndense, e partindo de Manuais específicos para Liderança de Aventureiros, organizou suas atividades, participando de diversos eventos promovidos pela ASR, pelo Regional de Desbravadores e Aventureiros e pelo próprio Clube.
O nome do Clube foi escolhido a partir do nome do Clube de Desbravadores - Duque de Caxias - que já mantinha suas atividades há muitos anos. Assim, o Clube Duquinhos, esteve ativo durante o ano de 1995 tendo em média 25 aventureiros. A liderança que deu início ao Clube era composta pelos seguintes membros:
- Diretora: Ivania Maria Prigol
- Diretores Associados: Ângelo Soria Álvaro e Sueli Regina Dotti
- Secretária: Marta Simone Álvaro
Após este ano, o Clube permaneceu inativo por 06 anos, tendo retornado a suas atividades no 03 de março do ano de 2002, sob a liderança do Sr. Carlos Miguel Arrieta.
Neste ano, o Clube, com aproximadamente 10 membros, manteve atividades nos domingos pela manhã, a partir do mês de Março, procurando seguir um cronograma que contemplava programações nas dependências da Igreja.
Em 2003 na data 02 de março, o Clube, sob nova direção, promoveu diversas e diferentes atividades, participando de eventos na Igreja Central de Caxias do Sul e atividades no Município. Neste ano, o enfoque principal do Clube Duquinhos, foi adequar-se as constantes mudanças que vinham ocorrendo na organização dos Clubes de Aventureiros, adequando suas atividades aos padrões preconizados pela ASR.
Os aventureiros e a liderança foram uniformizados dentro dos padrões estabelecidos na época. Os líderes foram investidos como Dirigentes de Aventureiros (nos cartões e padrões que existiam), e as crianças foram investidas nas Classes e Especialidades próprias para sua idade cronológica.
Neste ano (2003) foram realizados 02 (dois) acampamentos, acantonamentos, visitas a orfanatos e asilos, bem como participando do Olimpori realizado em Porto Alegre sob a coordenação do Campo Local.
No ano de 2004 data 07 de março, mantendo o mesmo quadro de liderança, o Clube cresceu em número de membros e na adaptação aos requisitos exigidos para a padronização dos Clubes de Aventureiros. Neste ano, o foco principal das atividades do Clube Duquinhos, concentrou-se em manter um processo constante de aperfeiçoamento nas atividades do Clube e em fazer-se conhecido pela Igreja. Começamos a nos envolver, direta e indiretamente, nas atividades da Igreja, promovendo o Clube enquanto departamento da Igreja. Começamos a fazer parte do Orçamento Geral da Igreja, com verbas destinadas as nossas atividades. Através de divulgação, propaganda e muito trabalho, os Aventureiros passaram a ter o reconhecimento da liderança e dos membros da Igreja.
Neste ano de 2004, o Clube promoveu 02 (dois) acampamentos, acantonamentos, participou de serviços comunitários, visitas missionárias, programações em datas especiais, além de ter as reuniões regulares nos domingos pela manhã. Foi iniciada uma Classe Bíblica com os Aventureiros, realizado o Clube do Livro e as crianças foram divididas por unidades.
A liderança participou da Convenção, Capacitação e Curso para Dirigente de Aventureiros. Também realizada uma cerimônia especial de passagem de Aventureiros para Desbravadores, participou-se de atividades promovidas pelo Regional da área e, de forma incipiente, começamos o envolvimento dos pais nas atividades do Clube.
As atividades da Secretaria mantiveram-se em ordem com o Cadastro do Clube, Relatórios, Planejamento Anual, Livro de Atas, Orçamento e outros. O Clube participou do Aventuri no mês de Outubro de 2004 e comemorou com programação especial o Dia do Aventureiro, também no mês de Outubro.
Neste ano, durante o Aventurí, foram investidos dois líderes de Aventureiros, conforme as últimas especificações recebidas.
O ano de 2005 na data 06 de março, como o anterior, marcou-se pela presença constante do Clube nas atividades da Igreja Local. O Clube, com reconhecimento da liderança da Igreja, participou de atividades promovidas a Nível Regional, a Nível Estadual - no Olímpori em Porto Alegre, e manteve sua programação regular com a participação de todas as crianças na Classe específica para sua idade e especialidades.
Além disto, o Clube participou do Projeto Mais Vida, junto ao Ministério Jovem local, houve batismo de aventureiros e de dois pais de aventureiros participantes da Classe Bíblica promovida conjuntamente com o Ministério Pessoal e Clube de Aventureiros.
Os pais estiveram mais envolvidos nas atividades do Clube, participando de reuniões com mais freqüência e intensidade, colaborando em programações especiais, e no cumprimento de requisitos de Classes e Especialidades. Houve também, a expressiva colaboração dos pais em saídas, acampamentos, visitas missionárias e na comemoração do Dia do Aventureiro em Outubro.
As investiduras foram realizadas sempre com a presença dos pais e amigos, e o Clube participou, de forma integrada com os demais Clubes da região do Desfile Cívico do dia 07 de Setembro, como nos anos anteriores. Neste ano, foi batizado um Aventureiro de 9 anos, na Caravana da Esperança, cuja principal influência adveio das atividades dos Aventureiros, visto seus pais não pertencerem a Igreja e nem serem dela simpatizantes.
O Clube de Aventureiros Duquinhos encerrou o ano de 2005, com a certeza de que “Fez o Seu melhor” para manter as crianças, suas famílias e sua liderança mais perto de Jesus.
O ano de 2006, na data 5 de março, iniciou com atividades de visitação a todas as famílias, pertencentes à igreja, amigos ou simpatizantes, que possuem crianças de 06 a 09 anos, com convite especial para participar da programação do Clube de Aventureiros. Esta visitação continuou bimestralmente, durante todo o ano, quando, algum membro da diretoria e conselheiros, visitavam as famílias, buscando orar, confraternizar e avaliar as atividades do Clube.
Através da visitação às famílias, constitui-se a Rede Familiar dos Aventureiros com reuniões bimestrais contando com a participação de pais, responsáveis e liderança. Houve três encontros sociais com a participação da liderança, famílias e crianças. Com a Rede Familiar de Aventureiros constituída, ficou fácil elegermos o Aventureiro do Ano, Pai de 02 Aventureiros, que participou firmemente de todas as atividades, batizou-se durante o ano (não era adventista).
E neste ano de 2007 na data 4 de março, fará parte da liderança dos Aventureiros. Além deste pai, houve o batismo de 04 crianças que foram preparadas pela sua família, pelos cursos bíblicos e com a contribuição imperante do Clube.
Os aventureiros tiveram garantidas suas reuniões semanais, com folgas estabelecidas, participaram de 02 acampamentos, saídas externas de 01 dia, para realizarem tarefas recreativas e completarem especialidades. Todos os aventureiros estiveram envolvidos e foram investidos nas Classes correspondentes a sua faixa etária, cumpriram especialidades das cartelas e outras que foram oferecidas.
O Clube participou ativamente do Projeto Mais Vida, do Aventurí e realizou outras atividades missionárias com as crianças, como visitação de asilos, orfanatos, famílias e outros clubes. Participou também nas atividades internas da igreja, estando uma vez ao mês escalado para realizar a recepção no sábado pela manhã, realizou 03 programas JA no decorrer do ano, além do Programa no Dia do Aventureiro.
A liderança participou de todas as atividades oferecidas pelo Campo, Convenção de Regionais, CDA, Congresso de Gratidão, Capacitações e foram investidos dois líderes em dirigentes de Aventureiros. Conseguimos também, alcançar a meta em que a Igreja disponibiliza um espaço físico, e foi construída uma sala para guarda de materiais e organização do Clube.
Para encerramento do ano, programou-se uma saída conjunta com os Desbravadores, quando no final do Acampamento houve a cerimônia de passagem de 07 Aventureiros para o Clube de Desbravadores.
Em 2008 na data 2 de março, o Clube de Aventureiros Duquinhos manteve suas atividades com a seguinte equipe de liderança: Ângelo Soria Álvaro na Direção junto com a Associada Ivânia Maria Prigol, secretária Marta Simone Oliveira Álvaro e instrutores Rosane Tubias, Flávia Soriano de Almeida.
Durante o ano foram desenvolvidas atividades nas classes de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras com 18 crianças de 6 a 9 anos.
Foram realizados duas palestras para os pais com temas de como criar e educar crianças, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre com a Pedagoga Magali Bussmann.
Os aventureiros participaram no projeto de doação de sangue promovido pelo campo local nas vésperas da Semana Santa em Abril.
Houve a participação do clube de aventureiros nas atividades desenvolvidas no dia da Criança e no Dia do Aventureiro, com a participação da Professora Rita de Assis no Culto Divino, o almoço com todo o clube juntamente com o Pr. Claudemir de Assis e Rita de Assis à tarde com atividades de classes na chácara de Regional dos Aventureiros Ivânia Maria Prigol.
Foi realizado no início de dezembro um passeio no parque aquático “Parque das Águas” juntamente com os Desbravadores onde os aventureiros puderam desfrutar de um dia de lazer nas piscinas do parque.
Na cerimônia de encerramento no dia 13 de dezembro foram realizadas as entregas das classes desenvolvidas no ano, respectivas especialidades e clube de leitura do livro “Deus Me Ama de 28 Maneiras”. Após a cerimônia de entrega de classes foi realizada uma confraternização com todos os familiares dos aventureiros.
Neste ano de 2008 foram batizados três aventureiros e também 3 aventureiros foram transferidos para o clube de Desbravadores “Duque de Caxias”.
Cremos haver cumprido nossa missão, com as crianças que o Senhor trouxe até nós, e buscaremos continuar apressando o retorno de Jesus através das atividades do Clube de Aventureiros Duquinhos.
Em 2009, o clube de aventureiros Duquinhos da Igreja Central de Caxias do Sul desenvolveu suas atividades no período de 1/3/2009 à 13/12/2009 com a realização das classes de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras com juvenis de 6 à 9 anos.
No dia 22 e 23/3/2009 realizamos um acantonamento em uma chácara com a presença da diretoria, aventureiros, pais dos aventureiros, pastor da igreja central de Caxias do Sul e líderes da igreja na área do ministério jovem.
O clube de aventureiros participou de um programa em homenagem ao dia das mães realizado na igreja central de Caxias do Sul no dia 9/5/2009.
Uma homenagem ao dia dos pais foi comemorada com lembranças realizadas com trabalhos manuais pelos aventureiros no dia 8/8/2009.
No dia 10/10/2009 foi comemorado na igreja Central de Caxias do Sul o “Dia do Aventureiro” com uma programação desenrolada durante todo o dia com a presença de clubes de Aventureiros de toda a região da serra como; Bento Gonçalves, Farroupilha, Vacaria, Flores da Cunha e São Marcos. Também estiveram presentes na programação os grupos de escoteiros de Caxias do Sul, a programação foi desde a Escola Sabatina e a participação de Pr. Líder do Ministério Jovem para a Associação Central Sul-Riograndense Pr. Elton Bravo no culto divino. À tarde foi realizado gincana com todos os clubes da região e palestras para os pais dos aventureiros.
O encerramento das atividades foi realizado no dia 13/12/2009 com a participação dos aventureiros e seus pais em uma reunião de confraternização.
No ano de 2010, a Diretoria Executiva ficou assim composta: Diretora Daiane Ávila, Secretária Marta Simone O. Álvaro, Conselheiras Flavia Almeida, Vanessa Porto, Jamine. Iniciamos o clube no dia 21/02/2010 com 12 crianças e foi colocada toda a agenda para os pais.
Começamos com as Classes de Abelhinhas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras cada um dentro da sua idade.
Em 08/05/2010 realizado uma Homenagem para o Dia das Mães seguido de confraternização onde os aventureiros entregaram uma lembrança.
No dia 22 – 23/05/2010 foi feito um Acantonamento na Escola Adventista onde realizamos Admissão do Lenço de três aventureiros.
No dia 07/08/2010 foi entregue uma máscara de um bichinho de estimação para Homenagear o Dia dos Pais.
No mês de setembro o clube participou junto com outros o Desfile 7 de Setembro.
Também foi realizado de março a setembro a Classe Bíblica dos Aventureiros junto com o Departamento Infantil, sendo que quatro aventureiros se batizaram no Dia dos Aventureiros 16/10/2010, realizando parte da programação junto com as crianças do ministério infantil.
Apartir desta data o clube Duquinhos deixou de existir por problemas particulares, deixando incompletas as classes e não tendo nenhuma justificativa.
Mas no dia 05/12/10 quatro aventureiros (Verônica, Larissa, Gabriela e Rodrigo) sentiram o desejo de estar juntos no Olimpori Integrado. Realizamos a inscrição com o Clube Fratelini para podermos participar do evento.
Mesmo sem troféu, somente ganhamos a Flâmula com três estrelas, as crianças disseram que “o importante foi participar do evento que estava muito divertido.”
Com essas palavras... Acredito que Deus tenha um propósito para cada um de nós, que possamos no próximo ano 2011 termos um novo clube cheio de esperança e muitas crianças querendo conhecer a Jesus Cristo.
No ano de 2011, a Diretoria Executiva ficou assim composta: Diretora: Marta Simone Alvaro, Diretora associada Ivânia Prigol, Secretária Flávia Siqueira, Capelão Claudio Simão, conselheiras Jocilene Santos, Magáli Bussman, Mileise da Rosa Schumann, Vanessa Rodrigues. Iniciamos o clube no dia 27/02/2011 foi colocada toda a agenda para os pais.
No dia 27/02/2001 o clube de aventureiros recomeçou suas atividades, com o propósito de reerguer o clube novamente e estimular os pequenos novamente. Essa é uma tarefa árdua já que no ano anterior as atividades tiveram que ser suspendidas.
Começamos as classes de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores, e Mão Ajudadoras; cada criança participando na classe referente a sua idade. O clube que antes era composto de inúmeras crianças agora retomou pequeno, mas com a glória de Deu trabalharemos e faremos o nosso melhor para resgatar as crianças novamente.
No dia 08/05 o clube homenageou as mães pelo seu dia, e as presenteou, uma linda participação.
Em 21/05 alguns aventureiros tiveram sua admissão em lenço.
No dia 28/05 fizemos um acantonamento com os pequenos e eles puderam brincar, comer e dormir juntos. Eles adoraram.
No dia 13/08 fizemos uma linda homenagem aos pais e também demos a eles um presente.
Juntamente com os outros clubes da cidade desfilamos no dia 07 de setembro.
Dia 01/10 foi comemorado o dia do aventureiro com o tema aventureiro para sempre, e a participação dos clubes da região.
Dos dias 11-15 de novembro o clube se dirigiu ao campori integrado da ACSR.
No dia 04/12 participou do culto de gratidão promovido pela associação.
No dia 11/12 foi encerrada as atividades.
Este ano foi para todos nós desafiador, mas com a graça de Deus temos a certeza que no próximo ano o clube continuará a crescer e poderemos continuar mostrando a Jesus para nossas crianças.
No ano de 2012, a liderança começou as atividades em 21 de Janeiro participando da Capacitação realizada na Escola Adventista com participação da ACSRS. Em 05 de Fevereiro participamos da Convenção Ministério JÁ na igreja Central das 9h-12h. Começamos a divulgar o clube através de vídeos, panfletos e anúncios apartir do dia 11 a 25 de Fevereiro.
Março, iniciamos o clube no dia 04 matriculando 30 aventureiros. Apresentamos o planejamento anual, organograma para os pais e a liderança a seguir: Departamental da ACSRS- Pastor Elton Bravo, Regional- Ivania Prigol, Pastor Igreja Central- João Cancella, Ancião- Ângelo Alvaro, Diretora- Marta Simone Alvaro, Associada- Jocilene Souza, Secretária/Tesoureira- Flavia Almeida, Rede Familiar/Capelão- Samuel Ramos, Conselheiros (as)- Classes Formiguinhas Mauricio Campos e Mileise Schumann, Classe Abelhinhas Laboriosas Ivania Prigol e Jocilene Souza, Classe Luminares Magali Bussmann e Samuel Ramos, Classe Edificadores Vanessa Campos e Alan Schumann, Classe Mãos Ajudadoras Jaqueline Almeida e Diane Tonelli. Dia 11 eleição do nome e grito de guerra para dividirmos em unidades os aventureiros, dentro de cada classe específica. Saída para o Mato Sartori no dia 17 com a presença dos pais e amigos onde aprendemos sobre a natureza e seus cuidados. Dia 18 liderança marcando presença no CTBDL em Porto Alegre.
Abril, dia 01 desafio Amigo Aventureiro da Esperança, cada aventureiro convidando um amiguinho, teve 10 participantes novos e neste dia apresentamos o significado da Páscoa. Dia 22 o clube do bairro Esplanada marcou presença participando com cada líder e conselheiro como desenvolver atividades, conhecimentos e orientação de como formar um clube de aventureiros. Dia 28 saída para a Escola de Trânsito.
Maio, dia 06 inicio do Ano Bíblico e todos os aventureiros confeccionando lembranças para o Dia das Mães e dia 12 todos homenagearam suas mães no programa JA. Dia 26 programa especial Dia do Aventureiro onde todos participaram da escola sabatina, no culto tivemos a participação do Pastor Elton Bravo e também foram admitidos em lenço os aventureiros novos e conselheiros após reunimos na chácara Refúgio dos Sonhos onde continuamos com a programação e a noite acantonamento. E dia 27 realizamos o clube normal na chácara.
Junho, dia 03 lançamento do Livro do Ano “Pingo, o Cavalo que não era Cavalo” e tivemos uma convidada formada em música Samira Prigol que trouxe brincadeiras lúdicas para os aventureiros.
Julho, de 15 à 29 Férias de inverno.
Agosto, dia 04 inicia a Classe Bíblica para aventureiros. Dia 05 retorno das férias, saída para conhecer o Aeroporto de Caxias do Sul e confeccionando a lembrança para o Dia dos pais e entregando dia 11 no programa JÁ.
Setembro, marcando presença no Desfile Cívico dia 07 participando com todos os aventureiros da Serra. Dia 15 término da Classe Bíblica e à noite formatura com lembranças e certificados para os aventureiros e instrutores. Dia 16 Treinando e praticando atividades para os eventos do Olimpori. Dia 20 participação total do clube no Olimpori na cidade São Sebastião do Caí.
Outubro, dia 07 entrega das lembranças pelo Dia da Criança. Dia 27 todos aventureiros fizeram homenagem pelo dia do Pastor entregando um quadro com fotos do clube.
Novembro, dia 11 saída para Zoológico de Sapiranga com participação dos pais. Dia 24 e 25 Acampamento no Parque Aquático das Águas.
Dezembro, dia 02 participando do Culto de Ação de Graça em Porto Alegre. Dia 08 Encerramento do clube com Investidura de Classe, entrega das especialidades, presentes para os aventureiros, aniversariantes, liderança e no final agradecimento a Deus, aos pais, a liderança terminando com uma confraternização.
Todas as programações aqui relacionadas foram realizadas reuniões administrativas com a liderança e pais, registro na comissão da igreja, registro de saídas e eventos com autorizações dos pais, também a participação total dos pais formando a Rede Familiar construindo um laço familiar e fortalecendo diretamente pais e aventureiros durante todo o ano.
A Missão do Clube Duquinhos é “Uma Porta Aberta para o Futuro”, em Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando for velho não se desviará dele”.
No ano de 2013, o clube Duquinhos começou o Marketing de 09 a 23 de Fevereiro com vídeo e anúncios no boletim da igreja. Dia 16 de Fevereiro aconteceu a Capacitação via ACSR na Escola Adventista em Caxias do Sul com a presença do Pastor Elmar que disse a frase: “Não é possível ser Líder de Deus sem ser liderado por Ele”. Dia 23 de Fevereiro foi um sábado especial batismo da aventureira Julia, tivemos a convidada Samara da Associação que trouxe a mensagem voltada para os pais, finalizando com um almoço junta panela com pais, aventureiros e liderança.
Março, dia 03 Abertura e inscrição cadastral dos aventureiros, formatura, história e apresentação da liderança pela diretora: Departamental da ACSRS- Pastor Elton Bravo, Regional- Ivania Prigol, Pastor Igreja Central- Vadecir Junior, Ancião- João Carlos Campos, Diretora- Marta Simone Alvaro, Associada- Jocilene Souza, Secretária/Tesoureira- Flavia Almeida, Capelã/Classe Bíblica: Ivania Prigol, Rede Familiar- Lauri dos Reis, Conselheiros (as)- Classes Formiguinhas Alan e Mileise Schumann, Classe Abelhinhas Laboriosas Mauricio e Vanessa Campos, Classe Luminares Lauri dos Reis, Classe Edificadores Jocilene Souza e Danielle, Classe Mãos Ajudadoras Ivania Prigol. Após os pais reuniram-se com a diretora onde conversou sobre as novas propostas do clube, o planejamento anual e orçamento enquanto os aventureiros ficaram com os conselheiros em atividades lúdicas e recreativas. Dia 16 e 17 o clube participou do CTBDL em Porto Alegre. Dia 29 foi abordado o significado da Páscoa para os Cristãos com degustação de pão e suco.
Abril, dia 07 foi o Dia do Amigo Aventureiro, neste dia tivemos 06 visitas onde entregamos uma lembrança para cada aventureiro e visita. Dia 13 entrega de Livros Impacto Esperança na Praça Dante Aligheri onde todos os aventureiros e liderança participaram uniformizados. Dia 21 Lançamento do Hino dos Aventureiros e Ideais em Libras e no final do ano todos receberam a Especialidade de Libras. Dia 27 e 28 Acantonamento na Igreja com programação dirigida pela liderança.
Maio, dia 05 todos os aventureiros fizeram a lembrança Dia das Mães e entregaram no programa JÁ no dia 11. Dia 25 realizado um programa todo especial voltado para os aventureiros “III Encontro Regional de Aventureiros da Serra com a participação do Pastor Departamental Camilo Samuel, Regional Ivania Prigol, aventureiros da Igreja Bento Gonçalves, aventureiros Fratelini do bairro Presidente Vargas e aventureiros Águia Kids”.
Julho, dia 14 inicia da Classe Bíblica. Dia 17 a 28 Féria de Inverno.
Agosto, dia 04 retorno das atividades do Clube, continuação da Classe Bíblica e confecção das lembranças do Dia dos Pais e dia 10 realizado a homenagem no programa JÁ. Dia 18 ensaio da Música para o Aventuri escrita pela liderança do clube. Dia 25 saída para a Escola de Trânsito onde os aventureiros aprenderam sobre o trânsito, sinalização, como comportar-se em uma Van, como atravessar a rua, como usar o cinto de segurança, onde devemos brincar e sobre compartimentos de carga.
Setembro, dia 07 entrega de Folhetos na Praça Dante Aligheri com toda liderança e aventureiros. Dia 28 encerramento da Classe Bíblica e Formatura com entrega de lembrança e certificados.
Outubro, dia 05 e 06 II Aventuri em Farroupilha no Parque da Fenakiwi com participação geral dos aventureiros e liderança.
Novembro, dia 10 Caminhada no meio da natureza até a Chácara Refúgio dos Sonhos saindo de Santa Bárbara os aventureiros de 07 a 09 anos de idade e os de 04 a 06 anos de idade saindo da Ponte próxima a Chácara. Dia 24 saída para o Zoológico de Gramado com aventureiros, pais e liderança retornando a tarde passando em Nova Petrópolis.
Dezembro, dia 08 Investidura de Classes; entrega das especialidades; o melhor aventureiro (pai) do ano onde recebeu o certificado e um boton; qual foi o aventureiro destaque de cada classe sendo que foi entregue um boton com a cor da sua classe e seu conselheiro também foi homenageado com um boton; entregue uma lembrança com todas as fotos do ano para os aventureiros e liderança, após realizados os agradecimentos a Deus e todos que estavam prestigiando este evento, também a equipe retribuiu com presente e agradeceu a diretora pela dedicação. Após término a liderança foi para a Chácara Refúgio dos Sonhos para confraternização.
O Clube Duquinhos acredita que a criança que participa do clube de aventureiros aprende a desenvolver amor por Jesus, descobrir suas habilidades e usá-las para o bem, desenvolve à criatividade, a fazer as coisas (tarefas) com alegria e da maneira correta, a colaborar e conviver em harmonia com os outros.
E para fazermos tudo isso precisou ter um perfil de Líder de Aventureiro, está escrito em S. João 15:5- “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
No ano de 2014, o clube Duquinhos começou o Marketing de 31 janeiro a 01 de março com vídeo, convite pessoal e anúncios no boletim da igreja.
No dia 08 de março a liderança reuniu-se a fim de ajustar as metas estabelecidas para o ano. Ficaram estabelecidos que o clube trabalharia para adquirir alguns materiais como barracas e bancos. Ficou estabelecido também, que seriam trabalhados alguns aspectos do desenvolvimento da criança focando, por exemplo, a disciplina. Outra meta destacada foi que a equipe comprometeu-se a fazer um trabalho de ajuda comunitária escolhendo algum espaço publico que pudesse ser requalificado.
Março, dia 09 Abertura e inscrição cadastral dos aventureiros, civismo, história e apresentação da liderança pela diretora: Pastor Igreja Central- Vadecir Junior, Ancião- Alan Schumann, Diretora- Mileise Schumann, Associada- Marta Simone Alvaro, Secretária/Tesoureira- Flavia Almeida, Capelão/Classe Bíblica: João Carlos Campos, Rede Familiar- Alan Schumann, Conselheiros (as)- Classes Classe Abelhinhas Laboriosas Oscar Manoel Santos Junior, Marta Simone de Oliveira Alvaro, Classe Luminares Jocilene dos Santos,Vanessa Campos, Classe Edificadores Ivania Prigol e João Carlos Campos, Classe Mãos Ajudadoras Alan Schumann e Gleice Ribeiro. Após os pais reuniram-se com a diretora e o diretor de rede familiar Alan Schumann onde conversou sobre as novas propostas do clube, o planejamento anual, orçamento, foi feita uma dinâmica com os pais com uma aplicação pratica além de ter sido discutido com os pais a importância da rede clube/ família. Neste momento os aventureiros ficaram com os conselheiros em atividades lúdicas e recreativas.
Abril, dia 13 foi o Dia do Amigo Aventureiro, neste dia tivemos 08 visitas onde entregamos uma lembrança para cada aventureiro e visita. Dia 13 também foi feita uma reunião com pais para acertara detalhes do acantonamento. Dia 26 e 27 aconteceu o acantonamento na chácara da irmã Ivania com programação dirigida pela liderança do clube.
Maio, dia 04 todos os aventureiros fizeram com a ajuda dos conselheiros a lembrança Dia das Mães e entregaram no programa especial de sábado a tarde dia 10. Dia 24 foi realizado um programa todo especial voltado para comemorar o dia do aventureiro, Onde o tema do programa foi “Uma Aventura no Deserto” em que as crianças/aventureiros fizeram a encenação do povo de Israel na fuga do Egito em busca da terra prometida, O orador/ narrador foi o capelão do clube João Carlos Campos, tivemos a presença da regional do clube e ao final do culto uma linda investidura dos aventureiros e lideres a serem investidos. Depois da programação da manhã os conselheiros saíram a tarde para uma confraternização na chácara do irmão Oscar Santos e lá trocaram ideias e também conversaram para firmar ainda mais os laços da liderança.
Durante o mês de junho o clube funcionou normalmente. E no sábado dia 21 foi feita a distribuição dos livros “A Única Esperança” na praça central Dante Aligheri.
Julho, dia 12 foi realizado uma festa de encerramento do semestre com os pais e aventureiros e cada criança fez uma homenagem através de um vídeo para seus pais. Também neste dia enquanto as crianças organizavam o jantar especial para os pais tivemos a presença de uma pedagoga palestrante Karine Belmonte que esteve presente a convite do diretor de rede familiar e ela tratou com os pais alguns assuntos da educação infantil. Ainda nesta festa foram comemorados os aniversários do semestre.
Dos dias 13 aos dias 27 de julho aconteceram as férias de inverno.
Agosto, dia 03 retorno das atividades do Clube e confecção das lembranças do Dia dos Pais e dia 09 foi realizado a homenagem aos pais em programa especial de sábado a tarde. Dia 09 pela manhã iniciou a classe bíblica que funcionou aos sábados pela manhã para que mais crianças, não somente aventureiros pudessem participar.
Setembro, dia 07 desfile cívico e entrega da revista infantil “Quebrando o Silêncio” com toda liderança e aventureiros.
Outubro, no dia 11 foram feitas as duas ultimas lições da classe bíblica e no sábado dia 18 foi feita a formatura das crianças participantes com certificado e cupcakes como lembrancinhas. Ainda neste mês foi realizada a atividade comunitária na escola Olga Maria Kayser no domingo dia 26 para esta atividade convidamos os desbravadores para nos ajudar, foi retirado o lixo que havia aos fundos da escola e no lugar deste, uma horta foi implantada e também alguns plantios de flores e arvores foram feitos.
Novembro, dia 02 o clube esteve presente no IX Olimpori “Geração de Heróis”, participou de todas as atividades e brincadeiras propostas pelo evento sendo que neste dia também recebeu a medalha na participação da história de Raabe. O clube ficou com classificação ‘A’, ouro no evento.
Ainda no mês de novembro no dia 16 o clube realizou uma saída de finalização de ano e o local escolhido foi o Parque fazenda “Quinta da Estância”. Durante o domingo as crianças realizaram inúmeras tarefas típicas de uma fazenda: alimentaram os animais, andaram de trator, andaram a cavalo, caminharam pela nascente do rio e finalizaram o passeio com um futebol na lama.
Para finalizar as atividades anuais do clube foi realizada uma festa de encerramento no dia 29/11 no sábado ao por do sol com uma linda programação ao ar livre, onde os aventureiros receberam as investiduras em classe e especialidades e para esta programação tivemos a participação de nossa regional Daiane Avila da Silva que nos ajudou na investidura e permaneceu conosco na programação. Após a investidura foi realizado uma festa de confraternização com os pais e aventureiros e ainda os aniversários do semestre foram comemorados.
No dia 30 de novembro os lideres Alan Schumann, Mileise Schumann e Marta Simone Alvaro estiveram no culto de gratidão “Ajustando o Foco” em Porto Alegre.
Durante o ano de 2014 o clube pode sentir a mão de Deus guiando cada atividade realizada. Tivemos um ano abençoado, agradecemos ao nosso Senhor e Salvador a oportunidade de levar as crianças e famílias, conselheiros e lideres mais perto de Cristo.
“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. Filipenses 4:9
No ano de 2015 começou com Marketing da Escola Cristã de Férias nos dias 24 e 31 de Janeiro e o programa aconteceu nos sábados à tarde dos dias 07 a 28 de fevereiro. Enquanto ocorria a Escola Cristã de Férias o marketing do clube foi feito com vídeos, convites pessoais e anúncios no boletim da igreja.
No dia 21de fevereiro a liderança reuniu-se a fim de apontar as metas para o ano. Ficaram estabelecidos que o clube trabalharia para adquirir alguns materiais que não havia conseguido comprar no ano anterior, os bancos por exemplo, além de outros itens que se faziam necessário, como sacolinhas para guardar itens de cozinha para as saídas do clube em eventos da associação ou mesmo acantonamentos regionais, além da mochila de primeiros socorros que foi um presente. Outra meta destacada foi que a equipe comprometeu-se a fazer um trabalho de ajuda comunitária escolhendo algum espaço publico que pudesse ser requalificado, uma praça deveria ser escolhida para que esta ação fosse feita. Ainda uma meta evangelística foi definida onde tínhamos em nosso coração o desejo de batizar três aventureiros.
Fevereiro, dia 22 Abertura e inscrição cadastral dos aventureiros, civismo, história e apresentação da liderança pela diretora: Pastor Igreja Central- Vadecir Junior, Ancião- Itor Souza, Diretora- Mileise Schumann, Associada- Marta Simone Alvaro, Secretária/Tesoureira- Flavia Almeida, Capelão/Classe Bíblica: João Miguel Bussmann, Rede Familiar- Alan Schumann, Conselheiros (as)- Classes Classe Abelhinhas Laboriosas: Oscar Manoel Santos Junior, Bianca Vist Hahn, Classe Luminares: Marta Simone de Oliveira Alvaro, Daniel de Souza, Classe Edificadores: Alan Schumann, Angiéle Santos, Classe Mãos Ajudadoras: Darília Santos e Rafael Zanol de Souza. Após, os pais reuniram-se com a diretora e o capelão João Miguel Bussmann onde conversaram sobre as novas propostas do clube, o planejamento anual, orçamento, além de ter sido exposto para os pais à preocupação com a Rede familiar e as metas de evangelismo para o clube. Neste momento os aventureiros ficaram com os conselheiros em atividades lúdicas e recreativas.
Abril, dias 03-05 foi a Semana santa e o clube pode ajudar no programa especial realizado para as crianças na igreja. Nos dias 11 e 12 de abril um acantonamento foi feito na chácara do irmão Oscar Santos, onde algumas especialidades extras foram feitas: astrônomo, aves e também acampante foi iniciada. O mês de abril terminou com o dia dos amigos da esperança, onde cada aventureiro teve a oportunidade de levar amiguinhos para conhecer o clube e as crianças ganharam um presente para levar pra casa.
Maio, dia 02 todos os aventureiros fizeram com a ajuda dos conselheiros, a lembrança Dia das Mães e entregaram no programa especial de sábado à tarde dia 09. Dia 23 foi realizado um programa todo especial voltado para comemorar o dia do aventureiro, Onde o tema do programa foi “Jesus me faz Herói”, este dia do aventureiro foi especial porque comemoraram os 20 anos de fundação do clube, foram feitas diversas encenações onde as crianças contaram um pouco da história dos heróis da fé, tiveram cinco aventureiros que foram os oradores principais: Isadora, Giovana, Isabela, Manuela e David. Os restantes dos aventureiros ficaram nas encenações. Tivemos a presença da regional do clube e uma cerimônia de admissão foi realizada. No dia 30 de maio o clube participou da entrega dos livros “Viva com Esperança”, realizada no sábado pela manhã.
Durante o mês de junho o clube funcionou normalmente e teve início as atividades da classe bíblica que aconteceram nos sábados pela manhã no horário do culto com o objetivo de atingir mais crianças e esta atividade foi dirigida pelo clube, mas voltada para toda a igreja.
Julho, dia 11 foi realizado uma festa de encerramento do semestre com atividades voltadas para integração entre pais e filhos, os pais pintaram o rosto junto com as crianças e cada família escolheu um bichinho para pintar que caracterizava a família. Brincadeiras foram feitas e os aniversários do primeiro semestre foram comemorados. O clube ficou de férias até dia 31 deste mês.
Agosto, dia 02 retorno das atividades do Clube e confecção das lembranças do Dia dos Pais e dia 08 foi realizada a homenagem aos pais em programa especial de sábado a tarde.
Setembro, dia 07 desfile cívico e entrega da revista infantil “Quebrando o Silêncio” com toda liderança e aventureiros. Neste mês iniciamos os treinamentos para o aventuri que aconteceria em novembro e também foi entregue o certificado para os participantes da classe bíblica, além de uma lembrancinha que foi entregue para cada criança que completou os estudos.
Outubro, o clube funcionou normalmente, intensificando o treinamento para o aventuri, terminando todas as classes e no dia 30 sábado pela manhã o clube realizou a admissão em lenço de um aventureiro, do pastor distrital e de um conselheiro, também foi feita a investidura das classes e o programa foi finalizado com uma linda cerimônia de batismo, onde pela graça de Deus quatro aventureiros foram batizados e uma mãe de aventureiro também foi batizada, além de um padrasto de aventureiro estar finalizando os estudos e estar com a decisão pelo batismo já tomada. Com esta benção o clube foi presenteado por Deus com o dobro de batismos do que havia proposto como meta.
Novembro, dia 02 o clube fez uma reunião com os pais para acertar os últimos detalhes para o aventuri, as crianças se preparam e treinaram as atividades e no dia 06 partiram rumo ao IX AVENTURI “Aventura no Éden”. O clube voltou do aventuri com classificação ouro e muitas histórias pra contar.
Ainda no mês de novembro no dia 22 o clube realizou sua atividade comunitária, onde puderam contribuir para a sociedade limpando a Praça do Bairro Jardim América, nesta atividade as crianças, juntamente com os pais, recolheram os lixos, pintaram os bancos e meio fio, cortaram a grama e fizeram o plantio de mudas de flores pela pracinha.
Para finalizar as atividades anuais do clube foi realizada uma festa de encerramento no dia 28/11 no sábado a noite, com homenagem aos aventureiros destaques das classes, conselheiros e aventureiro do ano, foi feita uma confraternização com as famílias e algumas brincadeiras finalizando com a brincadeira “torta na cara”, competindo pais contra os filhos encerrando assim de uma forma doce e divertida as atividades do ano.
Durante o ano de 2015 o clube sentiu-se abençoado por Deus em cada atividade que realizou, almas foram ganhas para Ele, famílias ficaram mais próximas de Cristo e tivemos a certeza que a mão de Cristo estava sobre cada conselheiro, aventureiro e suas famílias.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Efésios 2:8-9
O ano de 2016 começou com a formação: Diretora Marta Simone de Oliveira Alvaro; Associados Claudemir Ribeiro, Gleice Ribeiro, Tamara Souza; Secretária/Tesoureira Flavia Almeida; Capelão João Miguel Bussmann; Coordenador da Rede Familiar Alan Schumann; Conselheiros Samuel Ramos, Darília Indart, Jocilene Santos, Mileise Schumann; Instrutores Tiago Ribeiro, Carine Polga, Rubens Mignoni, Gabriel e Angiele.
Janeiro, dia 30 a ACSR esteve na Serra para a Capacitação de Líderes das igrejas Adventistas.
Fevereiro, de 01 a 05 realizado a Escola Cristã de Férias com o tema Vida Selvagem, apresentamos na igreja um vídeo promocional, realizamos o dia das inscrições, preparamos um cronograma das diversas atividades, o programa acontecia das 9h às 11h da manhã.
Nos dias 18 a 27 de fevereiro durante os 10 dias de oração o clube de aventureiros participou na recepção da igreja e entregamos os convites para abertura do clube a todas as crianças que tenham idade de 6 a 9 nos.
Dia 21 de fevereiro das 9h as 17h na IASD do Iguatemi foi realizado um encontro de Capacitação para todos os líderes de aventureiros.
O grande dia chegou 28 de fevereiro às 9h da manhã com a abertura e inscrição para o clube de aventureiros. Neste dia apresentamos toda a equipe, o planejamento anual onde constam datas das reuniões do clube com suas observações de quais atividades a ser realizadas no dia, datas das saídas externas, os eventos da ACSR, datas das reuniões com os pais e com a equipe. Também nesta data tivemos o treinamento Regional da 7ª e 8ª região da Serra das 14h às 18h30 com oito oficinas, no final o Pr Charles Viegas falou para todos os clubes como motivar os clubes para o novo ano que se inicia, da missão dos clubes de aventureiros e falou da Salvação e Serviço.
Março dia 20 ensinamos o significado da Páscoa, com uma história lúdica contada pelo capelão João Miguel Bussmann. No dia 25 e 26 março fizemos a recepção da igreja e ajudamos o departamento infantil no desenvolver as atividade.
Abril dias 16 e 17 foi o nosso acantonamento com o objetivo de desenvolver atividades recreativas com a família e ajudar a cada aventureiro a serem verdadeiros servos que cumprem a sua missão.
Maio dia 07 realizado o programa JÁ em homenagem ao dia das mães onde os aventureiros e pais fizeram uma surpresa cantando uma música especial em um grande coral de vozes e após entregaram suas lembranças.
Dia 14 maio participamos do impacto esperança no centro de Caxias do Sul com distribuição da literatura Esperança Viva- Uma escolha inteligente nas lojas e ruas.
Dia 21 de maio dia do aventureiro com o tema Pequenos Servos, participando na escola sabatina, após fizemos a admissão de lenço dos novos membros ao clube. No culto os aventureiros encenaram quatro cenas criadas por eles referente ao tema enquanto o Pr Charles Viegas narrava a ilustração trazendo a mensagem.
Dia 22 de maio a Escola de Trânsito de Caxias do Sul esteve visitando o clube e fez uma palestra sobre os cuidados no trânsito, depois colocou a prática com um jogo lúdico e no final completaram a especialidade segurança nas estradas.
Junho dia 11 começou a classe bíblica no horário das 10h15 aos sábados na IASD com crianças de 8 a 9 anos de idade.
No dia 12 de junho cada aventureiro trouxe um amiguinho para visitar o clube e neste dia realizamos atividades lúdicas e entregamos uma lembrança para todos.
Dia 18 de junho fomos visitar o asilo de idosos junto com os desbravadores Duque de Caxias, levamos litros de leite, cantamos, oramos, conversamos e foi muito divertido estar com eles.
Julhos dia 23 visitaram o Museu da UCS e o Aquárius, depois participamos de uma oficina ecológica fazendo um boneco ecológico, após foi feito a confraternização do primeiro semestre.
Agosto dia 13 participação no programa JÁ para homenagear os pais e entregar um quadro feito pelos aventureiros.
Dia 27 agosto participando do projeto quebrando o silêncio na parte da tarde no parque dos Macaquinhos junto com os desbravadores onde entregamos a revista do nosso amiguinho com o título quebrando o silêncio não para as drogas eu digo não.
Setembro dia 07 linda participação no desfile Cívico com todos os aventureiros da 7ª e 8ª região da Serra.
Dia 11 de setembro participando da I Olimpíada da Serra, local Enxutão com o tema Nosso Pódio é o Céu, durante o dia todo com muitas atividades lúdicas e recreativas.
Dia 24 de setembro no programa JÁ foi entregue o Certificado da classe Bíblica para todos que participaram desta atividade.
Outubro participamos da Feira da Saúde no dia 29 com os desbravadores com o tema Água das 14h às 18h no parque Cinquentenario
Novembro dias 12 e 13 acampamento do ano na chácara em Santa Bárbara, o objetivo é motivar cada aventureiro e líder a valorizar sua vida de consagração e entrega completa ao senhor. Realizamos uma gincana, caminhada na natureza, fogueira com o tema obediência pelo capelão João Miguel Bussmann, programa humorístico e uma confraternização do segundo semestre de todos os aniversariantes.
Dia 20 de novembro realizado um passeio ciclístico com todo o clube de aventureiros e equipe das 9h às 11h finalizando a especialidade de Ciclismo no pavilhão da Festa da Uva.
Encerramos as atividades do ano junto com os desbravadores no dia 26 de novembro, agradecemos a todos que fizeram parte do clube e que apoiaram este trabalho durante todo o ano. Entregamos lembranças a toda a equipe, a nossa regional Mileise Schumann esteve presente e falou da importância da Investidura de Classes, após entregamos medalhas e pins para cada aventureiro.
E mais um ano chegando ao final com muitas vitórias e o objetivo alcançado, batizando 3 aventureiros Sofia Hahn Santos, Arthur Prigol Campos e Izequias de Oliveira Alves, sempre levando o aventureiro a amar e conhecer a Cristo, devemos preparar cada um para que aprenda a fazer boas escolhas e com isso tornando a Rede Familiar um laço de amizades e união ficando mais forte entre pais e filhos.
“...Jesus disse: Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus”. Mateus 10:14
O ano de 2017 começou com a formação: Diretora Marta Simone de Oliveira Alvaro; Associados Claudemir Ribeiro, Gleice Ribeiro; Secretária/Tesoureira Flavia Almeida; Capelão João Miguel Bussmann; Coordenador da Rede Familiar Ivania Prigol; Conselheiros Samuel Ramos, Adriana Vasco, Rosane Giacomeli.
O Enfoque primordial do clube de Aventureiros é a Salvação em Cristo Jesus.
A Missão principal do clube é ajudar as crianças e desenvolver atividades para unir os pais aos seus filhos.
Nossa Meta é conduzir os aventureiros a compreender o seu valor individual, a descobrir seu don e capacidade espiritual, capacitá-los para uma vida de serviço na igreja e na comunidade, assegurar a integração em todos os aspectos da vida e liderança da igreja a fim de participar na missão da igreja, prover oportunidades entre pais e filhos para confraternização, aproximação e passar tempo juntos.
Projetos para este ano são Amigos de Lenço, trabalhar com as unidades, promovendo ao aventureiro trazer um amigo ao clube e este sendo admitido ele terá uma estrela (ACSR) de prata, continuando no clube participando da classe bíblica e sendo batizado, trocara de estrela ganhando ouro, com isso trazendo a família a conhecer a Jesus, a unidade que ficar totalmente envolvida no projeto ganhará um escudo para colocar no seu banderin. Arrecadação de brinquedos, lançando o projeto em abril, iremos arrecadar 1.000 (mil) brinquedos que no final do ano iremos fazer a distribuição.
Janeiro, dia 29 a ACSR esteve na Serra para a Capacitação de Líderes das igrejas Adventistas.
Fevereiro divulgação promocional na IASD, facebook, folders durante todo o mês até iniciarmos o clube.
Março dia 05 abertura e inscrição do clube de aventureiros com apresentação da equipe, planejamento anual e orçamento anual para os pais. Dia 12 divulgamos o Ano bíblico para todos os aventureiros. Dia 19 lançamos o Projeto amigo do Lenço. dia 25 e 26 aconteceu o treinamento da 7ª e 8ª Região da Serra para todos os líderes, conselheiros e instrutores dos clubes de aventureiros no Balneario Santa Rita em Farroupilha.
Abril dia 02 recebemos os amigos dos aventureiros com muita festa, recreação e lembranças. Dia 09 foi lançado o projeto mil brinquedos para serem entregues no final do ano para uma creche. Dia 14 e 15 fizemos a recepção na igreja para a Semana Santa e realizamos um culto para as crianças da igreja. Dia 22 e 23 realizamos o acantonamento na Chacara em Santa Bárbara onde foram feitas especialidades das classes, recreação, assistimos um filme e neste final de semana chovia muito.
Maio dia 07 lançamento do livro do ano Guerra no Céu onde cada reunião do clube era contada uma história do livro. Dia 13 participamos do programa JÁ em homenagem as mães junto com desbravadores, ministério infantil e coralzinho, entregamos uma lembrança um vaso de flores e uma bela confraternização no final. Dia 20 no dia dos aventureiros uma linda programação, com muitos brinquedos na decoração, uma caixa grande de presente estavam os lenços dos novos integrantes do clube e a tarde participação do Impacto Esperança no bairro Ana Rech e encontramos um grupo de escoteiros onde fomos convidados a entrar e participar do programa deles.
Junho dia 03 iniciou a classe Bíblica com aventureiros de 8 a 9 anos de idade. Dia 17 visita ao asilo dos idosos, cantamos, conversamos, brincamos e entregamos sabonetes. Dia 25 um dia lindo, fomos tirar umas fotos para a tarefa do Aventuri nos Pavilhões da Festa da Uva e na Casa de Pedra.
Julho férias de inverno de 16 de julho a 05 de agosto.
Agosto dia 12 programa especial para o dia dos pais com os desbravadores, ministério infantil, coralzinho, entregamos um chaveiro de madeira para os pais. Dia 20 treinando os eventos do Aventuri com todo o clube. Dia 25 os clubes da 8ª região foram visitar o Prefeito Daniel Guerra na prefeitura onde mostramos o trabalho dos aventureiros, entregamos uma cesta com produtos naturais. Dia 26 participando do projeto Quebrando o Silêncio entregando uma revista para as crianças e adultos.
Setembro dia 07 indo para Uma Aventura na Arca no nosso aventuri cheio de alegria, onde desfilamos todos os aventureiros da ACSR na cidade de Igrejinha no Parque October Fest, muitas histórias, brincadeiras, batismo, recreação, concurso bíblico, show de talentos e o boneco Veturini, caça ao tesouro, tudo maravilhoso.
Outubro dia 29 visitando o Zoológico da UCS, onde limpamos o local e aprendemos os cuidados com os animais e a natureza.
Novembro dia 11 em Caxias do sul aconteceu o I Congresso da Rede Familiar realizado pela regional Mileise Schumann da 8ª região onde palestrantes falaram sobre Sexualidade, Desenvolvimento Infantil e a Importância dos pais neste Desenvolvimento, entre as palestras havia dinâmicas para os pais, o Pr Adilson fazendo a parte espiritual falando da Rede Familiar e apresentação dos novos diretores de 2018. Dia 12 visitando uma marcenaria do irmão Samuel Calson onde os aventureiros aprenderam os cuidados com as ferramentas, com as máquinas, e receberam a especialidade de Marcenaria. Dia 25 e 26 acampamento na Chácara em Santa Barbara, participamos da caça ao tesouro realizado pela nossa regional Mileise Schumann, foram feitas perguntas do livro do ano pelo nosso capelão João Miguel Bussmann, os aventureiros prepararam um programa humorístico para a noite, e a noite foi contada a história do fogo do Conselho pela conselheira Ivania Prigol, isso tudo no sábado. No domingo foram realizadas especialidades das classes, recreação, dinâmicas e a tarde a confraternização de todos os aniversariantes do ano com entrega de presentes e também entregamos os certificados da classe bíblica.
Dezembro dia 02 Investidura de Classes e encerramento das atividades do clube Duquinhos com a participação dos desbravadores Duque de Caxias para encerramento de suas atividades. Foi apresentado um vídeo do aventuri, a regional Mileise Schumann falou um pouquinho da investidura de classes, os aventureiros ganharam uma lembrança com um bloco de anotações, lápis enfeitado de participação durante o ano, a equipe também ganhou um chaveiro Duquinhos com um sachê perfumado. Tivemos o aventureiro do ano que na realidade é o pai Delmar Neves do aventureiro João Gabriel Neves que ganhou o certificado mais o sachê perfumado.
O ano de 2017 foi abençoado tivemos um batismo de um casal amigo da diretora, os aventureiros João Vitor Bussmann, João Gabriel Neves, Daniel da Silva, Marco Antonio.
“Devem os pais e mães ensinar ao bebê, à criança e ao jovem o amor de Jesus. Sejam as primeiras palavras balbuciadas pelo bebê acerca de cristo”. Orientação da Criança, p.487.
O ano de 2018 está composta pela formação administrativa: Diretora Marta Simone O. Alvaro; Vice-Diretor Alan Schumann; Tesoureiro Sergio Almeida; Secretária Flavia Almeida; Capelão João Miguel Bussmann; Rede Familiar Magali Bussmann; Instrutores Paulo Joel, Cristiano Ramos, Joice Ramos, Antonia Ramos Marques, Instrutor Geral Alexandre Cabral; Conselheiros Jocilene Souza, Rosane Giacomelli, Rosane Tubias, Adriana Vasco, Samuel Ramos.
Metas do clube: alvo de batismo 10 sendo 6 adultos e 4 crianças; confeccionar camiseta de atividade para todo o clube, comprar durante o ano todo o material da nova estrutura dos aventureiros para o ano de 2019; capacitar os aventureiros para uma vida de serviço na igreja e comunidade; prover oportunidades entre pais e filhos com a rede familiar para confraternização, aproximação e passar tempo juntos e promover três programas especiais da rede familiar.
O orçamento anual do clube para este ano é de mais ou menos R$ 11.000,00.
Previsão de saídas do clube: dia 10 e 11 março treinamento da 8ª região da Serra; 18 março abertura do clube com inscrições; 24 março participação da semana santa; 28 e 29 abril acantonamento; 12 maio programa das mães; 19 maio dia dos aventureiros; 20 maio aventureiro por um dia e palestra da rede familiar; 26 maio impacto esperança; 15 julho almoço de confraternização com os pais e filhos; 05 agosto retorno as atividades; 11 agosto programa dia dos pais; 19 agosto programa rede familiar; 25 agosto projeto quebrando silêncio; 07 setembro desfile cívico; 29 e 30 setembro acampamento; 21 outubro saída definir local; 28 outubro programa rede familiar; 04 novembro olimpori na Serra; 24 novembro feira kids voltado a saúde; 01 dezembro encerramento das atividades.
“ Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome”. Salmos 91:14
Em continuidade ao relato das atividades do clube Duquinhos, iremos descrever o que realizamos dentro deste ano de 2018.
A primeira reunião administrativa foi no dia 30 de janeiro na igreja Adventista com participação da diretora Marta Simone O. Alvaro, diretor associado Alan Schumann, secretária Flavia Almeida, capelão João Miguel Bussmann, e a conselheira Adriana Vasco, onde foi feito o planejamento anual e metas para o ano de 2018.
No dia 3 de fevereiro, o capelão João Miguel Bussmann com o aventureiro João Vitor e a instrutora Fernanda com o aventureiro Douglas participaram da Missão Calebe junto com os desbravadores Duque de Caxias distribuindo a literatura O Poder da Esperança na estação Férrea no bairro São Pelegrino.
A Escola Cristã de Férias foi realizada na igreja Cidade Nova com os aventureiros Saron Kids aos cuidados da diretora Gislaine Paim junto com os aventureiros Duquinhos. Começamos no dia 5 de fevereiro até dia 8 de fevereiro, com o tema “Vida Selvagem”. No primeiro dia foi feito as inscrições, seguindo a ordem do cronograma: inicio cantando alguns louvores, oração, centro do Safari (conhecendo os animais selvagens), centro de aprendizagem (bíblia), artes manuais, jogos recreativos, um gostoso lanche e finalizando com uma oração. E no último dia encerramos com a história e indo brincar no campo perto da igreja, após um belíssimo lanche.
Começamos a divulgar o retorno das atividades do clube contando as historinhas no momento da história, antes do culto, aos sábados, foram 5 sábados, a dar início no dia 17 de fevereiro e a última no dia 17 de março. Cada convidado escolhido fez o seu melhor deixando as crianças bastante curiosas sobre o clube.
Dia 18 de fevereiro, na escola Adventista de Caxias do Sul, tivemos a Capacitação com a participação da ACSR (Associação Central SulRiograndense) da cidade de Porto Alegre.
De 22 de fevereiro a 3 de março realizamos os 10 dias de oração em família. Os aventureiros receberam a revista Nosso Amiguinho, e cada dia realizaram junto com a família uma atividade relacionada com a especialidade Sábio Mordomo.
Dia 27 de fevereiro, o clube Duquinhos foi convidado pela Escola Adventista de Caxias do Sul a fazer parte do grupo apoiador da escola. Juntamente com a nossa regional Mileise Schumann que cuida da 8ª região da Serra da ACSR, esteve presente divulgando todos os clubes de aventureiros para facilitar a localização mais perto para aquela família poder levar seu filho ao clube de aventureiros. Foi um sucesso, muitos pais vieram falar e conhecer o trabalho dos aventureiros.
Tivemos um treinamento da 8ª região da Serra nos dias 10 e 11 de março em Farroupilha, no balneário Santa Rita, para todos os voluntários que estarão envolvidos com clubes de aventureiros. Aprendemos no sábado à tarde como trabalhar com as trilhas (classe abelhinhas laboriosas com idade de 6 anos; classe luminares com idade de 7 anos; classe edificadores com idade de 8 anos e classe mãos ajudadoras com idade de 9 anos) com demonstrações de materiais recicláveis; foi feito um caça ao tesouro na noite de sábado; na madrugada de domingo todos foram convidados a participar de uma Santa Ceia com o Pr Fray o departamental dos aventureiros da ACSR; também tivemos uma meditação com o Pr. Moises; a secretária dos aventureiros da ACSR esteve falando do sistema online da secretaria; participamos de um momento de integração, como trabalhar em equipe. Foi um ótimo aprendizado para todos os participantes.
E o grande dia chegou! A abertura do clube Duquinhos dia 18 de março. Foi feito as inscrições, enquanto as crianças brincavam. O Pr Charles esteve trazendo um noticiário em forma de Jornal anunciando o trabalho do clube, o envolvimento com a família, a importância dos pais participarem no desenvolvimento do seu filho. A diretora Marta Simone apresentou sua equipe de trabalho e a função do seu cargo no clube. Enquanto os conselheiros (as) e instrutores conversavam com os aventureiros dividindo por idades, depois foram brincar com todos eles. A diretora convidou a secretária e a regional para participarem da reunião com os pais. Primeiro mostrou todos os materiais que serão usados durante o ano, divulgou o planejamento anual e metas de 2018, falou sobre as mensalidades e para onde vai o valor recebido, também respondeu as dúvidas durante a reunião.
No dia 25 de março, foi preparado uma linda encenação e significado da Páscoa pelo nosso capelão João Miguel onde ele dividiu as cenas em salas diferentes, terminado na nave da igreja com encerramento do nosso Pr Charles. As crianças conheceram o verdadeiro sentido da Páscoa. Neste dia também tivemos o lançamento do Ano bíblico para todos os aventureiros com revisão nas suas unidades.
Realizado a Semana Santa junto com o departamento Infantil da IASD nos dias 30 e 31 de março participando da recepção.
Nos dias 28 e 29 de abril realizamos um Acantonamento na casa da Conselheira Rosane Tubias, e nossa regional participou do momento do por do sol, cantando com os aventureiros e depois explicou o caça ao tesouro, dividindo em duas equipes e no final montaram um quebra cabeça, explicando o trabalho em equipe sua finalidade. Os conselheiros começaram as especialidades da sua classe, fizemos uma caminhada no meio do mato conhecendo algumas plantações no caminho, brincamos e contamos a história de Davi e Golias com finalização jogando bexiguinha com água nos aventureiros, foi muito divertido.
Dia 12 de maio, o programa Dia das Mães, foi realizado pelos departamentos: Infantil, Coral Kids, Aventureiros, Desbravadores e Coral Jovem. Foram entregues convites para todas as mães. O clube convidou as mães a virem com seus filhos para receberem um cartão e uma lembrança. Depois realizamos duas brincadeiras, sendo que uma brincadeira tinha que encontrar os números iguais e claro, não acharam porque Mãe é uma só, recitamos uma poesia para todas as mães.
Dia 14 de maio, começamos a divulgação do projeto aventureiro por um dia, onde por uma semana todos os aventureiros colocam seu lenço para irem à sua escola e convidá-los a participar do clube.
Dia 19 de maio, Dia do Aventureiro! Um programa todo especial onde os aventureiros participaram na abertura com a entrada das bandeiras, a conselheira Rosane Giacomelli relatou a fundação do clube de aventureiros no mundo, falou do lenço do aventureiro hoje e que agora esta mudando de cor e tem um significado, tivemos 8 aventureiros e 2 conselheiros sendo admitidos em lenço neste dia, o Pr Charles fez a oração de consagração para os novos admitidos. Tivemos uma música especial com a Jovem Carol, após o nosso capelão João Miguel entrou com um aventureiro e fez a parte das ofertas introduzindo uma dinâmica com a igreja. O culto foi realizado pelo nosso diretor associado Alan Schumann com o tema O Sonho de Deus para mim, que durante seu sermão os aventureiros participaram das cenas ilustrando o sermonete. E no final foi feito um apelo, os pais aceitaram o convite, enquanto todos os aventureiros e equipe cantavam a musica Eu quero brilhar por Ti.
No dia 20 de maio, foi feito formatura, contado uma história, um circuito de brincadeiras, que depois os pais participaram junto neste mesmo circuito. Pena que neste dia estava muito frio, nublado tivemos poucas crianças. E no final entregamos um pacote de pipoca pra todos. O pastor esteve neste dia no clube participando junto com os pais na palestra da nutricionista Simone com o tema Alimentação Saudável, depois ele ficou mais um tempo com as crianças brincando na falsa baiana que eles adoram.
Participamos no dia 26 de maio, junto com o Centro de Vida Saudável, na Feira de Saúde, colaborando com um dos remédios naturais que foi a Água. Os aventureiros falavam com as pessoas sobre os benefícios da água e depois entregavam a literatura (livro) O Poder da Esperança junto um copo com água.
Lançamos o desafio para os pais no dia 16 de junho, deveriam fazer juntos com seus filhos a especialidade Artes Manuais, tinham duas semanas, para serem entregue no clube pra avaliação. Foi solicitado tirarem fotos, fazendo a atividade e entregando das 6 artes que foram feitas, duas para pessoas da família, amigo ou doente. Foram muitas fotos, e vendo cada aventureiro fazendo e os pais mais felizes ainda ajudando, isso foi maravilhoso!
Dia 23 de junho, visitamos a casa de repouso para idosos Provitta, a responsável pelo local chama-se Jaqueline, recebeu os aventureiros, mostrou a casa e as dependências sendo que a parte do primeiro andar somente mulheres e o subsolo homens. Os idosos gostaram de conversar com as crianças, apresentamos o clube para eles, cantamos o hino dos aventureiros, pediram pra levarmos de presente bombons, entregamos uma literatura para a Jaqueline e fizemos oração com os dois grupos de idosos.
No dia 30 de junho os conselheiros João Miguel e Rosane Giacomeli juntamente com os aventureiros João Vitor e Benjamin foram à casa do pastor Charles, uma visita rápida de 15 minutinhos porque neste dia tinha o encontro da escola sabatina. Conversaram sobre o clube, os pais novos que entraram e ele como sempre brincou com as crianças.
O lançamento da Classe Bíblica foi dia 01 de julho. Este ano estamos fazendo com aventureiros que ainda não são batizados, temos 8 crianças sendo quatro edificadores e quatro mãos ajudadoras. Cada aventureiro leva seu livro da classe bíblica para casa, faz duas lições e no domingo dia de clube, temos a correção e dúvidas com os conselheiros João Miguel e Rosane Tubias.
No dia 15 de julho realizamos o encontro da rede familiar, onde cada família trouxe um prato para nosso desjejum. Fizemos uma formatura com todos, após a nossa regional Mileise fez uma meditação e uma dinâmica com pais e filhos, finalizou com a oração. Após fomos para o nossa confraternização, ali conversamos, ficamos todos juntos em um clima agradável. E chegou a hora que os aventureiros adoram... brincar com seus pais... foi muito divertido! Após fizemos nossa rodinha de encerramento, mas antes entregamos os presentes para nossos aniversariantes conselheiros e aventureiros. Agradecemos a participação dos pais por este final de semestre, e a mãe de um aventureiro a Fatima falou em nome de todos os pais, agradecendo ao clube, o carinho, a dedicação que temos pelos pequenos (filhos). Enfim até aqui tem sido uma benção!
Voltamos das férias dia 05 de agosto, começamos a fazer as lembranças para os pais, foi feito um cartão e um porta treco. Depois cada aventureiro homenageou seu pai através de um vídeo. No dia 11 de agosto junto com outros departamentos, foi realizada a homenagem aos pais, os aventureiros fizeram a recepção, na entrada enquanto os pais chegavam, os aventureiros entregavam a sua lembrança. No programa participamos com a primeira oração de abertura por uma aventureira e depois passamos o vídeo gravado por eles, foi muito lindo e no final houve a confraternização com todos os pais presentes.
No dia 19 de agosto o Pr. Charles visitou o clube Duquinhos. No começo participou olhando a nossa formatura e recitando os nossos ideais. O Pr. Charles conversou primeiro com os aventureiros e depois fez uma meditação com os aventureiros falando do amor, da união, da obediência, da família. Após encerrou com uma oração.
Conversamos antes com a família, sobre uma visita do clube, que queríamos entregar uma cesta básica e ajudar a pequena Vitória, no seu desenvolvimento na escola porque a mãe relatou a dificuldade que a menina esta enfrentando em acompanhar seus coleguinhas de classe. Então no dia 25 de agosto, fomos à casa da Vitória, chegando lá, realmente constatou a dificuldade da família. Apresentamos a professora Adriana Vasco para conversar com a mãe e a Vitória para ver o grau de dificuldade, a mãe relatou que a filha irá fazer uns exames e depois fala o que esta acontecendo com a menina. A profe ofereceu seus serviços voluntariamente. Enquanto a profe estava com a menina, ficamos conversando com a mãe, oferecemos estudo bíblico, ali ela contou um pouco da sua vida e problemas com assaltos na sua casa. Depois ao final da visita, o nosso capelão João Miguel orou com a família e falamos que o clube esta a disposição para qualquer situação da família. A mãe ficou muito emocionada e agradeceu o clube, as pessoas que estavam presente voluntariamente ajudando no crescimento de cada criança.
Dia 07 de setembro todos os aventureiros da 8ª e 9ª região da Serra desfilaram juntos com os desbravadores e a escola Adventista.
Dia 20 de setembro, visitamos o lar de idosos Provita com os aventureiros, são homens com algum retardo mental, físico ou emocional. Levamos bolachas para o lanche da tarde e cantamos música com o nosso convidado David desbravador do Duque de Caxias e no final o nosso conselheiro/ancião Alan fez uma oração. E na saída enquanto aguardávamos os pais, esteve conosco, uma senhora que apreciou a música do David.
No mês de setembro dia 22, tivemos o batismo de primavera, realizado no culto do sábado, uma ex-integrante do clube de aventureiros a Stefani, que fez o estudo bíblico dos aventureiros em casa. Realizamos o projeto Quebrando Silêncio na parte da tarde, no Parque dos Macaquinhos.
Neste dia tivemos uma bela e linda tarde de calor onde entregamos literatura para as crianças e adultos.
Também dois instrutores do clube a Fernanda e o Alexandre Cabral, foram batizados no dia 29 de setembro, foi uma surpresa linda pra eles verem todo o clube girando o lenço no momento do batismo.
Dia 30 de setembro o tesoureiro Edson da Escola Adventista esteve no clube para divulgar a educação e entregar cataventos para todos os aventureiros.
Dia 07 de outubro tivemos a participação do Pr. Charles contando a história de Jonas, fazendo perguntas para os aventureiros em forma de sequencia de respostas, eles se divertiram e aprenderam. Também neste dia a nossa regional Mileise esteve no clube visitando, participou na classe dos edificadores fazendo a especialidade de temperança.
Dia 10 de outubro o clube participou com doações de brinquedos para crianças com câncer do Hospital Geral.
Dia 20 de outubro foi o Dia do Pastor, o clube entregou uma lembrança para o Pr Charles desejando muitas bênçãos e vitorias no trajeto da sua jornada.
E chegou o dia mais esperado do ano, o Olimpori da Serra! Foi na cidade de Garibaldi no dia 04 de novembro, passamos o dia todo em atividades, foram 10 eventos no total. Tivemos uma maratona de dois meses antes de treinamento dos eventos e do estudo do livro de Jonas com convidados especiais contando a história.
No dia 11 de novembro visitou o clube a professora Cristina irmã do nosso capelão trazendo uma história para os aventureiros e visitantes do clube porque neste dia, foi lançado para os pais, trazerem seus amigos com filhos na idade de aventureiros para conhecerem o clube. Também foi a nossa última reunião da Rede Familiar, a nossa coordenadora Magali Bussmann convidou a acadêmica de psicologia Fatima da Silva para palestrar sobre o Poder da família sentada a mesa, que fala sobre o desenvolvimento da autoridade dos pais, sobre o fortalecimento do vínculo, a comunicação, descanso para o cérebro, pois para tudo pra comer.
Foi uma benção a palestra. Nesta amanhã após término do clube a diretora, junto com 3 conselheiros e um aventureiro foram na casa da família Haitiana do nosso aventureiro Jymmi entregar uma cesta básica de alimentos e visitar a família onde conversamos sobre o clube, falamos da participação do Jymmi e da sua admissão de lenço na nossa investidura. A família agradeceu todo o trabalho que estamos fazendo com o filho e o apoio dado a eles.
E no dia 25 de novembro vai ser a caminhada na trilha da UCS (Universidade de Caxias do Sul), durante esta caminhada o clube fez um picnic surpresa com todos os aventureiros, entregou os presentes de aniversários do segundo semestre.
E chegou o dia da despedida...nossa Investidura de Classes e Especialidades. Entrega de premiações, o pai do ano, lembranças para os aventureiros, conselheiros e instrutores. Apresentação do próximo diretor do clube Duquinhos para 2019.
“O Senhor deseja que compreendamos que devemos colocar os nossos filhos na relação correta para com o mundo, a igreja e a família.” Orientação da Criança p. 99