Club de Aventureros Cruzeiro do Sul - AV
Associação Bahia

Los datos presentados aquí son de responsabilidad de la directiva del Club Cruzeiro do Sul - AV
Cruzeiro do Sul - AV

Cruzeiro do Sul - AV

Aventureros

  • Miembros 14
  • Directiva 11
  • Total 25

Datos del Club

Fundación

05/07/2016 (7 AÑOS)


Región

09ª - AV


Dirección

FAZ. GRANDE 2 - BOCA DA MATA
SALVADOR - BAHIA
4000-000


Reunión principal

DOMINGO
09:00:00


Mensaje para Cruzeiro do Sul - AV






Clasificación 2023

Este Club fue 05 Estrellas en: 2023

O clube de aventureiros Cruzeiro do Sul da igreja de Boca da Mata, distrito de cajazeiras 11 foi criado por pessoas que sentiram em seus corações o desejo de cuidarem das crianças da igreja e das crianças da comunidade ao redor independente da religião.
No mês de Janeiro do ano de 2015, se reuniram com suas famílias duas professoras e um professor do ministério da criança e ali começaram a traçar um plano para darem início a missão de atrair as crianças para o caminho de Cristo.
Jaira Guardiano, Danúbia Regina e Anderson Francisco (professores do M.C), apresentaram a ideia para a abertura do clube na igreja para o ancião na época Ramontie Macedo e para o pastor também da época Raison Neves. A princípio a ideia foi aceita com grande entusiasmo por todos, dando assim início a este lindo trabalho que primeiro já havia nascido no coração de Deus.
Como ainda não havia uma quantidade significativa para a formação do clube, foram convidados alguns pais, sendo eles ( Joelma Matos, Zuleide Ferreira e Simone Oliveira) para estarem fazendo parte da direção do clube.
A primeira equipe foi composta da seguinte forma;
Anderson ( diretor), Jaira ( d. Associada), Ramontie ( d. Associado), Joelma (tesoureira), Danúbia ( secretária) e Zuleide ( capela) e assim demos início as atividades. Com relação a escolha do nome do clube, foi proposto algo que tivesse ligação com o céu, pois lá é a morada o nosso Pai e em breve será nossa morada também. Então foi sugerido 'cruzeiro do sul'.
Levamos o novo nome para aprovação e todos gostaram. Informamos também para a associação e também foi aprovado. Após a aprovação do nome, foi criada uma logo tipo do clube e uma bandeira que foi desenhada pelo diretor Anderson e apresentada a direção onde houve aprovação de todos.
No início as reuniões regulares aconteciam na varanda da casa da capelã Zuleide, e ali foram criadas maneiras de apresentar e atrair as crianças para o clube. Um mês depois as reuniões passaram a acontecer na igreja na salinha das crianças com a participação dos pais .
Durante as reuniões ensinava-mos as crianças o hino, história dos aventureiros, voto e a lei, a empolgação era tanta que em pouco tempo eles já estavam prontos para suas investiduras.
A avaliação para o evento foi conduzida pela coordenadora de área Josy, foi muito emocionante, a direção estava muito apreensiva porém muito confiante na capacidade de cada criança e eles estavam super alegres e ansiosos, mas pra honra e glória de Deus todos foram aprovados, afinal eles se dedicaram muito para esse lindo e tão esperado momento.
A bela festa de investidura foi realizada de forma regional e aconteceu no dia 22 de outubro de 2016, e foram investidas 6 crianças e 5 membros da direção. O clube manteve essa mesma liderança durante 2 anos, porém no ano de 2018 por diversos problemas internos o clube acabou fechando.
Já no final do ano de 2018 a igreja decidiu reabrir o clube em 2019 com uma nova direção composta por, Vilma ( diretora), Edvaldo ( d. associado), Taiana ( d. Associada), Ana Conceição ( capelã), Joelma ( secretaria/tesoureira), Virgínia ( enfermeira), instrutores ( Valdo, Ramon, Helena e Fernanda). O clube se desenvolveu bastante durante esse ano, nao teve aventuri presencial mas teve o aventuri on-line e muitas outras atividades importantes para o desenvolvimento social, emocional e espiritual das crianças.
Infelizmente no ano de 2020 o clube foi obrigado a fechar novamente por conta da pandemia, reabrindo novamente só no ano de 2022 com a seguinte formação, Vilma (diretora), Genilson ( d. Associado), Simone (secretaria), Adriana ( capelã), Joissi ( conselheira), Edvaldo ( instrutor). Nesse ano o clube estava meio que desajustado e desorganizado com relação a falta de entrosamento da liderança, mas enfim pela graça de Deus o clube seguiu firme por mais que parecesse que não fosse resistir, neste ano foram investidas 9 crianças e 3 líderes, e isso só foi possível porque pedíamos ajuda e doações em vários lugares e pra várias pessoas. No fim do mesmo ano foi escolhida para diretora do clube Adriana, que deu continuidade ao clube com uma nova formação, que é Adriana ( diretora), Reyjane ( d.associada), Genilson ( d. Associado), Jossilene ( secretaria), Jéssica (capelã), Gustavo ( tesoureiro), Tamara ( conselheira), Edvaldo ( instrutor) e Valdo ( ancião). Temos realizado nossas atividades aqui no residencial franco Gilbert onde temos um espaço e área verde para as crianças, houve algumas desistência, mas o clube permanece funcionando com todo gás. Nossa meta esse ano é irmos ao aventuri, e que Deus nos conceda essa benção.

Coordenadora distrital - Márcia Robciane
Coordenadora regional - Erica Botelho
Coordenadora de área - Márcia
Pastor distrito - Jenesis Tamandaré
30/06/2023.
O Cruzeiro do sul é a menor das 88 constelações reconhecidas, e uma das mais importantes para os povos do hemisfério sul. O primeiro registro documentado da constelação foi em 1º de maio de 1500 na Carta Mestre à Dom Manoel por João de Faras, astrônomo da esquadra de Cabral, em 1515 Florentino Corsali Chama-a de “Cruz Maravilhosa” e em 1617 Augustim Royer dá o nome de “Cruzeiro do Sul” separando-o definitivamente do Centauro.

Seus braços são formados por quatro estrelas de primeira grandeza. Catalogada por Ptolomeu, o Cruzeiro do Sul é um excelente relógio, pois a linha formada por suas estrelas Rubídea e Magalhães (seu braço mais extenso) giram em torno do polo em aproximadamente 24 horas. Esse braço mais extenso serve também para identificar o Polo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes a longitude da própria constelação.



Constelação Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul tem características próprias, como a disposição e brilho intenso de suas cinco estrelas, que são:

Estrela de Magalhães – é a mais brilhante, localizada na parte inferior do braço mais extenso da cruz.

Mimosa – é a segunda mais brilhante, representa um dos lados do braço menor da cruz.

Pálida – recebe esse nome pelo fato de ser a estrela menos brilhante da cruz, compõe um dos lados do braço menor da cruz.

Rubídea – possui uma coloração avermelhada, representa a parte superior do braço maior da cruz.

Intrometida – é a quinta estrela do Cruzeiro do Sul, recebe essa denominação por não integrar a formação da cruz. É menos brilhante que a Pálida, no entanto, é de fundamental importância, pois facilita a localização da constelação.

No Brasil, a formação do Cruzeiro do Sul está presente no escudo republicano (Bandeira do Brasil) e nomeia a Ordem militar mais importante do país, além de ser representada na bandeira do estado do Paraná e nomear uma cidade do Acre, como também, um time de futebol de Minas Gerais, o Cruzeiro.

Fontes:

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/cruzeiro-sul.htm
http://www.asterdomus.com.br/Artigo_crux_australis.htm