Club de Conquistadores Torre Forte
Associação Catarinense

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del club Torre Forte
Torre Forte

Torre Forte

Conquistadores

  • Miembros 15
  • Directiva 10
  • Total 25

Datos del Club

Fundación

08/02/2015 (3 AÑOS)


Región

1ª REGIÃO


Dirección

RUA DESEMBARGADOR GIL COSTA, Nº 360 - CAPOEIRAS
FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA
88070-348


Reunión principal

DOMINGO
09:00:00


Link externo

Clic aquí para accesar

Clasificación

O Clube de Desbravadores Torre Forte da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Capoeiras, tem sua sede na própria Igreja, localizada na Rua Desembargador Gil Costa, nº 360, bairro de Capoeiras, cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Foi fundado no dia 08 de fevereiro de 2015. ás 18h00min.

HISTÓRIA DO CLUBE DE DESBRAVADORES TORRE FORTE

Provérbios 18:10

"Torre Forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro."

"Torre Forte é o nome do Senhor, a qual o justo se acolhe e está seguro."

O Clube de Desbravadores Torre Forte, quando de sua fundação tinha sua sede na própria Igreja, localizada na Rua Waldemar Ouríques nº 247, no bairro de Capoeiras, Florianópolis, Santa Catarina. Atualmente o Clube continua se reunindo na Igreja, porém na Rua Desembargador Gil Costa, nº 360, bairro de Capoeiras, Florianópolis, Santa Catarina (local para onde a Igreja foi transferida).

O Clube de Desbravadores Torre Forte foi fundado no dia oito de fevereiro de 2015, às 18h00min., a princípio como Clube de Desbravadores Castelo Forte, e tem como objetivo, envolver juvenis e adolescentes na idade de dez a quinze anos em atividades que promovam o desenvolvimento físico, mental e espiritual, dando-lhes a oportunidade de se tornarem cidadãos dignos e respeitados na sociedade, mas principalmente, de serem cidadãos da Nova Terra através da aceitação de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.

Todavia, a história do Clube começou bem antes de sua fundação, com um jovem pastor chamado Allan Félix da Silva.

Vamos ver como tudo começou!

De acordo com o Pastor Allan Félix da Silva, a ideia de criar um Clube de Desbravadores surgiu durante "um evangelismo" no bairro de Capoeiras, no mês de junho e julho de 2012. Na época, a igreja funcionava como Grupo na residência da irmã Ida Alice Echer, situado na Rua Jornalista Hermínio Menezes Filho, nº 182, Capoeiras, Florianópolis, distrito do Estreito.
Naquela ocasião, o teologando, hoje Pastor e Líder Master Avançado Allan Félix da Silva, viu um "potencial" de liderança nas Conselheiras Ilka Scheila Grudtner e Lindinalva Ramos de Santana (Lindinha), do Clube de Desbravadores Guerreiros da Fé, para abrirem um Clube de Desbravadores no bairro de Capoeiras, Florianópolis/SC.
Do ponto de vista do Pastor Allan Félix, o foco inicial deveria ser o Morro da Caixa, uma vez que havia ali um bom número de juvenis levando uma vida ociosa, sem perspectiva, em meio a violência e criminalidade. Ali seria um bom lugar para salvar estes meninos e meninas do mundo do pecado e conduzi-los para o Reino de Deus.
Depois de muita oração, o Pastor Allan Félix da Silva procurou a Conselheira Ilka Scheila Grudtner e de maneira solene leu para ela um texto de Jeremias 1:5-7 que diz o seguinte:
"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás."
Naquele momento foi feito o chamado para que Ilka Scheila Grudtner aceitasse o desafio de abrir um Clube de Desbravadores no bairro de Capoeiras, Florianópolis, juntamente com Lindinalva Ramos de Santana. Mas, de forma humilde, como de todos os bons líderes, elas não se achavam capacitadas e preparadas para assumirem tamanha responsabilidade.
Segundo Ilka Scheila Grudtner, "após o Pastor Allan Félix da Silva conversar, chegamos a conclusão que não estávamos maduras o suficiente para assumirmos uma responsabilidade tão grande. Além do mais, estávamos muito preocupadas com a doença do Tio Bruno (Eduardo Bruno Godoy), nosso diretor, onde nos unimos mais e mais a cada dia. Foi um ano difícil para cada um de nós. Dois mil e treze passamos nos preparando para o Campori Sul-americano em Barretos, São Paulo, que ocorreria em janeiro de 2014 e com a certeza de que no retorno não teríamos mais o Tio Bruno como diretor do Clube de Desbravadores Guerreiros da Fé. Sua saída deixou um grande vazio."

Porém, o Espírito Santo não às deixou sossegadas; usou outras pessoas para incentivá-las, encorajá-las para esse novo desafio, e uma delas foi a irmã Ida Alice Echer (Dona Alice), do Grupo de Capoeiras, que a todo instante insistia e cobrava de ambas: "Porque não abrir um Clube de Desbravadores na Igreja de Capoeiras!"
Naquela ocasião a igreja já havia se mudado para o novo endereço, até que, no início de 2014, essas duas incansáveis guerreiras decidiram entrar em contato com o Pastor Distrital Walter Teixeira e resolveram que, após o Campo-
ri da Associação Catarinense que ocorreria em Garopaba, SC, iriam sentar e iniciar um planejamento de atividades para a formação de um novo Clube de Desbravadores no distrito do Estreito. Entretanto, essa decisão foi adiada. Dona Alice porém, não desistiu e continuou cobrando a criação de um Clube de Desbravadores para a Igreja de Capoeiras, e não somente ela, mas também o primeiro ancião Jandinez Almeida Bérgamo, que com certeza foi mais um dos instrumentos nas mãos do Espírito Santo para apoiar a formação de um novo Clube.
O primeiro ancião, em conversa com a irmã Lindinalva Ramos de Santana, certo dia após o culto falou o quanto seria bom ter um Clube de Desbravadores na Igreja de Capoeiras. Linda, então, fez menção do planejamento que seria elaborado, e o irmão Jandinez enfatizou da importância e necessidade de se ter uma Diretoria. No entanto, para Lindinalva isso não era problema, pois já tinha em mente uma Diretoria formada.
Em dezembro de 2014 decidiram entrar em ação; para somar forças e juntar-se a elas neste novo desafio, convidaram o irmão Maurício Quint Fortunato, que durante alguns anos já tivera experiência como Diretor do Clube de Desbravadores Eldorado (da Igreja Central de Florianópolis, Santa Catarina). A partir de então, iniciou-se uma série de reuniões para elaborar o Planejamento Anual do novo Clube, sempre sob a direção de Deus, bem como, da orientação e apoio dos amigos Eduardo Bruno Godoy e sua esposa Maria Helena de Araújo Godoy, ambos com anos de experiência à frente do Clube de Desbravadores Guerreiros da Fé, sendo também seus maiores incentivadores
que, juntamente com o Líder Master Avançado Carlos Alberto Alves de Goes, auxiliaram e motivaram o Clube a dar os seus primeiros passos através de seus conhecimentos e experiência.

Após alguns meses de trabalho o Planejamento Anual foi concluído, e no dia 21 de janeiro de 2015 foi entregue para o primeiro ancião da Igreja Adventista de Capoeiras Sr. Jandinez Almeida Bérgamo, para ser analisado junto a Comissão, com os nomes de toda Diretoria, conforme relação abaixo:

Diretora: Ilka Scheila Grudtner
Diretora Associada: Lindinalva Ramos de Santana
Diretor Associado: Maurício Quint Fortunato
Secretária/Tesoureira: Teresinha Tartare Fortunato

Conselheiros(a): Henrique Tártare Fortunato
Ítalo Bartelt Tonnera
José Victor Ramos de Santana
Valéria Ramos dos Passos


Conselheiras Associadas: Manoela Leitão Alves
Renata Grudtner da Silva

Instrutores: Carlos Alberto Alves de Goes
Eduardo Bruno Godoy
Maria Helena de Araújo Godoy
Natan de Souza
Kelly Nayane Monteiro de Goes

Mais tarde, vieram fazer parte da Diretoria as Conselheiras Luciane Decker e Rafaela Decker, bem como, os instrutores Clair Vargas da Silva e Joselito Moreno Ribeiros (pais do Desbravador Marcos Vinícius Vargas da Silva).

Até aqui Deus tem guiado e estado à frente desse grupo, porém, algo muito importante estava faltando! Dar um nome ao novo Clube. E surgiram as perguntas:
- Que nome dar ao Clube?
- Que nome escolher?
- Tem que ser um nome que esteja de acordo com a vontade do Senhor. Um nome que venha engrandecer o nome do Senhor. Um nome que Ele aprove.

Foram sugeridos vários nomes, principalmente de alguns Montes e um deles era "Monte Aconcágua", mas não soava bem aos nossos ouvidos. Outros já faziam parte de algum clube da região. A Diretora Ilka Scheila Grudtner pediu
então que cada um em particular orasse para que Deus nos desse sabedoria e
nos orientasse quanto a escolha do nome do Clube.
Naquele dia, eu (Secretária do Clube) sai da reunião confiante de que Deus iria
responder as nossas orações e nos orientar quanto a escolha do nome para o nosso Clube de Desbravadores.
Certa manhã, após orar, tomei em minhas mãos o Hinário Adventista e comecei a folhear com o intuito de encontrar ali um nome para o Clube. Nada encon -
trando, desisti de procurar. No dia seguinte, quando meu esposo (Diretor Associado) voltava de uma reunião com as demais Diretoras, perguntei-lhe se já haviam encontrado um nome para o Clube.
Ele respondeu que não, mas que Scheila pediu que continuássemos orando.
Naquele momento, senti a necessidade de buscar a Deus novamente e levar a Ele essa questão, e, de joelhos em meu quarto orei: "Senhor, se for da Tua vontade que este Clube seja fundado, conceda-nos um nome. O Senhor sabe que o Clube precisa de um nome, conceda-nos sabedoria para colocarmos o nome que o Senhor quer que coloquemos, e que venha representar bem o Teu nome. Amém!"
Após a oração, novamente me veio a mente o Hinário Adventista, e comecei então a procurar entre os Títulos dos Hinos um nome para o Clube, até que me deparei com o Hino de nº 33 - Castelo Forte. Imediatamente me veio a mente "Clube de Desbravadores Castelo Forte". É isto, exclamei! Este é o nome. Obrigada Senhor"! Levei então ao conhecimento de meu esposo que não deu muita importância, achava que deveria ser escolhido outro nome, mesmo assim, levou a sugestão às demais Diretoras que a princípio não se manifestaram. O tempo foi passando, o dia de apresentar o Projeto de Fundação do novo Clube à Comissão da Igreja para ser votado estava se aproximando e ainda não havíamos nos decidido por um nome. Mesmo assim, continuei insistindo junto ao meu esposo o nome "Castelo Forte", pois não saia de minha mente o Hino Castelo Forte. Nosso filho, Henrique Tártare Fortunato também havia gostado e insistia para que desse esse nome ao Clube. Mas até então nada; até que, num sábado a tarde ao irmos visitar uns amigos em Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, nossas atenções se voltaram para o letreiro de um outdoor que continha o nome "CASTELO", e nosso filho (Henrique) novamente questionou o por quê de não colocarmos o nome do Clube de "Castelo Forte", como já havia sido sugerido anteriormente. Foi levada, mais uma vez a sugestão do nome "CASTELO FORTE" para as demais Diretoras, que desta vez concordaram que fosse este o nome dado ao novo Clube de Desbravadores. A partir de então, o Clube já tinha um nome e também um Hino Oficial - Castelo Forte, nº 33 do Hinário Adventista.

No dia oito(08) de Fevereiro de 2015, foi apresentado o Projeto da Fundação do Novo Clube de Desbravadores do distrito do Estreito "Castelo Forte", bem como, o Planejamento Anual de 2015 à Comissão da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Capoeiras, pelo Primeiro Ancião Sr. Jandinez Almeida Bérgamo. Após as considerações de costume, foi votada por volta das dezoito horas pela maioria dos membros presentes, a criação do Clube de Desbravadores "Castelo Forte" da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Capoeiras, Florianópolis, Santa Catarina e o seu primeiro Acantonamento da Liderança a ser realizado no período de 13 a 18 de fevereiro de 2015, na cidade de Bom Retiro, SC., no Pavilhão e Museu dos Pioneiros Adventistas (2ª Igreja Adventista do Brasil) com o Lema "Na Trilha dos Pioneiros."
Fizeram parte da Comissão de votação os seguintes membros:
Pastor Walter Teixeira (Distrital)
Jandinez Almeida Bérgamo (1º ancião)
Gislaine Gonçalves (Secretária)
Ida Alice Echer (Tesoureira)
Adevilson dos Santos
Édio Gonçalves
Ilka Scheila Grudtner
Lindinalva Ramos de Santana
Marlene Canarin
Vilma Belli
Maurício Quint Fortunato (convidado).

No dia nove de fevereiro de 2015, nos dirigimos à Associação Catarinense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, afim de Cadastrar e Regularizar a Fundação do Novo Clube de Desbravadores do Distrito do Estreito. Ilka Scheila Grudtner - Diretora, acompanhada dos Diretores Associados Lindinalva Ramos de Santana e Maurício Quint Fortunato, bem como por mim ( secretária do Clube- Teresinha Tartare Fortunato), levava em mãos o Termo da Fundação e o Planejamento Anual de Atividades do Clube para ser entregue à Secretária do Departamento de Jovens e Desbravadores da Associação Catarinense, Sra Tatiane Fernandes que por sua vez nos recebeu com um lindo sorriso e muitíssimo bem.
No entanto, ao tomar em suas mãos o Planejamento Anual e ler o nome do Clube sua fisionomia mudou. Ela olhou para o grupo e falou: "Acabei de cadastrar um Clube de Desbravadores da cidade de Itajaí com o mesmo nome "Castelo Forte." Mas como! Exclamamos surpresos. Sem acreditar no que acabamos de ouvir, perguntamos: Você tem certeza? Sim, foi a resposta. Isso significa que teríamos que escolher um outro nome para o Clube. Olhamos um para o outro sem entender o porquê de tudo isso estar acontecendo! Porém, teríamos que pensar em um novo nome para o Clube, e teria que ser naquele momento, do contrário, o Acantonamento da Diretoria no final de semana próximo não iria acontecer.
Foram citados vários nomes, mas todos já pertenciam a algum Clube da região. Foi sugerido então pela Secretária Tatiane Fernandes que fosse colocado um nome provisório, apenas para podermos realizar o Acantonamento já programado com os Conselheiros e Diretoria.
Assim, teríamos mais tempo para pensar num novo nome para o Clube. Depois de muito refletir, foi sugerido pela Diretora Ilka Scheila Grudtner o nome "Leões do Castelo", pois alguns juvenis da Classe da Escola Sabatina, da Igreja de Capoeiras, futuros Desbravadores, já haviam visto um ensaio em forma de desenho relativo ao emblema do Clube que continha à figura de dois leões , e haviam dito a "tia Scheila", que acharam "muito legal".
Saímos tristes da sala da Secretária, sem entender ao certo o porquê de tudo isso! Já estávamos acostumados com o nome "Castelo Forte" e estava sendo difícil aceitar outro nome. Mas, com certeza Deus tinha uma razão em relação ao que acabara de acontecer. Talvez de provar a nossa fé e confiança nEle; de nos tornar mais dependentes dEle; de nos ensinar lições de humildade, paciência e perseverança. Não sabemos. Uma coisa é certa. Ele estava guardando para o nosso Clube, para o Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Capoeiras, um nome muito especial; um nome que está escrito no Seu Livro "a Bíblia Sagrada"; um nome que irá realmente representar o Seu Nome. Embora decepcionados e sem entender, não desistimos. Decidimos continuar orando, e no dia doze de fevereiro de 2015, novamente em meus momentos às sós com Deus nas primeiras horas da manhã, pedi que se este Clube, que acabara de ser fundado estivesse de acordo com Sua vontade, que Ele revelasse de alguma forma o nome do Clube, um nome que viesse honrar o Seu Nome.

" Naquela semana, quase não havia estudado a lição da Escola Sabatina. Foi uma semana muito intensa e em função disso não havia lido os comentários da lição e os textos bíblicos; mas, ao estudar a lição de quinta-feira, veio-me a mente para ler o comentário da lição também, e pensei: vou ler apenas os comentários e passo por alto os textos bíblicos. Mas, ao me deparar com o "leia o capítulo 18 de Provérbios", parei a leitura do comentário, abri a Bíblia em Provérbios 18 e comecei a ler. Quando li o verso 10 que diz "Torre Forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro", logo veio-me a mente "Castelo Forte / Torre Forte." Clube de Desbravadores Torre Forte.
É isto. Esta é a resposta de Deus. Este é o nome que Ele quer que o nosso Clube receba. Imediatamente me levantei e com a Bíblia nas mãos fui mostrar ao meu esposo (Diretor Associado do Clube) e pedi para que ele lesse o versículo dez(10) de Provérbios 18.
Após ele ler, falei: que tal " Clube de Desbravadores Torre Forte". Sem questionar, ele pegou o telefone e ligou para a Diretora Ilka Scheila Grudtner, que por sua vez ligou para a secretária Tatiane Fernandes da Associação Catarinense pedindo para mudar o nome do Clube de, Leões do Castelo, para Clube de Desbravadores Torre Forte, a qual respondeu: "agora sim, este realmente é um nome digno de um Clube de Desbravadores, um nome forte."
A partir de então, o nome do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista de Capoeiras passou a se chamar "CLUBE DE DESBRAVADORES TORRE FORTE."
Um nome dado por Deus e que consta nas Suas Escrituras; um nome para lembrar a cada um de nós que podemos encontrar refúgio e segurança toda vez que a Ele recorremos, pois ELE É UMA TORRE FORTE, e todos os que a ele se acolhem estão seguros.
Somos muito gratos a Deus pela Sua orientação e por ouvir nossas orações. Que Ele nos dê cada vez mais sabedoria, humildade e mansidão para cumprirmos com nossa missão junto ao Clube de Desbravadores Torre Forte, de levar a Sua Mensagem de Salvação aos nossos juvenis e adolescentes, de desenvolver em cada um deles os aspectos físico, mental e espiritual através das atividades realizadas, e que sejamos bençãos onde quer que estejamos.
Somos gratos também às nossas guerreiras: Ilka Scheila Grudtner (Diretora) e Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Associada), por terem tido a coragem e determinação de colocar em prática a ideia do Teologando, hoje Pastor, Allan Félix da Silva de fundarem um Clube de Desbravadores no bairro de Capoeiras. Gratos também a todos àqueles que acreditaram nesse projeto, e que juntamente com elas, não mediram esforços para que se tornasse realidade. Registramos aqui o nome de cada um que veio fazer parte desse Clube, somando esforços, talentos, recursos e principalmente por confiar que Deus estará a frente dirigindo tudo.

São ele: Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado); Teresinha Tartare Fortunato( Secretária e Tesoureira do Clube); Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro da Unidade Hebrom);Ítalo Bartelt Tonnera (Conselheiro da Unidade Golã); Rafaela Decker (Conselheira da Unidade Quedes); Valéria Ramos dos Passos (Conselheira da Unidade Siquem); José Victor Ramos de Santana (Conselheiro Associado da Unidade Golã); Manoela Leitão Alves (Conselheira Associada da Unidade Quedes); Natan Souza (Conselheiro Associado unidade Hebrom); Renata Grudtner da Silva (Conselheira Associada
da Unidade Siquem); Instrutores: Carlos Alberto Alves de Goes; Eduardo Bruno Godoy; Maria Helena de Araújo Godoy; Luciane Decker; Kelly Nayanne Monteiro de Goes; Giulia Giovenardi Guimarães; Clair Vargas da Silva; Joselito Moreno Ribeiro.

Nossos Desbravadores: Alice Ketlyn Machado Morfim (Capitã da Unidade Quedes); Anderson Cardoso da Conceição; Caio Lincoln Gomes Ribeiro; Carlos Miguel Decker (Secretário da Unidade Golã); Cauã dos Santos; Guilherme dos Santos; Harluine Souza de Oliveira (Capitã da Unidade Siquem); Igor Gonçalves Pinheiro (Capitão da Unidade Hebrom); Isadora Roberta Bender Alves (Secretária da Unidade Quedes); João Lucas Beltrame Wagner Pereira; Juliana Carvalho da Silva; Laysa Cristina Adão da Silva; Marcelo Santiago da Cruz; Marcos Vinícius Vargas da Silva (Secretário da Unidade Hebrom); Paola Duarte Rambo (Secretária da Unidade Siquem); Pedro Henrique Ramos dos Passos (Capitão da Unidade Golã); Mariana Zimmermann Rodrigues; Mateus Zimmermann Rodrigues; Thiago Gabriel Dutra Lino.

Nossos "aspirantes" / Desbravadores Mirins: Calebe Cristhofer Monteiro de Goes; Kallel Lucas Monteiro de Goes e Náthany Marques de Souza.

Alguns, nestes poucos meses de existência, tiveram uma breve passagem pelo Clube, mas, queremos deixar seus nomes registrados. São eles: Clair Vargas da Silva (instrutora); Joselito Moreno Ribeiro(Instrutor); Kelly Nayanne Monteiro de Goes (Instrutora); Luciane Decker (Instrutora); Os Desbravadores: Cauã dos Santos; Igor Gonçalves Pinheiro (Capitão da Unidade Hebrom); João Lucas Wagner Pereira; Laysa Cristina Adão da Silva; Náthany Marques de Souza (Desbravadora Mirin).

O Clube de Desbravadores Torre Forte iniciou suas atividades com duas Unidades. No entanto, com as bençãos de Deus, logo passou a funcionar com quatro Unidades. Duas de meninas e duas de meninos. Estas Unidades tiveram que receber nomes e por uma questão de coerência estes deveriam estar em harmonia com o significado de Torre Forte - o refúgio para onde corre o justo.
Neste sentido, cada uma delas passou a ser vista como um local de Refúgio, o que remete às cidades de Quedes, Siquém, Hebrom, Bezer e Golã, citadas em Números 35: 9 a 34 e Josué 20: 1 a 9, as quais seriam "por refúgio do vingador do sangue, para que o homicida não morra, até que esteja perante a congregação no juízo"; as cidades proporcionavam justiça, abrigo, fraternidade, hospitalidade, enfim, uma nova vida. Eis, portanto, a proposta ou o objetivo do Clube que é proporcionar o acesso Àquele que nos concede a salvação e uma Nova Vida.

Os nomes das Cidades de Refúgio possuem significados:
Quedes: santuário, santidade.
Siquém: ombro, amizade.
Hebrom: comunhão, companhia.
Golã: alegria, libertação.
Ramote: exaltação, altura.
Bezer: fortaleza, segurança

Cada um dos Conselheiros escolheu o nome de sua Unidade, ficando assim distribuídos os Desbravadores do Clube Torre Forte:

UNIDADE GOLÃ: Ítalo Bartelt Tonnera (Conselheiro)
José Victor Ramos de Santana (Conselheiro Associado)
Pedro Henrique Ramos dos Passos (Capitão)
Carlos Miguel Decker (Secretário)
Anderson Cardoso da Conceição
Ismael Maceieski de Lima
Mateus Zimmermann Rodrigues
Samuel Maceieski de Lima

UNIDADE HEBROM: Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro)
Natan Souza (Conselheiro Associado)
Caio Lincoln Gomes Ribeiro (Capitão)
Marcos Vinícius Vargas da Silva (Secretário)
Guilherme dos Santos
Thiago Gabriel Dutra Lino (Desbravador Mirim).

UNIDADE QUEDES: Rafaela Decker (Conselheira)
Manoela Leitão Alves (Conselheira Associada)
Mariana Zimmermann Rodrigues (Capitã)
Juliana Carvalho da Silva (Secretária)
Alice Ketlyn Machado Morfim.

UNIDADE SIQUÉM: Valéria Ramos dos Passos (Conselheira)
Renata Grudtner da Silva (Conselheira Associada)
Harluine Sousa se Oliveira (Capitã)
Maria Eduarda Neves (Secretária)
Carolina Ferreira Slosaski.

UNIDADE BEZER: Demais membros da Diretoria e Instrutores.

Até aqui a mão de Deus esteve conduzindo este Clube.
Mesmo em meio a tantas dificuldades e provações, Deus tem estado diante de nós, sempre nos animando, nos fortalecendo e nos auxiliando.
A História do Clube de Desbravadores Torre Forte está apenas começando, e deve continuar sendo escrita queira o Senhor por todos os anos que ainda nos restam até a volta do nosso Eterno Salvador Jesus Cristo.
Que este Clube seja um instrumento para a Salvação de muitos.


Teresinha Tartare Fortunato
Secretária do Clube


O ano de 2015 foi de muitos desafios e de vitórias. Queremos registrar aqui as principais atividades desenvolvidas pelo Clube Torre Forte, bem como, dos eventos que participou.
Iniciamos o ano com o 1º Acantonamento da Liderança do Clube em Bom Retiro/SC., no Pavilhão e Museu dos Pioneiros Adventistas, no período de 13 a 18 de fevereiro de 2015, com o Tema "Na Trilha dos Pioneiros."

Atividades desenvolvidas no Acantonamento:

14/02/2015- Dinâmicas com os Conselheiros e seus Associados com o objetivo de trabalhar relacionamento, unidade, desafio, apoio, perseverança, respeito, paciência, tolerância e domínio próprio, pela secretária do Clube e Psicóloga Teresinha Tartare Fortunato.

- Caminhada Noturna de 3 km. até a base do Morro do Trombudo em Bom Retiro/SC., onde foi montada também uma "Pista Fio", pelos Conselheiros: Henrique Tártare Fortunato, Ítalo Bartelt Tonnera e José Victor Ramos de Santana.

15/02/2015- Arte de Cozinhar ao Ar Livre: Tipos de Fogos (fogueiras).
Cardápio: milho verde no espeto, arroz em caixinha de leite, pão de caçador, ovo na casca da laranja, batata inglesa assada no papel alumínio, batata doce e banana na brasa.

16/02/2015- Subida ao Morro do Trombudo- Bom Retiro/SC. Pr. Walter Teixeira-Distrital da Igreja do Estreito, nos acompanhou nesta Aventura.

17/02/2015- Todos envolvidos na elaboração do Logo do Clube de Desbravadores Torre Forte, bem como da escolha dos nomes das Unidades entre às Cidades de Refúgio. Desenho da Camiseta de Atividade do Clube.

28/02/2015- Culto de Ação de Graças pela Fundação do Clube de Desbravadores Torre Forte e Dedicação a Deus.

08/03/2015- Primeira Reunião do Clube com os Desbravadores, na sede do Clube (Igreja Adventista do Sétimo Dia de Capoeiras), localizada na Rua Waldemar Ouriques nº 247, Capoeiras, Florianópolis-SC. Iniciamos com duas Unidades.

__/__/2015 -Convenção do Ministério Jovens/Desbravadores/Aventureiros e Música da Associação Catarinense, no CAF-E.
Participaram: Ilka Scheila Grudtner (Diretora);
Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Associada);
Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado);
Teresinha Tartare Fortunato (Secretária/Tesoureira);
Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro Unidade Hebrom);
Ìtalo Bartelt Tonnera (Conselheiro da Unidade Golã);
Rafaela Decker (Conselheira da Unidade Quedes); Valéria Ramos dos Passos (Conselheira da Unidade Síquem); Luciane Decker ; Conselheiros Associados: José Victor Ramos de Santana (Unidade Golã); Manoela Leitão Alves (Unidade Quedes); Renata Grudtner da Silva (Unidade Síquem).

19/03/2015- Apoio e participação do Clube no Trabalho de conscientização sobre a Importância da Àgua, na comunidade de Coqueiros, pelos alunos da Educação Infantil do CAF-E.

13 a 15/03/2015- Acampamento de Conselheiros da 1ª e 2ª região, em Rio Vermelho, Florianópolis/SC. Participaram do Acampamento os Conselheiros(as):
- Henrique Tártare Fortunato (Unidade Hebrom);
- Itálo Bartelt Tonnera (Unidade Golã);
- José Victor Ramos de Santana (Conselheiro Associado da Unidade Golã);
- Natan Souza (Conselheiro Associado da Unidade Hebrom);
- Luciane Decker (Instrutora);
- Rafaela Decker (Conselheira da Unidade Quedes);
- Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado);
-Teresinha Tartare Fortunato (Secretária).

- 01 a 05/04/2015 - Acantonamento do Clube de Desbravadores Torre Forte, em Bom Retiro/SC., no Galpão e Museu dos Pioneiros Adventistas, com o Lema "Legado dos Pioneiros).
Participaram do Acantonamento:
- Alice K. Machado Morfim
- Anderson Cardoso Conceição
- Carlos Alberto Alves de Goes (instrutor)
- Carlos Miguel Decker
- Cauã dos Santos
- Guilherme dos Santos
- Harluine Sousa de Oliveira
- Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro Unidade Hebrom)
- Igor Gonçalves Pinheiro
- Ilka Scheila Grudtner (Diretora)
- Itálo Bartelt Tonnera
- José Victor Ramos de Santana
- Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Associada)
- Marcelo Santiago da Cruz
- Marcos Vinícius Vargas da Silva
- Maria Eduarda Neves
- Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado)
- Náthany Marques de Souza
- Paola Duarte Rambo
- Pedro Henrique Ramos dos Passos
- Rafaela Decker (Conselheira da Unidade Quedes)
- Renata Grudtner da Silva (Conselheira Associada da Unidade Siquem)
- Teresinha Tartare Fortunato (Secretária/Tesoureira)
- Valéria Ramos dos Passos (Conselheira da Unidade Síquem)
- Kelli Nayane Monteiro de Goes (Instrutora) e Filhos: Calebe Monteiro de Goes e Kallel Monteiro de Goes.

Principais atividades desenvolvida:
02/04/2015- Visita ao Museu dos Pioneiros Adventistas que fundaram a Segunda Igreja Adventista do Sétimo Dia do Brasil;

- Limpeza da 2ª Igreja Adventista fundada no Brasil;

03/04/2015- Instrução de Fogos e Fogueiras e Almoço no pé do Morro do
Trombudo- Bom Retiro/SC;
- Instrução de Travessia com Corda (Técnica da Preguiça, Falsa
Baiana, Caminhada na Mata);

04/04/2015 - Visita do Regional de Desbravadores da 1ª Região Caubi de
Souza e esposa no Acantonamento;
- Noite do Pastel;
- Caminhada Noturna de três Quilômetros e Pista Fio no Morro do
Trombudo/Bom Retiro-SC;
- Fogo do Conselho;
- Aula de Fabricação Artesanal de Sabão (Instrutor: Amilton
Werlich).

__/__/2015- Curso de Capitães e Secretários realizado em uma Escola Pública no Bairro de Arreias - São José/SC.
Participaram do Curso: Carlos Miguel Decker; Harluine de Sousa Oliveira; Marcos Vinícius Vargas da Silva; Paola Duarte Rambo e Pedro Henrique Ramos dos Passos;

30/04 a 03/05/2015- Campori de Líderes em Lages - Superação I (Pr. Otacílio Silvestre Porfírio- Departamental de Jovens e Desbravadores da Associação Catarinense);
Participantes do Clube Torre Forte: Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro da Unidade Hebrom), Ilka Scheila Grudtner (Diretora do Clube), Italo Bartelt Tonnera (Conselheiro da Unidade Golã), José Victor Ramos de Santana (Conselheiro Associado da Unidade Golã), Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Associada), Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado) e Teresinha Tartare Fortunato (Secretária do Clube);

21/06/2015- Participação do Clube na " Cãominhada" promovida pelo CAF-E, no
Parque de Coqueiros e Distribuição do Livro "Viva com Esperan -
ça";
27/06/2015- Visita ao Asilo Irmão Joaquim - Centro/Florianópolis com Doação
de Fraldas Geriatrícas;

15 a 16/08/2015- Acampamento com Pernoite e Distribuição do Livro "Viva com
Esperança" na Praia da Pinheira - Palhoça/SC;
16/08/2015- Trilha do Costão e Distribuição do Livro "Viva com Esperança", na
Praia da Pinheira - Palhoça/SC;

05/09/2015- Programa de "Admissão de Lenço" na Igreja Adventista do Sétimo
Dia de Capoeiras /Florianópolis-SC.
Desbravadores admitidos em Lenço: Alice Ketlyn Machado Morfim,
Anderson Cardoso da Conceição, Caio Lincoln Gomes Ribeiro,Carolina Ferreira
Slosaski, Guilherme dos Santos, Juliana Carvalho da Silva, Marcos Vinícius Vargas da Silva e Maria Eduarda Neves;

07/09/2015- Participação do Clube no Desfile Cívico do Dia 7 de Setembro - na
Passarela Nego Querido, Florianópolis/SC;
Centro, Florianópolis/SC.

12/09/2015- Eliminatória do Concurso de Oratória e Música, na Igreja Adven-
tista do 7º Dia de Palhoça/SC.
Desbravadores Participantes: Caio Lincoln Gomes Ribeiro (Capi-
tão da Unidade Hebrom) na Oratória; Mariana Zimmerman Rodri-
gues (Capitã da Unidade Quedes) e Juliana Carvalho da Silva
(Secretária da Unidade Quedes) na Música;

19/09/2015- Programa Dia Mundial dos Desbravadores na Igreja Adventista do
Sétimo Dia de Capoeiras . Período matutino: Escola Sabatina dirigida pela Secretária do Clube Teresinha Tartare Fortunato; Sermão pelo Pastor Cristiano Batista - Pastor Auxiliar do Distrito do Estreito; Ofertório pelos Desbravadores (recolhimento de ofertas);
Período Vespertino: Programa de Investidura de Classes e Especialidades e Admissão de Lenço dos Desbravadores Samuel Maceieski de Lima e Ismael Maceieski de Lima;
- Projeto Quebrando o Silêncio com o Tema " Pornografia".
Palestrante: Luciano Borges da Associação Catarinense da
Igreja Adventista do 7º Dia.

26/09/2015- Batismo da Primavera. O Desbravador Samuel Maceieski de Lima
juntamente com seu irmão Jeosafá Júlio de Lima se batizaram
neste dia.

08 a 12/10/2015- Participação do Clube no X Campori da União Sul Brasileira "Coração de Rei", em Santa Helena - Paraná;

10/10/2015 - Batismo do Desbravador Ismael Maceieski de Lima no X Campo-
ri da União Sul Brasileira, em Santa Helena-PR.
Pastor Oficiante: Pr. Sidnei da Rosa (Distrito do Estreito-Florianó-
polis/SC;

- Passeios do Clube durante o Campori de Santa Helena/PR:
08/10/2015 - Macuco Safari (Parque Nacional do Iguaçú - Cataratas do Rio
Iguaçú ). Emoção e Aventura Radical;

11/10/2015 - Paraíso das Aves no Parque Nacional do Iguaçú, em Foz do
Iguaçú-PR, no retorno, um pulo nas piscina do Parque Aquático
para se refrescar;

12/10/2015 - Encerramento do X Campori de Desbravadores da União Sul
Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Santa Helena,
Paraná.
Valeu o empenho de todos.
Clube Torre Forte, classificação "OURO".

25/10/2015 - Retorno as Atividades Regulares do Clube. Para nossa alegria,
contamos com a presença de nosso amigo e um dos idealizadores
do Clube de Desbravadores para Igreja Adventista do Sétimo Dia
de Capoeiras- Pastor Allan Félix da Silva, bem como, dos novos
integrantes do Clube de Desbravadores Torre Forte.
São eles: Ana Beatriz Silva, Jeosafá Júlio de Lima, Klaudenilson
Sampaio Alves; Lavinha Rodrigues Moreno, Maria Eduarda Silva
e Silva, Victor Rodrigues Moreno;

O Clube de Desbravadores Torre Forte conclui o ano de 2015 com
os seguintes integrantes:
- Diretoria: Ilka Scheila Grudtner (Diretora)
Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Associada)
Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado)
Teresinha Tartare Fortunato (Secretária e Tesoureira do Clube)

- Unidade Golã: Italo Bartelt Tonnera (Conselheiro)
José Victor Ramos de Santana (Conselheiro Associado)
Pedro Henrique Ramos dos Passos (Capitão)
Carlos Miguel Decker (Secretário)
Anderson Cardoso da Conceição
Ismael Maceieski de Lima
Mateus Zimmermann Rodrigues
Samuel Maceieski de Lima
Vitor Rodrigues Moreno

- Unidade Hebrom - Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro)
Jeosafá Júlio de Lima (Conselheiro Associado)
Caio Lincoln Gomes Ribeiro (Capitão)
Marcos Vinícius Vargas da Silva (Secretário)
Guilherme dos Santos
Claudenilson Sampaio Alves
Thiago Gabriel Dutra Lino

- Unidade Quedes: Rafaela Decker (Conselheira)
Manoela Leitão Alves (Conselheira Associada)
Carolina Ferreira Slosaski (Capitã)
Alice Ketlyn Machado Morfim (Secretária)
Ana Beatriz Silva
Lavinha Rodrigues Moreno
Maria Eduarda Silva e Silva

- Unidade Siquem: Valéria Ramos dos Passos (Conselheira)
Renata Grudtner da Silva (Conselheira Associada)
Harluine Sousa de Oliveira (Capitã)
Mariana Zimmermann Rodrigues (secretária)
Juliana C. da Silva
Maria Eduarda Neves

Dois mil e quinze foi um ano de Vitórias e somos gratos a
Deus pelas muitas bençãos que Ele nos tem concedido, bem como a todos
aqueles que de alguma forma nos tem ajudado e apoiado em nosso trabalho
junto ao Clube Torre Forte.

E a História continua!
Dois mil de Dezesseis está às portas e com ele novos desafios.
Que Deus continue nos abençoando e a frente de tudo.


ANO DE 2016


17 a 31/01/2016- Missão Calebe em Vidal Ramos/SC. Dois mil e dezesseis
inicia-se com o Clube marcando presença na Missão Calebe
da Associação Catarinense em Vidal Ramos/SC, juntamente
com outros integrantes (jovens e adolescentes) do Distrito
do Estreito/Florianópolis, bem como, do IAESC e Curitiba-PR;

Atividades desenvolvidas na Missão Calebe em Vidal Ramos:

17/01/2015 - Feira de Saúde; Visita ao Prefeito do Município; saída pelas
ruas da cidade oferecendo abraço grátis, trabalhos voluntá-
rios conquistando o carinho e amizade de todos; passeata
pelas ruas da cidade contra o tabagismo e visita nos lares
distribuindo convites para o Curso "Como Deixar de Fumar" e
Palestras para as Famílias; Visita ao Centro de Recuperação
de Dependentes Químicos e distribuição do convite para o
Curso "Como Deixar de Fumar"; Visita ao Orfanato, idosos e
famílias, para cantar, orar e abrir a Palavra de Deus, aconse-
lhamento famíliar; reforma e pintura do Parquinho da escola;
distribuição do Livro "Viva com Esperança" na comunidade;
Escola Cristã de Férias, etc.

- 06/03/2016 - Início das Atividades do Clube Torre Forte com Boas Vindas aos
novos integrantes do Clube.
São eles:
Admir Macedo Santos, Aline Vitório dos Santos, Andressa
Rhodes dos Santos, Dalma Duarte Silva, Eduarda Isis Francisco,
Rafaela Isis Francisco, Regiane Vitório dos Santos Macedo,
Sérgio Murilo Rhodes dos Santos e Náthany Marques de Souza (retornando ao Clube) com seu primo Yuri Arnoldo de Souza.

10/04/2016 - Caminhada com Mochila. Percurso: 9km e meio. Saída do Terminal
de ônibus da Lagoa da Conceição até a Costa da Lagoa; Pastor
Vinícius Espíndola nos acompanhou nesta bela trilha em meio a
natureza. Demais participantes/ Desbravadores: Aline Vitório dos
Santos, Ana Beatriz Silva, Carolina Ferreira Slosaski, Guilherme
dos Santos, Laysa C. Adão da Silva, Mariana Zimmermann Rodri-
gues, Mateus Zimmermann Rodrigues, Nathany Marques de
Souza, Renata Grutner da Silva, Thiago Gabriel Dutra Lino.
Diretoria: Admir Macedo Santos, Henrique Tártare Fortunato,
Ilka Scheila Grudtner, Italo Bartelt Tonnera, Lindinalva Ramos de
Santana, Maurício Quint Fortunato, Regiane Vitório dos Santos
Macedo, Teresinha Tartare Fortunato.

- 21 a 24/04/2016 - CCS - Curso de Conselheiros, Capitães e Secretários, em
Três Riachos, Biguaçú/SC.
Participantes: Ana Beatriz Silva, Guilherme dos Santos ,
Harluine Sousa de Oliveira, Henrique Tártare Fortunato ,
Ilka Scheila Grudtner, Laysa C. Adão da Silva, Lindinalva
Ramos de Santana, Luiza Sabino, Maria Eduarda Neves,
Mateus Zimmermann Rodrigues, Maurício Quint Fortunato,
Nathany Marques de Souza, Sérgio Murilo Rhodes dos
Santos e Yuri Arnoldo de Souza.

- 30/04 a 01/05/2016- Participação da Diretoria do Clube no Curso de Líderes -
Superação II, realizado pelo Departamental de Jovens e
Desbravadores da Associação Catarinense (Pr. Otacílio
Porfírio), na Lagoinha do Leste, Florianópolis/SC, per-
curso de 23km com mochila.

-15/05/2016 - Visita do Clube ao Corpo de Bombeiros (1º Batalhão, Estreito,
Florianópolis/SC).

- 03 a 05/06/2016 - Acampamento de Líderes ( 1ª e 8ª região), em Três Ria -
chos, Biguaçú/SC. Presença do Clube Torre Forte.

- 12/06/2016 - Clubão ( 1ª, 2ª e 8ª região), realizado pela Associação Catari-
nense (Departamento de Jovens e Desbravadores - Pr. Otací-
lio Porfírio), na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Rio Verme -
lho, Florianópolis/SC.

- 19/06/2016 - Início do Projeto de "Oração Intercessora". Cada semana o Clu-
de Desbravadores Torre Forte e a Igreja de Capoeiras, estará
orando por um membro do Clube e sua Família e por uma família
da igreja ou um membro.
Elaboração e coordenação: Teresinha Tartare Fortunato.

-17 a 24/07/2016 - Acampamento do Clube e Missão Calebe em Àguas Mornas,
SC.

- 23/07/2016- Cerimônia de Admissão de Lenço realizada na Igreja Adventista
do Sétimo Dia de Àguas Mornas/SC.]
Foram Admitidos em Lenço: Admir Macedo Santos, Ana Beatriz
Silva, Nathany Marques de Souza, Regiane Vitório dos Santos
Macedo e Thiago Gabriel Dutra Lino.
Líderes presentes: Valério Ricken - Regional de Desbravadores
da 1ª região e Líder Master Avançado; Eduardo Bruno Godoy,
Líder Master Avançado.

- 05 a 07/08/2016 - SOBREVIVI ( 1ª e 8ª região), em Alfredo Vagner.
Realizaram esta aventura: Henrique Tártare Fortunato
(Conselheiro da Unidade Hebrom ), e Maurício Quint
Fortunato (Diretor Associado).

- 21/08/2016 - Participação do Clube de Desbravadores Torre Forte, na Feira
de Saúde realizada pela Igreja Adventista do 7º Dia de Capo -
eiras, no Centro Comunitário de Capoeiras, Bairro de Capo-
eiras/Florianópolis/SC.
- 07/09/2016- Participação do Clube no Desfile Cívico de 7 de setembro, na
Passarela Nego Querido - Fpolis, SC, pela Assoc. Catarin.

- 17/09/2016 - Programa Dia Mundial dos Desbravadores com Cerimônia de
Admissão de Lenço, realizado na Igreja Adventista do Sétimo
Dia de Capoeiras. Foram Admitidos em Lenço os Desbravado -
res: Samuel Costa Barbosa e Yuri Arnoldo de Souza.

18/09/2016 - Iº Festival de Ordem Unida da 1ª região realizado no SESC da
Prainha - Florianópolis, SC.
Elaboração e Coordenação: Maurício Quint Fortunato juntamente
com Valério Ricken - Regional de Desbravadores da 1ª região.
Marcaram presença neste Festival autoridades/representantes
das Forças Armadas : Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Mi-
litar, Corpo de Bombeiros, Representante do SESC , Pr. Otacílio
Porfírio - Departamental de Jovens/ Desbravadores da Associa -
ção Catarinense, compondo o centro da mesa, fazendo a aber -
tura e o enceramento do Festival de Ordem Unida, e a Banda da
Marinha. Foi realizado uma Cerimônia Cívica com a Banda da Ma-
rinha tocando, e em seguida a Ordem Unida com seus comandos
e evoluções apresentado por cada Clube participante, sendo
avaliados por representantes das Forças Armadas.
Participaram do Ato Cívico e Ordem Unida: Ana Beatri Silva, Caro-
lina Ferreira Slosaski, Harluine Sousa de Oliveira, Maria Eduarda
Neves, Marcos Vinícius Vargas da Silva, Mariana Zimmermann
Rodrigues, Mateus Zimmermann Rodrigues, Nathany Marques de
Souza, Guilherme dos Santos, Samuel C. Barbosa, Pedro Henri -
que Ramos de Santana, Thiago Gabriel Dutra Lino, Renata Grud-
tner da Silva, Regiane Vitório dos Santos Macedo, Admir Macedo
Santos, Henrique Tártare Fortunato ( foi quem deu os comandos
de Ordem Unida para o Clube Torre Forte.


-25/09/2016 - Clubão (Igreja Adventista do Sétimo Dia do Centro - Florianó -
polis/SC, com Pr. Otacílio Porfírio - Departamental de Jovens e
Desbravadores da Associação Catarinense.

- 02/10/2016 - Desjejum com os pais de Desbravadores e Palestra sobre Alco-
olismo (Projeto Quebrando o Silêncio).
Palestrante: Luciano Borges - Associação Catarinense.


- 29/10/2016 - Programa de Investidura de Classes / Especialidade / Admis-
são de Lenço e Batismo, realizado na Igreja Adventista do
Sétimo Dia de Capoeiras- Florianópolis/SC.
Classes: Carolina Ferreira Slosaski - Amigo
Caio Lincoln Gomes Ribeiro - Companheiro
Especialidades: Fuxico
Panificação
Arte de Acampar
Acampamento I e II
Batismo: Desbravadora Ana Beatriz Silva
Pastor Oficiante: Sidnei da Rosa.

- 10 a 15/11/2016 -Participação do Clube no Campuni Araranguá/SC. - CTG
Galpão de Estância.
Integrantes da Unidade Siquém:
Ana Beatriz Silva, Carolina Ferreira Slosaski, Harluine S.
de Oliveira (Capitã), Maria Eduarda Neves, Maria Eduarda
Silva e Silva, Maria Vitória da Costa, Nathani Marques de
Souza, Mariana Zimmermann Rodrigues, Renata Grudtner
da Silva, Valéria Ramos dos Passos (Conselheira Associa-
da, Regiane Vitório dos Santos Macedo (Conselheira).

Unidade Hebrom: Caio Lincoln Gomes Ribeiro (Orador da
1ª região), Guilherme dos Santos (Secretário), Ismael Ma-
ceieski de Lima, Marcos Vinícius Vargas da Silva, Mateus
Zimmermann Rodrigues, Pedro Henrique Ramos dos Pas-
sos (Capitão), Yuri Arnoldo de Souza, Henrique Tártare
Fortunato (Conselheiro) e Admir Macedo Santos (Conse-
lheiro Associado).

Diretoria: Ilka Scheila Grudtne (Diretora)
Lindinalva Ramos de Santana (Diretora Assoc.)
Maurício Quint Fortunato (Diretor Associado)
Teresinha Tartare Fortunato(Secretária do Clube)

Seguranças: João Francisco
Alvino Vicente Camargo

- 17/12/2016 (Sábado) - Culto de Ação de Graças do Clube de Desbravado -
res Torre Forte, na Igreja Adventista do Sétimo Dia
de Capoeiras/ Florianópolis-SC.
Pregador: Pr. Vinícius Espíndola

- 18/12/2016 - Culto de Ação de Graças da Associação Catarinense - Desbrava-
dores e Aventureiros - Pr. Otacílio Profírio e Simey Porfírio, rea-
lizado em Tijucas -SC.
Presença do novo Departamental de Desbravadores da Asso -
ciação Catarinense, Pr Joel Moraes.
Presentes no Culto: Henrique Tártare Fortunato
Maurício Quint Fortunato
Teresinha Tartare Fortunato


ANO DE 2017

-14/01/2017 - Participação de integrantes do Clube Torre Forte no Planeta
Calebe/2017, realizado no CEAR - Comunidade Evangelística
Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos/SC.

- 16 a 21/01 e 02, 05, 19/02/2017 - Missão Calebe realizada pelo Clube
Torre Forte no Bairro de Capoeiras (Comunidade Ilha Conti-
nente).

Atividades desenvolvidas:

- 16 a 21/01/2017 - Escola Cristã de Férias na Igreja Adventista do 7º Dia de
Capoeiras;

- 26/01 a 19/02/2017- Serviços de melhoria na Creche Ilha Continente:
Limpeza calçada em frente da escola, jardim, teto cozi-
nha, parquinho, muro interno com desenhos e pinturas,
calçada interna, reorganização dos brinquedos do par -
quinho.

- 18/02/2017 - Cerimônia de Aniversário do Clube de Desbravadores Torre
Forte ( Dois anos), realizada na Igreja Adventista do Sétimo
Dia de Capoeiras - Florianópolis/SC. Culto realizado pelo Pas-
tor Vinícius Espíndola. Tivemos a alegria de ver mais um Des -
bravador se entregando a Jesus - Yuri Arnoldo de Souza.
Pastor Oficiante: Sidnei da Rosa (Distrito Estreito) e a Profis-
são de Fé da Desbravadora Harluine Sousa de Oliveira.
Parabéns pela decisão em estar seguindo a Jesus.

- 19/03/2017 - CTBD e CTAD no CAF-E realizado pela Associação Catarinense
(Departamento de Jovens/Desbravadores), no CAF-E.
Nesta ocasião também, a Desbravadora Ana Beatriz Silva, rece-
beu as Medadalhas Amigo do Lenço (Prata e Ouro), entregue
pelo Pr. Joel Moraes - Departamental de Desbravadores/Aven-
tureiros da Associação Catarinense, como incentivo ao Desbra-
vador que trouxer outro para o Clube e que venha se batizar.
Ana Beatriz Silva foi a primeira Desbravadora a receber às
Medalhas Amigo do Lenço. Ela se batizou no Clube, trouxe a
irmã para o Clube que por sua vez se batizou juntamente com
sua mãe. Parabéns Ana Beatriz, que continues sendo uma ben-
ção e uma serva do Senhor sempre.

- 09/04/2017 - CCS - Curso de Conselheiros, Capitães e Secretários -1ª região,
na Escola de Educação Básica Jucelino Kubiscke, em Arreias -
São José/SC. Participantes do Torre Forte:
Secretários: Ana Beatriz Silva, Nathany Marques de Souza, Yuri
Arnoldo de Souza e Aline Vitório dos Santos;
Capitães: Carolina Ferreira Slosaski e Guilherme dos Santos;
Conselheiros: Regiane Vitório dos Santos Macedo e Admir Ma -
cedo Santos; Maurício Quint Fortunato participou como Instru -
tor de Ordem Unida e Bandeiras.

- 01 a 07/04/2017 - Semana Santa dirigida pelo Clube de Desbravadores Torre
Forte, na residência da Irmã Isa Francisco.
Tema: O Resgate
Pregador: Maurício Quint Fortunato (Instrutor do Clube).

- 08/04/2017 - Participação no Projeto "Vida por Vidas" - HEMOSC.
Distribuição de Folhetos sobre os Oito Remédios da Natureza,
na Sinaleira - Beira Mar em Florianópolis/SC.


- 21 a 23/04/2017 - Acampamento de Desbravadores da 1ª Região, em Sul do
Rio - Santo Amaro da Imperatriz/SC. Clube esteve presente.

- 04/05/2017 - Dia muito Especial. Batismo da Desbravadora Nathany Marques
de Souza, no CATRE, em Governador Celso Ramos/SC., em
abertura ao Batismo da Primavera, no encontro de Pastores da
Associação Catarinense, com o Tema "Firmes na Rocha".
Pastor Oficiante: Pr. Apolo Abráscio - Presidente da Associação
Catarinense.
Nesta ocasião a Desbravadora recebeu também as medalhas de
Amigo do Lenço, pelo Pastor Joel Moraes - Departamental de
Desbravadores da Associação Catarinense. Nathany foi a se -
gunda Desbravadora do Clube a receber as Medalhas de prata
e Ouro, por trazer o seu primo Yuri Arnoldo de Souza para o Clu-
be e se Batizar.
Estavam presentes no Batismo a mãe e avó de Natahany, bem
como o Instrutor Maurício Quint Fortunato e a Secretária do Clu-
be Teresinha Tartare Fortunato.

- 16/07/2017 - Domingo no SESC - Prainha, Florianópolis/SC. Clube Torre Forte
desenvolvendo algumas atividades junto às Famílias que esta-
vam passando o dia no Sesc.
Atividades desenvolvidas: Nós e Amarras, Pioneiria com Palitos
de Churrasco (Instrutor: Henrique Tártare Fortunato - Conse -
lheiro da Unidade Hebrom); Cadeira de Bombeiro com Cabo de
Solteiro (Instrutor: Maurício Quint Fortunato);
Nossos Desbravadores aproveitaram o dia aprendendo a andar
de Patins na Pista do Sesc. Valeu a pena.
Contamos com a presença do Regional de Desbravadores da
1ª região - Valério Ricken e do Distrital de Desbravadores do
Distrito do Estreito - Thiago Batista.

- 23/07/2017 - Beira Mar em Movimento - São José, promovido pela Prefeitura
de São José/SC, e participação dos Clubes de Desbravadores da
1ª região. Pioneirias que o Clube realizou: Sapateira, varal, li-
xeira de bambu e cercadura de estacas de madeira com corda.
Distribuição do Livro "Em Busca de Esperança" para as pessoas
que estavam participando do Evento.

- 26 e 27/07/2017 - Unidade Hebrom pernoitando no Sítio do Conselheiro
Henrique Tártare Fortunato, em Antônio Carlos/SC.
Participantes: Guilherme dos Santos, Yuri Arnoldo de
Souza, Pedro Henrique Ramos dos Passos, Admir Macedo
Santos (Conselheiro Associado) e Henrique Tártare For -
tunato.

- 05/08/2017 - Clube de Líderes - 1ª região. - Subida ao Morro do Cambirela -
Palhoça/SC.
Participaram dessa Aventura Radical e inesquecível:
Henrique Tártare Fortunato (Conselheiro da Unidade Hebrom),
Maurício Quint Fortunato (Instrutor do Clube Torre Forte),
Teresinha Tartare Fortunato (Secretária do Clube); além do
Regional de Desbravadores da 1ª região - Valério Ricken, subiu
conosco um integrante do Clube Herdeiros do Rei - Palmas (Go-
vernador Celso Ramos(Danerson), e dois Guias de Clubes da 8ª
região.

- 28/08/2017 - Projeto Quebrando o Silêncio realizado na Igreja Adventista do
7º Dia de Capoeiras, pelo Clube Torre Forte.
Palestrante: Luciano Borges (Associação Catarinense);
Participaram: Desbravadores, pais , membros da Igreja Adven-
tista de Capoeiras e convidados.

- 03/09/2017 - II FESTIVAL DE ORDEM UNIDA - 1ª REGIÃO, realizado no SEST/
SENAT - Jardim Atlântico, Florianópolis/SC.
Estiveram presentes autoridades e representantes da Marinha,
Exército, Corpo de Bombeiro e representante do Prefeito de
Fpolis, bem como, a Banda do 63º BI do Exército Brasileiro, abri-
lhantando o evento. Representando o Departamental de Des -
bravadores da Associação Catarinense, o Coordenador Fabiano
Raimond.
Coordenação: Maurício Quint Fortunato.
- 07/09/2017- Participação do Clube no Desfile Cívico, no Centro - Florianó -
polis/SC (Passarela Nego Querido), pela Assoc. Catarinense.

- 12 a 15/10/2017 - Acampamento do Clube de Desbravadores Torre Forte ,
no Sítio do Instrutor Maurício Quint Fortunato, em Antônio Car-
los/SC. Foram realizadas atividades voltadas para o Campori
da Associação Catarinense em Araranguá/SC. Especialidades
de Aves, Répteis, Resgate Básico. Prática de Arte de Acampar
e Acampamento I; Fogos e Fogueiras (cozinha ao ar livre: arroz
no bambu, ovo na laranja). Incorporação da Bandeira. Fogo do
Conselho. Instrutor: Maurício Quint Fortunato.
Pista Fio: Maylis Augusto de Oliveira, Henrique Tártare Fortuna-
to e Beatriz Cardoso Medeiros. Contamos com a presença do
Pastor Vinícius Espíndola para dirigir uma mensagem espiritual
para os Desbravadores junto ao Fogo do Conselho.

- 28/10/2017 - Cerimônia de Investidura de Classes/Especialidades/ Excelência
e Admissão de Lênço, realizado na Igreja Adventista do 7º Dia
de Capoeiras/Florianópolis,SC.
Classes Regulares concluídas: Companheiro, pesquisador ,
Pioneiro, Excurcionista e Guia.
Classes Avançadas: Companheiro de Excurcionismo, Pesquisa -
dor de Campos e Bosques, Pioneiro de Novas Fronteiras e Guia
de Exploração.
Especialidades concluídas: Nutrição, Anfíbios, Aves, Répteis ,
Cultura Física (Instrutor: Maurício Quint Fortunato) e Trabalhos
em Feltro (Instrutora: Regiane V. dos Santos Macedo).

- 19/11/2017 - Participação do Clube na Solenidade do Dia da Bandeira, no
63º Batalhão de Infantaria (Exército Brasileiro), em Florianópo-
lis/SC.
-17/12/2017 - Culto de Ação de Graças do Clube de Desbravadores Torre Forte
realizado na Igreja Adventista do 7º Dia de Capoeiras, Fpolis/SC.

Mais uma vez somos gratos a Deus por ter conduzido este Clube
durante todo o ano de 2017. Gratos pelas vitórias e bençãos al-
çadas.

Dois mil e dezoito já desponta com muitos desafios e trabalho,
mas com a certeza de que Deus continuará no comando de tudo.
Que o Clube Torre Forte continue sendo uma benção para a co -
munidade de Capoeiras e na vida de cada Desbravador.
Que o nosso Senhor Deus seja honrado cada dia mais, pois
"Torre Forte" é o Seu Nome.


ANO DE 2018








Significado do nome do Clube - Torre Forte, nome encontrado no verso 10 de Provérbio 18 "nome do Senhor" - "Torre Forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro"; "Torre Forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro". O verso nos remete para as cidades de refúgio instituídas por Deus para a salvação daquele que tivesse matado alguém em legítima defesa. Deveria aguardar seu julgamento na Cidade de Refúgio, caso absolvido, viveria nela sem ser molestado pelo "vingador do sangue".