Club de Conquistadores ARCO-ÍRIS
Associação Bahia Central

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club ARCO-ÍRIS
ARCO-ÍRIS

ARCO-ÍRIS

Conquistadores

  • Miembros 41
  • Directiva 34
  • Total 75

Datos del Club

Fundación

16/08/1986 (37 AÑOS)


Región

24° RDBC


Dirección

RUA DR DÉCIO SANTANA, 110 - CENTRO
RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA
48400-000


Reunión principal

DOMINGO
00:00:09


Link externo

Clic aquí para accesar


Mensaje para ARCO-ÍRIS






Clasificación 2023

Este Club fue 05 Estrellas en: 2018, 2019, 2022, 2023

Fundado e organizado em agosto de 1986, e com muitos serviços prestado à comunidade, o Clube Arco-Íris de Ribeira do Pombal vem cumprindo a missão de fortalecer as capacidades mentais, físicas e espirituais de juvenis e adolescentes, inspirando-os para uma rica experiência com Jesus e com Sua Palavra. Concomitantemente tem trabalhado para a promoção e o incentivo da educação, integração social e cultural por meio de um programa sócio-educativo direcionado a alunos da Rede Pública Municipal.

O Clube Arco-Íris teve como seu primeiro diretor Dorgival Santana (1987-1988), seguido por Joel Góis (1989-1990), Nailton Matos (1991-1992), Doraci Souza (1993) e Messias Matos (1994 até o presente).

Em 2014, o clube Arco-Íris de Ribeira do Pombal entra para a história, participando do IV Campori Sul-Americano realizado de 7 a 12 de janeiro na cidade de Barretos-SP, quando os desbravadores pombalenses trouxeram seu nono título de clube 5 estrelas, agora a nível sul-americano, e por ter alcançado 1.422 pontos além do necessário para alcançar o título, os desbravadores pombalenses foram classificados entre clubes de 8 países como CLUBE DESTAQUE DO CAMPEONATO. Conquista essa noticiada em mais de 15 sites e blogues de toda a Bahia e no jornal local Tribuna Regional que dedicou uma página inteira ao clube de desbravadores.
Em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, desde 2010, o Clube vem desenvolvendo o “Projeto Jovem Cidadão” que funciona como complementação educacional, com reuniões que acontecem durante a semana no contra-turno escolar e uma reunião geral aos finais de semana, onde os assistidos, além de realizarem atividades recreativas, sociais, comunitárias e ecológicas, recebem orientações e capacitações em diversas áreas, aprendendo valores como respeito, justiça, igualdade, solidariedade, ética, dignidade e honestidade. Participam de palestras sobre diversos temas: trabalho, drogas, sexualidade, relacionamento, motivação, cidadania, civismo, entre outros, garantindo assim uma educação de qualidade que visa a formação de cidadãos mais comprometidos, conscientes e solidários, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Em reconhecimento às atividades realizadas na comunidade local, o Clube Arco-Íris foi homenageado em 2002 pelo CONSELHO TUTELAR que concedeu medalhas aos desbravadores e troféu ao Clube.

Em junho de 2005 o Clube Arco-Íris é homenageado em seção solene pela Câmara Legislativa Municipal, na pessoa do Vereador Nathan Brito, Presidente da Casa, que outorga ao Clube uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO pelos serviços prestados a comunidade e pela conquista do título de Clube 5 estrelas no I Campori Baianão, promovido pelas três Associações da Bahia, cujo tema foi “Unidos Para Vencer”.

Por todos os benefícios prestados a comunidade, o Clube Arco-Íris foi reconhecido como UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL através da Lei nº 396 de 11/07/2005, aprovada por unanimidade pela Câmara Legislativa.

Por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), confere ao Clube Arco-Íris o DIPLOMA DE AMIGO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente do município de Ribeira do Pombal.

Em maio de 2011 o Clube Arco-Íris é mais uma vez homenageado pela Câmara Legislativa Municipal, na pessoa do Vereador Nathan Brito, que outorga ao Clube MOÇÃO DE APLAUSOS pelos 25 anos de serviço, educação, cidadania e contribuição ativa no apoio à criança e adolescente de Ribeira do Pombal.

O Clube Arco-Íris participou em 2014 do IV CAMPORI SUL-AMERICANO que aconteceu na cidade de Barretos-SP. Foi esse um dos maiores feitos do clube que, após meses de lutas e investimentos, tornou o sonho em realidade. Representando a cidade de Ribeira do Pombal o clube Arco-Íris retornou Campeão entre os clubes da América do Sul e com o tão merecido título de “CLUBE 5 ESTRELAS”. E para a alegria ser completa, o clube foi informado que atingiu 1.422 pontos além do necessário para a conquista do título. Por conta disso a organização do evento classificou o Clube Arco-Íris como “CLUBE DESTAQUE DO CAMPEONATO”. Essa conquista do Clube Pombalense foi noticiada em mais de 15 sites e blogues de toda a Bahia e no Jornal local Tribuna Regional que dedicou uma página inteira ao clube de desbravadores.

Em Sessão Ordinária, no dia 06/07/2015, a Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, no uso de suas atribuições legais, aprova por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 02/2015, de autoria do Vereador Marcelo Brito Costa, que concede a MEDALHA MINISTRO OLIVEIRA BRITO ao Sr. Manoel Messias Andrade de Matos, Diretor do Clube de Desbravadores, por conduzir o clube no V Campori Sul-Americano, realizado em Barretos–SP, que exitosamente representou Ribeira do Pombal entre os clubes da América do Sul alcançando o título de Clube 5 estrelas e a classificação de “Clube Destaque do Campeonato”. O diretor Manoel Messias foi o primeiro cidadão pombalense a receber tal título.

Em 2016, ao completar 30 anos de fundação, o Clube Arco-Íris marca sua história com um mega evento envolvendo 600 desbravadores de toda a região que vieram a Ribeira do Pombal prestigiar o aniversário do Clube Pombalense e participar das comemorações que aconteceu em grande estilo. O evento iniciou-se com a INAUGURAÇÃO DA SEDE dos Desbravadores, denominada “ESPAÇO DESBRAVAR”, espaço de Educação e Cidadania Consciente, e um ESPAÇO DE MEMÓRIA que conta a história do clube e sua trajetória nesses 30 anos. Para coroar a festa, o evento encerrou com a concretização de um antigo sonho: a entrega de 33 instrumentos da BANDA MARCIAL que incorporará o patrimônio do Clube Pombalense e beneficiará seus membros com mais uma atividade: a musical.

O Clube Arco-Íris representando a cidade de Ribeira do Pombal participou novamente em 2019 do V CAMPORI SUL-AMERICANO que aconteceu na cidade de Barretos-SP, onde mais uma vez alcançou o título de Clube 5 estrelas, tornando-se assim bi-Campeão entre os clubes da América do Sul.

Em 03 de agosto de 2023, é aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal o Projeto de Lei que instituí em Ribeira do Pombal o Dia Municipal dos Desbravadores e Aventureiros, tendo como autor do Projeto o Vereador Pedro Alexandre Nascimento (Pedro Mel).

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E TÍTULOS RECEBIDOS

Ao longo dos anos o Clube Arco-Íris vem aperfeiçoando suas atividades e fazendo o possível para trazer felicidade aos seus desbravadores, comprovando sua eficiência através dos muitos titulos acumulados. Os resultados dos Camporis tem mostrado a qualidade do Clube Arco-Íris que há cerca de 16 anos vem mantendo o PADRÃO OURO, sempre alcançando o título de CLUBE 5 ESTRELAS, conforme descrição abaixo:

1991 - III Campori Baiano - Ass. Bahia - 3 estrelas - Estadual
1995 - IV Campori Baiano - Ass. Bahia - 3 estrelas - Estadual
2001 - VI Campori Baiano - Ass. Bahia - 5 estrelas - Estadual
2002 - I Congresso Regional - 19ª RDB - 4 estrelas - Regional
2003 - II Campori do Nordeste – UneB - 5 estrelas - Nordeste
2005 - I Campori Baianão - AB, ABS, MBC - 5 estrelas - Estadual
2005 - I Clubão Regional - 17ª RDBC - 5 estrelas - Regional
2007 - I Campori da MBC – MBC - 5 estrelas - Estadual
2008 - I Acampamento Regional - 6ª e 19ª RDBC - 5 estrelas - Regional
2011 - I Campori da ABaC – AbaC - 5 estrelas - Estadual
2013 - I Campori da Área I - Área I - 5 estrelas - Regional
2014 - IV Campori Sul-Americano – DAS - 5 estrelas - Sul-América
2015 - Campori de Áreas – AbaC - 5 estrelas - Regional
2016 - I Campori da ULB – ULB - 5 estrelas - Interestadual
2017 - FaceCamp da ULB – ULB - 5 estrelas - Interestadual
2019 - V Campori Sul-Americano – DAS - 5 estrelas - Sul-América
2019 - IV Campori da AbaC – 5 estrelas – Estadual
2021 - II Campori On-line – ULB – 5 estrelas - Interestadual

Tais conquistas são provas claras e contundentes de que o Clube de Desbravadores de Ribeira do Pombal tem cumprido o seu papel e que as nossas crianças e jovens tem posto em prática tudo aquilo que tem aprendido.