Datos del Club
Fundación
Area/Cluster
Dirección
Reunión principal
Link externo
07/05/2006 (18 AÑOS)
Area/Cluster
24° RDBC
Dirección
POVOADO BARROCÃO - ZONA RURAL
RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA
48400-000
Reunión principal
DOMINGO
09:00:00
Link externo
Historial de Clasificación
O primeiro passo da organização de um clube de Desbravadores na igreja de Vila Rodrigues ocorreu no dia 23 de abril de 2006, a comissão diretiva da igreja escolheu Luiz Carlos como diretor do clube e foram enviadas algumas sugestões de nomes para ABaC e dentre eles Joias Raras foi o escolhido. O pastor distrital Josimar Rios teve um marco importante na formação do clube .
Logo mais ,ocorreu a primeira reunião do clube ,no colégio Municipal Ferreira Brito,no dia 07 de maio de 2006, a data que marca o aniversário do clube Joias Raras. Tivemos o apoio e presença dos líderes: Murilo,Eduardo e Osvaldo, membros da igreja de Cícero Dantas ,igreja sede do distrito na época.
No dia 23 de junho de 2007 na igreja de Cícero Dantas foi realizada a primeira cerimônia de admissão em lenço e no mesmo dia iniciou as olimpíadas de clubes .
Acampamentos era novidade para todos do clube e no final de semana dos dias 23 à 25 de agosto de 2008 houve o primeiro acampamento só com o clube local.
Muitos eventos foram realizados, como ; caminhadas, projetos comunitários ,desfiles, apresentações,olimpíadas, pernoites,entre outros. Mas o acampamento que ficou mais marcado foi o Regional,que aconteceu na Fazenda Abobreira Zona Rural de Jeremoabo,nos dias 19 à 21 de junho de 2009 ,a beira do rio . No ano de 2010 tivemos outro acampamento regional com o tema “Aventuras por Cristo”, na cidade de Cícero Dantas .
No ano de 2011 o clube participou do primeiro campori de desbravadores, com o tema “Caçadores da Verdade”,aconteceu na cidade de Feira de Santana, nos dias 11 à 15 de novembro e tivemos a conquista de 5 estrelas.
Luiz Carlos foi um excelente diretor e assumiu a direção do clube do primeiro ano de fundação 2006 até 2011. Luiz entregou a diretoria do clube e a comissão elegeu um novo diretor; Manoel Messias,o qual enfrentou algumas dificuldades por ser novato ,porém,assumiu com responsabilidade e avançou a obra . Teve o apoio da liderança que muitos eram envolvidos e tinham mais conhecimentos. Implantou a ideia de realizar as especialidades que as crianças amaram e foi um avanço. As classes por sua vez não fez muito sucesso . Ocorreu treinamentos de capacitação para liderança, um deles foi na casa do Irmão Ailton no Povoado Barrocão,com o tema 'conectados com Jesus'.
Em uma reunião de liderança foi implantado a ideia do 'Retiro de Páscoa ',com o intuito de tirar as crianças da rua no domingo de Páscoa,já que nesse dia no nosso povoado tem a tradição das caretas, pessoas mascaradas com apresentações assustadoras .
No ano de 2015 o clube teve o privilégio de participar do segundo campori e voltar com 5 estrelas ,sucedeu na cidade de Paulo Afonso.
Na direção de Manoel Messias também foi realizado o acampamento que ficou marcado na vida dos desbravadores, com a presença de 3 clubes de outras localidades vizinhas. Com o tema 'Desbraventura',realizado na roça da Sr. Netinha .
O clube Joias Raras sempre vem cumprindo com o Objetivo de salvar do pecado e guiar no serviço ,realizando projetos missionários e comunitários, contribuindo a para o avanço da igreja.
No ano de 2017 houve algumas mudanças na direção e membros do clube,houve um aumento considerável de matrículas,novos desbravadores foram alcançados por convites e apresentações de exposições a respeito do clube,com ordem unida,especialidades,entre outros. A direção passou a ter Jadiel Santos como diretor e seus associados foram Suzana Rodrigues e Tiago Gois.
O clube estava motivado em todo o planejamento, pois, havia muitos desbravadores, no entanto,as atividades desenvolvidas nas reuniões daquele ano não eram focadas em cumprir classes regulares, esse era um problema de anos anteriores, o clube Joias Raras até aquele momento não possuía um membro sequer investido em pelo menos uma classe,os trabalhos feitos nesse sentido eram sempre um fracasso . Os requisitos e relatórios as vezes eram feitos,mas logo abandonados . A falta de apoio e informações foi o maior vilão nesse período do clube. No entanto Deus estava no controle ,cuidando do clube Joias Raras .
Depois de finalizado o ano de 2017 com a votação da comissão da igreja de Vila Rodrigues, permaneceram os mesmos diretores e houve poucas mudanças na direção do clube. Neste mesmo ano tiveram alguns treinamentos de capacitações , o diretor Jadiel ficou motivado para continuar com as classes regulares e também agrupadas, já que ninguém da liderança tinha classes.
Novos materiais,novos cronogramas,novos instrutores ; desta forma as reuniões ficariam bem preenchidas e com mais foco. O clube estava em um processo de aprendizagem, foi uma etapa difícil,muitos da liderança não haviam entendido a proposta e o propósito,foi um período de esfriamento,uns não estavam mais freqüentando e nem assumindo as responsabilidades, mesmo com esses desafios as classes estavam sendo trabalhadas.
Não ocorreu investidura no ano de 2018,embora alguns desbravadores tivessem parte do caderno respondido,ainda assim, sem a investidura nas classes o clube realizou admissão em lenço, viagens,luau e finalizamos as atividades do ano com uma pernoite com o clube Lion na Fazenda Tanquinho no povoado Trindade ,com o tema “Vencendo limites”.
Em 2019 novamente a direção do clube foi alterada, agora como diretor Tiago Gois que no ano anterior era associado junto com Suzana que permaneceu no cargo e tendo um novo associado ,Jefson Macedo.
Quão grande desafio foi esse ano, além de começar o ano com um novo diretor era o ano de campori da Associação Bahia Central, tendo como o tema “Escolhidos”. Grande era o desafio que estava pela frente, tentar reerguer o clube e motivá-los para o camporí. Apesar do processo do trabalho com as classes que não tinha dado tanto êxito no ano anterior mas foi um grande avanço para a história do clube na organização do sistema de classe que foi uma semente plantada em 2018 pelo diretor Jadiel,que deu seu melhor nesse processo, e em 2019 a semente começou a germinar. Após rever onde havia falhado, o método foi de tornar as reuniões mais atrativas deixando os requisitos das classes mais dinâmicos.
Além do processo com as classes tinha os pré requisitos do campori para serem cumpridos e entregues no prazo. O clube teve um grande apoio da secretária Lôrrainy Santos que além de secretária assumiu um papel de diretora associada mesmo não estando no cargo.
Antes do campori acontecer o clube realizou caminhadas, um acampamento na serra de João da Farinha, entre outras atividades e ainda auxiliou na abertura de um clube de Desbravadores no povoado Salgado. Mesmo com tantas coisas realizadas o clube foi deixando de lado os cumprimento dos requisitos do campori, alguns membros da liderança não abraçaram a causa e quando chegou o campori tinha cumprido poucos pré requisitos e o clube voltou do campori com apenas 4 estrelas, algo inédito na história do clube Joias Raras que sempre voltava dos camporis e olimpíadas com 5 estrelas. E algo mais inédito foi ao final do ano realizar a primeira cerimônia de investidura em classe,na qual foram investidos 5 desbravadores na classe de Amigo regular.
No ano de 2020 quando o clube ia iniciar as atividades do ano, chegou a pandemia que proibiu o funcionamento das atividades,ficamos com o clube inativo durante um ano . O mundo inteiro parou,os diretores de clubes ficaram tristes,preocupados e sem solução, a única forma encontrada de manter o contato com os desbravadores foi através das redes socais.
Chegou o ano de 2021 todos com a expectativa do retorno das atividades do clube,a saudade do contato físico era imenso,algumas cidades que a onda do COVID 19 estava diminuindo o governo ia libando,contudo,com restrições,uma delas era o uso de mascaras e distancia em as pessoas,algo bem complicado para os desbravadores . A liderança do clube Joias Raras se reuniu virtualmente pelo Zoom, fizeram um planejamento online e convites para alcançar novos integrantes,até mesmo membros que estavam inativos. Foi dado largada,todos muitos ansiosos pelo retorno,conseguimos então realizar as inscrições e fazer algumas reuniões de forma virtual com desafios online .
Então chegou a vez do clube Joias Raras poder se reunir presencialmente,a liderança preparou uma programação toda especial na igreja,com o tema “O Retorno”,foi um momento especial,ocorreu no dia 27 de junho de 2021. O diretor continuou sendo Tiago Gois e seus associados foram Manoel Messias e Lôrrainy Santos .
Alguns meses depois começamos os preparativos para o primeiro campori online da União Leste Brasileira,com o tema “TOP”, realizamos os pré requisitos e reunimos o clube local no colégio João Marques da Silva, mesmo local que fazemos as reuniões regulares aos domingos. A experiência foi um pouco diferente,mas incrível e novamente o clube alcançou a pontuação de 5 estrelas . Finalizamos o ano de 2021 com uma linda programação de admissão em lenço.
Em 2022 o diretor Tiago e a associada Lôrrainy continuaram na diretoria do clube, e a comissão votou Breno Santos como associado no lugar de Manoel Messias . As atividades do ano começaram a todo vapor,com a realização do primeiro calebe de lenço, logo mais demos inicio as reuniões regulares e novamente trabalhando com as classes,dessa vez com apenas a classe de amigo e Companheiro,um novo método para ver como seria o andamento das mesmas .
No mês de junho nos dias 17 à 19, realizamos o acampamento “Aventuras Preciosas -Isolados do mundo mais perto de Deus” ,a criação do nome e slogan foi feita pelas unidades do clube,foi um acampamento inesquecível. Depois do acampamento o momento mais esperado foi efetuado, a admissão em lenço dos novatos,a premiação do acampamento e a investidura nas classes de amigo e companheiro e para ficar registrado na história do clube,tivemos a primeira investidura na Classe Agrupada,finalizada pelas nossas aspirantes a líder Lôrrainy e Anariele,que tanto batalharam durante alguns anos.
As atividades não pararam e no mês de julho na semana jovem alguns desbravadores ,frutos do calebe e acampamento tomaram a decisão do batismo , tivemos uma linda festa batismal e no mês de setembro tivemos a semana da primavera e mais desbravadores foram batizados,ao total foram 8 desbravadores batizados . Encerramos as atividades do ano com entrega dos brasões de batismo e a cerimônia de entrega de Galão ,troca de diretor,o diretor Tiago venceu as batalhas com grande sucesso .
O ano de 2023 iniciou com uma nova diretoria, sendo o Diretor Breno Santos e seus associados Lôrrainy Santos e Danilo Santos . Novamente realizamos o calebe de lenço,dessa vez com desafios para serem cumpridos na comunidade. A abertura das atividade iniciou com a cerimônia de admissão em lenço e investidura na classe de amigo. No dia 03 de agosto,o diretor Messias do clube Arco Iris,levou para a câmara de vereadores a proposta de um dia Municipal dos desbravadores,todos os clubes locais,inclusive o nosso clube foi prestigiar esse momento,voltamos felizes pois foi aprovado que o segundo domingo do mês de setembro seja comemorado o dia Municipal dos desbravadores na nossa cidade. Seguimos avante na missão e nos preparativos para o primeiro campori de Área CG4 que ocorrerá em setembro na cidade de Ribeira do Pombal ...
Logo mais ,ocorreu a primeira reunião do clube ,no colégio Municipal Ferreira Brito,no dia 07 de maio de 2006, a data que marca o aniversário do clube Joias Raras. Tivemos o apoio e presença dos líderes: Murilo,Eduardo e Osvaldo, membros da igreja de Cícero Dantas ,igreja sede do distrito na época.
No dia 23 de junho de 2007 na igreja de Cícero Dantas foi realizada a primeira cerimônia de admissão em lenço e no mesmo dia iniciou as olimpíadas de clubes .
Acampamentos era novidade para todos do clube e no final de semana dos dias 23 à 25 de agosto de 2008 houve o primeiro acampamento só com o clube local.
Muitos eventos foram realizados, como ; caminhadas, projetos comunitários ,desfiles, apresentações,olimpíadas, pernoites,entre outros. Mas o acampamento que ficou mais marcado foi o Regional,que aconteceu na Fazenda Abobreira Zona Rural de Jeremoabo,nos dias 19 à 21 de junho de 2009 ,a beira do rio . No ano de 2010 tivemos outro acampamento regional com o tema “Aventuras por Cristo”, na cidade de Cícero Dantas .
No ano de 2011 o clube participou do primeiro campori de desbravadores, com o tema “Caçadores da Verdade”,aconteceu na cidade de Feira de Santana, nos dias 11 à 15 de novembro e tivemos a conquista de 5 estrelas.
Luiz Carlos foi um excelente diretor e assumiu a direção do clube do primeiro ano de fundação 2006 até 2011. Luiz entregou a diretoria do clube e a comissão elegeu um novo diretor; Manoel Messias,o qual enfrentou algumas dificuldades por ser novato ,porém,assumiu com responsabilidade e avançou a obra . Teve o apoio da liderança que muitos eram envolvidos e tinham mais conhecimentos. Implantou a ideia de realizar as especialidades que as crianças amaram e foi um avanço. As classes por sua vez não fez muito sucesso . Ocorreu treinamentos de capacitação para liderança, um deles foi na casa do Irmão Ailton no Povoado Barrocão,com o tema 'conectados com Jesus'.
Em uma reunião de liderança foi implantado a ideia do 'Retiro de Páscoa ',com o intuito de tirar as crianças da rua no domingo de Páscoa,já que nesse dia no nosso povoado tem a tradição das caretas, pessoas mascaradas com apresentações assustadoras .
No ano de 2015 o clube teve o privilégio de participar do segundo campori e voltar com 5 estrelas ,sucedeu na cidade de Paulo Afonso.
Na direção de Manoel Messias também foi realizado o acampamento que ficou marcado na vida dos desbravadores, com a presença de 3 clubes de outras localidades vizinhas. Com o tema 'Desbraventura',realizado na roça da Sr. Netinha .
O clube Joias Raras sempre vem cumprindo com o Objetivo de salvar do pecado e guiar no serviço ,realizando projetos missionários e comunitários, contribuindo a para o avanço da igreja.
No ano de 2017 houve algumas mudanças na direção e membros do clube,houve um aumento considerável de matrículas,novos desbravadores foram alcançados por convites e apresentações de exposições a respeito do clube,com ordem unida,especialidades,entre outros. A direção passou a ter Jadiel Santos como diretor e seus associados foram Suzana Rodrigues e Tiago Gois.
O clube estava motivado em todo o planejamento, pois, havia muitos desbravadores, no entanto,as atividades desenvolvidas nas reuniões daquele ano não eram focadas em cumprir classes regulares, esse era um problema de anos anteriores, o clube Joias Raras até aquele momento não possuía um membro sequer investido em pelo menos uma classe,os trabalhos feitos nesse sentido eram sempre um fracasso . Os requisitos e relatórios as vezes eram feitos,mas logo abandonados . A falta de apoio e informações foi o maior vilão nesse período do clube. No entanto Deus estava no controle ,cuidando do clube Joias Raras .
Depois de finalizado o ano de 2017 com a votação da comissão da igreja de Vila Rodrigues, permaneceram os mesmos diretores e houve poucas mudanças na direção do clube. Neste mesmo ano tiveram alguns treinamentos de capacitações , o diretor Jadiel ficou motivado para continuar com as classes regulares e também agrupadas, já que ninguém da liderança tinha classes.
Novos materiais,novos cronogramas,novos instrutores ; desta forma as reuniões ficariam bem preenchidas e com mais foco. O clube estava em um processo de aprendizagem, foi uma etapa difícil,muitos da liderança não haviam entendido a proposta e o propósito,foi um período de esfriamento,uns não estavam mais freqüentando e nem assumindo as responsabilidades, mesmo com esses desafios as classes estavam sendo trabalhadas.
Não ocorreu investidura no ano de 2018,embora alguns desbravadores tivessem parte do caderno respondido,ainda assim, sem a investidura nas classes o clube realizou admissão em lenço, viagens,luau e finalizamos as atividades do ano com uma pernoite com o clube Lion na Fazenda Tanquinho no povoado Trindade ,com o tema “Vencendo limites”.
Em 2019 novamente a direção do clube foi alterada, agora como diretor Tiago Gois que no ano anterior era associado junto com Suzana que permaneceu no cargo e tendo um novo associado ,Jefson Macedo.
Quão grande desafio foi esse ano, além de começar o ano com um novo diretor era o ano de campori da Associação Bahia Central, tendo como o tema “Escolhidos”. Grande era o desafio que estava pela frente, tentar reerguer o clube e motivá-los para o camporí. Apesar do processo do trabalho com as classes que não tinha dado tanto êxito no ano anterior mas foi um grande avanço para a história do clube na organização do sistema de classe que foi uma semente plantada em 2018 pelo diretor Jadiel,que deu seu melhor nesse processo, e em 2019 a semente começou a germinar. Após rever onde havia falhado, o método foi de tornar as reuniões mais atrativas deixando os requisitos das classes mais dinâmicos.
Além do processo com as classes tinha os pré requisitos do campori para serem cumpridos e entregues no prazo. O clube teve um grande apoio da secretária Lôrrainy Santos que além de secretária assumiu um papel de diretora associada mesmo não estando no cargo.
Antes do campori acontecer o clube realizou caminhadas, um acampamento na serra de João da Farinha, entre outras atividades e ainda auxiliou na abertura de um clube de Desbravadores no povoado Salgado. Mesmo com tantas coisas realizadas o clube foi deixando de lado os cumprimento dos requisitos do campori, alguns membros da liderança não abraçaram a causa e quando chegou o campori tinha cumprido poucos pré requisitos e o clube voltou do campori com apenas 4 estrelas, algo inédito na história do clube Joias Raras que sempre voltava dos camporis e olimpíadas com 5 estrelas. E algo mais inédito foi ao final do ano realizar a primeira cerimônia de investidura em classe,na qual foram investidos 5 desbravadores na classe de Amigo regular.
No ano de 2020 quando o clube ia iniciar as atividades do ano, chegou a pandemia que proibiu o funcionamento das atividades,ficamos com o clube inativo durante um ano . O mundo inteiro parou,os diretores de clubes ficaram tristes,preocupados e sem solução, a única forma encontrada de manter o contato com os desbravadores foi através das redes socais.
Chegou o ano de 2021 todos com a expectativa do retorno das atividades do clube,a saudade do contato físico era imenso,algumas cidades que a onda do COVID 19 estava diminuindo o governo ia libando,contudo,com restrições,uma delas era o uso de mascaras e distancia em as pessoas,algo bem complicado para os desbravadores . A liderança do clube Joias Raras se reuniu virtualmente pelo Zoom, fizeram um planejamento online e convites para alcançar novos integrantes,até mesmo membros que estavam inativos. Foi dado largada,todos muitos ansiosos pelo retorno,conseguimos então realizar as inscrições e fazer algumas reuniões de forma virtual com desafios online .
Então chegou a vez do clube Joias Raras poder se reunir presencialmente,a liderança preparou uma programação toda especial na igreja,com o tema “O Retorno”,foi um momento especial,ocorreu no dia 27 de junho de 2021. O diretor continuou sendo Tiago Gois e seus associados foram Manoel Messias e Lôrrainy Santos .
Alguns meses depois começamos os preparativos para o primeiro campori online da União Leste Brasileira,com o tema “TOP”, realizamos os pré requisitos e reunimos o clube local no colégio João Marques da Silva, mesmo local que fazemos as reuniões regulares aos domingos. A experiência foi um pouco diferente,mas incrível e novamente o clube alcançou a pontuação de 5 estrelas . Finalizamos o ano de 2021 com uma linda programação de admissão em lenço.
Em 2022 o diretor Tiago e a associada Lôrrainy continuaram na diretoria do clube, e a comissão votou Breno Santos como associado no lugar de Manoel Messias . As atividades do ano começaram a todo vapor,com a realização do primeiro calebe de lenço, logo mais demos inicio as reuniões regulares e novamente trabalhando com as classes,dessa vez com apenas a classe de amigo e Companheiro,um novo método para ver como seria o andamento das mesmas .
No mês de junho nos dias 17 à 19, realizamos o acampamento “Aventuras Preciosas -Isolados do mundo mais perto de Deus” ,a criação do nome e slogan foi feita pelas unidades do clube,foi um acampamento inesquecível. Depois do acampamento o momento mais esperado foi efetuado, a admissão em lenço dos novatos,a premiação do acampamento e a investidura nas classes de amigo e companheiro e para ficar registrado na história do clube,tivemos a primeira investidura na Classe Agrupada,finalizada pelas nossas aspirantes a líder Lôrrainy e Anariele,que tanto batalharam durante alguns anos.
As atividades não pararam e no mês de julho na semana jovem alguns desbravadores ,frutos do calebe e acampamento tomaram a decisão do batismo , tivemos uma linda festa batismal e no mês de setembro tivemos a semana da primavera e mais desbravadores foram batizados,ao total foram 8 desbravadores batizados . Encerramos as atividades do ano com entrega dos brasões de batismo e a cerimônia de entrega de Galão ,troca de diretor,o diretor Tiago venceu as batalhas com grande sucesso .
O ano de 2023 iniciou com uma nova diretoria, sendo o Diretor Breno Santos e seus associados Lôrrainy Santos e Danilo Santos . Novamente realizamos o calebe de lenço,dessa vez com desafios para serem cumpridos na comunidade. A abertura das atividade iniciou com a cerimônia de admissão em lenço e investidura na classe de amigo. No dia 03 de agosto,o diretor Messias do clube Arco Iris,levou para a câmara de vereadores a proposta de um dia Municipal dos desbravadores,todos os clubes locais,inclusive o nosso clube foi prestigiar esse momento,voltamos felizes pois foi aprovado que o segundo domingo do mês de setembro seja comemorado o dia Municipal dos desbravadores na nossa cidade. Seguimos avante na missão e nos preparativos para o primeiro campori de Área CG4 que ocorrerá em setembro na cidade de Ribeira do Pombal ...